Análise LG G4: o SmartCamera

Fotos LG G4 (24)

É um dos topo de gama de 2015 e a aposta da LG em revolucionar o mercado dos smartphones, introduzindo uma câmara de f1.8. Saiba mais na nossa análise.

Índice
Características e acessórios
Design
Câmara e Multimédia
Desempenho
Veredito: LG G4

Características e acessórios

Desde o lançamento do iPhone 5S (final de 2013) em que se utilizou pela primeira vez um processador de 64-bit num telefone, que as companhias têm vindo a implementar esta tecnologia nos seus dispositivos. Por ter um desempenho superior, uma gestão de energia mais eficiente e menor calor emitido, fazem com que seja uma escolha para o futuro.

No quadro abaixo marcamos as principais diferenças entres o G4 e o seu antecessor, o G3 e podemos ver que além do novo processador, a memória RAM é agora de 3GB em todos os dispositivos (variava no G3 em dois modelos em que mais ROM trazia mais RAM). Para além da câmara principal que veio revolucionar as fotografias, também a frontal ficou melhor. Cada vez mais queremos uma selfie perfeita e a pensar nisso a LG introduziu uma lente de 8MP.

Segue a tabela com as características principais:

lgg4

Design

Fotos LG G4 (15)Ligeiramente mais pesado e maior que o seu antecessor, o LG G4 mantém um estilo simplista com uma face negra e livre de botões. Na parte traseira, a fórmula de sucesso mantém-se. Os três botões, dois de controlo de volume e um de ligar / desligar estão presentes, tornando fáceis e intuitivas tais operações.

Nesta edição, o ecrã continua a ser QuadHD mas agora tem um estilo ligeiramente curvo, que se adapta perfeitamente às feições do rosto. Não tão curvo como o G Flex mas o suficiente para contribuir para uma melhor ergonomia quando usado para chamadas.

A par do ecrã curvo, a base também está agora curva. Podia ser um ponto a favor, e é em termos estéticos, mas não é de todo funcional. Quantos de nós usam o telefone em cima de uma mesa ou outra superfície plana? E quantas são as vezes que o fazemos com uma só mão? A forma curva da base faz com que o telefone oscile de forma constante enquanto tocamos no ecrã.

Fotos LG G4 (3)O cuidado que a LG colocou nos pormenores em torno do G4, tornam este telefone numa peça única e para vários estilos. Falamos necessariamente das capas. As duas versões disponíveis, em Pele ou imitação, fazem a delicia de quem quer comprar um G4. Mas atenção, dentro das capas em pele (do kit que nos foi enviado, Couro preto e Couro castanho) tenha sempre em atenção ao interior das capas. No nosso caso a capa preta não trazia as conexões necessárias para a ligação NFC, enquanto na castanha estão presentes.

Câmara e Multimédia

Fotos LG G4 (6)Se há uma maneira de definirmos o LGG4 é falando na sua câmara. Com uma impressionante melhoria em todos os sentidos neste componente, conseguimos tirar fotos quase perfeitas, virtualmente em qualquer cenário. Quer seja na câmara principal ou na secundária, as fotos que tirámos foram das melhores que obtemos num smartphone nos últimos tempos. Seguem algumas fotos e respetivas descrições com as definições utilizadas.

Analise LGG4 edit 01A possibilidade de controlar o foco manualmente confere-nos a habilidade de criar um efeito “bouquet” em que o nosso motivo focado é o centro das atenções.

Analise LGG4 edit 02Um dos efeitos criativos que mais gostámos. Recorrendo a um tripé, decidimos elevar a exposição para 2s (isso mesmo dois segundos). Apesar do trânsito reduzido na altura, o efeito de arrasto que as luzes dos carros produzem, aliado a uma imagem quase perfeita, dizem-nos muito das capacidades deste telefone.

Analise LGG4 edit 03Nesta foto queríamos usar um ISO que é comum em fotos nocturnas. Usando um valor de 300 com uma exposição de 1/15s, consegue-se uma foto definida, balanceada e quase sem grão.

Analise LGG4 edit 04Na foto acima, damos a conhecer o tom criativo que se pode ter com a possibilidade de controlar os parâmetros de câmara. Com uma velocidade de disparo elevada, tendo consequentemente um tempo de exposição reduzido, podemos ter um efeito de silhueta no nosso motivo, em contraste com o por do sol.

Analise LGG4 edit 05Na foto acima temos um exemplo das limitações do sensor. Se aumentarmos o ISO para valores absurdos (2000 por exemplo) conseguimos uma foto com um tempo de exposição relativamente curto, face às condições de iluminação mas perdemos na qualidade final. O grão apresentado é excessivo e advém do ISO elevado.

Analise LGG4 edit 06Uma das melhores fotos com este telefone. Num conhecido festival, com condições de iluminação de diferentes intensidades, usando o ISO correcto, combinado com uma exposição certa, conseguimos ter um palco perfeito sobre uma lua perfeitamente visível.

Segue a galeria com as fotos tiradas com o LGG4:

Desempenho

Fotos LG G4 (17)Em termos de desempenho efetivo medido em números, podia ser melhor. Como já mencionamos, na utilização do quotidiano, não vamos sentir falta de mais poder de processamento, mas os dados não mentem. No futuro, caso haja alguma aplicação que solicite mais do processador, a velocidade e fluidez do sistema, podem estar comprometidos.

Há também um senão em termos um ecrã com uma resolução tão elevada. Algumas aplicações que são feitas de raiz para uma resolução nativa inferior, ficam muitas vezes desajustadas do ecrã. Algumas delas, apesar de estar certificadas para uma versão de Android inferior, emitem uma mensagem de erro sobre compatibilidade. Foram muito poucos estes casos porém é algo que tem que ser corrigido no futuro.

Segue uma compilação dos testes de desempenho:

LGG4 - Antutu

 

No teste do AnTuTu, um dos mais conhecidos programa de testes para estes dispositivos, vemos que o desempenho do G4 não fica em último lugar em relação aos competidores diretos mas fica bastante longe do telefone da Samsung.varios testes g4 vs g3

Quisemos comparar o LG G3 com o novo telefone da LG e há efetivamente uma melhoria. Podia ser melhor? Sim mas por enquanto, todas as Apps que corremos e as fotos que tirámos, não nos pedem mais do maravilhoso pedaço de tecnologia que é o G4.

Seguem os screens dos testes efetuados:

Veredito: LG G4

O LG G4 é verdadeiramente o telefone que revolucionou a maneira como tiramos fotos com o telefone. A abertura de f1.8 e a capacidade de ajustarmos quase todos os parâmetros de fotografia como se de uma DLSR se tratasse, fazem crescer o apelo à criatividade de cada um. Desde longas exposições noturnas, passando por disparos rápidos de objetos em movimento, o utilizador decide como pretende o efeito final da foto. Lamentavelmente no modo automático, parece que a LG quis limitar ao mínimo as opções disponíveis. Em relação à concorrência penso que perde nesse aspeto pois o público que usa o modo manual é ainda limitado. Em termos de desempenho não temos nada a apontar. Na prática é igual aos do seu segmento mas na teoria as pontuações do banco de testes deixam um pouco a desejar.

Resumindo, este é sem dúvida um dos telefones de topo de 2015. Com uma câmara superior e um desempenho imaculado, aliado a todas as funcionalidades que a LG teima em manter (ainda bem e lembro: Infravermelhos, Radio FM) é uma das melhores opções disponíveis no mundo dos Smartphones topo de gama.

Pontos a favor:

  • Ecrã de cores vivas e resolução QuadHD
  • Memoria RAM e expansão microSD
  • Câmara com abertura f1.8

Pontos contra:

  • Pontuação mais baixa em testes que a concorrência
  • Estilo curvo dificulta utilização em superfícies planas

Agradecemos desde já à LG pela cedência prolongada do dispositivo para testes (este tempo maior de utilização deu para ter uma melhor noção das potencialidades do telefone) e lembramos que o mesmo pode ser adquirido em Portugal nas lojas do costume com preços a começar nos 599€ versão de operador ou 699€ livre.

Segue a habitual galeria de fotos:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here