Análise LG Watch Urbane: smartwatch com Android Wear

LG G Watch Urbane (1)

A LG é uma das fabricantes com mais smartwatchs no mercado, sendo que há várias versões, incluindo com 4G. Tivemos a oportunidade de experimentar o Watch Urbane, o mais clássico da marca.

Características e acessórios
Design e ecrã
Desempenho
Veredito: LG Watch Urbane

A LG foi uma das primeiras fabricantes que estabeleceu parceria com a Google para utilizar o Android Wear, uma versão do sistema operativo Android otimizado para os relógios. Um adereço que acaba por ser um pouco caro, já que custa 349,99€.

Os smartwatchs ainda têm poucos anos de mercado e consideramos que o mercado ainda está no início e que muito pode ser feito neste segmento. No entanto, o Android Wear é um sistema operativo já bastante bom, mas nada melhor do que ler a análise completa.

Características

  • LG G Watch Urbane (7)Dimensões: 4,55 x 5,22 x 1,09 mm
  • Peso: 66,5 g
  • Sistema Operativo: Android Wear
  • Ecrã: 1,3″ P-OLED
  • Resolução: 320 x 320 p
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 400 single-core a 1.2GHz
  • Memória RAM: 512MB
  • Armazenamento: 4GB
  • Wifi: Wi-Fi 802.11 b/g/n
  • Conectividade: 4G
  • Sensor 9-Axis, sensor de batimentos cardíacos
  • Bluetooth 4.1
  • Resistência IP67
  • Bateria: 410 mAh

Apesar destes modelos tecnológicos, a caixa tem o mesmo estilo dos relógios mais luxuosos. Como seria de esperar, o único acessório é o carregador do smartwatch.

Design e ecrã

LG G Watch Urbane (8)Os primeiros smartwatch tinham designs quadrados, mas rapidamente se percebeu que as tecnológicas iriam seguir um design mais premium, para assim elevarem o nível dos relógios. Claro que nunca irão ombrear com as grandes marcas de luxo, já que as pessoas que estão interessadas neste segmento não deixarão de gostar dessas marcas, mas poderá encontrar interesse nas pessoas que gostam de gadgets tecnológicas e que pretendem melhores designs.

O design circular estreou-se pela Motorola, com o Moto X, e o sucesso foi tal que rapidamente se percebeu que é o design circular que as pessoas mais gostam, portanto a maioria das fabricantes de smartwatchs tem versões circulares (a única exceção é a Sony).

sdrO LG Watch Urbane é a gama premium da fabricante sul-coreana, que tem uma bracelete em couro, sendo que o relógio em si é metálico e está disponível em prateado e dourado, sendo o prateado a cor que mais gostamos e foi a enviada pela LG para testarmos.

O design do LG Watch Urbane é um design clássico, com uma moldura robusta e, certamente, ideal para o público masculino. Aliás, até pelo seu tamanho, num pulso mais fino como o de uma mulher, é um relógio que não ficará bem. O relógio tem um único botão que serve para ir para o mostrador do relógio, ou desligar o ecrã com dois toques.

LG G Watch Urbane (9)A bracelete, por seu lado, é em couro e terá o desgaste normal deste tipo de relógios. Tendo em conta que o relógio já passou por várias pessoas, já notamos algum desgaste do couro.

O ecrã é completo, ao contrário do Moto X, isto é, a parte circular é ecrã e temos mostradores completos, o que dá um toque totalmente diferente ao relógio. O ecrã é de boa qualidade e a sua utilização é muito boa, com uma resposta ao toque de grande nível. Mesmo na visualização do ecrã com luminosidade extrema conseguimos ver bem o ecrã.

Mas há uma opção de ter o ecrã sempre ligado, sendo que quando carregamos uma vez no botão do relógio, o ecrã passa para um formato parecido ao eink e que permitirá continuar a ver as horas sem ser necessário ligar o relógio, pois o ecrã é, certamente, o que mais bateria consome.

Desempenho

É complicado fazer comparativos de desempenho aos smartwatchs, já que praticamente todos têm o mesmo sistema operativo, o Android Wear, que não pode ser alterado, isto é, não há mudanças de interface possível, o que faz com que a única diferença entre os vários relógios inteligentes seja o design exterior e os mostradores.

sdr

A verdade é que o relógio tem um objetivo muito próprio, que é de servir de apoio ao smartphone e o mesmo acontece para as versões com 4G, já que substituir o smartphone pelo relógio é impossível. Assim, para ler emails e ver mensagens, sem ser necessário tirar o smartphone do bolso, é o que se consegue com este smartphone. Além disso, ao configurar o smartphone com a ligação ao bluetooth do smartwatch, mesmo que não esteja ao alcance do equipamento, o relógio continua a receber as notificações via wifi, que também equipa o relógio.

Para interagir no Android Wear, desliza para baixo para voltar para trás, sendo que com um toque no ecrã por mais de um segundo, poderá alterar os vários mostradores que o relógio LG tem disponível. Se deslizar da direita para esquerda terá acesso às aplicações instaladas no smartwatch.

No entanto, há uma especificação que falta, o GPS. Sem o smartphone, será difícil funcionar com o Google Maps.

dav

Para que o relógio funcione na sua plenitude, deverá utilizar o Google Now no seu smartphone. Aí, terá mais informações no relógio e perceberá o porquê do Android Wear. No entanto, ao utilizar em português encontrará algumas dificuldades, já que por diversas vezes ele irá indicar-lhe que não percebe o que dizemos. Portanto, para experimentar ao máximo poderá utilizar em inglês, apesar de não ser muito lógico.

Quanto à autonomia, o relógio garante um dia de utilização, sendo que com muita dificuldade conseguimos dois dias. E este é o grande “calcanhar de aquiles” dos relógios inteligentes, a bateria. A duração normal do smartwatch é um dia, o que se alia a mais um gadget que temos de carregar todos os dias, nomeadamente para as pessoas que também têm de carregar o smartphone todos os dias. Agora passa a ser dois gadgets para ligar ao carregador antes de ir deitar.

O smartwatch é mesmo assim, após terminar o dia e deitar-se, coloca o relógio a carregar na cabeceira e, assim que se levanta, coloca-o no pulso e segue o dia. Esta será o nova rotina diária para quem adquire um smartwatch.

Veredito: LG Watch Urbane

LG G Watch Urbane (6)Os smartwachs são gadgets recentes e que têm agitado o mercado, com design exteriores cada vez melhores e o LG Watch Urbane é um bom exemplo disso. Com um design clássico, será fácil de convencer os mais céticos, sendo que também possuiu um ecrã de grande qualidade. Além disso, tem uma opção que mantém o ecrã sempre ligado o que permitirá ver as horas sempre que quiser, sem ser necessário ligar o ecrã.

Por outro lado, há uma especificação que ainda faz falta e aumenta a independência do relógio, que é o GPS. Também o Google Now, que é o grande impulsionador dos smartwatchs, tem alguns problemas para ouvir em português, sendo que se quiser ver como o relógio pode funcionar a sério, terá de utilizar a língua inglesa.

Pontos a Favor:

  • Design clássico
  • Qualidade do ecrã
  • Possibilidade de ecrã sempre ligado

Pontos Contra:

  • Google Now não funciona muito bem em português
  • Não tem GPS

Queremos agradecer à LG por nos ter cedido o LG Watch Urbane para testes. Poderá comprar o smartwatch nas lojas de retalho por 349,99€.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here