Análise LG Minibeam Nano: o PV150G é um projetor poderoso mas portátil

Red Magic 6S

LG Minibeam Nano (1)

No IFA 2015 tinha visto um projetor bem pequenino e com um design interessante no stand da LG. Agora tivemos a oportunidade de o testar e cumpriu com as expectativas. Leia a análise.

Especificações e acessórios
Design
Desempenho
Veredito: LG PV150G

A LG apostou forte na IFA 2015 com um stand de fazer inveja a todos os concorrentes. Podemos conhecer várias apostas da marca, com claro foco nas televisões, nos smartphones, tablets, bem, quase tudo o que envolva tecnologia. Além dos produtos “normais”, ficámos interessados em um pequeno projetor. O LG Minibeam Nano, ou LG PV150G.

Porquê? Pequeno, logo muito portátil, e com promessa de um desempenho bastante satisfatório. Na altura, a LG prometeu-nos que iria estar disponível para podermos experimentar e essa oportunidade chegou. Conheça a nossa opinião.

Especificações e acessórios

  • LG Minibeam Nano (8)Dimensões: 108 x 103 x 33 mm
  • Peso: 270g
  • Brilho Máx: até 100 Lumens
  • Resolução: WVGA (854x480p)
  • Tamanho do ecrã: até 100 polegadas
  • Contraste: 100.000:1
  • Tempo de vida do LED: 30.000horas
  • Saída de vídeo: HDMI e Miracast
  • USB e Audio-out
  • Focagem manual
  • Bateria interna com duração de duas horas e/ou adaptador de corrente
  • Comando

Em termos de acessórios não conte com muita coisa, já que tem um carregador de parede e um comando próprio.

Design

LG Minibeam Nano (10)O projetor da LG, o Minibeam Nano destaca-se pelo seu tamanho aliado a um bom design que não o torna discreto, mas que demonstra confiança de um bom desempenho. O que salta à vista é mesmo o seu tamanho, já que o torna compacto e facilmente pode ser colocada numa bolsa de senhora ou num bolso do casaco.

Na parte da frente temos a lente LED, enquanto no lado esquerdo temos o botão rotativo de focagem, a coluna de som e o kensignton lock. Na parte direita temos a saída de ventilação e a ligação AC para carregar o dispositivo, enquanto na parte de trás temos uma entrada HDMI, uma saída mini-jack para som, uma entrada USB e o botão para ligar/desligar.

LG Minibeam Nano (11)Na parte de cima temos os botões de comando, um pequeno joystick que além dos botões direcionais, também o botão “enter” no meio. Há ainda a destacar a possibilidade de o colocarmos num tripé, já que na parte de baixo temos o encaixe utilizado nas câmaras fotográficas.

Podemos indicar apenas uma falta, que é um ajuste de altura. É que nem sempre é possível colocarmos o projetor da forma que precisamos para projetar a imagem e um pequeno regulador de altura seria uma grande ajuda.

Desempenho

A utilização deste equipamento é surpreendente, até pelo seu tamanho muito compacto. Com as suas várias funcionalidades, experimentamos a ligação wifi utilizando o smartphone e colocamos o Netflix para corrermos um vídeo, que será o grande objetivo deste gadget.

LG Minibeam Nano (5)Aliás, é este um dos aspetos principais, já que com a tecnologia sem fios podemos ligar o aparelho ao smartphone, o que oferece a mobilidade que precisamos. É verdade que tem “apenas” duas horas de duração, mas conseguimos ver um filme completo (1h40) sem qualquer problema e ainda ficámos com bateria.

O “sistema operativo” utilizado é bastante intuitivo e fácil de utilizar, mesmo sem o comando. Além disso, podermos instalar a aplicação LG Screen Share e permite que o nosso smartphone faça de comando e ligue ao ecrã do equipamento, os botões são de fácil utilização. Com os pequenos quadros, facilmente sabemos onde está o que queremos e a melhor forma de o fazer.

A pergunta que se impõe é: então e o LG Minibeam Nano funciona em todos os ambientes? Como seria de esperar e que acontece com muitos projetores, quando temos alguma luz ambiente, a visualização torna-se mais complicada, portanto quanto menos luz tivermos na sala, melhor será a visualização dos conteúdos. O que também vai a favor deste projetor é que conseguimos obter um tamanho de imagem até às 100 polegadas, com uma boa qualidade de imagem, o que, mais uma vez, num equipamento tão compacto é um desempenho de louvar.

LG Minibeam Nano (6)Só numa situação ficámos um pouco desapontados, na qualidade de som. A verdade é que não esperamos muito, até porque com o tamanho que o LG Minibeam Nano tem, não se pode esperar tudo. Mas quando temos um tamanho de imagem grande, esperamos logo um som alto e de qualidade, o que não acontece.

O som deste equipamento é normal, tendo em conta o tamanho do dispositivo, mas sentimos que é baixo demais para o que queremos com esta qualidade. O nosso conselho é uns auscultadores para tirar partido ao máximo, ou então de uma coluna externa através do mini-jack, que foi o que utilizámos e que fez maravilhas na visualização de um filme.

Veredito: LG Minibeam Nano PV150G

LG Minibeam Nano (7)Se está à procura de um equipamento para substituir um projetor de alta gama, vem procurar ao sítio errado. Este equipamento junta o fator portabilidade a um bom desempenho por um preço aceitável de 299€. Apesar da qualidade e de ser compacto, este produto é para pessoas que precisam de mais portabilidade do que qualidade.

No entanto há dois pontos que tornariam este projeto melhor. Um pequeno ajuste de altura, o que permitiria colocá-lo em qualquer sítio, em vez de termos de andar com objetos para que ele fique a “apontar” para o sítio certo, bem como a coluna poderia ter um som mais alto. Felizmente, este último pode ser facilmente corrigido com uma coluna externa.

Pontos a Favor:

  • Compacto
  • Desempenho
  • Fácil utilização

Pontos Contra:

  • Som poderia ser mais alto
  • Falta um ajuste de altura

Desde já o nosso agradecimento à LG por nos ter cedido o LG minibeam Nano / LG PV150G para análise. O mesmo pode ser encontrado nas lojas de retalho por 299€. Segue-se a nossa galeria de imagens:

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here