Análise Microsoft Lumia 435: o novo low-cost com Windows Phone

Microsoft Lumia 435 (6)

A Microsoft tem-se destacado na categoria de smartphones, adicionando agora mais um elemento à sua lista de equipamentos, o Lumia 435.

O Lumia 435 apresenta-se como um bom concorrente a equipamentos equivalentes de outras marcas, trazendo especificações técnicas bastante simples que, achamos, coincidem com o valor cobrado pela Microsoft (89.90€).

Estarão os utilizadores dispostos a investir esse dinheiro neste equipamento?

Especificações:

  • Windows 8.1 (com suporte para Windows 10)
  • Ecrã: IPS LCD de 4’
  • Resolução: 800×480 pixéis
  • Densidade: 233 ppi
  • Bateria: 1560 mAH
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 200 dual core a 1.2 Ghz
  •  RAM: 1GB
  • Memória interna: 8 GB (com possível acrescento de cartão microSD)
  • Câmara frontal: 0.3 MPX
  • Câmara traseira: 2 MPX
  • Dimensões: 118,1 mm x 64,7 mm
  • Espessura: 11,7 mm
  • Peso: 134,1 gramas
  • Conetividade: WiFi (802.11 b/g/n), Bluetooth 4, GPS, 3G e rádio FM

Design

Microsoft Lumia 435 (4)A parte traseira e as partes laterais do smartphone apresentam uma superfície muito lisa, não favorecendo o manuseamento do equipamento, que parece deslizar facilmente entres os dedos.

Além disso, aparentemente a parte de trás é propícia a “criar” riscos, que parecem surgir naturalmente ao pousarmos o objeto em alguma superfície.

Contudo, o equipamento apresenta uma construção bastante robusta, dando a impressão de ser suficientemente resistente a eventuais quedas.

Ecrã

Microsoft Lumia 435 (1)Com uma camada repelente a gorduras, que evita o aparecimento de marcas deixadas pelo dedo, o ecrã do Lumia 435 apresenta uma boa qualidade.

Também o deslizar dos dedos sobre o ecrã é bastante suave, aliás uma caraterística já bem conhecida desta linha de smartphones.

Porém, o controlo do brilho já dececionou um pouco. Em condições menos favoráveis, como maior intensidade de luz, os ajustes não oferecem uma boa visualização.

O tamanho do ecrã (4’) é bastante satisfatório, mas talvez não o ideal para quem está habituado a telas maiores.

Interface

Microsoft Lumia 435 (7)O sistema operacional não acrescenta nenhuma novidade merecedora de destaque, pois é basicamente o mesmo ao qual os utilizadores da linha Lumia estão habituados.

Além do update Lumia Denim, o aparelho vem equipado com a última versão do Windows 8.1.

É de salientar que, para quem adquirir o Lumia 435, está garantida a atualização do Windows 10, assim que o update for oficialmente lançado.

Desempenho

Apesar de vir com um hardware um pouco fraco, é possível executar alguns jogos mais exigentes neste smartphone, com poucas quedas de FPS. E se aguenta com jogos mais exigentes, os restantes, bem como aplicações simples, são executados sem qualquer dificuldade.

Microsoft Lumia 435 (10)Neste aspeto, consideramos que o aparelho vai ao encontro do preço cobrado pela marca.

É verdade que os 8 GB de armazenamento interno podem ser uma limitação para a maioria dos smartphones, mas neste caso não surgem grandes problemas. O próprio hardware do equipamento delimita a instalação de aplicações muito grandes, o que acaba por auxiliar na falta de espaço.

Para os usuários que gostam de guardar muitas fotos e outro tipo de ficheiros, a possibilidade de acrescentar um cartão microSD até 128 GB trás armazenamento mais que suficiente.

Câmara

Se há um ponto que dececiona no Lumia 435, esse ponto é a câmara. Ao contrário do que costumamos encontrar ma linha Lumia, nomeadamente smartphones com câmaras de boa qualidade, parece que, neste caso, a Microsoft quis economizar.

Aos consumidores mais exigentes, a qualidade das imagens não vão ser as mais desejadas, mesmo aquelas tiradas em ambientes favoráveis.

Microsoft Lumia 435 (2)

A câmara traseira, de 2 megapixéis, tira fotos com fraca qualidade, e a frontal, de 0.3 megapixéis, talvez satisfaça a quem não se importar com a qualidade das selfies.

Áudio

Em comparação com outros equipamentos semelhantes, a qualidade sonora do Lumia 435 surpreende. Mesmo apresentando alguns ruídos em volume máximo, o aparelho consegue emitir sons altos de acordo com o prometido.

A curvatura que existe na parte traseira evita que o som seja abafado quando colocamos o smartphone numa superfície lisa, aspeto que devemos destacar.

Bateria

Numa utilização moderada, como consultar o Facebook, enviar mensagens, executar aplicações simples e alguns jogos, a bateria de 1.560 mAh aguenta bem um dia, acabando por ainda ficar com cerca de 25% de energia.

Já num uso mais exigente, como reprodução de conteúdos multimédia, dura pouco mais que algumas horas.

Veredito: Microsoft Lumia 435

Microsoft Lumia 435 (6)Se vale a pena? Sim. Para quem procura um equipamento de uso simples e que ainda seja capaz de executar algumas aplicações e alguns jogos, este smartphones é ideal.

O hardware do Lumia 435 pode ser simples, mas é compensado pelo preço.

Apesar de ser visível, em alguns aspetos, a tentativa da Microsoft em economizar, há pontos em que essas faltas foram compensadas.

Para quem procura um primeiro smartphone e não quer investir muito mas, ainda assim, procura qualidade, o Lumia 435 deve aparecer entre as opções de escolha.

Pontos a favor:

  • Barato
  • Qualidade
  • Hardware simples

Pontos contra:

  • Qualidade das câmaras podia ser melhor

Desde já agradecemos à Microsoft por nos ter disponibilizado o Lumia 435 para análise, podendo adquirir o mesmo na loja online da Microsoft por 89,99€.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here