Análise Sage Barista Touch: Review

Criar a máquina expresso perfeita é uma grande desafio, principalmente num país que bebe tanto café, nomeadamente num momento em que as máquinas de cápsulas têm uma grande atração nas casas das pessoas.

É por isso que uma máquina de café expresso concebida para uso doméstico vem a calhar. Tem havido muitos melhoramentos durante a última década a fim de fabricar máquinas de café expresso que sejam suficientemente precisas para se compararem a um especialista, sendo que encontramos, ainda, uma grande concorrência por parte da Nespresso com os seus cafés próprios, bem como um marketing de grande qualidade.

E todos sabemos que a qualidade não é apenas do grão de café, mas principalmente das próprias máquinas e, por isso, existe máquinas para todos os gostos, sendo que nesta ramo destacamos a Sage, pois se procura uma máquina de grande qualidade, poucas se equiparam às deles.

Já tivémos em alguns eventos promovidos pela Sage onde provámos, provavelmente, dos melhores cafés, tirados com bastante técnica por especialistas da Sage, bem como também já experimentamos a Sage Bambino, o modelo de máquina mais barato. Agora tivémos a oportunidade de “dar o salto” e testámos a Sage Barista Touch, uma máquina de outro nível, com moinho integrado. E a diferença entre grão já moído ou moído no momento é enorme.

Design

O primeiro elemento de design que aparece quando se olha para esta máquina de café expresso, é o corpo em aço inoxidável escovado. Este elemento não se encontra em muitas máquinas de café expresso nesta gama de preços, e mesmo em gamas de preços mais elevadas. É suposto tornar a máquina mais robusta e fácil de limpar.

O depósito de água de 2 litros é feito de plástico sem BPA e é fácil de encher. Se quiser, pode até retirá-lo para encher. Gosto do seu tamanho. Pode fazer um número considerável de expressos antes de ter de o encher de novo. Também tem um filtro, que impede que as impurezas da água acabem na sua chávena de café.

Esta máquina de café expresso foi concebida com um moinho com triturador cónico integrado reforçado com 30 definições de moagem em aço inoxidável. Pode colocar os grãos de café no recepiente em cima e depois de moer entram no manípulo, sendo que a moagem pode ser personalizada. O tamanho que definir será visível no ecrã frontal.

Um dos maiores receios da maioria dos consumidores de café é que a máquina ocupe muito espaço no balcão. Bem, não tem de se preocupar com isso com a Barista Touch, porque é bastante compacto. Tem dimensões totais de ‎39.4 x 32.2 x 40.7 cm e pesa pouco menos de 13kg.

O sistema de aquecimento ThermoJet, feito de aço inoxidável revestido a alumínio, faz um trabalho muito bom e rápido. A máquina funciona a até 1680 Watts. No geral, estou muito satisfeito com o design desta máquina de café expresso. Não há muitas coisas a que me possa opor no que diz respeito ao design da Barista Touch.

Características

Ao decidir comprar um determinado item, muitas pessoas tendem a basear a sua escolha nos aspectos emocionais. Estes podem ser influenciados por um design atraente ou outros fatores diversos. Um destes elementos pode ser um exterior em aço inoxidável, ou um ecrã a cores no painel de controlo frontal. Mas, na maioria das vezes, deve-se olhar para além destes elementos facilmente visíveis e aprofundar as características e funcionalidades de um produto.

Certamente que muitos têm máquinas de café em casa, mas se não estiverem satisfeitos com a qualidade do café, ou então pretende passar para uma máquina com moínho e que tenha uma qualidade acima da média, este produto Barista Touch tem diversas vantagens. Assim, além de um design atrativo, segue mais alguma características que vale a pena ter em conta.

Ecrã táctil

Hoje em dia, ecrãs tácteis estão em tudo à nossa volta. Começando pelo telefone e terminando com ecrãs tácteis nos automóveis e cafés, seria difícil evitar o contacto com um ecrã táctil durante um dia inteiro. No início, devo confessar, achei esta funcionalidade um pouco exagerada, e que acabaria por causar um aumento de preço “natural” tendo em conta as tecnologias envolvidas. Mas depois de utilizar a máquina de café expresso, a verdade não podia estar mais longe da minha primeira impressão.

