Análise Oppo Reno8: Review a um dos melhores gama-média

A Oppo acaba de anunciar os seus mais recentes smartphone Reno8 para a Europa, sendo que, como a marca já tinha indicado anteriormente, aterra em Portugal ao mesmo tempo do resto da Europa e já tivémos a oportunidade de testar o smartphone.

Os destaques desta série Reno tem sido as câmaras fotográficas, acompanhado de outras especificações que garantem um excelente equilíbrio e coloca estes equipamentos entre os melhroes nesta gama de smartphones. Será que o Reno 8 mantém esta tendência? Consideramos que sim, mas continue a ler a nossa análise.

Design

Durante os últimos anos, a série OPPO Reno tem sido um sucesso. A Reno 8 5G não é excepção a isso. O dispositivo está disponível em duas variantes de cor: Shimmer Gold e Shimmer Black. Temos o primeiro o nosso tesete e ficámos rendidos.

Atraiu muita atenção das pessoas, em parte devido às suas capacidades de mudança de cor. Pode mudar de cor dependendo do ângulo da luz que atinge a retaguarda, o que se é verdade que esta “ideia” existe em vários smartphones, a Oppo consegue algo distinto da sua concorrência.

O painel traseiro tem um acabamento rugoso que lhe confere uma boa sensação ao toque. Outra vantagem que lhe confere é que não atrai quaisquer manchas ou pó, portanto não se notam as dedadas.

O OPPO Reno 8 5G de lados achatados sentiu-se ligeiramente no uso diário. As extremidades são um pouco retas, mas esta parece ser uma tendência que foi iniciada com o iPhone 12 – e que tem sido continuada durante muito tempo. Ergonomicamente, sentimos que isto não é o ideal. O módulo da câmara tem uma ligeira saliência para o distinguir do resto do corpo. Esta protuberância faz o dispositivo oscilar quando mantido sobre uma superfície plana, sendo que nos faz lembrar o estilo do Galaxy S21.

Ao lado direito do dispositivo está um botão de energia. O topo tem o microfone secundário enquanto os butões de volume são colocados do lado esquerdo. A porta USB tipo C, o microfone primário, a ranhura SIM e a grelha do altifalante são colocados na parte inferior do dispositivo. Não há tomada para auscultadores de 3,5mm. O feedback táctil dos botões também é bom.

O OPPO Reno 8 5G mede 7,67mm de espessura e pesa 179 gramas. O peso parece bem equilibrado, e a utilização com uma só mão também foi possível, embora com um pouco de luta, graças ao tamanho do ecrã. Falando sobre o ecrã, o Reno 8 5G conta com um ecrã AMOLED de 6,4 polegadas de 90Hz.

O ecrã é protegido pelo Corning Gorilla Glass 5, pelo que pequenas gotas e riscos devem ser protegidos pelo dispositivo. O ecrã reclama uma relação de 90,8% ecrã/corpo, e o conteúdo de observação no mesmo é uma experiência imersiva. Por outro lado, o ecrã tem uma ranhura para uma câmara de perfuração no canto superior esquerdo do ecrã e um anel exterior preto que não distrai enquanto se vêem vídeos no dispositivo.

Desempenho

O OPPO Reno 8 5G chega ao mercado num única variante: 8GB RAM e 128GB. O dispositivo é alimentado por um MediaTek Dimensity 1300 SoC a 3GHz. O dispositivo permite a expansão da RAM, a qual coloca uma quantidade de armazenamento para ser utilizada como RAM. Pode estendê-la até 5GB. Embora, como é suposto, não verificámos alterações de desempenho, mas, acreditamos, que com o tempo esta extensão seja essential para manter um bom desempenho do equipamento.

Quanto à conectividade, o dispositivo suporta 5G, 4G LTE, Bluetooth 5.3, NFC, e suporte para WiFi 6. Obtém slots para dois cartões SIM, com um selo de borracha vermelho enrolado à volta para evitar que o pó e a água entrem no dispositivo. Infelizmente, essa é a única protecção que obtém, uma vez que o dispositivo não tem qualquer classificação IP, por isso não é aconselhável que arrisquem “situações molhadas”.

O display AMOLED ntem boas cores e contraste. Permite-lhe escolher entre predefinições de cor Natural e Vívida, por isso, se quiser cores vibrantes, a última pode ser seleccionada. Gostámos de ver os nossos programas e filmes preferidos no ecrã, graças ao painel AMOLED, os pretos eram profundos e os detalhes nas imagens são bons. O dispositivo vem apenas com um altifalante inferior. A instalação de um altifalante estéreo teria melhorado a experiência de visualização, mas o altifalante único tem um som suficientemente alto.

Tem também uma funcionalidade de ‘Video Colour Boost’, que utiliza a IA para optimizar as cores em diferentes cenários. Mas, infelizmente, isto também consome mais bateria. Por isso, não a achámos útil na nossa utilização e mantivemo-la sempre desactivada.

Testámos o dispositivo em cenários do mundo real, incluindo algumas sessões de jogo. O Apex Legends Mobile atingiu os 40fps constantes em gráficos ‘HD’ e definições de frame rate ‘High’ enquanto o Call of Duty: Mobile em definições gráficas ‘Muito Alta’ e taxas de fotogramas ‘Máximas’ facilmente. Não enfrentámos quaisquer quedas de fotogramas ou gaguejadas e tivemos uma experiência geral suave.

Assim, em geral, a experiência de jogo com a OPPO Reno 8 5G foi boa, e os jogadores podem passar várias horas a utilizar o equipamento. O dispositivo mal aqueceu durante as nossas sessões de jogo. A empresa gaba-se do seu sistema de arrefecimento, que parece estar a funcionar bem para o smartphone.

