Análise Oppo Enco X2: Review

A OPPO tem marcado a sua presença na indústria dos smartphones nos últimos anos, graças, em parte, à sua impressionante aposta nas câmaras e tecnologia de carregamento super rápido. Mas a verdade é que não é só de smartphones que esta marca se faz.

Ainda recentemente publicámos uma análise ao Oppo Pad Air, que demonstrou ser uma excelente entrada da marca no mercado dos tablets, mas também nos auriculares está a dar fortes passos, sendo que o Oppo Enco X demonstraram ser excelentes produtos. E o sucessor, recentemente lançado, continua a demonstrar que a Oppo está forte nos diversos mercados onde marca presença.

Os OPPO Enco X oferecem excelente som, cancelamento de ruído eficaz, e uma variedade de características que chamam a atenção. Mas, tal como a maioria dos TWS, também tinha algumas falhas. Para as resolver e proporcionar uma experiência melhorada sobre o Enco X, a OPPO lançou os novos Enco X2. Sucessor do Enco X, o Enco X2 é o resultado da parceria contínua da OPPO com a Dynaudio, que promete fornecer óptimo áudio, carregamento sem fios, um tempo de audição combinado de 40 horas, e muitas outras características valiosas.

Design

O mais recente par de auriculares TWS da OPPO, o Enco X2, parece quase idêntico ao seu antecessor, excepto pequenas alterações. Primeiro, omitem a faixa metálica encontrada ao longo da borda exterior da caixa do Enco X; segundo, a caixa de carga parece ligeiramente mais volumosa do que antes; e terceiro, o LED de carga fica mesmo ao lado da porta de carga USB-C na parte inferior, o que é uma mudança bem-vinda, na minha opinião.

Falando de semelhanças, o OPPO Enco X2 continua a ter uma construção robusta com uma dobradiça metálica na parte de trás da caixa, tal como o Enco X. Isto transmite confiança e aumenta a durabilidade da caixa. A caixa, com os auriculares no interior, é leve, o que facilita o seu transporte. Apresenta o mesmo acabamento brilhante que o modelo anterior, o qual é propenso a riscos, embora tenha um aspecto agradável.

A abertura da caixa com uma mão ainda é possível no Enco X2, como no Enco X, e fecha-se com um som satisfatório. No entanto, quando se abre a mala desta vez, é-lhe apresentado o auricular reorientado e sentado magneticamente numa cavidade mais curta. Como resultado desta mudança de orientação, pode agora tirar os auriculares da caixa e ligá-los imediatamente sem ter de os rodar. A OPPO também oferece um LED no interior da caixa para indicar o estado da bateria.

O design do auricular do Enco X2 é um ligeiro desvio do anterior modelo. Tem um design mais inclinado do auricular com uma haste mais curta, o que o coloca mais alinhado com os AirPods Pro da Apple. Além disso, recebe uma marcação R e L arrojada no topo de cada auricular para ajudar a identificar os auriculares esquerdo e direito.

Quanto ao ajuste, o Enco X2 encaixa dentro do canal auditivo bastante apertado, e são confortáveis de usar mesmo para sessões prolongadas de audição de música. Um factor importante que contribui para isto é o peso do auricular: cada auricular tem apenas 4,7 gramas.

Sentimos que a OPPO conseguiu fazer um excelente trabalho com o design dos auriculares Enco X2 para garantir que não caiam facilmente da orelha durante as atividades regulares do dia-a-dia e até nos treinos, incluindo corridas ao ar livre.

Finalmente, o OPPO Enco X2 também tem uma classificação IP54 para resistência ao pó e à água, o que os torna adequados para treinos e uso diário, para que não tenha de se preocupar com o suor ou a água que os danifica.

Desempenho e caraterísticas

A OPPO Enco X2 utiliza Bluetooth 5.2 para a conectividade e apoia a transmissão binaural Bluetooth de baixa latência. Estes auscultadores são fáceis de acoplar tanto com dispositivos Android como iOS e oferecem suporte para ligações duplas. No Android, até se obtém suporte para o Google Fast Pair, tornando o processo de emparelhamento mais suave e rápido.

A OPPO diz que os auriculares têm um alcance de ligação até 10 metros. Considerámos esta afirmação bastante precisa: a conectividade nestes é sólida, e o alcance também é bastante impressionante. Da mesma forma, a sincronização áudio-vídeo também está no ponto e não notámos qualquer latência enquanto observávamos o conteúdo no YouTube.

Se também utilizares um smartphone OPPO ou OnePlus, tem acesso a todas as funcionalidades do Enco X2 mesmo dentro das definições Bluetooth.

Por outro lado, no caso de qualquer outro dispositivo, incluindo o iPhone, necessitará da aplicação HeyMelody para que os utilizadores iOS possam finalmente aceder e controlar todas as funcionalidades disponíveis nos seus Earbuds Enco X2 e utilizá-los em todo o seu potencial.

Em termos de controlos a bordo, a OPPO oferece controlos de “apertar” no Enco X2, em oposição aos controlos de toque encontrados no antecessor e em grande parte dos auriculares. É um mecanismo bastante simples, e a OPPO conseguiu executá-lo bastante bem: aperta-se a parte do meio da haste do auricular com dois dedos para tocar/pausar música ou desligar uma chamada e executar um aperto longo para alternar entre os modos ambiente e de cancelamento de ruído.

Gostamos desta escolha de design, pois elimina os estímulos acidentais, o que é uma visão comum nos auriculares com controlos tácteis. No entanto, as pessoas com dedos rechonchudos podem ter alguns problemas na utilização deste mecanismo.

Por outro lado, a OPPO manteve os controlos de deslizamento no Enco X2 do modelo anterior – apesar de a área de deslizamento ter sido deslocada da face da haste do auricular para a sua extremidade superior. A deslocação para cima ao longo desta aresta aumenta o volume, enquanto que uma deslocação para baixo diminui o volume. A nossa experiência com estes gestos foi decente, uma vez que a área de deslize nos auriculares não conseguiu registar deslizes em algumas ocasiões. Para além disso, também não gostámos da posição da zona de deslize; a da face frontal da haste do auricular era mais conveniente e intuitiva.

Voltando à aplicação HeyMelody, a IU está limpa, é fácil de navegar, e tem todas as características e configurações do auricular dispostas de antemão para um acesso rápido e fácil. Usando a aplicação, pode alternar entre diferentes modos de controlo de ruído (Cancelamento de ruído, Desligar e Transparência), alterar os controlos do auricular à sua preferência, e atualizar o firmware, entre outras coisas.

Para além disso, a OPPO também inclui algumas características realmente úteis no aplicativo, tais como o Enco Master EQ, cancelamento de ruído personalizado, Som Dourado, teste de encaixe do auricular, modo de jogo, e áudio de alta qualidade (apenas Android).

Enquanto os outros modos são bastante auto-explicativos, a funcionalidade “som dourado” é bastante única. Afina a sua audição de acordo com a estrutura do seu canal auditivo e outras características auditivas para oferecer uma experiência de audição personalizada.

Adicionalmente, uma vez que os auriculares Enco X2 suportam ligação a dois dispositivos, obtém uma opção dedicada para o mesmo dentro da aplicação HeyMelody. A partir daí, pode ativar a funcionalidade e selecionar/visualizar os dois dispositivos que pretende ligar/ter ligado aos seus auriculares.

Posteriormente, quando recebe uma chamada num dos dispositivos ligados, os auscultadores identificam de onde vem o áudio e mudam automaticamente para esse dispositivo. Depois, assim que a chamada termina, os auriculares voltam a mudar para o dispositivo a que estavam inicialmente ligados e retomam a reprodução.

Quando se trata de cancelamento de ruído e transparência, os auriculares OPPO Enco X2 têm um bom desempenho em ambos os modos. O modo de transparência é eficaz e permite que as vozes externas sejam facilmente ouvidas. Além disso, se necessário, há uma opção para melhorar as vozes, o que reduz os ruídos ambientais e melhora as vozes para lhe proporcionar uma melhor experiência de chamada em ambientes ruidosos.

Da mesma forma, o cancelamento do ruído é também muito eficaz e faz um trabalho decente de bloqueio do ruído externo. Ruídos são bem isolados, e a melhor parte é, que isto não afeta negativamente a qualidade do som. No entanto, não encontramos muita diferença entre os diferentes modos de cancelamento de ruído que estes auriculares oferecem.

Qualidade de som e chamada

A qualidade do som é a consideração mais importante para a maioria das pessoas ao comprar um par de auscultadores/auscultadores novos. O OPPO Enco X2, tal como o seu predecessor, também não decepciona neste respeito.

No interior, cada um dos auscultadores tem dois altifalantes coaxiais com condutores dinâmicos de 11mm e condutores de diafragma planar de 6mm, semelhante ao modelo anterior. O resultado é uma assinatura sonora equilibrada que oferece bons detalhes nas faixas e simula som natural. Gostamos deste toque e sentimos que isto torna o som global mais vivo e eleva a experiência auditiva.

Tendo-os construído em colaboração com a Dynaudio, os auriculares Enco X2 embalam em alguns EQs de melhoramento de som adaptados para se adequarem a diferentes gostos. Nos smartphones OPPO e OnePlus, obtêm-se três destes: Dynaudio Real, Dynaudio, Simple & Clear, e Dynaudio Puncy. Da mesma forma, outros dispositivos também recebem as mesmas três predefinições, juntamente com uma predefinição adicional Enco X Classic, dentro da aplicação HeyMelody.

Entre todas estas predefinições, porém, a nossa favorita é a predefinição Enco X, que soa mais natural e semelhante à OPPO – lembrando-lhe a predefinição Enco X seguida pela predefinição Dynaudio Simple & Clear. Esperávamos uma melhor experiência com as predefinições Dynaudio Real, e Dynaudio Punchy – algo que se alinhasse com o seu título – mas eles não nos impressionaram muito.

Finalmente, para completar, a OPPO também oferece suporte para muitos codecs de áudio no Enco X2, como SBC, AAC, LDAC, e LHDC, dos quais se pode tirar partido para ouvir música em alta resolução nos dispositivos suportados.

A experiência de chamada foi agradável. Utilizámos os auscultadores para receber chamadas tanto no Android e ficámos satisfeitos com a clareza da voz e com o desempenho do microfone. Em nenhuma ocasião ouvimos reclamações sobre ruído de fundo ou qualidade de voz da outra pessoa em chamada, mesmo quando havia algum ruído de fundo.

Bateria

Passando à duração da bateria, que é outro factor significativo, para além do som, na compra de auriculares TWS, o OPPO Enco X2 traz alguma melhoria considerável na duração da bateria em relação à sua geração anterior.

A OPPO dispõe de uma bateria de 57mAh dentro de cada auricular com uma bateria adicional de 566mAh dentro da caixa de carga. De acordo com a empresa, esta bateria pode durar entre 27 a 40 horas com uma única carga, dependendo do modo de cancelamento de ruído e do codec de áudio utilizado. Considerámos esta informação bastante precisa, e os auriculares duraram-nos cerca de 32 horas com utilização moderada de ANC e reprodução de música/vídeo/streaming através de diferentes dispositivos. Mas como há demasiados fatores em jogo aqui, a sua duração varia muito conforme as utilizações.

Quanto ao carregamento, os auriculares Enco X2 carregam por USB-C e suportam o carregamento sem fios Qi com o estojo de carregamento. O tempo prometido para carregar completamente os auriculares é de 90 minutos, e isso é o tempo que nos levou a carregar dos 0 a 100%.

Veredicto: OPPO Enco X2

Tudo considerado, o OPPO Enco X2 é um excelente par de Earbuds pelo seu preço de 200€. Soam bem, oferecem uma boa experiência de chamada, têm um cancelamento de ruído eficaz, e proporcionam uma boa duração da bateria.

Portanto, se procura um par de auriculares TWS por menos de 179€ com ANC eficaz, boa duração da bateria, e excelente som sem comprometer qualquer frente, os OPPO Enco X2 são os melhores auriculares que pode adquirir neste momento.

Aqui estão alguns pontos para o ajudar a decidir se o Enco X2 vale o seu dinheiro:

A favor:

  • Bom desenho do auricular que se adapta bem
  • Controlos intuitivos
  • Conectividade multiponto
  • Excelente som
  • Grande experiência de chamada
  • Boa duração da bateria

Contra:

  • Estojo de carga convencional estilo TWS
  • Sem EQ personalizável

O Oppo Enco X2 têm um preço recomendado de 179€, no entanto, se procurar bem facilmente encontrará estes auriculares a um melhor preço, como na Amazon.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui