Análise: Huawei U8860 Honour

Huawei HonourA Huawei mostra-se bem ativa no mercado, lançando smartphones de boa qualidade para os mais variados preços, sendo Huawei Honour de gama “média”. Será que vale o preço?

Já tínha referido que a Huawei está bastante ativa no mercado, preparando excelentes smartphones, além dos já conhecidos “smartphones” das operadoras ou nas pens das operadoras, mercado que tem sido “explorado” pelas operadoras portuguesas para lançarem smarpthones de “nome próprio” fabricadas por marcas chinesas.

No entanto, é claro que a Huawei pretende mudar isso preparando smartphones de excelente qualidade sem estarem “escondidos” pelas operadoras. Este é mais um excelente dispositivo, que foi apresentado no início do ano, chegando a Portugal há menos de um mês. Como referi anteriormente na análise ao Huawei Ascend P1, a Huawei está a entrar em grande no mercado de smartphones, obrigando os utilizadores a terem mais um nome quando pretende escolher um novo smartphone.

Apesar de não pertencer à linha Ascend, as caraterísticas deste smarpthone não enganam qual é o objetivo da marca, estar presente nesta gama “média”, com um smartphone single-core com um processamento acima do normal, 1,4GHz. Será que consegue marcar posição?

Características e Acessórios

o Dimensões: 122 x 61 x 11 mm
o Peso: 140g
o Sistema Operativo: Android 4.0.3
o Memória: 2GB de memória interna
o Dimensão do ecrã: 4.0”
o Resolução: 854 x 480 (245 ppp)
o Ecrã TFT LCD 16M cores
o Câmara: Traseira: 8.0 MP; Frontal: VGA
o Processador Qualcomm 1.4 GHz  MSM8255T
o GPU: Adreno 205
o MicroSD até 32GB (não incluído)
o RAM: 512GB
o Bateria 1930 mAh

Huawei Honour

Este smartphone foi a “verdadeira” entrada da Huawei em smartphone de uma gama “melhor”, diga-se assim. Foi apresentado no início do ano, na altura era o seu melhor smartphone, tendo pouco tempo depois anunciado o Ascend P1 e, mais tarde, o Ascend Quad, o futuro smartphone quad-core da empresa, que deverá concorrer com os grandes topos de gama do mercado.

Começo pela caixa, que é um bocado maior que o smartphone, num formato diferente do Ascend P1. Alias, diga-se demasiado maior para o que é necessário, tendo em conta o tamanho do Huawei Honour e o que a caixa contém. Na parte de baixo da caixa, temos as especificações principais do smartphone, onde verificamos um “erro bom”. Lá diz que o smartphone tem o sistema operativo Android 2.3 Gingerbread, mas já há uma atualização. Alias, o smartphone já deverá vir com o Android 4.0 ICS, o que demonstra como a Huawei está a encarar o mercado, quando temos smartphones com processadores dual-core (LG Maximo 2X) que ainda não têm Ice Cream Sandwitch. Dentro da caixa temos um Carregador, um cabo USB-MicroUSB e uns auriculares.

Design e funcionalidade

Ao pegar no smartphone notei que não tem o peso do Ascend P1. É um smartphone que tem um design dentro do “normal” e parecido com o que os utilizadores estão habituados, tentando oferecer o que os utilizadores querem. Na parte da frente temos o ecrã de 4 polegadas e os 4 botões retro-iluminados “normalmente” usados no Android 2.3 Gingerbread, “Menu”, “Início”, “Voltar atrás” e “Pesquisa”. Gostei bastante da parte traseira, uma capa com saliências e anti-dedadas, dando segurança quando seguramos o smartphone.

Huawei Honour

No smartphone, por baixo temos a porta MicroUSB, do lado direito não temos nada, do lado esquerdo os botões de volume e por cima o botão ligar/desligar e uma saída de som 3.5mm. Um ponto negativo deste smartphone é o botão de volume e de ligar/desligar, que são muito salientes.

Ao ligar o smartphone, temos o ecrã de 4 polegadas, com uma resolução de 854 x 480, com uma excelente densidade de pixeis por polegadas, praticamente a mesma do Ascend P1. Uma das funcionaldiades destacadas deste smarpthone é o tempo que demora a ligar, que são 5 segundos, tornando-se no mais rápido smartphone a ligar-se.

A resolução deste smartphone não impressiona, mas o ecrã apresenta umas cores excelentes e fornece uma visualização excelente. No entanto, o touch deixa um pouco a desejar. Apesar de ser um smarpthone de gama média, o touch deste smartphone deveria ser muito melhor, pois falha algumas vezes, como quando estamos a escrever no teclado virtual, pressionando uma letra no teclado virtual e ele “percebe” outro.

Como este smarpthone é vendido exclusivamente pela TMN, tem algumas aplicações próprias da TMN/PT, aliás até demais. Além das normais, como as aplicações Sapo e da MEO, há uma que não necessitava de estar presente, o TMN Drive, pois como é um mapa ocupa algum espaço na memória, já demasiado reduzida. Sim, é que não nos podemos esquecer que a memória é de 2GB, muito pouco é verdade, mas que facilmente um cartão MicroSD nos pode salvar, mas a maioria das aplicações são instaladas na memória interna… Por isso, teremos de ter cuidado com as aplicações instaladas e jogos, pois pode obrigá-lo a ter que fazer uma limpeza de aplicações, para só ter as que são realmente necessárias.

Destaco a aplicação DLNA. Sim, este Huawei Honour tem a tecnologia DLNA, tecnologia essa que não costuma estar presente neste gama de smarpthones, mas que certamente lhe dará jeito se tiver uma televisão com DLNA.

Interface e Desempenho

Huawei Honour SO

Parece-lhe que há muitos aspetos negativos? Será nesta área que estão os principais aspectos positivos deste smartphone e que mostram que a Huawei está a sério neste mercado. Vou começar com o sistema operativo e a interface do mesmo, que é um dos principais aspetos positivos deste smartphone.

O Huawei Honour já tem Android 4.0 Ice Cream Sandwitch e não é a versão base, já tem a atualização 4.0.3, o que demonstra que a Huawei está a apostar num dos aspectos que as grandes fabricantes são criticadas pelos utilizadores, a falta de atualização dos modelos lançados com “menos hardware”. A Huawei vem demonstrar que mesmo não tendo um hardware “médio/alto”, tem capacidades para ter o Ice Cream Sandwitch, mantendo um excelente desempenho, satisfazendo os utilizadores.

A Huawei, tal como no Ascend P1, tem na interface do Android 4.0 uma das grandes apostas nos seus smartphones. O Android 4.0 é bastante personalizável, ainda com 3 temas para o Android, onde volta a estar presenta a interface original do Android ICS, presente no Google Nexus, que muito poucos smartphones têm disponíveis.

O Face Unlock, uma das novidades do Android 4.0, funciona razoavelmente bem no Huawei Honour, mais lento comparado com o Ascend P1, mas é aceitável, devido à qualidade da câmara frontal. Outra novidade do Android 4.0 é o acesso ao multi-tarefas que não terá uma tecla própria, terá que premir o botão Home durante uns segundos para ter acesso, o que poderá fazer com que muitos dos detentores deste smartphone nunca a venham a descobrir. Com 512MB de RAM poderá tornar o smartphone um pouco lento se os utilizadores não tomarem atenção a esta funcionalidade.

O desempenho do Huawei Honour é excelente para um single-core. Para os testes de desempenho voltei a utilizar AnTuTu, o Quadrant, o Vellamo e o GLBenchmark Egypt 720p offscreen (fps).

teste desempenho Huawei Honor

comparação desempenho Huawei Honor

O Huawei Honour obteve 3904 pontos no AnTuTu, superando o Nexus S e o Galaxy S, noo Quadrante ficou acima do Desire HD e do Nexus S, enquanto no Vellamo obteve um dos melhores resultados, com 1282, ultrapassando grandes smartphones como o Galaxy Nexus e o Galaxy Note (2.3).  Ao olharmos para o quadro de comparação com outros smartphones que tivemos, vemos que este Honour aproxima-se bastante do LG Prada, que tem um processador dual-core a 1GHz e 1GB de RAM, dando mostras da sua qualidade.

