Análise Microsoft Lumia 950: Windows 10 já está no mobile

Microsoft Lumia 950 (1)

A Microsoft continua a apostar nos smartphones com o novo Lumia 950 a estrear o Windows 10 neste segmento. Será uma boa aposta?

Características e acessórios
Design e ecrã
Desempenho e Windows 10
Câmara
Veredito: Lumia 950

A Microsoft volta a apostar em duas gamas, o topo de gama com o Lumia 950 e um smartphone low-cost, o Lumia 550. O lançamento dos novos smartphones da Microsoft chegaram mais tarde do que o habitual por um único motivo, o Windows 10. Sim, estes dois smartphones são os primeiros equipamentos com a versão mobile do Windows 10 instaladas. Aliás, a verdade é que ainda são os únicos, já que o Windows 10 ainda só chegou em fase de testes a utilizadores na Polónia.

Microsoft Lumia 950 (9)Apesar de ser esperado no próximo mês de fevereiro a verdadeira atualização dos smartphones da Microsoft, estes equipamentos diferenciam-se da concorrência pelo seu sistema operativo, já que em relação às características não são muito diferentes dos outros smartphones Android. Mas será que com o Windows 10 já temos um smartphone que consegue concorrer com a Samsung, Huawei ou LG? Leia a análise.

Características e acessórios

  • Dimensões: 145 x 73.2 x 8.2 mm
  • Peso: 150 g
  • Sistema Operativo: Windows 10
  • Ecrã: 5,2″
  • Resolução: WQHD (2560x1440p) e 564ppi
  • Câmara traseira: 20 MP, triple-LED Flash, f/1.9, Carl Zeiss, OIS
  • Câmara frontal: 5 MP f/2.4
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 808 Hexa-core (Dual-core 1.82 GHz Cortex-A57 e quad-core 1.44 GHz Cortex-A53)
  • GPU: Adreno 418
  • Memória RAM: 3 GB
  • Armazenamento: 32GB
  • MicroSD: até 200GB
  • Wifi: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, hotspot
  • Conectividade: 4G
  • GPS: GLONASS, A-GPS e BDS
  • NFC
  • Carregamento Wireless Qi
  • Bluetooth 4.1
  • Ligações: USB-C, jack 3.5mm
  • Bateria: 3000 mAh

Microsoft Lumia 950 (2)A Microsoft está um pouco poupada nos acessórios dos seus smartphones, não enviando uns auriculares, no entanto temos um carregador de parede com cabo integrado USB-C é um cabo USB-USB tipo C à parte, tornando-se num dos primeiros smartphones com USB-C a estar à venda no mercado nacional.

Tendo em conta que uma das novidades do Windows 10 é o Continuum, o acessório extra para que a funcionalidade seja utilizada deveria vir com o equipamento e perdemos a oportunidade de utilizar uma das melhores novidades do Windows 10, já que é muito pouco provável que a maioria dos consumidores vá gastar mais 100€ pela Display Dock própria.

Design e ecrã

Microsoft Lumia 950 (7)Nestas áreas a Microsoft não trouxe quaisquer novidades, sendo que o design do novo Lumia 950 mantém o mesmo estilo do seu antecessor, direi mesmo pior, com acabamentos em plástico, sendo que apenas a auréola à volta da câmara é metálica. O Lumia 940 tinha as laterais metálicas, o que lhe dava um ar muito mais premium do que este recente equipamento.

É na área do design do Lumia 950 que encontramos a principal crítica ao smartphone, já que este tipo de design já está um bocado “cansado” e já só é aceitável em smartphones low-cost e mesmo nesses, já encontramos designs muito interessantes e superiores a este equipamento. Já estava na altura de evoluir, Microsoft.

Microsoft Lumia 950 (13)Sem botões físicos, do lado de baixo temos o encaixe do USB-C, enquanto que do lado direito temos os botes de volume, o botão de ligar/desligar e um botão para a câmara e que permite tirar fotografias. A Microsoft é das poucas fabricantes que continua a apostar num botão  físico para a câmara.

O ecrã é de 5,2 polegadas com resolução 2K. sendo a sua qualidade inegável. As cores, os pretos, a visualização, tudo é bom neste equipamento.

Também temos excelentes ângulos de visão e não tivemos quaisquer dificuldades em visualizar o ecrã quando o sol está diretamente no ecrã, apesar de que poderia haver mais níveis de luminosidade disponíveis.

Desempenho e Windows 10

Microsoft Lumia 950 SO (3)Equipado com 3GB é um Snapdragon 808 contamos com um excelente desempenho deste Lumia 950. É verdade que não é o melhor processador presente no mercado, mas tendo em conta os problemas de sobreaquecimento que o 810 apresentou, não é de estranhar que algumas marcas tenham preferido esta versão. A própria LG preferiu utilizar o Snapdragon 808 no LG G4.

As transições entre ecrãs ou entre aplicações, correm que é uma maravilha, bem como o acesso a outras aplicações, câmara, etc. Também testamos o novo browser com o Sunspider e o resultado é de 488ms, o que demonstra a qualidade do Edge como browser da Microsoft. Claramente será o substituto do Internet Explorer em breve.

Microsoft Lumia 950 (15)Também a duração da bateria vai ao encontro do que estamos à espera. Dois dias de duração, numa utiliza moderada, uma média a que já estamos habituados e que consideramos o mínimo que os smartphones devem ter.

O Windows 10 obteve algumas melhorias de desempenho e adicionou novas funcionalidades ao Windows Mobile, mas não é nenhuma revolução ao sistema operativo. Aliás, sem dúvida que o Windows já está no caminho certo e que as melhorias que tem recebido são muito bem-vindas, no entanto o problema continua a ser o mesmo, as aplicações disponíveis na loja. Mas já lá vamos.

Microsoft Lumia 950 SS (1)O estilo do Windows 10 Mobile continua o mesmo, com as Live Tiles e o Action Center a serem exatamente iguais. Apesar de algumas melhorias a nível de design, há pouca diferença em relação à versão anterior do Windows Mobile. Basicamente: ou já gosta do Windows Mobile, ou não é por ter o Windows 10 Mobile que vai deixar o Android ou o iOS.

O que há de claramente melhor são as aplicações da própria Microsoft, como o Office ou o Outlook, e, nomeadamente, o Microsoft Edge, que está muito melhor. Uma melhoria que acompanha o que acontece com a versão para computador, já que vemos, finalmente, um browser que pode concorrer com o Safari, Firefox e Chrome.

Há ainda o teclado da Microsoft. Não que seja inovador, mas porque é adicionado o famoso ponto vermelho entre as letras ZX, como está presente nos computadores da Lenovo TouchPad. A função é a mesma, funciona como um controlo do cursor para, por exemplo andar uns carateres atrás para corrigir o assento na palavra, já que com o dedo poderá demorar um pouco mais a colocar no sítio certo.

Microsoft Lumia 950 SO (9)

A loja de aplicações tem um design muito melhor e mais intuitivo, mas carece do mesmo problema das anteriores versões, a falta de aplicações. E mesmo as que estão disponíveis, poderiam ser melhores. Por exemplo, a aplicação do Facebook e do Instagram ainda têm muito por melhorar, o Microsoft Maps está muito limitado e, apesar de funcionar offline, mais parece o Apple Maps quando saiu para o mercado.

Depois há as novas funcionalidades. O Continuum tem potencial e parece-me muito interessante, apesar de não termos a possibilidade de o testar, porque ainda não está disponível a Display Dock para que a funcionalidade seja utilizada. Esperamos testar em breve, mas tenho as expetativas baixas. Se pensa que terá uma utilização igual ao Windows para computador, esqueça. Só para que perceba, o Continuum mais parece o Windows RT, mas que faz mais sentido assim desta forma do que num tablet com essa versão do sistema operativo. Tem potencial, mas as nossas expectativas não estão muito elevadas.

O Windows Hello é o grande diferencial em relação aos concorrentes e, afirmamos, ainda único nos smartphones. O Hello é uma funcionalidade também presente no Windows 10 e que vem oferecer uma segurança superior nos dispositivos, podendo ser através de impressão digital, reconhecimento facial ou reconhecimento através da iris.

Com o Lumia 950 é indicado que reconhece a nossa iris através de um sensor próprio, o que permite oferecer uma melhor segurança, ao nível da impressão digital, praticamente única. Além disso, permite desbloquear o smartphone de forma rápida, bastando ligar o equipamento e olhar para o smartphone. Experimentámos diversas vezes e funciona sempre muito bem. Até experimentamos utilizar fotografias para tentar desbloquear o smartphone, mas nunca o conseguimos. No entanto, apesar de inovador é um pouco mais lento, quando comparamos a sensores de impressões digitais, como o do iPhone 6S e do Huawei G8.

Câmara

Microsoft Lumia 950 (12)A Microsoft tem se mostrado forte com as suas câmaras e com o Lumia 950 não poderia ser diferente. O Lumia 950 tem uma ótica da Carl Zeiss, com um sensor de 20MP PureView, f/1.9 e estabilizador de imagem ótico. Outra coisa interessante é que o Lumia 950 tem um Flash LED Triplo, o primeiro smartphone com um flash assim.

No entanto, se quisermos uma fotografia de 16:9 a todo o ecrã, temos no máximo 16MP, enquanto para os 19MP teremos de nos contentar com 4:3. O Lumia 950 tem suporte para vídeo a 4K, bem como mantém um controlo manual das fotografias, um modo muito interessante e fácil de utilizar, mas convém que perceba um pouco mais de fotografia para as utilizar convenientemente.

Além disso, a Microsoft permite que sejam instaladas outras aplicações, chamadas de Lenses, que são como se fossem outros filtros ou novidades adicionais à própria aplicação da Microsoft para tirar fotografias. Na verdade, esta câmara não é melhor que os outros topos de gama, mas sim tão boa como os outros. Há ainda uma funcionalidade que grava vídeos de um segundo, ao estilo do Live Photos do iPhone 6S. Mas, na realidade, só podem ser visualizadas na aplicação da Microsoft, portanto, tal como acontece no iPhone 6S, servem para pouco mais do que ocupar mais espaço que o normal.

Microsoft Lumia 950 (10)As fotografias são de muito boa qualidade, com cores equilibradas, apesar de por vezes demasiado saturadas em ambientes com luz artificial. As fotografias com pouca luminosidade estão bem melhores que o antecessor, mas não há milagres e conte com algum ruído, conforme houver menor luminosidade. De destacar é o desempenho do flash, que com um flash triplo conseguiu iluminar e oferecer uma luz muito natural à fotografia.

Seguem-se algumas fotografias tiradas com o equipamento, mas poderá ver as fotos originais na nossa página do Flickr:

Microsoft Lumia 950 fotos (2) Microsoft Lumia 950 fotos (11)

Com Flash
Com Flash

Veredito: Lumia 950

Microsoft Lumia 950 (20)A Microsoft atrasou um pouco mais para que o Lumia 950 fosse o primeiro a chegar ao mercado já com o Windows 10 Mobile, mas não trouxe nada de grandioso ao mercado.

O Windows 10 tem potencial e há duas funcionalidades que têm de ser destacadas, o Windows Hello que torna o Lumia 950 no primeiro smartphone com reconhecimento da iris dos olhos, e o Continuum, este último não testamos, mas é uma funcionalidade diferenciadora. A Microsoft também mantém a possibilidade de retirarmos a bateria, bem como a possibilidade de expandir o armazenamento do equipamento por microSD. Também a câmara é, e continua a ser, um aspeto muito positivo dos smartphones de topo da gama Lumia.

No entanto, a crítica ao Lumia 950 tem de ser apontada ao design, em plástico e que já está demasiado utilizado. Num topo de gama, esperava-se um design mais interessante, até porque o antecessor já conta com as laterais metálicas, mas a ideia foi diferente para este. Além disso, também há um dedo a apontar ao novo Microsoft Maps, que mais se parece ao início do Apple Maps, bem como a nossa (já longa) má nota às poucas aplicações do Windows Store.

Pontos a Favor:

  • Câmara
  • Continuum e Windows 10 têm potencial
  • Hello/sensor iris funciona bastante bem
  • Bateria removível e MicroSD

Pontos Contra:

  • Design um pouco “cansado”
  • Loja continua com falta de aplicações
  • Microsoft Maps começou como o Apple Maps

Queremos agradecer à Microsoft por nos ter cedido uma unidade do Lumia 950 para análise. O equipamento pode ser adquirido nas lojas de retalho por 599€. Segue a nossa galeria de fotos:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here