Alternar entre aplicações e percorrer a UI foi uma tarefa fácil para o dispositivo, como seria de esperar de um smartphone a este preço. A gestão do telefone por RAM também é boa. O dispositivo funciona no ColorOS 12.1 com base no Android 12.

No entanto, vem pré-instalado com um grande número de bloatware. Apps como Netflix, LinkedIn ou Lords Mobile, e mais alguns. Embora estes possam ser apagados, nunca me agradou ter o equipamento com aplicações que nunca vou usar. A OPPO integrou algumas características extravagantes tais como ‘Air Gestures’, que lhe permitem controlar certos aspectos do dispositivo apenas acenando com as mãos.

Isto parece-me uma característica interessante. No entanto, não é muito prático na utilização real. Activámos a funcionalidade play/pause a partir do separador gestos e descobrimos que revelou-se um pouco inconsistente. Enquanto que os gestos de screen-off, tais como o duplo toque para ligar, desenhar um certo alfabeto para abrir uma aplicação, funcionaram de forma perfeita. Quanto às opções biométricas na OPPO Reno 8 5G, o dispositivo apresenta um scanner de impressões digitais no ecrã, e um desbloqueio facial. Ambas as características têm um desempenho rápido e funcionam sempre sem falhas.

Carregamento super rápido com SuperVOOC

O OPPO Reno 8 5G tem uma bateria de 4.500mAh, que com uma utilizçaõa moderado facilmente consegue dois dias de bateria. Numa utilização mais intensiva, que é a nossa, o equiapmento durou um dia sem problemas, chegam ao final do dia com cercade de 20%.

O OPPO inclui um carregador SuperVOOC de 80W dentro da caixa, o que considero obrigatório. Se é verdade que comrpeendo as preocupçaões ambientais da Apple e da Samsung, a verdade é que em marcas com tecnologia de carregamento rápido “a sério” não faz sentido não o ter.

A Apple e a Samsung têm carregamentos rápidos” modelos, o que, na boa verdade, não são uma grande diferença na utilizçaão de outros carregaodres, portanto será fácil de reutilizar carregadores antigos, mas no caso destes equipamentos como o da Oppo, seria um “crime” não poderemos usufruir da tecnolgoia de carregamento rápiod SuperVOOC de 80W. É que o smartphone conte 100% em apenas 34 minutos e, melhor ainda, o equipamento não aquece demasiaod durante o carregamento.

Por isso, se o equipamento tem esta tecnologia, não faria qualquer sentido não a podermos utilizar por a Oppo não incluir um carregador próprio para o efeito.

Câmaras

O conjunto de câmaras consiste numa câmara primária de 50 megapixels que utiliza um sensor Sony IMX766, que pode ser visto em muitos dispositivos desta gama de preços. Possui também uma câmara ultra grande angular de 8 megapixels e uma macro-câmera de 2 megapixels.

A OPPO chama ao Reno 8-series ‘Portrait Expert’, e o Reno 8 consegue fotos de boa qualdiade nesta área. Fotografias de retrato à noite são, na melhor das hipóteses, boas, e as imagens são ligeiramente suavizadas em busca do ‘efeito bokeh’.

As fotografias tiradas durante o dia consistiam em bons detalhes e uma gama dinâmica decente. As imagens também tinham bom contraste e eram bastante neutras, sendo que o texto a maiores distâncias ainda era legível depois de se fazer zoom. A mudança para a câmara de ângulo ultra-largo reduz os níveis de contraste e vai para um tom mais quente. Há também uma ligeira distorção nas bordas destas fotos.

A aplicação da máquina fotográfica tem muitas opções para personalizar as fotos. Por exemplo, o melhoramento da IA aumenta a saturação e a vibração das imagens. Se estiver nessa situação, este modo pode ajudá-lo. Tem também um modo HDR.

Fotos de baixa luminosidade tiradas com a OPPO Reno 8 5G saíram bem. Em condições de fraca luminosidade, o dispositivo acende automaticamente o modo nocturno. O modo nocturno ajudou a iluminar as imagens, mas as fotografias tinham um aspecto aguarelado devido à falta de detalhes, como acontece nestas situações em grande parte dos modelos, no entanto, numa situação de pouca luminosidade (não é no caso de quase escuridão), as fotos acabam por ser decentes.

Selfies tiradas com o sensor de 32 megapixels Sony IMX709 têm detalhe e boas no geral com cores naturais. Permitia modos de beleza por defeito, e podíamos desligá-los dentro da aplicação da câmara. Os selfies captados no dispositivo são excelentes capturas em geral. As fotografias tiradas com a câmara frontal à noite eram também boas e utilizáveis.

Os vídeos no OPPO Reno 8 5G vão até 4K 30fps, mas 60fps não está disponível. A OnePlus Nord 2T, por outro lado, oferece isso neste segmento de preços. O vídeo comportoou-se bem em FullHD, mas quando passámos para o 4k a qualidade desceu.

Veredicto: Oppo Reno 8

O Reno 8 é um dispositivo decente que tem um bom desempenho e está ao nível do que a concorrência. As câmaras no dispositivo são capazes de boas fotografias e as imagens de selfie com a câmara frontal são excelentes. O gaming no Reno 8 5G é também uma boa experiência com um arrefecimento decente. A duração da bateria e o carregador rápido incluído tornam-no um pacote decente.

A nossa única queixa com o Reno 8 5G com o seu software cheio de bloatware, sendo que é fácil de desinstalar todas estas aplicações desnecessáiras que o equipamento tem. O novo smartphone está à venda em Portugal por 599€, mas na Amazon é possível poupar 50€ e comprar por apenas 549€.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui