Análise iPad mini 3: (im)pressão digital

iPad mini 3 (8)

Com uma competição cada vez maior no campo dos Tablets, será que o iPad mini 3 tem espaço neste mercado? O que o diferencia dos seus rivais? Descubra na nossa análise.

Índice
Características e acessórios
Design
Desempenho
Veredicto: iPad Mini 3

Características e acessórios

Confesso que sou fã da versão mini do iPad, isto apesar de a marca há alguns anos afirmar que seria impensável um iPad menor do que o original. Extremamente portátil, cada vez mais poderoso e continua a incorporar (nas devidas versões) um modulo 4G. Inclui agora o famoso sensor biométrico para aumentar a segurança e facilitar na hora de desbloquear e efetuar compras na App Store. Segue um quadro com as características gerais.

caract ipad mini 3

Design

iPad mini 3 (7)Em termos de design uma das críticas que foram feitas a esta nova versão, foi o facto de ter acrescentado pouco ao seu antecessor. Na realidade, apenas olhando para o botão que incorpora o sensor biométrico é que conseguimos distinguir os dois aparelhos, tendo toda a estrutura uma semelhança quase tirada a papel químico.

Importa ainda referir que o cartão adotado nas versões 4G é o nano-sim e que as ligações continuam a ser feitas através da porta lightning.

iPad mini 3 (10)Apesar de ser muito semelhante ao iPad mini 2, o que hoje analisamos continua a ter um aspeto extremamente cuidado. Com o rebordo biselado e os materiais que continuam a ser de excelente qualidade, é impossível para quem não tem um iPad anterior, não se render a este design.

Desempenho

Um dos primeiros testes que costumamos fazer é fotografar. Hoje em dia para qualquer lado que vamos, fotografamos. E o iPad Mini 3, mais portátil que o seu irmão grande, é ideal para tirar aquela foto caso o telefone fique sem bateria, isto porque a qualidade é boa mas nem tanto. Para ambientes bem iluminados e sem excesso de sombras, as fotos são fantásticas, nas panorâmicas, o rápido processador de imagem, consegue captar lindas composições em menos de nada. Mas se o vai utilizar para outros fins, esqueça. A ausência de flash e apesar da abertura f2.4, os 5MP da câmara iSight não nos deixam ir muito mais além que fotos de dia.

Seguem algumas fotos tiradas com a câmara do iPad Mini 3:

Em termos de desempenho propriamente dito e apesar dos testes não serem nada de extraordinário, a experiência de utilização (que no final é o que conta) é imaculada. Sem qualquer paragem ou entrave. Todas as aplicações sem exceção e mesmo quando estão muitas abertas correm a 100%. Estranho que para os valores de referência, o iPad mini 2 consegue um valor um pouco superior ao do que testamos hoje.

Ficam aqui os testes que fizemos:

Veredito: iPad Mini 3

Apesar de nos testes de desempenho ficar abaixo do iPhone 5S, em termos de operação no dia-a-dia, não notámos qualquer quebra em alguma das aplicações que temos instaladas. Tudo corre de uma maneira fluída e sem paragens. A câmara iSight de 5MP cumpre a função e continua a ser uma das melhores no que diz respeito às fotos panorâmicas mas fica a dever no resto dos cenários.

Pontos a favor:

  • Design fantástico
  • Ecrã excelente (brilho/contraste/resolução)
  • Autonomia
  • Touch ID

Pontos contra:

  • Em 4G a autonomia desce drasticamente.
  • Poucas alterações (em relação ao mini 2)

Aproveitamos para agradecer à Vodafone a cedência da unidade para testes e informamos que a mesma, bloqueada ao operador em versão 4G, se encontra disponível no nosso mercado na versão de 64GB por 519€.

Seguem as habituais fotos do iPad mini 3:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here