Nunca foi tão fácil navegar e fazer personalizações às bebidas de café como com a ajuda deste ecrã táctil. Não se trata verdadeiramente de uma simples adição de luxo, é muito útil e torna a Barista Touch muito mais fácil de utilizar do que outras máquinas de café expresso.

Operação com apenas um clique

Como muitas máquinas de café expresso, há uma técnica adequada que precisa de pôr em prática antes de poder desfrutar da sua bebida quente preferida da maneira que mais lhe agrada. Por outras palavras, há muita tentativa e erro antes de encontrar o ponto perfeito.

Com a Barista Touch é diferente. Uma vez tudo preparado, todo o processo desde o grão até à chávena é automático, para que possa ter a certeza da mesma qualidade sempre que lhe apetecer desfrutar do expresso perfeito.

Capacidades de personalização de café

Esta máquina é, antes de mais nada, uma máquina de café expresso. Mas, a maioria de nós gosta de desfrutar de uma bebida à base de café diferente de tempos a tempos, como o cappuccino, por exemplo. Para fazer bebidas especiais à base de café, existem certas técnicas  que é necessário aprender, mas que com a barista Touch é muito fácil de aprender.

Pode programar cada aspecto do processo de preparação do café em detalhe, e guardar até oito configurações diferentes na memória interna da máquina. Desta forma, só tem de preencher os parâmetros uma vez na máquina e desfrutar da sua bebida de café especial cada vez que lhe apetecer apenas premindo o botão

Espuma de leite automática

Esta característica está relacionada com a acima referida. Para fazer o cappuccino ou latte perfeito, é necessário saber como obter a espuma de leite perfeita. Isto é normalmente feito por muita tentativa e erro. Mas com a Barista Touch, tudo é automático.

A tecnologia da espuma de leite é capaz de produzir a espuma de leite perfeita sem qualquer intervenção da sua parte. Devido a uma tecnologia de micro-espuma, pode desfrutar convenientemente do seu latte perfeito sempre que quiser, sem qualquer incómodo.

Aquecimento rápido

O sistema de aquecimento ThermoJet desta máquina de café expresso é capaz de aquecer até à temperatura certa numa questão de segundos. Desta forma, não terá de esperar muito para desfrutar do seu café. Isto é uma vantagem, especialmente nos momentos em que o tempo é escasso, como as manhãs, antes de ir trabalhar.

Moinho cónico

O moedor cónico incorporado dá-lhe a capacidade de ajustar a quantidade exacta de café que vai para uma chávena, bem como o tamanho da moagem. A optimização da sua chávena de café perfeita nunca foi uma ciência exacta. É verdade, há alguma tentativa e erro envolvidos no início, mas uma vez encontrado esse ponto perfeita, pode contar com essa combinação perfeita cada vez que tirar um café.

Configuração e Funcionamento

Apesar de até agora esta máquina parecer perfeita, obviamente que não o é, nomeadamente se vier diretamente de uma máquina de cápsulas. É que a configuração e operação é bem mais complexa do que uma máquina dessas, não sendo um estilo de “plug and play”. Nem de perto, há uma curva de aprendizagem.

Primeiro, é preciso adicionar água ao reservatório, que se encontra na parte de trás. Depois, terá de adicionar grãos de café no topo e definir as variáveis de moagem corretas, de modo a obter uma chávena de café adaptada ao seu gosto. Isto é tanto uma vantagem como uma desvantagem. Terá de passar por alguma tentativa e erro antes de ser capaz de determinar as definições certas para si. Algumas pessoas gostam desta capacidade de personalização, outras não.

O processo de moagem é automático, mas se quiser pode intervir. Portanto, como já disse, há uma certa curva de aprendizagem. Se tiver um conhecido que tenha conhecimentos sobre máquinas de café, pode beneficiar dos seus conhecimentos e passar mais facilmente por estas etapas. Caso contrário, terá de aprender com a sua própria experiência e, para isso, terá de tirar vários cafés.

Pode até brincar com a temperatura da máquina, embora esta esteja definida para um nível óptimo. Mas se sentir que não é óptimo para si, tem a possibilidade de a ajustar. Pode facilmente ir mais quente ou mais frio, de acordo com as suas preferências pessoais. A Barista touch tem sistemas internos destinados a extrair o máximo de sabor possível das borras de café, devido a um mecanismo de pré-aquecimento e construção lenta de pressão.

Processo para fazermos a nossa bebida

Fazer a sua bebida quente favorita todas as manhãs é muito fácil com esta máquina devido ao ecrã táctil localizado no painel frontal da máquina de café. Basicamente, estamos a falar de um processo simples com esta máquina. Primeiro é preciso moer o grão, em seguida, a água quente vai passar pelos graus moídos e sair o café para a sua chávena e , se for o caso, o leite é preparado e adicionado posteriormente. Mas, não será possível fazer mais do que um único serviço de cada vez porque a máquina só tem uma caldeira.

O primeiro passo do processo é seleccionar o tipo de bebida de café que deseja, de entre as programadas na máquina. Estes são: café expresso, cappuccino, latte, americano e meia de leite. Uma vez feito isto, pode deixar a máquina percorrer o programa de acordo com as suas configurações pré-programadas, ou pode ajustar as bases de acordo com as suas expectativas.

Embora as bebidas pré-programadas abranja grande parte dos interesses dos utilizadores, a máquina permite-lhe introduzir mais oito combinações de bebidas da sua escolha na sua memória interna. Terá de definir o tempo de moagem, o nível de espuma, a temperatura do leite e o tempo de extração. Depois de definir todos estes parâmetros, terá de guardar as definições e a sua entrada aparecerá entre as opções de bebida no visor.

Uma vez iniciado o processo de moagem, o café será automaticamente moído na quantidade definida na combinação de bebidas da sua escolha. O café moído cairão diretamente no manípulo. Depois poderá remover o manípulo, prensar o café com a prensa. Agora pode colocar o manípulo de volta no lugar e continuar o processo.

Nesta fase do processo, depois de colocar o manípulo de volta no lugar, pode iniciar o processo de extração. Pode escolher uma dose única, dupla, ou decidir manualmente a quantidade de café que deseja na sua chávena. Após esta fase, a fase seguinte é espumar o leite. A Sage Barista Touch oferece um grande controlo sobre esta parte do processo. Pode ajustar a temperatura do leite entre 45°C e 75°C e 8 níveis de textura. Pode passar de micro espuma a espuma mais arejada e tudo o que se encontra entre eles.

Tudo o que tem de fazer agora é adicionar uma quantidade de leite que se encontra entre os dois sinais e iniciar o processo de espumar. Quando a espuma do leite atingir a temperatura que seleccionou, a máquina pára. Agora pode retirar o recipiente e adicionar a espuma de leite ao café, criando a bebida da sua escolha.

Depois de limpar a varinha e de a empurrar para baixo, será iniciado um processo de limpeza automática que assegurará o bom estado da varinha e uma boa condição de trabalho na próxima vez que precisar de a utilizar.

Embora este modelo seja feito para uso quase profissional, não poderá fazer café e espuma de leite ao mesmo tempo porque só tem uma caldeira. Mas, por outro lado, devido à velocidade do sistema de aquecimento, não há espera quando se quer outra bebida.

Limpeza e manutenção

Um aspecto muito importante a ter em conta quando se fala de máquinas de café expresso é o processo de limpeza. Devido aos óleos do café, e outras partículas de sujidade, as máquinas de café precisam de ser limpas regularmente. Nem sempre é a coisa mais fácil. Felizmente, a Sage Barista Touch dispõe de sistemas que tornam a limpeza uma tarefa muito fácil. O exterior da máquina de café expresso é feito de aço inoxidável, pelo que é bastante fácil de limpar com um pano.

A varinha de vapor também tem um sistema de limpeza que começará no momento em que a empurrar de novo para baixo. Tudo o que tem de fazer após a sua utilização é limpá-la com um pano e depois empurrá-la de novo para baixo. A água quente que irá fluir através da varinha de vapor dissolverá quaisquer partículas restantes.

Acessórios

Há vários acessórios que vêm com a Sage Barista Touch. Estes acessórios vão ajudá-lo a fazer a sua bebida quente preferida. Um dos meus acessórios favoritos é o manípulo. É feito de aço inoxidável e tem uma dimensão de 54mm. Tem duas opções de cesto de filtragem: pressurizado e não pressurizado. Recebe também uma ferramenta de corte de dose precisa e uma ferramenta de tamponamento que o ajudará muito a nivelar a sua quantidade de café e a obter resultados previsíveis.

O pacote também contém um jarro de leite de aço inoxidável com 480 mm. O filtro de água ClaroSwiss é responsável pela filtragem de quaisquer partículas na água que não devem ir parar à sua chávena. Há também uma tira de teste que o ajudará a determinar a dureza da água muito rapidamente.

Há um local na parte de trás da máquina onde poderá guardar o kit de limpeza incluído de forma muito conveniente, um aspeto muito positivo.

É uma opção para si?

Depois de testar esta máquina e todas as suas funções, cheguei à conclusão de que a maioria das pessoas a achará muito atraente. Há muitas razões, mas uma razão maior, mais geral, é a versatilidade desta máquina. Os principiantes podem tirar partido de todos os sistemas automáticos e fazer bebidas de café facilmente. Aqueles que gostam de algo mais profissional, também o podem fazer com a Barista Touch, devido à extensa capacidade de personalização em termos de tamanho da moagem, temperatura da extração e vaporizar o leite.

Embora tenha um preço respeitável e é um pouco superior a 1000€, esta máquina de café expresso vai certamente cobrir as necessidades de consumo de café da maioria das pessoas. Mas lembre-se, é feita para uso doméstico, por isso, se procurar algo para utilizar num café, se calhar esta não será a melhor opção.

O preço pode assustar, mas quem valoriza um bom café, bem com suas variáveis, perceberá que esta máquina pode mesmo ser a ideal para si. E, agora, até está com uma promoção e pode ser adquirida a um melhor preço no site oficial da Sage., sendo que na Amazon está, atualmente por 885€.

Veredito: Sage the Barista Touch

Se olha para o preço, provavelmente achará este valor demasiado caro, até porque encontramos modelos muito em conta hoje em dia, bem como as máquinas de cápsulas que sempre tiverem bons preços. Mas quem procura por qualidade, provavelmente até já conhecerá esta marca e não fica surpreendido.

A Sage Barista Touch é uma máquina de café expresso muito complexa e com uma rica combinação de máquina de café expresso e moínho, reunidos num pacote compacto. A facilidade de utilização e a facilidade de manutenção fazem dela uma das minhas máquinas de café preferidas até agora.

O facto de possuir todos estes sistemas automáticos que lhe permitem desfrutar do seu café rapidamente bastando premir o botão mas também lhe dá a capacidade de ajustar quase todos os aspectos do caminho é fantástico. Também gosto do facto de terem utilizado aço inoxidável em todos os locais importantes, o que lhe confere durabilidade e facilidade de limpeza. Em geral, recomendo esta máquina de café para quem procura uma solução moderna para as suas necessidades de café.

REVER GERAL
Veredito: Sage the Barista Touch
analise-sage-barista-touch-reviewA Sage Barista Touch é uma máquina de café expresso muito complexa e com uma rica combinação de máquina de café expresso e moínho, reunidos num pacote compacto. A facilidade de utilização e a facilidade de manutenção fazem dela uma das minhas máquinas de café preferidas até agora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui