Home Tecnologia Análises Análise Maono WM820: review a um microfone sem fios

Análise Maono WM820: review a um microfone sem fios

Com o crescimento repentino de plataformas como o YouTube e o TikTok, a qualidade sonoro é importante e gravar apenas com um smartphones começa a não ser suficiente. Não é que o smartphone não tenha boa câmara, o problema acaba por ser o som.

Por isso, existem algumas opções bem interessantes que podem ajudar, nomeadamente adquirir um microfone sem fios que integre com o smartphone. Hoje iremos analisar uma dessas opções, o Maono WM 820.

O kit inclui um transmissor, receptor, cabos de carregamento, um plugin de lapela e um windscreen para o microfone embutido no transmissor. Estou impressionado com a facilidade de configuração, conectividade e qualidade geral por um equipamento que tem um preço inferior a 100 dólares.

Conectividade

O transmissor no kit Maono AU-WM820 tem um conector de entrada de 3,5 mm para usar com a lapela omnidirecional incluída ou qualquer outra que tenha esse tipo de plugue.

O receptor no kit Maono AU-WM820 tem um conector estéreo de 3,5 mm para conectar seus fones de ouvido, além de outro conector estéreo não balanceado de 3,5 mm para alimentar qualquer dispositivo que desejar, que provavelmente será uma câmera, mixer, smartphone ou tablet. O kit WXM22 inclui dois cabos de áudio para essa finalidade:

  • Um dos cabos termina em um plugue de 3,5 mm para ser usado com uma câmera, mixer ou gravador de áudio. Se o seu equipamento tiver apenas uma entrada XLR, precisará de um adaptador de 3,5 mm para XLR macho.
  • O outro cabo termina em um plugue TRRS de 3,5 mm para usá-lo com um smartphone ou tablet com esse tipo de conector (como o meu Galaxy S20 Ultra) ou com um que só aceite Lightning ou USB-C. Para qualquer uma dessas entradas digitais, precisará de um adaptador/conversor que não está incluído com o Maono WM820.

Tecnologia e canais

O kit Maono AU-WM820 usa a banda de 2,4 GHz, sendo que o kit já vem conectado entre si. Existe um modo de emparelhamento automático opcional, mas não precisei usá-lo.

Baterias e vida útil da bateria

A bateria dentro do transmissor e receptor bateria Li-po é de 350ma / 3.7v embutida. Eles são recarregáveis ​​através da porta USB-C. O carregador não vem incluído, mas hoje em dia certamente que facilmente já terá um. Em termos de duração, a Maono classificou como tendo até 6 horas de trabalho, sendo que durante a nossa utilização durou entre as 5h e as 6h.

Latência

Sabemos que quando as coisas são conectadas por fios, o sinal é rápido e com instabilidade reduzida, mas esse é o grande risco dos sistemas wireless, por isso é que até há pouco tempo os ratos ou auscultadores gaming não eram usados por profissionais, devido aos pequenos atrasos de milisegundos que poderiam ser fulcrais para uma final, o que pode ser uma preocupação para este sistema.

No entanto, durante a nossa utilização, não notamos qualquer tipo de problema que fosse perceptível. A Maono refere que os Maono WM820 oferecem uma latência de 20ms, o que não refletirá em grandes consequências para o resultado final, sendo que mesmo a nível profissional, se tiver impacto, um pós-edição ou uma monitorização e correção em tempo real será fácil de implementar. Obviamente que conseguiria resultados melhores em equipamentos bem mais caros, mas não nos podemos esquecer que estamos a falar de um produto que custa menos de 100 dólares.

Pode adicionar um microfone externo

Maono AU-WM820 tem uma entrada TRS de 3,5 mm para conectar um microfone externo. Isso pode incluir um microfone de lapela com TRS 3,5 mm (como o incluído), um microfone shotgun com terminação em TRS 3,5 mm que funciona com tensão de polarização (“potência do plug-in”), ou outro microfone de melhor qualidade, o que até permitirá adicionar a funcionalidade sem fios a um equipamento de grande qualidade.

Veredito: Maono WM820

Comecemos pelo preço, não há dúvidas que encontrar um microfone wireless compatível com câmara ou smartphone é uma equipamento difícil de encontrar, mas a preços elevados. No entanto, o grande destaque deste equipamento é o seu preço, já que oferecer um microfone sem fios com qualidade a menos por 100 dólares. Obviamente que encontrará no mercado microfones com qualidade muito superior, mas o seu prçeo também será muito superior.

O Maono WM820 tem um bom design, um tamanho compacto, qualidade de construção, conectividade, facilidade de configuração e qualidade de som em sua faixa de preço. Para uma vertente mais profissional, a latência de 20ms pode ser considerada alta, mas nada que um pós edição, ou mesmo uma monitorização em tempo real não possa corrigir qualquer problema que daí advenha.

 Para obter mais informações sobre o produto no site oficial da Maono.

Passatempo Anual Maono

A Maono tem um excelente passatempo a decorrer, sendo que os prémios são uns MAONOCASTER AU-AM200S4, os Maono WM820 que analisamos neste artigo e um MAONO AU-PM461TS.

Para participar é fácil, seguir o @maonoglobal no Facebook, gostar e partilhar o post, referir dois amigos e dizer qual é o produto da marca que é o seu favorito nos comentários. Depois disso, terá de entrar numa página para fazer o registo de entrada no passatempo.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here