Análise LG G3: um sonho de smartphone

LG G3 (1)

Se havia dúvidas sobre as qualidades da LG como fabricante, o LG G3 eleva-se ao topo, com muitas especificações melhores que a concorrência. Será o smartphone de sonho? Leia a nossa análise.

Índice:
Características e Acessórios
Design e Ecrã
Interface e Desempenho
Câmara e Multimédia
Veredito: LG G3

A LG tem impressionado o mercado com os seus smartphones de referência. No ano passado, já fiquei bastante impressionado com o LG G2 e eu próprio considerei o dispositivo como o melhor smartphone Android do ano passado. Depois a LG lançou o LG G Flex, um smartphone algo diferente, com tecnologia inovadora mas preço a condizer e este ano a fabricante volta a surpreender e quando se pensa que vai haver pequenos melhoramentos, como tem acontecido com a Samsung e a Apple, somos todos surpreendidos.

Enquanto que olhamos entre o S4 e o S5 e vemos poucas diferenças, o G3 é muito superior ao G2 em todos os aspetos, nomeadamente num que as fabricantes não têm melhorado ao que melhor sabem, o design. Estou impressionado com a qualidade deste LG G3, mas todos têm defeitos. Quer saber porque acho o LG G3 um sonho de smartphone? Continue a ler a análise.

Características e Acessórios

  • LG G3 (7)Dimensões: 146.3 x 74.6 x 8.9 mm
  • Peso: 149g
  • Sistema Operativo: Android 4.4.2 KitKat
  • Ecrã: True HD-IPS+LCD de 5,5 polegadas
  • Resolução: 1440 x 2560p/534 ppi
  • Câmara: 13MP com otimização de imagem, DualLED e autofocus a laser /Frontal: 2,1MP
  • Processador: Qualcomm MSM8974 Snapdragon 801 a 2,5GHz
  • GPU: Adreno 330
  • Memória Ram: 2 GB
  • Memória interna: 16GB/32GB+3GB de RAM – MicroSD até 128GB
  • Bateria: 3000 mAh (removível)
  • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, DLNA, Wi-Fi Direct, Wi-Fi hotspot
  • GPS com A-GPS e GLONASS
  • Bluetooth v4.0 e Infravermelhos
  • NFC e 4G
  • Jack de Áudio Normalizado de 3.5 mm
  • USB 2.0

Em termos de características é difícil encontrar melhor. Já há smartphones com 3GB de RAM, mas não no mercado português, o processador Snapdragon 801 a 2,5GHz é superior ao HTC One, suporte a microSD até 128GB (como o Lumia 630), mas tem um ecrã que nenhum concorrente de topo ainda tem, com uma resolução de 1440 x 2560p, conhecido por QuadHD. Já existe alguns smartphones com as mesmas características, mas com muito pouca probabilidade de chegarem ao mercado português.

Em termos de acessórios, contamos com os “vulgares” cabo de dados, tomada de parede e auriculares. Infelizmente, o modelo de teste não tem aos auriculares, por isso não poderemos fazer um teste aos mesmos.

Design e Ecrã

LG G3 (4)O que se tem visto nas grandes fabricantes de dispositivos móveis é a falta de inovação no design. Olhamos para a Apple e o design mantêm-se o mesmo há longos anos, apenas com alterações mínimas, o mesmo tem acontecido com a Samsung e a Sony, que desde o Galaxy S3/Xperia Z1 poucas alterações fizeram aos seus topos de gama a nível de design. Nesse aspeto, a LG está à frente. Muito à frente.

Desde o primeiro LG Maximo G, que temos visto designs sempre diferentes e cada vez melhores. Aliás, quando pensamos que agora é que não veremos um design “Wow”, a LG volta a surpreender e melhora o design deixando-nos totalmente boquiabertos. Já na altura da apresentação do LG G3 mundialmente, fiquei com água na boca, quando a apresentação ocorreu em Portugal fiquei totalmente rendido e, agora, após andar a utilizar o LG G3 há quase um mês é, sem dúvida, um smartphone de eleição.

