Análise IKEA SYMFONISK Candeeiro mesa com coluna de som: Review

Em abril, a IKEA anunciou uma novidade ao mercado: uma parceria com a Sonos para juntar design e qualidade sonora e daí surgiu a SYMFONISK, uma gama de produtos que chegam agora ao mercado que aliam essas duas coisas. Além do IKEA SYMFONISK Coluna de som que também analisamos, temos a oportunidade de experimentar o SYMFONISK Candeeiro mesa com coluna de som.

O candeeiro SYMFONISK segue um estilo similar à coluna: aliar o excelente design que aIKEA nos habituou a uma coluna de som de qualidade que se integra com os nossos produtos através do smartphone e da aplicação da Sonos. E consegue em grande estilo, que certamente irá destacar-se na sua mesa de cabeceira.

Design

Mais uma vez, ficamos surpreendidos com o design deste equipamento, que oferece umas linhas mais arredondadas, mas mantém um estilo único e interessante. Podemos dizer que não existem muitos candeeiros com esta funcionalidade, mas certamente que não há um candeeiro tão bonito e com um design que se integre facilmente em quase todo o lado.

Neste caso, o preço é superior ao outro produto e também não tem a versatilidade do outro produto, já que tem apenas um objetivo: marcar uma presença no seu quarto, já que ter um candeeiro destes numa sala não parece ser tão interessante, levando-me a crer que, possivelmente, o IKEA poderá preparar uma candeeiro com um pé alto para outros estilos.

Sendo a sensação da área das colunas similar à SYMFONISK coluna de som, neste caso o pano protetor da coluna dá para retirar. Quer dizer, não chegámos a tentar retirar totalmente, mas pelo menos permite fazê-lo, o que, se não ajeitarmos corretamente, poderá parecer um pouco defeituoso, enquanto a coluna não permite que mexamos nessa área.

No caso do candeeiro, os botões também são os mesmos e encontram-se na parte mais em baixo do equipamento, no entanto temos um botão adicional: para ligar e desligar a luz. Em termos de design deste pequeno aspecto nada a comentar, mas quer dizer… Uma coluna de som inteligente, com integração com a aplicação da Sonos e não é possível controlar a luz? Poderia e deveria ter havido aqui uma esforço nesse sentido, mas certamente que será uma coisa que a IKEA irá fazer no futuro (talvez mais breve do que pensamos).

Felizmente, podemos optar por lâmpadas inteligentes que permitem adicionar esta funcionalidade, mas acho que seria mais sensato ter tudo integrado numa só aplicação.

Este produto também está disponível em branco e preto (que são mais um cinzento calor e um cinzento escuro) sendo que, mais uma vez, permite integrar facilmente com grande parte dos designs.

Performance sonora e aplicação Sonos

Em termos de qualidade de som não esperávamos outra coisa, já que com a parceria da Sonos há uma garantia de qualidade neste quesito. Uma coisa que me pareceu ao ter ambas as colunas, o SYMFONISK Candeeiro e o SYMFONISK Coluna de som, é que a coluna de som tem um som mais alto e, parece-me, com um pouco de melhor qualidade, no entanto, o objetivo de uma e outra é diferente.

Considero que o SYMFONISK Coluna de som tem o principal objetivo ser uma coluna de som, enquanto no caso do SYMFONISK Candeeiro o som é como se fosse um extra ao objetivo de iluminar um quarto ou uma sala. Por isso não me admira esta diferença, no entanto, o preço deste equipamento é bem superior à coluna, já que o SYMFONISK Candeeiro custa 179€.

Como parte do sistema de som mais amplo da Sonos, a coluna suporta mais de 100 serviços de streaming, incluindo Spotify, TIDAL e Apple Music, sendo que também permite a possibilidade e emparelhar dois alto-falantes juntos, oferecendo um som semelhante a um concerto onde pode ouvir a guitarra vindo do lado esquerdo do palco e do piano do lado direito, sendo que também permite a integração com colunas de som da Sonos e integrar numa experiência de home cinema.

Como seria de esperar, a instalação do serviço é muito fácil. Primeiro, obviamente que temos de a ligar a uma ficha e temos de a ligar à internet, seja por cabo ou por wifi. Tudo feito através da aplicação da Sonos e de forma muito intuitiva e fácil.

Como pode ver através das imagens em cima, todo o processo é bastante fácil, sendo necessária, como seria de esperar, uma conta na própria Sonos para poder fazer isso. Começa pela ligação da coluna ao wifi doméstico e após a configuração pergunta se quer ligar outro equipamento, o que acabamos por fazer com o SYMFONISK candeeiro. Após isso, foi-nos pedido que indicássemos em que área cada produto se situava em casa e depois experimentámos utilizar o Spotify e correu tudo normalmente, com uma integração perfeito.

Outra coisa interessante é que integra com o AirPlay 2 em um dispositivo iOS, bem como pode ser controlado usando a sua voz. Infelizmente, para isso teremos de usar equipamentos terceiros, já que a própria coluna não tem qualquer microfone, mas o simples facto de podermos integrar é positivo.

Basta emparelhá-lo com um dispositivo compatível com Alexa, como o Echo Dot, um dispositivo ativado pelo Google Assistente, como o Google Home, ou outro produto da Sonos com voz incorporada, como o Sonos One ou o Beam.

Outra coisa importante anunciado para o Outono de 2019, é que haverá mais duas novas formar de gerir os equipamentos, seja através de um comando SYMFONISK ou de uma aplicação própria da IKEA, o IKEA TRÅDFRI. Excelente.

Veredicto: SYMFONISK Candeeiro mesa com coluna de som

Mais uma vez, a IKEA acertou em cheio e está aqui a oferecer um produto de grande qualidade e com um design soberbo. Sem dúvida que o design deste equipamento disponível em duas cores, permitirá integrar este candeeiro em, praticamente, qualquer interior, no entanto, o equipamento ocupa um pouco de espaço. Por exemplo, não seria possível colocar o candeeiro em cima da coluna de som, pois ficaria de fora.

Mais uma vez, a integração/parceria com a Sonos permite oferecer uma integração de grande nível com outros produtos e, mais uma vez, foi uma excelente decisão por parte dO IKEA.

No entanto, considero que há mais aspetos negativos, já que além de não ter o microfone integrado, como acontece com a SYMFONISK Coluna de som, também tem um botão para controlar a luz. Para mim, este produto faz mais sentido ser totalmente controlado remotamente, mas a luz ainda só acende através de um botão, o que parece-me contra natura neste excelente produto. Felizmente, nada que uma lâmpada inteligente não resolva.

Pontos a Favor:

  • Excelente Design
  • Muito bom som
  • Integração com a aplicação da Sonos e assistentes virtuais

Pontos Contra:

  • Não tem microfone
  • Precisa de mais espaço
  • Deveria ter a possibilidade de controlar a luz remotamente

Desde já agradecemos ao IKEA por nos ter disponibilizado o SYMFONISK Candeeiro para análise e poderá adquirir o produto a partir do dia 1 de agosto por 179€. Poderá saber mais no site oficial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here