Análise: Panasonic Lumix DMC-FT4

Não gostava de poder tirar fotos sem se preocupar com água, pó ou quedas? Então, esta Lumix DMC-FT4 é uma câmara ideal para si, com 12MP e vídeo Full HD.

A Panasonic Lumix DMC-FT4 é a sucessora da FT3 e foi lançado no início deste ano, sem grandes novidades em relação ao seu sucessor. Tem várias especificações de peso, mas o destaque é mesmo o seu design e a sua resistência. Esta câmara resiste a quedas até 2 metros, resistente à água até 12 metros de profundidade, resistente ao frio até -10°C e ao pó. Tem ainda GPS, Barómetro, bússola e Altímetro.

Caraterísticas e Design

Dimensões: 103.5 x 64.0 x 26.5 mm
Peso: 197g
Pixeis Efetivos: 12MP
Tamanho do Sensor/Zoom Ótico: F3.3 – 5.9/4x
Focagem: f=4.9 – 22.8mm
Zoom Ótico Extra/Zoom Inteligente: 5.7x (4:3 – 8M), 7.3x (4:3 – 5M), 9.1x (menos 3M)/9.3x
Lentes: LEICA DC VARIO-ELMAR / 10 elementos em 8 grupos
Indicador Quad – GPS, Bússola, Altímetro e Barómetro
Resistencia: Água 12m, Queda de 2m, frio(-10ºC) e Pó.

O Design desta Lumix DMC-FT4 é bastante agressiva mas bonita e que dá segurança ao segurá-la. Foi-nos enviado a versão laranja, mas também poderemos encontrar a versão azul no mercado português. Em termos de design é exatamente igual à sua antecessora, a FT3, não havendo nenhuma mudança assinalável. Acredito que as cores vendidas em Portugal são as melhores para este tipo de câmara, pois a cor viva dá jeito para as encontrar se caírem à água ou ao rio, digo isto por experiência própria.

A segurança que a máquina compacta nos dá é importante, pois sendo uma das principais características a sua resistência, iremos levá-la para todo lado e não haver a preocupação de cair e, facilmente, danificar-se, dá-nos liberdade para fazermos o que quisermos e sermos radicais sem nos preocupar-nos.

Na parte da frente temos a lente LEICA DC VARIO-ELMAR de 16MP e um LED Flash, enquanto na parte de baixo temos o conhecido encaixe para um tripé ou mini tripé. Na parte de cima temos a saliência do GPS, temos o botão de ligar/desligar, o botão de fotografias e, bastante importante, um botão para começarmos a filmar imediatamente.

Este botão de filmar é bastante importante, pois na maioria das máquinas compactas temos de mudar o tipo de uso da máquina, ou através de um botão próprio ou através do software. Na Lumix FT4 não, basta carregarmos no botão para começar a filmar.

Num dos lados é onde temos o compartimento da bateria e as ligações MiniHDMI, cartão SD e uma ligação USB. Gostei bastante do aviso quando fechamos esta tampa, pois aparece um aviso no ecrã lembrando que este compartimento tem de estar correctamente fechado, pois se não estiver bem fechado e bem limpo pode pôr em causa a segurança da câmara. Nota importante para os mais distraídos.

Na parte de “trás” é onde temos todas as funcionalidades. O ecrã é de 2,7 polegadas e oferece uma qualidade algo fraca, pois como tem baixa resolução poderá levá-lo a erro e apagar fotografias que, depois de ver no computador, não estão assim tão más. Quanto aos botões, temos os dois botões de topo para o Zoom, depois temos mais dois botões, um para ver as fotografias e outro para ter acesso às várias opções de fotografia, a seguir o botão Menu e as direções no Menu (cima, baixo, direita ou esquerda), mas que durante a fotografia poderá ser utilizado para várias opções na fotografia, como usar ou não o flash, ou modificar o ISO da fotografia que vai ser tirada.

No entanto está aqui um pequeno problema com estes botões. Tendo em conta que esta câmara pode ser utilizada em várias situações atmosféricas, será normal que também o leve para a neve, mas aí vai encontrar algumas dificuldades a carregar nos botões. Como os botões são pequenos, o uso de luvas na utilização da câmara será uma “árdua tarefa”.

Na caixa, além da câmara, vem um carregador para a bateria externa, um cabo para ligar a câmara diretamente à televisão, um cabo de ligação USB, CD de instalação para o computador, uma alça para a mão e uma “escova” para limpar o compartimento da bateria para não entrar água. Acreditem, ficam pequenas areias que vão fazer com que tenha de interromper a “visita” da câmara à água e esta escova ajuda a reduzir esta possibilidade.

A memória interna é de 20MB, com a resolução no máximo só dá para 4 fotografias e 20 segundos de gravação vídeo, por isso é obrigatória um cartão SD.

Funcionalidade e Desempenho

Uma das grandes funcionalidades desta câmara, além de ser à prova de água e pó, é o GPS. O GPS é uma excelente forma de gravar as coordenadas dos sítios onde tirou as fotografias para depois poder indicar aos amigos onde aconteceu e, no caso de eles quererem ir ao mesmo sítio, as coordenadas GPS são de grande ajuda. Além disso, a câmara tem uma base de dados bastante extensa de zonas e das suas coordenadas, portanto poderá acontecer que ele “conheça” onde está.

Todos nós sabemos que muitas das zonas mais bonitas e onde se tiram as melhores fotografias não se encontram em zonas “conhecidas” e fáceis de chegar, por isso as coordenadas GPS darão uma grande ajuda, mesmo.

Mas há mais, esta câmara Lumix DMC-FT4 oferece bastantes opções automatizadas para os fotógrafos menos conhecedores das funcionalidades das câmaras. Esta câmara permite que possamos escolher entre várias opções, com as funcionalidades já escolhidas da melhor forma para cada zona ou preferência de fotografia.

As opções são de automático inteligente, para o uso no dia a dia, mas depois vão variando conforme onde está, em que situações está e a que objeto/ser vivo vai tirar a fotografia. Tem uma opção para tirar fotos a objetos/pessoas em movimento, a objetos estáticos, debaixo de água, a peixes, a animais a crianças e até pode tirar fotografias em 3D. Sim é verdade, mesmo só tendo uma câmara pode tirar uma fotografia a 3D, com a movimentação da câmara entre ambas as fotografias, mas depois só poderá visualizar se a fotografia está boa num dispositivo que tenha 3D, por isso não é uma grande funcionalidade, mas é mais um opção.

As funcionalidades principais, como a focagem e o tempo entre tirar duas fotos estão dentro de um segundo, o que é bom. No entanto, à noite, o tempo de focagem demora um pouco mais, variando das várias situações, o que é admissível. Houve uma situação que tive de tirar várias fotos seguidas, para conseguir obter a melhor, pois não estava muito próximo e a luminosidade não ajudou. Quando fica próximo demais, cerca de 2 a 3 centímetros, também tive alguma dificuldade em tirar fotos, tendo que repetir diversas vezes as fotografias. As fotografias tiradas a alguns smarpthones já analisados foram com esta câmara, foram eles o Huawei Ascend P1, Huawei Honour e o LG Prada 3.0.

Qualidade de Fotografia e Vídeo

Aqui gostei bastante do desempenho desta câmara. A qualidade de fotografia foi bastante boa, bem como a de vídeo. Experimentei a fotografia em várias circunstâncias e não desiludiu na maior parte das vezes, alguma vez ou outra devido ao sol contra a lente ou por falta de luminosidade, mas sempre com excelente qualidade.

As fotografia podem ser tiradas em vários formatos, como no caso dos vídeos, sendo que as fotografias podem ser tiradas com 12MP ou mesmo 3MP, variando da sua escolha. Quanto à resolução máxima quando tirada uma foto de 12MP é de 4000×3000.

Atenção, não se esqueçam de verificar se a lente ficou com algumas pingas depois de saírem da água e quererem continuar a tirar fotografias, é que poderão ficar com fotografias “estragadas”.

Mas nada melhor do que ver alguns exemplos, redimensionados para o site:

Lumix FT4 Complexo Foz Palheiros

A primeira fotografia foi tirada durante a inauguração de uma nova praia fluvial na Roda Fundeira, conselho de Góis, que se chama Complexo de Lazer da Foz Palheiros (coordenadas GPS: 40.062392,-8.092249) A segunda foi de baixo de água, no mesmo complexo, enquanto a 3ª já foi no Algarve, na Praia da Luz.

Os vídeos também mostraram ser de excelente qualidade, Não substitui uma câmara de vídeo, mas não falta muito. A qualidade vídeo é excelente a até a qualidade de som é bastante boa, como poderão ver nos dois vídeos seguintes, o primeiro para ver como funciona na transição de baixo de água.

httpv://www.youtube.com/watch?v=PEwvypK0DJE

httpv://www.youtube.com/watch?v=wsNyA2X_oQU

O segundo vídeo foi feio no Algarve, em Lagos, numa demonstração de rua por parte de OliveTreeDance. É bom para apreciar a diferença de qualidade de vídeo à noite, que demonstra já algumas dificuldades, nomeadamente quando fazemos zoom. Mas quanto ao som a qualidade é boa.

Veredicto

Se procura aqui uma excelente câmara, com qualidade, para utilizar em qualquer lado sem se preocupar com temperaturas, água ou pó, está aqui a câmara ideal. A qualidade de imagem e de som é bastante boa e dá garantias de fotografias de qualidade, para mais tarde recordar.

No entanto, o preço desta câmara é um pouco superior, quando verificamos outras câmaras à prova de água com, mais ou menos, as mesmas características. Independentemente do preço, certamente que não ficará desiludido, tendo em quando a segurança que esta câmara dá.

Pontos a Favor:

+ Design e construção que inspira confiança

+ Menu completo e de fácil utilização

+ Gravação vídeo Full HD

Pontos Contra:

– Dificuldade em mexer nas teclas pequenas

– Preço superior à concorrência

Panasonic Lumix DMC-FT4 encontra-se à venda em Portugal nas lojas habituais, pelo preço de 429€. Fica, agora, uma galeria de imagens da câmara e mais algumas fotos tiradas com a câmara, há fotos excelentes, vale a pena ver.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here