Análise iOS 9: Poucas novidades, mas boas

O iOS 9 foi oficializado com o novo iPhone 6S e iPhone 6S Plus, mas foi no passado dia 17 de setembro que ficou disponível para os dispositivos móveis. Não são muitas novidades, mas valem a pena.

Design e Siri
Notas, Safari e Wallet
Verdadeiro Multitasking
Veredito iOS 9

A Apple lançou uma nova versão do seu sistema operativo móvel, o iOS 9. Ao contrário do iOS 7, não há uma grande mudança a nível visual, bem pelo contrário, as alterações são tão substanciais, que possivelmente nem dará por elas. Mas há várias novidades, com a Siri em grande destaque e, sem dúvida, uma outra funcionalidade é o multitasking, mas a sua compatibilidade é muito limitada, apenas o iPad Pro, iPad Air 2 e o iPad mini 4 é que podem dividir o ecrã em dois.

iOS 9 (17)Quem também sai muito a ganhar com o iOS 9 são os programadores, já que a Apple adicionou inúmeras APIs que permite maior integração das aplicações com o iOS 9. Por exemplo, a procura no Spotlight era limitada a aplicações da Apple, mas agora os programadores poderão permitir que o seu dispositivo móvel pesquisa, também, nas aplicações.

A compatibilidade do novo iOS 9 é interessante, já que desde a partir do iPhone 4S, inclusive, e iPad 2, todos terão o novo iOS 9. Tendo em conta que o iPhone 4S já tem quatro anos, o que dá à Apple mais uma vantagem em relação à Google. No geral, a Google apenas garante atualizações durante dois anos aos seus dispositivos.

Pessoalmente sou detentor de um iPad Air, quem nem dois anos tem, mas que já viu uma das melhores funcionalidades para o iPad não chegar ao meu dispositivo. Felizmente, a Vodafone cedeu um iPhone 6 Plus e o iPad Air 2 para podermos analisar, corretamente, todas as novidades do iOS 9.

Design e Siri

iOS 9 (5)Em termos de Design há poucas novidades. A primeira que notamos assim que termina a atualização é na fonte pré-definida, que é claramente alterada e tem o nome de San Francisco, a mesma do Apple Watch. Outra novidade que se nota, bastante, é a janela das multi-tarefas, que está mais ao estilo do Android, mas que não considero melhor e ainda não permite desligar todas as aplicações de uma só vez. Além disso, removeu os contactos que mais utilizas, funcionalidade que passou para outro lado.

Ainda no design poderemos indicar uma das grandes novidades do iOS 9, a introdução do botão “voltar”. Sim, não havia opção de voltar atrás em muitas aplicações, o que nos obrigava, por vezes, a ter de ir para o menu inicial e, só depois, ir para onde queríamos. Se, por exemplo, estiver dentro de uma aplicação e carregar num link que o leve para outra aplicação/browser, no lugar onde encontramos o sinal da operadora/wifi, no canto superior esquerdo, aparece a opção de voltar para a (aplicação anterior). Já fazia falta.

iOS 9 (18)Aliás, é deslizando tudo para a direita que temos uma das novidades, a parte de Procurar, onde ficou colocado os tais contactos mais utilizados, agora intitulado de Sugestões Siri. Além disso, também deveria aparecer as notícias da aplicação News, mas infelizmente uma das novidades do iOS 9 não está disponível em Portugal, que não é mais do que um agregador de notícias. No entanto, esta área não pode ser personalizada, nem podemos retirar aplicações ou marcar contactos, mas acreditamos que no futuro a Apple irá adicionar essa possibilidade.

Também é nesta zona de procura que podemos aceder a coisas “perto de si”, sincronizando com o Apple Maps e oferecendo, por exemplo, sugestões de restaurantes, bombas de gás ou parques de estacionamento. Mas como seria de esperar, esta nova “funcionalidade” é mais eficaz em países onde a Apple tem uma presença mais forte.

iOS 9 (19)Mas é o Siri uma das funcionalidades que mais ganha com o iOS 9. O Siri ganha mais funcionalidades e torna-se mais friendly, com isto quero dizer que é mais útil. O problema, para nós, continua a ser o idioma suportado, que não incluí português, mas experimentamos em inglês e percebemos as várias melhorias. Por exemplo, se dizermos ao Siri para nos mostrar as fotos de um dia específico, serão essas mesmas que surgirão para nossa visualização. Isto está claro, em inglês. Segundo a Apple, o Siri está 40% mais rápido e 40% mais assertivo, e nas várias tentativas que fizemos na Siri foram raras as falhas.

Podemos apontar, apenas, uma pequena falha que continua na utilização do Siri: quando precisamos de aceder à internet ou a uma localização abre o Safari ou o Apple Maps, quando podemos preferir outro tipo de software. Quanto ao Safari não tenho críticas, mas o Apple Maps está longe de ser melhor que o Google Maps, portanto a opção de escolha para os utilizadores seria muito útil.

Notas, Safari e Wallet

As duas aplicações próprias da Apple também têm pequenas novidades. No Safari, as novidades regem-se a pormenores, como mais algumas fontes de letra disponíveis e novas cores de fundo.

iOS 9 (15)Por seu lado, a aplicação Notas, ganhou mais funcionalidades de escrita. Mas escrita a sério, apesar de ser feita com os dedos, mas que com stylus próprias também poderá tirar bom partido da funcionalidade. Poderá, basicamente, tornar a sua aplicação de Notas como um pequeno esboço, seja de desenho, notas ou, até, uma lista de tarefas. Pequenas funcionalidades que poderão ser úteis para quem utiliza este tipo de aplicações.

Certamente que também reparou que há uma “nova” aplicação chamada Wallet. Não é mais do que um novo nome da aplicação Passbook, que antes estava focada em cartões de descontos e/ou cartões de embarque, mas que agora é o acesso do Apple Pay, além das anteriores funcionalidades.

Infelizmente, para nós, continuamos com as funcionalidades antigas, já que o Apple Pay ainda não está em funcionamento em Portugal e, sinceramente duvido que esteja nos próximos tempos.

Verdadeiro Multitasking

Não é nenhuma inovação, já que os tablets da Samsung, e até smartphones, já utilizam o multitasking há alguns anos, mas sem dúvida que é uma funcionalidade há muito esperada pelos detentores de iPad. Mas há um grande problema, a compatibilidade. É com muita tristeza que sou detentor de um iPad Air e não posso usufruir do que considero a melhor funcionalidade lançada para o iPad, isto porque apenas os três últimos iPads têm esta funcionalidade no seu pleno: iPad Air 2, iPad mini 4 e o iPad Pro.

iOS 9 (6)

Mas deixando-me de lamúrias, sem dúvida que eleva o iPad a um novo nível de produtividade. Comecemos por indicar que, por agora, apenas podemos abrir em segundo plano as aplicações próprias da Apple, mas certamente que esta opção será aberta aos programadores mais tarde. Por exemplo, é impossível ter dois separadores do Safari abertos lado a lado, o que é uma funcionalidade muito útil, nomeadamente para jornalistas ou bloggers.

Mas há formas de dar a volta a isto, com a utilização do Chrome como “principal” e, posteriormente, abrirmos uma segunda janela com o safari. Dependendo do seu uso, esta é, se dúvida, uma funcionalidade muito útil e das melhores de sempre implementadas no iPad. Fique com um vídeo do funcionamento do multitasking no iPad Air 2.

Veredito iOS 9

iOS 9 (16)Na Apple não há opção de uma atualização não ser feita, já que há sempre novidades úteis adicionadas e, nomeadamente no iPad, as funcionalidades adicionadas são muito interessantes e só podemos aconselhar a atualização do seu dispositivo móvel. Aliás, não podemos “deixar de lado” a grande vantagem entre o iOS e o Android, a rápida disponibilização na atualização, bem como certa e disponível para todos, indiscriminadamente da operadora móvel.

Apesar de algumas novidades interessantes, o dispositivo que tem mais a ganhar é, claramente, o iPad, devido ao novo multitasking que o torna ainda mais produtivo. Infelizmente, a compatibilidade desta nova funcionalidade é muito reduzida, pelo menos o iPad Air e o iPad mini 3 também deveriam ter disponível esta nova funcionalidade, o que, infelizmente, não foi a ideia da Apple.

Agora só falta a Apple permitir a desinstalação de algumas aplicações pré-instaladas que não usamos, mas apesar de ter sido previsto para o iOS 9, a Apple decidiu adiar e só deverá chegar  no iOS 10.

Pontos a Favor:

  • Multitasking no iPad
  • Procurar tem atalhos úteis
  • Siri está muito melhor (mas ainda não em Português)

Pontos Contra:

  • Compatibilidade do multitasking apenas para o iPad Air 2 e iPad mini 4
  • Apple Maps melhorou mas ainda não está ao nível do serviço da Google

Desde já agradeço à Vodafone por nos ter disponibilizado um iPhone 6 Plus e um iPad Air 2 para podermos realizar a nossa análise ao iOS 9. Pode ver toas as imagens da análise na nossa galeria de imagens:

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here