Análise Hyundai Kauai 1.0 T-GDi N Line: Ensaio

O Hyundai Kauai é um automóvel que transmite uma experiência de condução bastante mista, sendo acompanhado por um visual único capaz de atrair novos clientes. Além disso oferece-nos uma boa variedade de escolhas, sendo que possuí versões a gasolina, híbrida e até totalmente elétrica.

É de notar que este SUV de origem sul-coreana tem de enfrentar uma competição bastante forte. Estamos a falar do Ford Puma, Seat Arona e até o Skoda Kamiq. Então o que é que o separa do resto da competição?

Motorização

Como já referido, o Kauai está disponível em três tipos de motorização. A versão a combustão dispõe de um motor turbo 1.0 L de três cilindros que debita 120cv. Apesar de muito modesto é o suficiente para condução diária, por isso não espere muita performance desta pequena unidade, especialmente quando tiver de vigiar as rotações ao realizar ultrapassagens.

A motorização híbrida é certamente mais potente que a já descrita. O motor é um 1.6L acompanhado de um motor elétrico secundário, juntos debitam 141cv. O motor elétrico está disponível para ajudar logo ao arranque e também é possível utilizá-lo sozinho para curtas distâncias ou em velocidades baixas. Se escolher esta versão, terá ao seu dispor uma performance melhor do que o Kauai a combustão, no entanto continua a ser superado por outros veículos no mercado, tais como o Ford Puma. A versão híbrida também conta com opção de caixa manual de 6 velocidades ou uma opção de caixa automática DCT de 6 velocidades.

Por fim, a versão totalmente elétrica é a mais potente de todas. Dispõe 204cv e uma autonomia de 400 Km, que fazem desta versão um rival à altura do Nissan Leaf. No entanto, tudo dependerá si se quiser um Kauai totalmente elétrico.

Suspensão e Direção

Quanto à suspensão do Kauai, a Hyundai conseguiu resolver alguns problemas com esta nova revisão do pequeno SUV, mas ainda está longe do ideal. É relativamente firme e quando combinada com um centro de gravidade bastante elevado somos atirados de um lado ao outro ao circular em estradas um pouco acidentadas. Devido a esta suspensão, também é aconselhado não adquirir as jantes de 18 polegadas presentes em algumas das versões, pois parece atenuar um pouco este problema da suspensão.

A suspensão firme é capaz de ajudar na direção, sendo que o Kauai consegue mudar de direção sem necessitar de muita inclinação. No entanto, a direção parece ser demasiado sensível acabando por desviar o carro da linha de condução se este apanhar alguns solavancos dentro das curvas.

Exterior

No que toca ao exterior, o novo Kauai recebeu um facelift com esta nova revisão, que o torna esteticamente mais apelativo do que o seu antecessor.  Em certas versões o Kauai vem acompanhado de sensores de estacionamento traseiros (e dianteiros em algumas versões) e jantes de liga leve de 17 polegadas. Se optar pela versão N Line, poderá contar ainda com detalhes estéticos que conferem ao exterior um visual mais agressivo, mas também terá a opção de jantes de 18 polegadas, que já referimos anteriormente.

A versão totalmente elétrica também irá diferir esteticamente das outras duas motorizações, já que não tem necessidade de suportar uma grelha frontal e também tem acesso a opções de jantes exclusivas a esta versão.

Interior e Espaço

Quanto ao interior, esta é talvez a melhor parte do SUV sul-coreano. A montagem do banco do condutor é ligeiramente mais alta do que noutros veículos do género, o que faz parecer que estamos ao volante de algo com porte maior. Para além disso, os pedais alinham corretamente e o volante tem várias opções de ajuste permitindo ao condutor um maior conforto.

Este lugar apresenta também uma ótima visibilidade para a frente e para os lados devido à altura das janelas e ao pequeno perfil dos pilares laterais. Já a visão traseira prova-se restritiva, devido ao pequeno tamanho da janela traseira, no entanto isto é facilmente mitigado através dos sensores traseiros e até mesmo uma câmara de estacionamento, se escolher essa opção.

O interior do Kauai também conta com montagens de plástico, apesar deste não aparentar grande qualidade, no tablier e nos painéis das portas.

Em termos de espaço, o Kauai oferece uma quantidade razoável nos lugares frontais, ainda que o espaço para a cabeça não seja ideal. Já os lugares traseiras não se mostram muito amigáveis de uma pessoa de tamanho adulto, sendo antes ideal para crianças e jovens.

O porta-bagagens oferece um espaço ligeiramente menor do que o normal em carros da mesma categoria, possuindo 374 litros de capacidade. No entanto este espaço pode ser aumentado para os 1156 litros se os bancos traseiros forem rebatidos, sendo que estes formam uma superfície quase plana quando rebatidos. Tenha em atenção que se escolher a versão elétrica deste SUV, acabará com uma bagageira menor do que a descrita.

Equipamentos

O Hyundai Kauai também oferece uma série de equipamentos desenvolvidos para aumentar o conforto dos seus utilizadores.

O interior conta com um ecrã touchscreen multimédia de 8 polegadas ou de 10,3 polegadas (em certas versões) montado na parte superior da consola central, para um fácil acesso. Ambas as versões do ecrã oferecem botões físicos para acesso rápido ao Apple CarPlay e ao Android Auto.

Ainda no interior, todas as versões Premium e acima dispõem de bancos frontais aquecidos e até um carregador wireless para telemóveis, as versões Ultimate também chegam a receber assentos ventilados.

No exterior podemos contar com sensores de estacionamento traseiros; mas se escolher outras versões acima da SE Connect poderá também contar com a presença sensores frontais ou até mesmo uma câmara de estacionamento.

Pro fim, todos os Kauai vêm com um sistema de luzes automático e se decidir incluir o kit de segurança, terá acesso ao sistema de assistência de via de trânsito.

Veredito

O Hyundai Kauai não é o único carro do seu tipo e chega até a ter competição mais forte. Mas é um pequeno SUV que sabe como utilizar o seu design para atrair novos clientes, e está disponível numa enorme variedade de opções e a preços bastante acessíveis.

No entanto, é de notar que a sua versão elétrica revolucionou esta classe de automóveis, com uma boa autonomia de bateria e um preço acessível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui