Análise Sage Barista Express Impress: Review

É um fã de café, mas não quer perder tempo a tirar o café ideal, porque acha que não há ciência? Então, se calhar esta máquina não é para si. É que tirar um bom café é mais complicado do que parece e basta beber café em diferentes cafeterias para saber o que lhe digo.

Há que pensar na temperatura, pressão da água, na quantidade de grãos de café precisa ou como as deve moer… A Sage Barista Express Impress quer tratar de tudo isso por si, depois de ter dominado o básico, verá que será excelente tirar um café expresso, ou outra bebida à base de café.

Poderemos indicar que esta Barista Express Impress é uma máquina de café “manual assistida”, um tipo de máquina de café expresso semi-automática com moínho integrado. Há muito mais a acontecer nos bastidores do que uma máquina de café em grão, com um sistema de dosagem inteligente que afina a quantidade de café que se usa cada vez que se deseja uma bebida.

Um toque de botão, um puxão de alavanca devem ser tudo o que é necessário para um saboroso café expresso. O tubo de vapor incorporado também lhe permite obter microespuma de leite para a arte do café com leite (latte art).

Design

Com um conjunto de botões, alavancas e mostradores localizados de cada lado de um manómetro central, a Sage Barista Express Impress parece uma versão encolhida das máquinas que se vêem em qualquer cafetaria. O acabamento em aço inox escovado dá uma aparência de primeira qualidade, o que significa será muito fácil de manter limpa.

Há uma alavanca no lado esquerdo, e há um mostrador para o tubo de vapor no lado direito, por isso vai querer muito espaço livre para o balcão antes de começar a “produzir”- bem como acesso à parte de trás, que é onde o depósito de água de dois litros está localizado. O depósito de grão no topo significa que também é uma unidade alta: poderá ter dificuldade em encaixá-lo debaixo de alguns armários de cozinha.

Receberá de bom grado 250g de grão, mas a menos que tenha um hábito sério de beber, poderá querer evitar enchê-lo até ao topo. Os grãos de café se não forem moídos e ficarem ao ar, perdem algumas qualidades, por isso é importante um bom armazenamento se não os for utilizar.

Há uma prateleira de armazenamento útil junto à zona do grão de café no topo da máquina, onde pode colocar o jarro de leite em aço inoxidável, as suas chávenas de café expresso, ou is cestos de filtro que a Sage inclui na caixa. Os cestos single vão muito utilizados para tirar apenas um café, enquanto que se houver casais ou famílias em casa, as de duas chávenas terão maior utilização.

Tirar um café

Os principiantes nesta arte de tirar café vão querer acomodar-se à configuração Auto, em que a máquina calcula a quantidade de café a moer. Basta colocar o manípulo, premir o botão de dose e depois puxar a alavanca do tamponamento para baixo. A máquina aplica automaticamente 10kg de pressão (não que se adivinhe, dada a facilidade com que a pega é puxada) e adiciona uma torção de 7 graus, tal como fazem os baristas profissionais. As luzes na frente acendem a verde se a dose for perfeita, ou branca para indicar uma dose excessiva ou uma dose inferior.

Se estiver uma dose menor que a aconselhada, premir novamente o botão adiciona apenas o suficiente para encher o disco, e a máquina lembrar-se-á da quantidade total para a próxima vez. Se tiver a mais, há uma lâmina prática incluída para limpar o excesso de café moído, e aprenderá a dispensar menos café no futuro. Há uma pequena tentativa e erro com cada novo saco de grãos, mas isso faz parte do encanto desta “técnica”.

Uma vez guardado, permanecerá consistente até ser trocado por grãos diferentes, e a longo prazo produzirá menos sujidade moída do que outras máquinas. A única coisa que não pode fazer é moer grãos sem o manipulo no lugar.

A extração é tão fácil e basta pressionar o botão de um ou dois copos. Porque a Barista Express Impress utiliza um aquecimento de água energeticamente eficiente em vez de uma caldeira, necessita apenas de alguns segundos.

Se tiver a moagem certa, o café deve fluir suavemente para a sua chávena após poucos segundos, produzindo um café encorpado e agradável. Uma extração demasiado rápida e a consistência será pálida e aguada, exigindo uma moagem mais fina. Demasiado lento e o sabor será amargo, o que pode ser remediado com uma moagem mais grossa. A pressão da água é consistente de 9 bar, e a temperatura é o padrão ideal de 65-70° C, deixando o tamanho da moagem como única variável – o que significa que mesmo as pessoas que não sabem nada sobre café podem obter uma chávena perfeita em poucas tentativas.

Pensa que o seu conhecimento sobre o café não vai tão longe? O folheto de instruções é muito fácil de seguir, e a Sage tem um conjunto abrangente de tutoriais no seu canal YouTube, que vale a pena ver. Acredite, com esta máquina dará mais valor a um bom café!

Que tal uma bebida quente com leite?

Os fãs de cappuccino e os que preferem bebidas mais altas terão de utilizar o tubo de vapor. É muito rápido a aquecer, necessitando cerca de dez segundos antes de o vapor começar a fluir. O tubo de vapor pode ser utilizado de forma mais manual ou automática, fazendo com que a sua utilização se torne mais fácil. Também é possível utilizar apenas para deitar água quente.

É preciso um pouco de perícia para obter uma textura adequada do leite, segurando o jarro no ângulo correto, mantendo a ponta do tubo logo abaixo da superfície para conseguir entrar ar suficiente no leite- mas não se preocupe que se é principiante não terá dificuldades em aprender.

Mas calma, não pense que vai ser logo um especialista em poucas utilizações. Mas, sem dúvida, será algo que vai querer aperfeiçoar, assim que estiver mais à vontade com a parte do café.

O depósito de água é suficientemente grande se tomar o seu café normal, e o filtro de água, convenientemente, só precisa de ser mudado a cada três meses, mas o uso do tubo de vapor faz a água desaparecer a um ritmo rápido. Não há qualquer aviso quando se está sem água, mas o depósito é transparente, por isso é suficientemente fácil manter um olho no que lhe resta. O recipiente de baixo, por outro lado, tem um sinal de “esvaziar-me!” que aparece assim que está cheio. Basta puxar para fora para facilitar a drenagem e a limpeza.

Veredito: Sage Barista Express Impress

Eu sei que, à partida, as pessoas gostam de algo simples, e por isso este tipo de máquina de café poderá não ser a ideal, mas se sempre imaginou tirar um bom café e um café mais perfeito, esta pode ser a máquina ideal.

Como é normal, há aqui alguma curva de aprendizagem, mas a verdade é que esta máquina está feita exatamente para essas pessoas, já que dispõe de métodos automáticos para facilitar esta aprendizagem, mas permite manualmente fazer as próprias bebidas. Por isso, é a definição de máquina semi-automática encaixa na perfeição.

O preço pode ser caro para um utilizador que está habituado a outro tipo de máquinas, mas se procura uma qualidade ao nível do que encontramos em cafetarias de rua, será aqui que a vai encontrar. E os conhecedores de café vão adorar todo o processo de fabrico do café, permitindo ter este controlo.

Além disso, pode também ir para outro tipo de bebidas quentes, como um capuccino, já que com a parte de vapor pode sair da sua zona de conforto e fazer um brilharete quando receber visitas.

Atualmente, a Sage the barista Express Impress tem um preço de 829,90€ na loja oficial da Sage.

REVER GERAL
Veredito: Sage Barista Express Impress
analise-sage-barista-express-impress-reviewComo é normal, há aqui alguma curva de aprendizagem, mas a verdade é que esta máquina está feita exatamente para essas pessoas, já que dispõe de métodos automáticos para facilitar esta aprendizagem, mas permite manualmente fazer as próprias bebidas. Por isso, é a definição de máquina semi-automática encaixa na perfeição.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui