Análise iOS 8: melhor experiência de utilização do iOS

Red Magic 5G

iOS 8 (2)

Com novos iPhones, também chega um novo iOS. Não tem tantas alterações comparados ao iOS 7, mas demonstra uma abertura nunca vista na Apple. Leia a análise ao iOS 8.

Índice:
Compatibilidade
Continuity e Handoffs
Interface
Agora podemos escolher outros Teclados
Mensagens, iMessage e Siri
iCloud Drive e Mail
Fotografias e Câmara
Health/Saúde
Partilha com a Família
Spotlight (não disponível em Portugal)
Veredito: iOS 8

Foi no passado dia 6 de setembro que ficámos a saber que o iOS 8 estaria disponível para download no passado dia 17, dois dias antes de os novos iPhone 6 e iPhone 6 Plus estarem à venda, em Portugal só chegam a dia 26 de setembro.

As novidades em termos de design são, quase, inexistentes, no entanto há inúmeras novidades nesta nova versão do iOS 8, como novas aplicações, bem como uma abertura nunca antes vista pela Apple. A partir de agora os programadores poderão disponibilizar teclados na App Store, bem como poderão aparecer na aba “Hoje” das notificações, entre outras.

Leia a nossa análise completa ao iOS 8, para saber se deve atualizar para o iOS 8.

Compatibilidade

Ter um smartphone mais antigo que não recebe atualizações é sempre angustiante, parece que nos obriga a comprar um novo, mas a verdade é que a Apple é das melhores empresas neste ramo. Enquanto que se olharmos para outras grandes fabricantes as atualizações duram duas gerações, algumas menos, a Apple tem feito as atualizações para três gerações. A Google na sua linha Nexus também tem feito o mesmo, mas vemos alguns Android e a Microsoft no Windows Phone 7.5, a cometer este “erro”.

iOS 8 (4)

A Apple disponibiliza o iOS 8 a partir do iPhone 4S, iPod de 5ª geração, a partir do iPad 2 e ambos os iPad mini.

No entanto, como sempre há aplicações/funcionalidades que ficam limitadas a alguns dispositivos, nomeadamente porque o hardware já não aguenta, ou porque falta especificações de hardware necessários.

Neste caso, a nova aplicação Health só estará disponível nos iPhones e iPods, o Continuity só estará disponível no iPhone 5 ou superior, no último iPod touch, no iPad de 4ª geração e superior, e em ambos os iPads minis.

O que pode acontecer e que tem acontecido com as versões anteriores do iOS, é que os dispositivos mais antigos costumam ficar um pouco mais lentes nestas novas versões, portanto se tem o iPhone 4S e o iPad 2, tenha atenção. Aconselho a esperar um pouco e procurar informações de outros utilizadores, para ver se há problemas com a atualização. Por vezes é melhor esperar.

Continuity e Handoffs

Esta funcionalidade está em inglês, mas a tradução direta pode mesmo ser “Continuidade”, já que é mesmo disso que se trata, a continuidade de uma tarefa entre os dispositivos Apple. Imagine que está no computador a ler um site ou a escrever num documento no Pages, pode continuar essa mesma tarefa no seu iPad assim que chegar ao autocarro. A isto a Apple chama “Handoffs” e é como se o iOS 8 e o OS X Yosemite comunicassem entre si.

iOS 8 Handoff

Esta funcionalidade “Handoffs” pode ser utilizada nas aplicações próprias da Apple:Mail, Calendário, Contactos, Safari, Lembretes/Notas, iWorks e o Apple Maps, bem como também será permitido aos programadores, o que quer dizer que haverá aplicações que tirarão partido desta funcionalidade.

Esta funcionalidade também permite que possa fazer e receber chamadas no seu MacBook se o iPhone estiver noutro quarto, e utilizar o Airdrop para partilhar ficheiros entre os vários dispositivos.

Agora o grande problema desta funcionalidade é que só funcionará em pleno quando o OS X Yosemite chegar ao mercado, que deverá acontecer em outubro.

Interface

iOs-8-Interface

No geral, não há qualquer alteração no design da interface e, após a atualizar até parece que ficámos na mesma. Mas não. Há inúmeras (pequenas) alterações que dão imenso jeito e que melhoram a experiência de utilização do iOS.

Começamos pela barra das notificações, que permite que os programadores a utilizem de uma melhor forma com as suas aplicações. Agora já pode receber informações sobre notícias na aba “Hoje”, uma tentativa de a Apple se aproximar dos widgets do Android. Apesar de não ser igual, fará com que essa aba seja, a partir de agora, mais útil, pois acredito que a maioria das pessoas não a usavam nas anteriores versões.

Ainda nas notificações, na aba “notificações” também há novidades. Por exemplo, se receber um email, ao arrastar para a esquerda, oferece algumas opções. Por ex, se recebemos um email poderemos marcar como lida ou então enviá-la para o arquivo. Isto só funciona com a aplicação própria da Apple.

iOS-8-notificações

Ainda sobre notificações também há novidades. Agora, se estamos numa aplicação e recebemos uma mensagem, já não precisamos de sair da mesma para responder. Basta deslizar a notificação para baixo para abrir uma caixa para respondermos à mensagem e enviar, isto sem sair da aplicação.

iOS-8-Notificações-popup

Assim, basta deslizar quando recebermos uma mensagem ou iMessagem, aceitar o rejeitar um convite no Calendário ou desligar o alarme. Sem dúvida, uma excelente funcionalidade adicionada ao iOS, que os utilizadores do Android já utilizam.

iOS 8 Contactos recentes

Outra novidade é que temos o acesso aos contactos que utilizamos recentemente numa nova área. Basta carregar duas vezes no botão Home, que além das aplicações abertas, por cima temos os contactos recentes, o que permite aceder ao contacto que utilizamos mais frequentemente.

Agora podemos escolher outros Teclados

Sem dúvida uma notícia que muitos utilizadores querem há algum tempo, a possibilidade de personalizarmos o nosso teclado conforme quisermos. Mas além disso, a Apple também melhorou o seu teclado.

iOs-8-teclados-2
Esq para a dta: Apple, SwiftKey e Fleksy

O teclado da Apple ganhou novas funcionalidades, o QuickType é um sistema que tenta prever a tua resposta e que se adapta a vários estilos de escrita. As palavras utilizadas são, certamente, diferentes quando responde a uma mensagem pessoal ou quando envia um email ao seu patrão e o teclado da Apple adapta-se à sua escrita. No entanto, esta funcionalidade só aprende se utilizada nas aplicações próprias da Apple, portanto se utiliza o Gmail para responder a emails ou o WhatsApp para mensagens, não conseguirá tirar muito partido desta nova funcionalidade.

Mas o grande destaque é a possibilidade de podermos descarregar novos teclados da loja de aplicações, funcionalidade que a Apple permite a partir do iOS 8.

Existe vários telhados que estão agora disponíveis e, acredito, que mais aparecerão, no entanto os três mais conhecidos já estão disponíveis na App Store: O Swype, o SwiftKey e o Fleksy. Todos os três referidos são pagos e, assim, acabei por experimentar, apenas, o Fleksy e o SwiftKey.

iOS-8-teclados-1

Se alguma vez utilizou estes teclados no Android, são exatamente iguais. A forma de funcionar, a interface, é igual, o que é excelente se já os utiliza em dispositivos Android, pois assim a transição será muito fácil e rapidamente deixará de utilizar o teclado da Apple. Se nunca utilizou estes teclados mais personalizados, dê-lhes uma oportunidade. Não estou a dizer que são claramente superiores ao da Apple, no entanto a funcionalidade é melhor e poderão ser mais produtivos do que com o teclado próprio.

Pessoalmente sou um grande adepto do Fleksy e é o que utilizo no meu smartphone Android, no entanto sei que a adaptação é mais morosa que em outros.

Mensagens, iMessage e Siri

Não é que haja grandes funcionalidades nesta área, mas a Apple está a aproximar as suas aplicações próprias de conhecidas como o WhatsApp ou o Snapchat.

iOS-8-mensagens

No Mensagens e iMessage, pode partilhar a sua localização, enviar mensagens de voz, gravar vídeo ou tirar selfies e enviar fotos de uma só vez. Quando em grupo permite várias possibilidades, como deixar a conversa, desligar os alertas, remover outros e partilhar mapas.

Pode também ver todo o historial de ficheiros partilhados numa conversa, perfeito quando tem um grupo faimilar ou de amigos e quer ver todas as imagens publicadas.

Por sua vez, o Siri teve algumas atualizações. Em Portugal como no Brasil continuamos limitados quanto à oferta de informação e interpretação da nossa língua, já que não percebe o português nem oferece informações para Portugal ou Brasil.

iOS 8 Siri

Mas há utilizações que podemos ter com o Siri, já que o nosso assistente pessoal pode ouvir as músicas e indicar qual pertence o autor, sendo que aparece a opção “Comprar” para podermos adquirir a música a partir do iTunes.

Para os programadores, a Siri também pode funcionar, já que a Apple disponibiliza a API que permite, por exemplo, utilizar a Siri para a “Internet das Coisas”. Imagine dizer ao Siri para abrir a garagem de nossa casa, por exemplo. Outra funcionalidade que só com o tempo deveremos ver gadgets com esta integração.

iCloud Drive e Mail

A introdução do iCloud Drive é uma funcionalidade do iOS 8 e do OS X Yosemite. Ora o problema começa já aqui, é que o OS X Yosemite ainda não está disponível para Macs, portanto esta funcionalidade é mais uma que fica limitada.

Esquecendo isso, podemos visualizar os documentos de dispositivos iOS num Mac ou PC, sendo que o iCloud Drive pode ser utilizado como a maioria dos serviços na nuvem, como o OneDrive ou o Dropbox.

O Mail, aplicação de email própria do iOS, também ganha novas funcionalidades, nomeadamente quando queremos decidir o que fazer com o email que acabamos de receber.

iOS Mail (1)

Como antes, se quisermos eliminar/arquivar o email basta arrastar o email para o lado esquerdo e se quiser marcar como lida basta arrastar para o lado direto, no entanto se arrastar para o lado esquerdo até meio será aberto três opções: “Mais, Assinalar, Arquivar”. Se escolhermos o mais, teremos todas as opções que estamos habituados: “Responder, Reencaminhar, Assinalar, Marcar como lida, Correio indesejado, Mover mensagem e Notificar”.

iOS Mail (2)

Outra novidade é a possibilidade de marcarmos um email importante como notificações, para que sempre que receba uma resposta desse especifico email receba uma notificação, em vez de receber notificações por todos os emails.

Fotografias e Câmara

iOS Câmara (2)

O design de ambas as aplicações está diferente, mas não muito.

A aplicação Fotografias sincroniza com o mesmo programa no Mac, o que é, partir de agora, um único sítio para todas as suas fotos, sendo que o anterior iPhone era demasiado fragmentado, quando estamos a falar de dois sistemas operativos da Apple.

Quanto à Câmara ganha novas funcionalidades, agora permite o Time-Lapse, um vídeo mais rápido do que normalmente filmado, e um temporizador para fotografias, segundo a Apple a pensar nas Selfies. Aqui fica um Time-Lapse feito com o iPhone 5S e iOS 8.

httpv://youtu.be/9aQhrAtTUp8

Mas a grande novidade aqui é para os programadores. A partir de agora, os programadores poderão colocar controlos manuais para as suas câmaras no iOS 8, o que permitirá os utilizadores personalizarem quase tudo em relação à fotografia, como o ISO a utilizar ou a velocidade de disparo. Certamente de grande agrado para os amantes de fotografia. Também poderá tirar partido de aplicações que editam imagens sem sair da aplicação da câmara.

iOS Câmara (4)

Health/Saúde

Esta é uma das grandes novidades da Apple para o novo iOS 8, sendo que em Portugal demorará um pouco a tirarmos total partido da aplicação. Como é de esperar, a aplicação Saúde permite monitorizarmos o nosso dia a dia, dependendo de um gadget à parte, desde o nosso batimento cardíaco, alimentação e o tempo de sono.

Esta aplicação tem uma ficha médica que pode ser acedida quando o smartphone está bloqueado, certamente a pensar na possibilidade de numa emergência possa ser visto alguma informação sobre o paciente.

Health-730x637

Mas serão os programadores que poderão tornar esta aplicação diferente. É que a Apple permite que possamos partilhar a nossa informação, o que oferece a possibilidade de o nosso médico poder aceder à nossa informação e, possivelmente, dar conselhos, entre outras coisas. Portanto, dentro de algum tempo poderemos ter uma aplicação muito interessante, mas como indiquei em cima, em Portugal poderá demorar, como infelizmente, costuma acontecer.

Por agora, há um bug que não está a permitir tirar o proveito desta aplicação, mas deverá ser corrigido em breve.

Podcasts, iBooks e Dicas

iOS 8 novas Apps 2

Aqui estão três aplicações novas que apareceram no iOS 8, mas que a única novidade é mesmo o “Dicas”. Isto porque o iBooks e o PodCast estavam, antes, integrados na App Store, no entanto a Apple achou melhor a separação destas aplicações, ao estilo do que acontece com o iTunes Store.

Como pode imaginar, o iBooks é uma loja de venda de livros, tal como o iTunes Store é para as músicas, enquanto o Podcasts permite acedermos a Podcasts, tanto em som como em vídeo. Isto pode dar uma nova lufada de ar fresco aos Podcasts, que têm sido deixados para trás.

iOS-8-novas-Apps

Quanto ao Dicas, não é mais do que uma área onde a Apple fornece ajuda para o iOS 8. Nesta primeira vez, a app Dicas tem um tutorial das principais novidades do iOS 8, mas a Apple promete mudanças e novidades para esta aplicação. Por agora, acho que é uma aplicação desnecessária, no entanto o futuro pode alterar a minha ideia. Veremos.

Partilha com a Família

Uma novidade bastante interessante e que será do agrado da maioria dos Pais e Mães que utilizam o ecosistema da Apple com os seus filhos. Esta funcionalidade permitirá ter um controlo maior sobre o que os seus filhos gastam na loja de aplicações.

iOS-8-Partilhar-com-família

Por exemplo, quando comprarem uma aplicação utilizarão o seu cartão de crédito, mas a aplicação ficará disponível para toda a família, bem como poderá indicar que antes de comprar terá de ter o seu aval, portanto quando um filho seu tenta adquirir uma aplicação, você recebe uma notificação para aceitar ou rejeitar a compra. Excelente para ter controlo sobre as compras nos smartphones dos seus filhos.

A Apple permite a utilização até seis Apple IDs para partilharem as mesmas apps, músicas, fotos, compras e iBooks. Também terá direito a um calendário familiar, bem como um álbum familiar. Até poderá verificar onde os seus familiares se encontram, mais uma funcionalidade interessante para os pais.

Spotlight (não disponível em Portugal)

Vocês podem estar a perguntar: Se não está disponível em Portugal, porque faço essa referência? A verdade é que não está nem o conseguimos testar, mas foi uma das novidades e segundo a imprensa internacional esta funcionalidade é muito positiva e não poderíamos deixar de a referir, até porque é provável que, a seu tempo, chegue a outros mercados internacionais.

Até agora, o Spotlight, conhecido no iPhone como “Procurar”, apenas procurava dentro do iPhone, em aplicações, no iTunes, etc. Mas essa é a grande diferença no iOS 8, além de internamente, o Spotlight já procura fora do iPhone e vai buscar referências à internet.

Na nova funcionalidade, quando procura qualquer coisa no Spotlight, também irá dar-lhe resultados da Wikipédia, do motor de busca Bing, horas de filmes no cinema, mapas, notícias e procura por novas aplicações na Apple Store, livros no iBooks ou músicas no iTunes. Esta mesma funcionalidade também estará disponível no OS X Yosemite, o que significa que esta funcionalidade é comum a todos os dispositivos Apple.

Basicamente e resumindo, o Spotlight pretende substituir o ato de ir procurar uma resposta no browser.

Veredito: iOS 8

iOS 8 (5)Mais um ano e em conjunto com dois novos iPhones, a Apple lança uma nova versão do sistema operativo móvel. O iOS 8 não tem tantas mudanças visuais como o iOS 7, que significou uma mudança clara do design do sistema operativo. Foca-se, claramente, em melhorar a experiência de utilização com o dispositivo. Adicionou algumas funcionalidades que já víamos em concorrentes, criou umas novas, sendo no geral um excelente sistema operativo.

Mas o grande ponto positivo da empresa não é o que o iOS 8 significa, mas sim a atitude de alterar uma política basta fechada da empresa. É que no iOS 8 vemos novas APIs que dão acessos aos programadores que muitos esperam. O simples facto de podermos alterar o teclado para um “à nossa maneira” é, sem dúvida, um passo importante e que significa uma mudança de política. Também o TouchID pode ser utilizado para desbloquear algumas opções em aplicações.

Vale a pena fazer download do iOS 8? Claro que sim. Ter as últimas atualizações é sempre bom. No entanto, devo referir que quem utilize o iPhone 4S ou o iPad 2 deve pensar duas vezes. Vários utilizadores têm reportado dispositivos mais lentos com o novo iOS 8, mais ou menos o que aconteceu, também, com o iOS 7. Portanto, aconselho a esperar um pouco, até porque no iOS 7 a Apple lançou uma pequena atualização que corrigiu alguns problemas.

Pontos a Favor:

  • Teclados na AppStore
  • iOS está mais aberto aos programadores
  • Mais opções nas notificações
  • Partilha com a Família

Pontos Contra:

  • Siri ainda é limitado
  • Algumas funcionalidades esperam o OS X Yosemite

Queremos agradecer à Vodafone por ter disponibilizado o iPhone 5S e o iPad mini para podermos analisar o novo iOS 8 da melhor forma e em dispositivos diferentes. Também já estão disponíveis as pré-reservas para o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus. Fique com a nossa galeria de imagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here