O seu design é espetacular, com uma imitação metálica a um nível tão elevado, que só percebemos que não é metal quando lhe tocamos, ao contrário do que inicialmente se pensou sobre o Galaxy S5, que logo se percebeu que era uma imitação. Mas, até na remoção da capa traseira do dispositivo, este G3 é superior ao S5, o outro dobra-se “tipo plástico”, enquanto este é menos flexível.

LG G3 (15)Depois é muito fino, com a parte de trás a ter uma curvatura que encaixa perfeitamente na mão, sendo que os botões traseiros encaixam no design, não fazendo qualquer saliência na capa traseira, ao contrário do que acontece no G2 e G Flex. Uma diferença, o sensor de infravermelhos passou para a parte de cima, enquanto no G FLex estava ao lado da câmara.

Uma das grandes novidades é o ecrã, um dos primeiros smartphones a chegar ao mercado com uma resolução QHD, 1440 x 2560p/534 ppi. É o primeiro smartphone com este ecrã a estar disponível no mercado português. Apesar desta grande novidade não fiquei boquiaberto. Sim, é que quando ouvimos falar de uma resolução superior ao Full HD, pensamos que vamos ficar surpreendidos, mas não ficámos.

LG G3 (11)

Não está em causa ser um mau ecrã, nem pensar nisso. Mas como ficámos impressionados com o ecrã do LG G2 e do Galaxy S4, o mesmo não aconteceu com este. Aliás, arrisco mesmo a dizer que não encontrei muitas diferenças, apesar de a própria LG introduzir vídeos QHD no dispositivo. Começo a pensar que estamos a chegar, quase, ao ponto em que não conseguiremos ver a diferença entre resoluções nos smartphones.

Basicamente, o LG G3 tem um excelente ecrã, certamente dos melhores no mercado, simplesmente falta o fator “WoW” que esperávamos de um smartphone com uma resolução 2K/QHD.

Interface e Desempenho

LG G3 SS (15)A interface também foi uma das alterações feitas com o lançamento do LG G3. O LG G2 ainda usava o mesmo design de já há alguns anos e verificámos que a LG estava a mudar quando o LG G Flex chegou ao mercado. Agora, com o LG G3 a fabricante mostrou o melhor que consegue fazer na criação de uma interface própria par ao seu dispositivo.

Está muito simples e intuitiva, com ícones bastante apelativos, sem margem para dúvidas sobre o que cada ícone significa. Se olharmos bem, a LG tenta juntar o Android original com pequenos pormenores criados pela própria, o que como fã do Android original, me agradou imenso.

Mas além das melhorias a nível de interface, também há novas funcionalidade. Sim, mantêm algumas funcionalidades com pouco utilidade, como sempre, no entanto são mais úteis que nos dispositivos Samsung.

Uma das funcionalidades que continuo fã e o duplo toque para ligar/desligar o ecrã. Sem dúvida uma daquelas funcionalidades que todos os smartphones devem ter, mas que neste é muito mais útil, devido aos botões traseiros. Aliás, devo dizer que raramente utilizei os botão para desligar ou ligar o ecrã.

Também temos novidades, como o LG G Health, uma aplicação a pensar na saúde e no exercício físico, mas que falta um controlo de alimentação, como alguns concorrentes já têm, ou o Smart Notice que é um estilo de Google Now da LG, com notificações para nos ajudar, como indicar que pode ligar o modo económico para poupar bateria ou perguntar se pretende adicionar um número de telefone aos seus contactos, porque recebeu ou efetuou chamadas para o mesmo.

Split screen é um multi-tarefas verdadeiro, onde podemos abrir duas janelas no ecrã, como o browser e o email, ou o Open Smart Tips, que é um guia de ajuda para as novas funcionalidades, algumas delas com ligação direta a vídeos no YouTube. Mas há algumas funcionalidades lançadas em anteriores dispositivos que também estão disponíveis, como o Qslide ou o Knock Code.

Saltamos para o desempenho do LG G3, que não poderia deixar de ser muito bom, tendo em conta que temos o Snapdragon 801 e 2GB de RAM. Infelizmente, em Portugal ainda não há a versão com 3GB de RAM, mas a LG também não rejeitou essa possibilidade quando questionamos.

Em termos de desempenho,  nada a apontar, tudo fluiu bem, desde jogos a vídeos, incluindo os vídeos com a máxima resolução, mesmo com transmissão para televisão. Mas para uma perceção melhor, temos de ver os testes de desempenho AntuTu, Vellamo, 3DMark e GFXBench. Para compararmos com os seus concorrentes, usámos os nossos próprios dados sobre o Galayx S5 que já estamos a testar e iremos publicar a análise em breve e o HTC One retirámos do Engadget e PhoneArena.

LG G3Galaxy S5HTC One M8 (Engadget)
Antutu329063283231075 (PhoneArena)
Vellamo310128621804
GFXBench (Man Off)11,4fps11,711,2fps
3DMark168091747120,612

Como esperado os testes de desempenho estão ao nível dos concorrentes, mas é curioso vermos que o comparativo do próprio AnTuTu o deixaram bem abaixo de outros dispositivos. No entanto consideramos a nossa comparação mais credível, já que além do HTC One M8 (que também esperamos testar em breve) os testes de desempenho são realizados por nós. No geral, está ao nível dos topos de gama, mas consegues ser (pouco) superior ao HTC One.

Em termos de desempenho de bateria foi algo instável. Tanto tive mais de dois dias de bateria como só um dia. Após tentar perceber se tinha aplicações a funcionar em background, não verifiquei nada de anormal. Mas na verdade, consegui com que o LG G3 chegasse a dois dias num uso normal e, por vezes, a meio do terceiro dia. Portanto, apesar de por vezes ser algo instável, no geral o seu comportamento é muito bom.

Câmara e Multimédia

A câmara, como não poderia deixar de ser, é de uma excelente qualidade. Para começar o interface é muito bom, intuitivo, permite tirar fotografias de forma fácil com a visualização do ecrã todo, bastando tocar no ecrã e na zona que pretende focar. E é mesmo no autofocus que temos a grandes novidade nas câmaras dos smartphones, o LG G3 é o primeiro a ter focagem a laser, o que permite um auto-foco bastante rápido. Sinceramente, não achei muito mais rápido que o Galaxy S5 ou outros topos de gama que já testei, mas hoje em dia estamos a falar de milésimos de segundo de diferença, que não fará assim tanta diferença para o utilizar final.

LG G3 (5)

No entanto, a LG reduziu substancialmente as opções na câmara. No LG G3 só contamos com o HDR, a Panorama, o Dual-capture, que permite introduzir na mesma foto a imagem das duas câmaras, e o Magic Focus, para podermos editar posteriormente a fotografia para focar as coisas, conforme está popular nos smartphones de alta-gama.

Infelizmente, a interface da câmara do LG G3 não é dotada de muitas opções e também é verdade que a maioria das pessoas utiliza o automático, mas termos as opções é melhor do que não as ter.

Em termos de desempenho de câmara traseira correu como esperado nos smartphones topo de gama. Aliás, cada vez menos precisamos de câmaras compactas para as fotos ocasionais, pois até com pouca luminosidade as câmaras dos smartphones estão a melhorar a olhos visto. Este LG G3 só me causou alguns problemas quando o sol estava diretamente na lente, aí aparece pequenas “linhas amarelas”, mas de resto tudo corre perfeitamente bem. Mesmo a tirar fotografias à minha irrequieta sobrinha, o estabilizador de imagem demonstrou que funciona bastante bem. Também não posso deixar de referir que as fotografias com pouca luminosidade estão do melhor que há no mercado, sem dúvida.

Fique com alguns exemplos de fotografias, mas pode aceder às originais na nossa página do Flickr.

LG G3 fotos (5)

LG G3 fotos (8)

LG G3 fotos (1)

A câmara frontal também tem novidades, nomeadamente como a tiramos as selfies. Além dos normais “Chesse” há palavras novas, mas a possibilidade de o fazermos através de um gesto é totalmente nova. Basta abrir a mão à frente até que a câmara a detete, depois fechamos e começa a contagem para tirar a fotografia. Acredite que dá imenso jeito, melhor que tentar carregar no ecrã ou num botão enquanto seguro um smartphone do tamanho do LG G3.

Para percebermos melhor esta e outras funcionalidades do LG G3, fizemos um vídeo com as principais novidades do LG G3, com claro destaque para a câmara.

httpv://youtu.be/NzknruoihHk

Em termos de multimédia este smartphone é de topo. Com uma câmara muito boa a gravar em 4k e com um ecrã com uma resolução melhor que a concorrência, só se pode ter o melhor, bem como a visualização de vídeos neste excelente ecrã de 5,5 polegadas.

No entanto, algumas aplicações ainda não suportam estes ecrãs nos dispositivos móveis, o que nos limitou a utilização do jogo que normalmente uso para testar os smartphones, o Real Racing 3. Mas acredito que os próprios programadores corrijam rapidamente este “problema”, até porque os gráficos do jogo são muito bons e tenho pena de não os ter experimentado num dispositivo com esta resolução de 2k.

Veredito: LG G3

LG G3 (2)

Acha que é este smartphone com que sempre sonhou? Pode não ser, mas está perto, muito perto. O tamanho apesar de já ser grande, é praticamente igual à sua concorrência, como o Galaxy S5, Xperia Z2 e pouco superior ao HTC One. Mas, apesar de ter o mesmo tamanho consegue oferecer um ecrã maior e com melhor resolução (5,5 polegadas e 1440 x 2560p), e oferece uma ergonomia muito boa.

E a LG consegue voltar a surpreender no design, ao contrário do que tem acontecido com a Apple e a Samsung. O design está cada vez melhor, bem como a LG aproveitou para simplificar a interface, aproximando-a do Android original, pessoalmente a minha favorita.

O ecrã falta-lhe o fator “WoW”, no entanto é um excelente ecrã, a câmara deveria ter mais opções de fotografia, mas a lentidão de alguns programadores a atualizar as aplicações para esta nova resolução preocupou-me bem mais. Não poder jogar o meu jogo favorito, o Real Racing 3, neste dispositivo entristeceu-me. Os belíssimos gráficos do jogo já deveriam estar disponíveis para um smartphones de topo como  LG G3.

Um fator que é importante, nomeadamente para os portugueses é o preço. É que a LG consegue colocar o LG G3 com melhores especificações que os concorrentes, mas a um preço mais baixo: 629€ desbloqueado. É verdade que continua alto, tendo em conta os ordenados em Portugal, mas se olharmos para os concorrentes Galaxy S5 (749€), HTC One(749€) ou Xperia Z2 (699€), o seu preço é bem melhor. Sem dúvida, um fator importante.

Pontos a Favor:

  • Design
  • Ergonómico apesar de ecrã 5,5′
  • Melhor preço que concorrência
  • Interface simples
  • Câmara com bom desempenho

Pontos Contra:

  • Ecrã não “impressiona”
  • Algumas aplicações não têm suporte a ecrãs QuadHD
  • Câmara com poucas opções de fotografia

Aproveito para agradecer à LG por nos ter disponibilizado o LG G3 para análise. Já pode adquirir o LG G3 nas lojas de retalho por 629€ desbloqueado, enquanto bloqueado à operadora MEO custa 499€ com a oferta de microSD de 32GB segundo o site da operadora. Fique com a nossa galeria de imagens.

10 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here