Análise ROG Flow Z13 GZ301Z: review a computador gaming “estilo Surface”

Para quem acompanha o mercado dos computadores, sabe que a Microsoft “inovou” o segmento dos portáteis, com o Surface a ser um portátil muito portátil, mas mantendo a potência necessária dos computadores. A Microsoft acabou por lançar mais computadores em mais segmentos, mas é impossível nõa associar o “estilo” Surface ao primeiro Surface lançado e que foi acompanhado por diversas fabricantes.

Ora, a Asus achou que este “Estilo Surface” é uam boa opção, já com diversos portáteis com esta tendência, mas agora quis dar um passo diferente e para um segmento de mercado que não está, propriamente, habituado a portabilidade: o gaming. O novo ROG Flow Z13 é um portátil gaming ao estilo “Surface”. E, obviamente, isso vem com um preço.

Assim, o ROG Flow Z13 GZ301Z é um tablet de jogo 2 em 1 que apresenta um poderoso processador Intel de 14 núcleos e uma GPU móvel NVIDIA num chassis elegante e com um design gaming. Agressivo dizem uns? Interessante e disrupto, digo eu.

Design

A ASUS surpreende-nos sempre com os seus novos designs e conceitos, tanto para produtos normais como para jogos. E embora a empresa já tenha lançado dezenas de diferentes portáteis gaming, o novo tablet de jogo ROG Flow Z13 é para aqueles que querem mais potência num tablet que se assemelha à Microsoft Surface.

O tablet ostenta um ecrã táctil IPS de 13,4 polegadas com uma resolução de ecrã de 1920x1200p e 16:10. Existe também uma câmara HD de 720p localizada no topo do ecrã. O ecrã também apresenta uma taxa de actualização rápida de 120Hz para aqueles gráficos e visuais super-suaves, como é exigência no gaming. E para jogos competitivos, a ASUS afirma que o ecrã também vem com um tempo de resposta de 30ms.

Quanto às portas e botões de conectividade, o lado direito do tablet veio com um botão de alimentação com um leitor de impressões digitais integrado, botões de volume, uma porta USB 2.0 Tipo A, e uma compartimento áudio de 3,5 mm. No lado esquerdo, existe uma porta USB-C com suporte Thunderbolt 4, que também serve para o fornecimento de energia, juntamente com uma interface dedicada para o ROG XG Mobile. No entanto, o dispositivo não tem a sua própria porta DisplayPort ou HDMI, o que obrigada a um acessórios extra se o quiser ligar a um monitor.

Mas é, sem dúvida, na área de design que este tablet “cheira” a gaming. Enquanto a parte traseira possui uma câmara de 8MP, a ASUS também incluiu respiradouros para entrada de ar. A parte mais importante do design é o suporte que pode ser aberto até 170 graus. Na extremidade esquerda do kickstand encontra-se uma fita vermelha com a insígnia ROG, que dá o aspecto de um marcador de livro.

Mas de uma forma diferente, a Asus colocou um vidro transparente na partre traseira, para que possamos ver os componentes internos. Embora o componente inteiro não seja visível, ainda podemos ver algumas dos chips soldadas, juntamente com a iluminação RGB. É apenas um aspecto de design que atrai a atenção, mas sem dúvida que lhe dá o toque gaming que esperamos por parte da ROG.

A dobradiça do suporte é bem construída e por baixo do suporte há uma ranhura para um cartão MicroSD e outra abertura para inserir um SSD do tipo M.2 2230. É uma jogada bastante inteligente para utilizar o espaço disponível. A liberdade de também mudar o SSD M.2 2230 num tablet é uma grande vitória.

E tal como qualquer outro tablet, o ASUS ROG Flow Z13 GZ301Z vem com uma capa destacável com teclado RGB. A ASUS menciona que o teclado possui capotagem N-key, RGB de zona única com Aura Sync, e uma distância de 1,7mm para digitação. O teclado é confortável de escrever e jogar, bem como o trackpad apresenta uma superfície lisa.

As saídas de ar do tabuleiro estão localizadas na parte superior, juntamente com a marca “Republic of Gamers”. Há ainda a destacar que o tablet pesa 1,15kg, o que é um valor bem interessante, tendo em conta que estamos a falar de um produto gaming.

A ASUS também incluiu um par de malas para que se possa transportar facilmente o tablet, bem como alguns acessórios extras que ache necessário.

Especificações e desempenho

O poder de processamento do ASUS ROG Flow Z13 está entregue ao recente processador Alder Lake i9-12900H de 12ª geração da Intel, com um total de 14 núcleos de computação, seis dos quais dedicados ao alto desempenho e os restantes são oito núcleos de eficiência. O CPU tem uma velocidade clock de 3,8 GHz e pode impulsionar até 5GHz. O tablet é também um dos poucos no mercado a utilizar a RAM DDR5 e existe um total de 16GB de memória LPDDR5, com clock a 5200 MHz.

A ASUS também apresentou o tablet com a GPU NVIDIA RTX 3050Ti com 4GB de memória DDR6. Embora a GPU não seja um modelo de topo, ainda é capaz de oferecer bons desempenhos com uma resolução de 1080p. Mas se não for suficiente, a Asus criou um componente extra muito interessante, o ROG XG Mobile, para oferecer gráficos de topo, o que é interessante para quem realmente precisa. O tablet também vem com o sistema operativo Windows 11 Home OS.

O ROG Flow Z13 apresenta também colunas duplas, localizadas em ambos os lados do dispositivo, juntamente com outras tecnologias de áudio que incluem a Tecnologia Smart Amp com Dolby Atmos, tecnologia de cancelamento de ruído AI, capacidade de áudio em alta resolução, e muito mais. Existe também um conjunto de microfone triplo incorporado no dispositivo. Para a conectividade sem fios, o tablet ostenta o Intel AX211 Wi-Fi 6E(802.11ax) e Bluetooth 5.2 (Banda dupla).

A ASUS também incluiu o Armoury Crate que ajuda a monitorizar a temperatura e velocidade, e a escolher o modo de funcionamento do tablet, quer queira silêncio, turbo, desempenho, ou outros. O ASUS ROG Flow Z13 também oferece o modo comutador MUX para alto desempenho, assegurando que a GPU discreta é sempre utilizada e ajuda a aumentar o desempenho gráfico do sistema. O modo de desempenho MUX pode ser activado ou desactivado utilizando a aplicação Armoury Crate.

Quanto ao desempenho de arrefecimento, a placa utiliza ventiladores Arc Flow com lâminas curvas para um fluxo de ar máximo e ruído mínimo. As ventoinhas também se desligam a 0dB para o modo silencioso enquanto se realizam as tarefas normais. Os ventiladores de exaustão utilizam barbatanas de cobre de 0,15mm ultrafinos para uma dissipação de calor mais eficaz e menor resistência do ar.

A ASUS também utiliza metal líquido no processador para um melhor contacto e transferência térmica, resultando em temperaturas de funcionamento mais baixas. O tablet também conta com refrigeração por câmara de vapor que cobre o CPU, GPU e também chips VRM para uma melhor transferência de calor. A câmara de vapor tem mais superfície do que os tubos de calor padrão.

Bateria

O novo tablet ASUS ROG conta com uma bateria de 56WHrs, 4S1P, 4 células de iões de lítio, sendo que oferece uma decente duração para um computador deste tipo. No entanto, assim que começamos a esforçar com jogos, reduziu drasticamente, como é normal quando o computador precisa de puxar pelo desempenho. No entanto, não conte que este computador tenha uma duração de um dia de trabalho sem ser necessário ligar À eletricidade.

Os utilizadores também poderão fazer uso do modo híbrido do chip MUX, onde o dispositivo é capaz de alternar entre a GPU discreta e a iGPU para uma melhor duração da bateria. Para uma utilização normal, o tablet foi capaz de durar quase um dia de utilização, mas, mais uma vez, sem fazer esforços “a sério”.

Veredicto

Se é um gamer, sem dúvida que sabe que quando falamos de computadores gaming portáteis, isso parece uma utopia. Hoje em dia, já começamos a ter ofertas nesse mercado, com computadores gaming que podemos “chamar” de portáteis, mas este Asus ROG Flow Z13 vem elevar essa oferta e se é verdade que o peso é superior a um Surface, não nos podemos esquecer que “o seu concorrente gaming”, tem pesos bem superiores.

O design é, sem dúvida, apelativo (para o gaming), sendo que há que destacar o pormenor traseiro de podermos ver os componentes internos do computador. Em termos de desempenho, conte com o esperado nestas situações, já que estamos perante um computador gaming e de topo (dentro dos “limites” da portabilidade).

O computador tem um preço recomendado elevado, de 2499€, no entanto, se procurar bem, certamente que encontrará preços bem mais interessantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui