Análise LG L70: gama baixa com funcionalidades de topo

LG L70 (1)

A LG tem apostado em todos as gamas de smartphones, tanto nos topos de gama com o LG G3, como na gama baixa. Será o L70 o smartphone ideal desta gama baixa? Leia a análise.

Índice
Características e Acessórios
Design e Ecrã
Interface e Desempenho
Câmara e Multimédia
Veredito: LG L70

Os smartphones são uma das grandes apostas da LG para este ano, no entanto todos sabemos que para se ser líder tem que se ser forte em todos as gamas, sendo a low-cost a que mais dispositivos vende. Assim, a LG lançou a linha L, que já vai neste terceira versão, o L3, com o L70. A evolução tem sido grande, com melhoras no design e nas funcionalidades. Aliás, o L3 são os primeiros dispositivos a trazerem o Knock Code, uma nova forma de desbloqueio que recentemente foi aproveitada para “gozar” com a concorrência através de alguns vídeos publicitários.

Leia a nossa análise para perceber se o LG L70 é uma boa aposta.

Características e Acessórios

  • Dimensões: 127.2 x 66.8 x 9.5 mm
  • Peso: 124g
  • Sistema Operativo: Android 4.4.2 KitKat
  • Ecrã: IPS de 4,5 polegadas
  • Resolução: 480 x 800 p / 207 ppi
  • Câmara: 5MP /Frontal: VGA
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 200 dual-core a 1,2GHz
  • GPU: Adreno 302
  • Memória Ram: 1 GB
  • Memória interna: 4GB , MicroSD até 32GB
  • Bateria: 2100 mAh
  • Wi-Fi 802.11 b/g/n, Wi-Fi Direct, Wi-Fi hotspot
  • GPS com A-GPS e GLONASS
  • Bluetooth 4.0, NFC
  • Jack de Áudio Normalizado de 3.5 mm

LG L70 (10)Em termos de características nesta gama de preço não está nada mau. Claro que conseguiremos encontrar por um pouco mais, alguns dispositivos concorrentes com quad-core, mas será esses quad-core superiores a este Dual-Core? E com um design tão bom, bem como funcionalidades exclusivas? Uma coisa é garantida, muito poucos nesta gama tem a última versão do Android, o Android 4.4 KitKat e, sem dúvida, é um grande ponto a favor, já que a maioria dos concorrentes neste preço estão, ainda, no Android 4.2 Jelly Bean. Também o NFC já está presente no L70.

Em termos de acessórios, conta com os normais carregador de parede, cabo USB-microUSB e uns auriculares.

Design e Ecrã

O design do LG L70 surpreendeu-me. Tem um bom toque e o seu tamanho encaixa perfeitamente na mão. Infelizmente, tivemos a versão preta para analisar, mas já vi o L70 na cor branca e achei muito mais interessante do que este.

LG L70 (12)

Com seria de esperar, é tudo plástico. O L70 também permite retirar a capa traseira, com acesso ao cartão SIM, microSD e bateria, o que é importante para o caso de a bateria deixar de funcionar num futuro, bastando apenas mudar.

Um pormenor que me interessou é a parte traseira do dispositivo, que tem um toque muito interessante, com bastante relevo e dá um toque de luxo. Além disso, permite que não seja tão escorregadio, o que é importante para que não cai facilmente. Mais uma informação importante, esta capa traseira não fica com dedadas.

LG L70 (15)Na parte da frente temos o ecrã e três botões, um botão mesmo e dois capacitivos. O botão do meio serve para irmos para o Home, enquanto nos outros temos as funcionalidades muito utilizados em smartphones LG, voltar para trás e opções.

Na parte de baixo encontramos o microUSB, enquanto na parte de cima temos o jack para auriculares. Do lado esquerdo temos o botão de ligar/desligar, enquanto do outro lado temos os botões de volume.

O ecrã do LG L70 é de 4,5 polegadas com uma resolução de 480x800p. Não é uma resolução muito alta, mas poderia ser um pouco melhor, já que a concorrência consegue chegar ao HD.

No ecrã há a destacar a resistência às dedadas. Por incrível que pareça, este ecrã não marca assim tão facilmente as dedadas como acontece a sua concorrência. Tem bons ângulos de visualização, o que é uma mais valia, mas há aspetos que desiludem. No exterior, há alguma dificuldade, mesmo com o brilho no máximo.

Interface e Desempenho

LG L70 interface (1)O LG L70 vem equipado com a última versão do Android, o KitKat. Sem dúvida, esta gama L3 da fabricante sul-coreana é capaz de ser uma das poucas, senão a única, a este preço com a última versão do Android no mercado português, o que é uma mais valia. Estamos habituados a ter de gastar muito mais dinheiro para ter a última versão do Android, mas a LG fez um bom trabalho aqui.

Quanto à interface não é mais do que estamos habituados em smartphones da LG, com a sua interface Optimus UI. Já estamos bem habituados a ela, portanto não a consideramos nada confusa.

Em termos de funcionalidades, somos surpreendidos, pois tem muitas funcionalidades que, até agora, só encontramos em topos de gama. Para começar uma funcionalidade que foi estreada nesta mesma gama, o Knock Code. O Knoock Code não é mais do que uma nova forma de desbloquear o smartphone, além das já normais deteção facial, padrão, PIN e password.

Para desbloquear, temos quatro pontos imaginários no ecrã, onde uma combinação pré-definida por si desbloqueia o ecrã. Veja o vídeo que prepará-mos para si, para perceber.

httpv://youtu.be/k9xaZZ12Nr4

Mas as funcionalidades não ficam por aqui. Pode utilizar o Knock On, dois toques para desbloquear, o  QuickMemo, Qslide, Smart Screen, deteta a sua cara e desligar o ecrã se deixar de olhar para ele, e o Movo Visitante onde pode limitar o acesso do visitante ao smartphone para não mostrar as coisas que não quer. Outra funcionalidade interessante é o pop-up que se abre quando colocamos o jack, que permite aceder ao rádio, sim a LG mantêm a aplicação rádio FM, ao seu álbum de músicas ou outras aplicações.

Também o QuickWindow está disponível nesta gama L3, com uma capa comprada em separado, adicionando mais uma funcionalidade só vista nos topos de gama.

Em termos de desempenho não o poderemos comparar a um topo de gama, mas vamos compará-lo ao BQ Aquaris 5 HD, que é um pouco mais caro, já com um quad-core da MediaTek, e ao primeiro LG Maximo G. Para compararmos iremos usar os “normais” AnTuTu, AnTuTu X, Vellamo, Quadrant, GFXBench e 3DMark.

É sempre complicado compararmos com smartphones antigos, como o LG Maximo G, além de as aplicações que usamos serem diferentes, estão, também elas, mais atualizadas. Mas a comparação com o BQ é bem mais realista e podemos ver essa comparação no quadro seguinte.

LG L70BQ Aquaris 5 HDLG Maximo G
Antutu127661365921940
Antutu X1286813704
Quadrant54324766
Vellamo115914781837
GFXBench42493130
3DMark12,2fps

Numa comparação direta com um quad-core, podemos ver que o LG L70 ganha em alguns aspetos nos testes de desempenho. Certamente que um dos fatores que influenciam é o Android 4.4 KitKat que foi concebido para correr em smartphones low-cost de uma forma mais fluída e é mesmo isso que acontece.

Independentemente dos resultados serem positivos ou não, o desempenho não será afetado e notará muitos poucos lags ou qualquer tipo de arrastamento.

Em termos de desempenho de bateria está ao nível dos smartphones de hoje em dia, numa utilização mais intensiva terá de ser carregado todos os dias, mas se for uma pessoa moderada, chegará ao final do segundo dia sem qualquer problema. Se não ligar o 3G ainda melhor, consegui cinco dias de utilização sem 3G e apenas ligando o wifi quando chegava a casa.

Câmara e Multimédia

LG L70 (7)Na parte frontal apenas temos uma VGA, que faz pouco mais que más fotos. A câmara traseira também não é nenhum topo de gama e faz um bom trabalho com boa iluminação, mas poderia e deveria ser de, pelo menos, 8MP.

O desempenho da câmara é mediano, com boa iluminação correrá tudo bem e as fotos são razoáveis, mas o mesmo não acontecerá se tivermos luz diretamente na lente, bem como em ambientes com pouca luminosidade, mas certamente que não estará à espera disso mesmo num smartphone desta gama, que custa 179,90€. Deixo-vos algumas fotos que tirei com o L70 e pode consultar as versões originais no Flickr.

LG L70 fotos (3)

LG L70 fotos (2)

LG L70 fotos (1)

Em termos de multimédia, bem como reprodução de música o desempenho será razoável, já que o ecrã não é de topo nem os auriculares que acompanham o dispositivo são de topo.

Um ponto negativo é o espaço de armazenamento interno, apenas 4GB, que limita a quantidade de aplicações a instalar, nomeadamente jogos. Se pretende colocar grandes jogos, este smartphone não é o ideal para si. Se for só ver vídeos e música, tem sempre a possibilidade de utilizar um cartão microSD.

Veredito: LG L70

A LG tem apostado forte neste gama mais baixa e a meu ver, uma excelente aposta. Esta nova gama L3 traz novas funcionalidades, funcionalidades essas que só estamos habituados a ver em topos de gama, bem como recebeu um bom upgrade em termos de especificações, quando comparado com os seus antecessores.

LG L70 (5)

Mas o ponto alto do LG L70 tem a ver com software. Vir equipado com a última versão do Android 4.4 KitKat é o grande ponto forte deste smartphone, até porque não estamos habituados a ter as últimas versões neste segmento mais baixo, mas também as várias funcionalidades Premium da LG, que só encontramos em topos de gama, estão presentes neste equipamento.

No entanto, os poucos 4Gb de armazenamento são muito limitados, pois só ficam disponíveis 1,5GB para aplicações e jogos, ora se existe jogos com mais de 1GB, este smartphone fica proibido para esse tipo de consumidores. Também na Câmara e na resolução a LG deveria ter ido mais longe, pelo menos um pouco mais longe para os 8MP e 540x960p.

Pontos a Favor:

  • Android 4.4 KitKat
  • MicroSD
  • Funcionalidades Premium

Pontos Contra:

  • 4GB internos
  • Câmara poderia ser melhor
  • Resolução 480 x 800 p

Desde já agradecemos à LG por nos ter disponibiliza do LG L70 para teste. O equipamento pode ser adquirido em qualquer loja de retalho por 179,90€. fique com a nossa habitual galeria de imagens.

6 COMENTÁRIOS

  1. Olá

    Sera que este smartphone Lg L70 comprado em portugal, Estando no Brasil funciona com os chips do brasil?
    Li e fiquei sem perceber se ele era internacional e se contem o GRCH.
    Alguem poderia me ajudar nisso?.
    Obrigada pela gentileza.
    Luana

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here