O grande ponto positivo deste smartphone é a bateria. A bateria é excelente, 1930 mAh, o que torna este smartphone com uma duração incrível. Nao foi difícil manter este smartphone com bateria durante 3 dias, incrível tendo em conta que a maioria destes smartphones duram um dia. Claro que com uma utilização mais intensa vai durar menos, mas quando usei o Honour de uma forma mais intensa, mesmo assim durou-me quase dois dias. Este será um factor a ter em conta quando comprar um smartphone, já que é uma das grandes críticas aos “telefones inteligentes”, a pouca duração da bateria. Basta compararmos a bateria com o Ascend P1, o dual-core da marca, que tem uma bateria de 1670mAh e já tem um bom desempenho, agora esta tem 1930mAh.

Câmara e Multimédia

A câmara é que deixa um pouco a desejar. É de 8MP “HD”, mas a qualidade das fotografias não é muita. Tendo em conta que são 8MP, leva-nos a pensar que vamos conseguir tirar fotos de excelente qualidade, parecidas com smartphones de gama alta com 8MP, mas não vai acontecer. Talvez por termos as espetactivas altas, não ficámos satisfeitos no teste à câmara. Então em ambientes com pouco luminosidade, irá ter alguma dificuldade, no entanto o flash pode dar uma ajuda neste caso.

Huawei Honour

O auto-focus também não é lá muito bom. Demora alguns segundos a focar e nem sempre fica bem focado, vai acontecer, ocasionalmente, termos de carregar no ecrã para voltar a focar para podermos tirar uma fotografia decente. Apesar da qualidade das fotos, a Huawei dá várias opções, com várias funcionalidades disponíveis, como o HDR e o equilíbrio de brancos. Aqui ficam alguns exemplos (Clique para ampliar).

Huawei Honour Fotos

A filmar, a câmara também não é uma referência, também não estávamos à espera de muito mais. A gravação é de qualidade 720p, mas pouco se nota no vídeo.

httpv://www.youtube.com/watch?v=oDxvCXCiXj4

Aqui destaco um outro aspeto negativo, que seria de esperar neste smartphone, o reduzido espaço de armazenamento, apenas 2GB. Obriga à compra de um cartão MicroSD, principalmente se quiser tirar fotografias, que ocuparam-me uma média de 1,3 MB, enquanto o vídeo de  40 minutos ocupou 40MB.

Quanto aos auriculares não vai sair surpreendido. Qualidade de som normal, um pouco mau até, se aumentar o som ao máximo, conforme o volume de cada música, mas não seria de esperar melhor destes auriculares.

Veredito

É verdade que não estamos ao nível do Ascend P1, mas tenho de ser sinceros, está a um excelente nível. Para começar já tem o Android 4.0 num dispositivo de gama média/baixa, o que é dificil de encontrar na maioria dos seus concorrentes diretos. Depois, o preço também está bastante bom, ao comparar com outros smartphones com hardware equivalente.

Apesar das dificuldades que obtivemos com a câmara, não acredito que isso seja suficiente para pôr este smarpthone de lado, logo à partida. Alias, vejo muitos mais pontos positivos no Huawei Honour que pontos negativos, como a duração da bateria, o interface do sistema operativo, ou o excelente desempenho do processador.

Pontos a Favor:

+ Android 4.0 ICS bastante personalizável

+ Bateria com duração acima da média

+ Bom desempenho do CPU e GPU

Pontos a Contra:

– Armazenamento Reduzido

– Câmara aquém das expetativas

Huawei U8860 Honour está à venda por 279,9€, exclusivamente pela TMN e apresenta-se como uma excelente opção para quem pretende comprar um bom smarpthone, que já tenha Android 4.0 ICS, pois muito provavelmente a maioria dos concorrente nesta gama não terão.

3 COMENTÁRIOS

  1. É um bom smartphone, recomendo vivamente. Um cartão micro SD de 16Gb, e desligar o 3G, a bateria dura mais e melhora a resposta de funcionamento.

    No caso das aplicações, passar tudo o que for possível para o cartão e de vez em quando limpar as “aplicações em execução”.

    Excelente artigo este!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui