Análise Sage Bambino: Review

(Quase) todos os portugueses gostam de um café. Quer dizer, gostam de um bom café e se é verdade que na rua nem sempre a qualidade do café é a melhor, também dentro de casa, por vezes, é difícil de encontrar. É verdade que existem diversas opções, nomeadamente através de cápsulas, seja da Nespresso ou de outras marcas, mas a verdade é que nem sempre é de qualidade.

E ainda temos de falar do preço, nomeadamente as de marca, como a Nespresso, já há algum tempo que cada cápsula tem um preço bem alto e, em algumas situações, igual ao que podemos beber na rua. Mas, além do preço, a qualidade também é importante e se gosta de um café de manípulo, A Sage Bambino esta pode ser uma das melhores opções que encontrará no mercado, e a um “bom” preço.

Obviamente que dizermos que 349€ por uma máquina de café não se pode considerar um ótimo preço, não só porque existem outras máquinas com melhores preços, já para não falar das máquinas de cápsulas. Mas, encontrar uma com esta qualidade e alguma personalização não é assim tão fácil.

A Sage Bambino é compacta e seus controlos são minimalistas e fáceis de ajustar. Faz café de alta qualidade, em primeiro lugar, e a varinha de vapor manual é perfeita para  iniciantes experimentarem fazer latte art ou cappuccinos espumosos.

A Sage é conhecida por fazer muitas das melhores máquinas de café do mercado. O Sage Bambino não é um topo de gama, mas segue um design de qualidade que a marca se tem destacado no mercado, sendo um grande destaque ser compacto e, desta forma, encaixar em qualquer cozinha, já que alguns dos seus outros modelos têm tamanhos grandes.

Especificações:

  • Tipo de café: moído
  • Tipo de controlo: manual
  • Capacidade do tanque de água: 1,4 litros
  • Pressão: 9 bar
  • Potência: 1600W
  • Dimensões: 19,5 (L) x 32 (P) x 31 cm (A)
  • Peso: 4,9kg

O Sage Bambino vem numa caixa muito leve e está praticamente pronto para ser usado assim que o tirar da caixa. O Sage oferece quatro filtros com o Sage Bambino: dois duplos e dois simples, um com design de parede dupla e outro com parede simples, o que é melhor para grãos recém moídos.

Também está incluído um tamper, que comprime 18-22 gramas de café perfeitamente uniformemente no filtro. Poderia vir, também, algum tipo de colher para dosar perfeitamente e garantir a quantidade de café uniforme, mas infelizmente não vem incluído.

O exterior em aço inoxidável tem uma excelente aparência e combina perfeitamente o design de grande parte das cozinhas, no entanto também há outras opções de cores no site oficial, como Preto, Verde Acinzentado Claro e Azul. O design estreito tem menos de 20 cm, por isso se encaixa facilmente em qualquer canto da cozinha. O tanque de água na parte de trás é fácil de levantar e reabastecer, mas fica na parte de trás da máquina de café, por isso pode ser complicado colocá-lo de volta.

Incluído na máquina está um filtro de água que se encaixa no tanque. Isso precisa ser substituído a cada três meses, segundo a recomendação da marca. Antes de usar a máquina, lave o sistema e está pronto para começar, sendo que as instruções facilmente explicam como o fazer, mas a Sage estabeleceu uma parceria com a BILT para, através de uma app no smartphone, ter acesso às instruções animadas, o que facilitará muito todo o processo.

Tirar café na Sage Bambino

Com a ajuda dos acessórios e dos botões, é possível fazer doses únicas ou duplas de café. Há também um botão para ligar o tubo de vapor ou disparar um jato de água quente para fora do tubo de vapor, o que é ótimo para completar expressos para um café mais longo, ou para aquecer o leite para um capuccino, pro exemplo. Não há botão para ligar a máquina de café, mas pode pressionar qualquer um dos botões de café expresso para iniciar o processo de pré-aquecimento. Leva apenas três segundos para pré-aquecer, o que é bastante rápido.

Com a extração de 9 bar é possível obter o melhor do café e tanto em doses simples como em doses duplas, o café expresso fica perfeito, coberto por um delicioso creme. No entanto, apesar da beleza de todo o processo, a máquina faz muito barulho. Aviso já que se for tirar um café à noite ou de madrugada, poderá acordar as outras pessoas da casa.

A parte mais chata de quem vem de uma máquina com cápsulas é a sujidade que se criar. A verdade é este, uma máquina em que tenhamos de ser nós a preparar o café moído pode causar imensa sujidade, já para nõa falar que após tirar o mesmo, tem de tirar o manípulo e deitar fora o café utilizado (ou fazer como eu e guardar para colocar nas plantas que é um bom estrume). Por isso, prepara-se para ter um pano de limpeza perto, já que vão acontecer acidentes, na certa.

Outra aspeto é a altura entre a saída do café e a chávena. É que a distância é demasiado, o que faz com que haja salpicos de café e ajude ao aspeto da sujidade já referido em cima. Já que esta máquina é focada para o café, deveria haver uma forma de ter uma altura intermédia.

Aquecer leite com a Sage Bambino

Pessoalmente, gosto de começar o dia com um café com leite, vulgo galão, e não apenas com um café e, por isso, esta máquina permitiu-me fazer isto numa mesma máquina, algo que não consegui numa máquina nespresso “normal” (também as há com essa opção).

A Sage Bambino tem uma varinha de vapor a pressão de 130ºC, o que permitirá aquecer o seu leite rapidamente, sendo que com a máquina acompanha um jarro em alumínio para este efeito. Com esta opção, também não é nada difícil criar os seus próprios Cappuccinos e Macchiatos, por exemplo, não ficando nada atrás de qualquer outro espaço comercial.

Aconselhável é a limpeza do vaporizador logo após a sua utilização, com um pano húmido, tornando-se mais fácil a sua limpeza logo após a utilização do que posteriormente.

Veredito: Sage Bambino

Não podemos esconder que existem muitas opções de máquinas a manípulo no mercado. Nomeadamente mais baratas, já que 349€ não é um preço baixo, mas, a verdade é que quando se quer qualidade, é isto que acontece e, apesar de já ter experimentado máquinas mais baratas e mais caras, o café extraído desta máquina é de grande qualidade.

A Sage Bambino é uma opção de qualidade, mas também de design, com cores variadas para o melhor gosto do consumidor. Não tem moinho e apesar de haver café moído de grande qualidade, se tiver espaço, um moinho será o ideal para ter café ainda com melhor qualidade. E não esquecer que o café que escolhe influência, muito, o resultado final do café expresso. E, se for pela máquina, esta máquina está à altura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui