Análise Nokia Lumia 1020: A perdição dos fotógrafos

Nokia Lumia 1020A apresentação do Nokia Lumia 1020 ocorreu na semana passada e o que impressiona qualquer pessoa é a câmara. Leia aqui a nossa análise ao Lumia 1020.

A Nokia tem apostado em dispositivos com destaque para a sua tecnologia PureView, que se foca nas qualidades fotográficas. O primeiro com uma lente de 41MP foi o 808 Pureview, ainda com Symbian, sendo este um sucessor natural com Windows Phone 8. A primeira coisa que me ocorreu quando o mesmo chegou até nós foi como defini-lo em poucas palavras. Eis o que me ocorreu: 41mp, câmara, Windows.

Basicamente a grande inovação deste novo modelo dos Finlandeses da Nokia, futuramente da Microsoft, é a sua capacidade monstruosa de revolucionar o modo como vemos as câmaras nos smartphones. O salto de gigante para os 41mpx, o flash real com a luz assistente de led e termos a possibilidade de controlar os f/stop , ISO ou até o balanço de brancos, torna este aparelho um “must” para todos os entusiastas da fotografia. Mas será que convence? É o que iremos descobrir neste artigo.

Características e Acessórios

  • Sensor de Camara: 41 MP, PureView
  • Tipo de Flash: Xenon flash
  • Tamanho de ecrã: 4.5”
  • Touch: Super sensitive touch
  • Processador: Qualcomm Snapdragon S4 1,5Ghz Dual-core
  • Autonomia em conversação: 13.3h
  • Carregador sem fios: Sim, com capa acessória
  • Dimensões: 130.4×71.4×10.4
  • Peso: 158 g
  • Resolução de ecrã: WXGA (1280 x 768)
  • Densidade de Pixel: 334 ppi
  • Sensores: sensor de luz ambiente, accelerometro, barometro, giroscopio, sensor de proximidade, magnetormetro
  • Tipo de SIM: Micro SIM
  • Audio: 3.5 mm
  • USB: Micro-USB-B
  • Bluetooth: Bluetooth 3.0
  • Wi-Fi: WLAN IEEE 802.11 a/b/g/n
  • NFC
  • Capacidade da bateria: 2000 mAh com 3,8V (inamovível)
  • Standby máximo: 16 dias
  • Memoria RAM: 2 GB
  • Armazenamento: 32 GB

A nível de acessórios é o habitual neste tipo de equipamento, carregador de parede, cabo micro usb, que para alem de carregar acumula a função de cabo de dados e os já habituais auriculares. Está disponível o Grip, que vai conferir um look mais point-to-shoot ao Lumia 1020 mas será vendido em separado.

Design e Ecrã

Nokia Lumia 1020 (1)O design deste novo Lumia à primeira vista faz lembrar mais do mesmo, muito parecido com Lumia 920, isto da parte frontal do dispositivo, porém quando viramos o Nokia, deparamo-nos com algo que ainda não se tinha visto. Um dispositivo que foi desenhado para receber um módulo extra, o que lhe confere a identidade, o da câmara. Olhando com atenção vemos que quando não em uso, a câmara fica coberta com o obturador. Para além do tradicional Led já comum a vários dispositivos das mais variadas gamas, encontramos algo novo, um flash com tecnologia de Xenon, compacto, económico porém potente!

A nível de ecrã, confesso que fiquei bastante surpreendido. Somos brindados com um Ecrã com resolução WXGA com um alto contraste, ideal para ter a perceção correta das fotos que tiramos. Logo ao iniciar temos essa noção, em que o símbolo da Nokia são os únicos pixéis que estão realmente iluminados, permanecendo o resto completamente negro, como seria suposto. Penso que as 4,5” são suficientes para o utilizador comum e para o uso que se dá a este segmento de consumo.

As sequências de vídeo ganham nova vida com a introdução da tecnologia PureMotion HD+, e com um Refresh rate de 60 Hz, vai ser difícil ficar indiferente à fluidez de movimentos. Em termos de Resistência contamos com o ecrã construído com base na tecnologia Corning Gorilla Glass 3, que aumenta significativamente a proteção do mesmo.

Interface e Desempenho

Nokia Lumia 1020 (11)Confesso que quando li as características técnicas deste Lumia fiquei com duvidas se o Dual Core que aqui temos iria conseguir lidar com a monstruosa câmara que o equipa. Foi um preconceito infundado. Em momento algum notei algum travamento do telefone. A ideia que a Microsoft quer passar aos utilizadores de um sistema operativo fluido é aqui bem conseguida. Mesmo com a função de duplo shot da câmara em que são guardados dois ficheiros, um de 41Mpx e um de 5Mpx para facilitar a partilha online o tempo de espera entre fotos é diminuto.

Em termos de desempenho foi com grande satisfação que também vi os resultados de benchmark em que no AnTuTu conseguiu um Score total de 11874 com uns impressionantes 407MB/s na leitura da memória interna e 161MB/s de escrita. No WPBench o resultado desapontou um pouco, visto que aparelhos de gama inferior conseguem melhor pontuação. Não foi além de uns 222,99 Pontos.

Quando ligado ao PC, o USB 2.0 cumpre a sua função mantendo uma fluidez elevada na transferência de ficheiros, que por acaso não são pequenos.

Utilizamos ainda os mapas de navegação. A sensibilidade GPS é bastante aceitável com uma captação bastante rápida e precisa.

Câmara e Multimédia

Nokia Lumia 1020 (5)É aqui que reside a expectativa de quem nos lê e de quem tanto esperou por este telefone. A Câmara. Como já referi anteriormente, há a possibilidade de utilizar o shot combinado em que o telefone duplica as fotos em dois formatos distintos, um de 5mpx facilmente partilhável e um de 41mpx, ideal para impressão em posters e imprescindível para obter todo o detalhe necessário para o mesmo. Nesta análise decidimos incidir mais nas fotos de maior dimensão. Com o Point and Shoot é cumprido o desejo do utilizador comum em ter fotos de alta qualidade com apenas um clique.

Para o teste foi disponibilizado o Grip, acessório que inclui uma bateria extra embutida de 1020mAh para estender o prazer de tirar fotos por mais umas sequências. O nível da mesma pode ser controlado através dos Leds laterais que indicam grosseiramente quanto ainda nos resta. Com este acessório o botão de disparo ganha ênfase, pois para além do conforto que garante em termos ergonómicos, fica bastante mais acessível para aquele clique no momento certo.

Podemos escolher entre funcionar com o LED apenas ou com o Flash. Isso mesmo, Flash. Nesta edição foi incluído um flash que usa a tecnologia Xenon, de elevada potencia mas de consumo reduzido, garante uma iluminação com um número de guia 4. Foram tiradas várias fotos em que o flash foi requisitado, desde um motivo pouco iluminado, até à contraluz. Temos uma medição bastante rápida e precisa do processador do Lumia 1020 e com a potência adequada garante um resultado perfeito.

Nokia Lumia 1020 (19)Tudo isto é realmente bom e cómodo mas este modelo para além de satisfazer as necessidades do utilizador básico, pretende ir mais além. É ai que o software incluído no Lumia, o Nokia Pro Cam, nos deixa a criatividade ganhar asas. Para quem já operou com DSL-R irá com certeza sentir um certo conforto com este equipamento. Arrisco-me a dizer que apenas não encontro a definição de abertura do diafragma, que se compreende por questões físicas e mecânicas. Conseguimos controlar com certa precisão o ISO utilizado desde 100 até 4000, foco Macro, infinito para grandes ângulos ou Auto, tempo de obturador aberto de 1/16000 ate 4S com incrementos suficientes para vários tipos de cenários possíveis, e até, imaginem compensação de exposição, de -0,3EV ate +0,3EV.

Comparado com o volumoso Nokia 808 Pureview ou até com o Galaxy S4 Zoom temos mais qualidade, versatilidade num conjunto mais equilibrado, leve e compacto.

Nokia Lumia 1020 (20)Foram feitos breves testes com tripé, essencial para fotos com longas exposições (tirando partido do orifício para o efeito que o grip contem) e o resultado não poderia ser melhor. Em alguns dos cenários tentei usar as mesmas definições (as que deram para usar) numa point and shoot e nitidamente com o Lumia 1020 consegui obter melhor resultado.

Na nossa galeria irão encontrar várias fotos em que incluímos macros, retratos, nocturnos e ainda crops de retratos para terem uma noção da resolução que este pequeno sensor nos conseguiu trazer. As imagens do site estão reedimencionadas, mas podem encontrar as versões originais na nossa página do Flickr.

Lumia 1020 (20)

Lumia 1020 (7)

Crop 02

Em termos de Video não há muito a dizer. O já habitual video Full HD em gamas superiores com um frame rate de 30 fps e com som na média. Não nos focamos muito no video por isso mesmo. Este foi um equipamento com a intenção de ter a vertente fotográfica. Imagens estáticas. Porque vídeos em Full HD já os vimos aqui no site e não seria uma inovação. Porém as fotos, essas sim dão e irão dar ainda muito que falar.

Veredito: Nokia Lumia 1020

No conjunto penso que está bem conseguido o equipamento que a Nokia nos apresentou. Apesar de ter mais corpo na parte traseira devido à incorporação da nova câmara, relembramos que um utilizador comum poderá fazer uma viagem de lazer / negócios ou mesmo no dia a dia apenas com um único equipamento deixando em casa, máquinas fotográficas e de filmar pois terá tudo à distancia de um clique. O preço poderá ser um pouco exagerado mas se pensarmos como referi anteriormente, em substituir vários equipamentos por um único, será uma hipótese a considerar.

Pontos a Favor:

  • Camara, como é obvio!
  • Ecrã (contraste / Resolução / sensibilidade)
  • Ergonomia

Pontos Contra:

  • Peso
  • Preço algo elevado
  • Consumo de bateria (amenizado com o Grip, com bateria adicional)

Como já tínhamos anunciado, o Nokia Lumia 1020 chegará ao mercado português no próximo dia 25 de outubro em três cores, amarelo, branco e preto, e custa 779€ nas lojas de retalho. Foi-nos indicado que também haverá versões nas operadoras, mas até agora não há valores. Além do Lumia 1020, também o Nokia Grip estará à venda a partir desse dia, por 69€.

Agradeço à Nokia por ter disponibilizado o Lumia 1020 para análise. Fique com a nossa galeria de imagens.

13 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here