Análise: HTC Windows Phone 8X

HTC Windows Phone 8X (1)Sendo o seu nome oficial o Windows Phone 8X by HTC, mas mais conhecido por HTC 8X, é o primeiro smartphone com Windows Phone 8 a chegar ao mercado. Nós, já temos a nossa opinião.

A HTC está a tentar recuperar o tempo perdido no mercado dos smartphones e este é mais um dispositivo de topo na sua fatia de mercado. O HTC One X, já analisado, é um smartphone de topo na gama Android e já tem um novo dispositivo, o HTC Butterfly, com a nova tendência dos smartphones com ecrãs de 5 polegadas e resolução Full HD.

Este é o primeiro smartphone com Windows Phone 8, bem como o primeiro a chegar ao mercado com a última versão do sistema operativo móvel da Microsoft e já está disponível no mercado português.

Com o lançamento de uma nova versão do sistema operativo móvel por parte da Microsoft, a HTC não poderia ficar de fora e lançou dois smartphones, este e o HTC 8S, um smartphone mais modesto com Windows Phone 8. Será que este HTC Windows Phone 8X tem capacidade para concorrer com outros smartphones de topo?

Características e Acessórios

o Dimensões: 132,35 x 66,2 x 10,12 mm
o Peso: 130g
o Sistema Operativo: Windows Phone 8
o Memória: 16GB de memória interna
o Dimensão do ecrã: 4,3”
o Resolução: 720 x 1280p (342ppi)
o Ecrã HD Super LCD2
o Câmara: 8MP Full HD (1080p) /Frontal: 2.1MP
o Processador Qualcomm MSM8960 Snapdragon Dual-core 1.5 GHz Krait
o GPU: Adreno 225
o RAM: 1GB
o Bateria: 1,800mAh

HTC Windows Phone 8X (21)

A caixa que traz o HTC Windows Phone 8X é bem curiosa e diferente das que recebi até hoje. É totalmente branca com o logótipo da HTC num cartão pouco rijo. Quando abrimos temos logo o smartphone e por baixo temos os vários acessórios. Uma tomada de parede, um cabo USB-MicroUSB e uns auriculares, auriculares esses que não têm a tecnologia Beats Audio, tal como acontece com quase todos os smartphones da HTC que não têm auriculares Beats Audio, mas que têm a tecnologia para que seja utilizada com auriculares próprios, que já oferecem uma qualidade bastante boa.

Design e funcionalidade

Um grande diferencial entre os dispositivos com Windows Phone é o design, bastante mais colorido que os smartphones que correm o sistema operativo Android. Um design “inventado” pela Nokia para o Windows Phone, mas que está diretamente ligado a dispositivos com este sistema operativo e que a HTC também seguiu, o que acaba por ser bom para a Microsoft e o seu sistema operativo, basta olhar para um smartphone com este design mais colorido e associa-se, logo, ao Windows Phone.

HTC Windows Phone 8X (3)O HTC Windows Phone 8X que recebemos foi azul, com um colorido sistema operativo a condizer. O HTC 8X é uma peça única com a parte traseira em policarbonato, o que dá grande confiança quando seguramos o smartphone. Não é escorregadio e mesmo que caia, sentimos que não se partirá facilmente, pois a parte traseira parece um tipo de borracha que aliviará a queda. Eu próprio posso confirmar, o HTC 8X caiu-me duas vezes e parecia que a capa era mesmo de borracha.

Como é uma peça única, não podemos aceder à bateria por não ter uma tampa traseira, sendo que o Micro SIM é colocado de lado, ao estilo do HTC One X que já analisámos. Como normalmente acontece neste tipo de smartphones em que não podemos tirar a capa traseira, também não tem MicroSD.

O tamanho do smartphone é um tamanho bastante bom, que permite segurarmos o HTC Windows Phone 8X com alguma comodidade, ao contrário de smartphones com ecrãs maiores que somo, quase, obrigados a utilizar as duas mãos para utilizar o smartphone para tudo.

Quanto ao smartphone e aos botões disponíveis, temos o que é obrigatório para as fabricantes poderem licenciar o Windows Phone, na parte da frente temos um ecrã de 4,3 polegadas com 3 botões capacitivos, “Voltar”, “Inicio” e “Pesquisa”, na parte de baixo temos o Micro USB, em cima temos o botão de ligar/desligar e o jack para auriculares, no lado esquerdo não temos nada, enquanto é do lado direito que temos o botão de volume, o compartimento par ao MicroSIM e o botão para a câmara. Sim, finalmente alguém se lembra que um botão para a câmara até dá jeito, é pena é que tem de ser a Microsoft a obrigar a isso para poder ter o Windows Phone.

Interface e Desempenho

HTC Windows Phone 8X (2)Quanto ao Interface não há muito a falar, já que o utilizado é o sistema operativo Windows Phone 8 e este tem um interface próprio, que não pode ser personalizado pelas fabricantes, como acontece com o Android e o HTC Sense 4.

Todas as informações sobre o sistema operativo e a interface, deverá ler a análise que fizemos ao Windows Phone 8, um artigo com uma à nova versão do sistema operativo móvel da Microsoft que mostra quais as grandes novidades desta versão.

Um dos grandes pontos positivos é as atualizações. As obrigações que a Microsoft faz para quem pretende licenciar os dispositivo são para isto mesmo, para que a Microsoft possa efetuar as atualizações sem se preocupar se o hardware é compatível, o grande problema do Android. Se leu a análise ao Windows Phone 8, verá que a Microsoft foi tão específica, que não pode ter qualquer CPU ou GPU, tem de ser um autorizado. Apesar de não ser um bom indicativo para a concorrência e para obtermos preços mais em conta em dispositivos com Windows Phone, temos de perceber que é a única possibilidade de a Microsoft garantir as atualizações para estes dispositivos.

O desempenho foi excelente. Este smartphone vem confirmar o mesmo com que nos deparamos no iPhone 5, não precisamos de ter um processador quad-core para que consigamos fazer o mesmo. Isto também acontece com o HTC Windows Phone 8X. Experimentei jogos, experimentei vídeos, experimentei vídeos em Full HD e tudo funcionou sem qualquer paragem, sem qualquer engasgo.

O desempenho do HTC 8X com as aplicações foi excelente, bem como a utilização do smartphone na internet. Aliás, apesar de eu não ser um grande fã do IE, é na utilização do Internet Explorer que vemos uma grande vantagem deste HTC 8X, como os próprios testes de desempenho demonstram.

HTC Windows Phone 8X (5)

Na mesma análise que fizemos ao Windows Phone 8, verificamos que os testes de desempenho são excelentes, até melhores que os do iPhone 5 e do iOS 6, o que mostra a grande aposta da Microsoft no desempenho do seu browser.

Câmara e Multimédia

Mas nem em tudo o HTC 8X tem um excelente desempenho, estou a falar da duração da bateria. Tendo em conta que não utilizei este smartphone como se fosse o meu primeiro, ou até, segundo, estava a espera que a bateria durasse, pelo menos, dois dias. Ora, fiquei bastante desiludido, mesmo com o pouco uso, é muito difícil manter o HTC Windows Phone 8X durar dois dias, normalmente, o que acontecia era que o smartphone chegava a casa, no segundo dia, desligado e sem bateria. Tendo em conta outros dispositivos da HTC que testei, estava a espera de um desempenho bastante melhor.

É com o software da câmara que fiquei bastante satisfeito. Tal como disse na análise do HTC One X, já começamos a ter smartphones com capacidade de substituir a nossa câmara fotográfica compacta e o HTC 8X está bem próximo disso. Isto, porque, a Microsoft deixou que as fabricantes possam personalizar o software da câmara. Ora, se a HTC já tinha feito um excelente trabalho com o HTC One X, mostrou que com o sistema operativo da Microsoft também o consegue.

O software da câmara está muito bom e bastante completo, no entanto percebemos que não está tão completo como o do Android, mas com muitas funções disponíveis. Este software da câmara aliado ao botão próprio para tira a fotografia, deixaram-me bastante satisfeito com o HTC 8X para as minhas “sessões fotográficas”. Fácil de tirar, fácil de utilizar as funções e com a integração do Skydrive, muito fácil a partilha e envio para a cloud.

Fotos HTC 8X (8)

Fotos HTC 8X (6)

Fotos HTC 8X (2)

As fotografias tiradas foram de excelente qualidade, apesar de alguns problemas com algumas cores mais vivas em algumas fotos, como podemos verificar o amarelo na fotografia da flor. Apesar de o software não oferecer uma qualidade igual ao HTC One X, em termos de qualidade da fotografia estão equivalentes.

Quanto ao vídeo, captou os sons com uma qualidade bastante boa e a qualidade vídeo também é o esperado.

httpv://youtu.be/bHwzjRFTbgE

Para experimentar os jogos, escolhi um jogo gratuito da Windows Phone Store, o Gun Bros. Aqui deu para mostrar o grande desempenho do HTC 8X, não engasgou apesar de estar aos tiros e sempre a tocar no ecrã. A qualidade de imagem do jogo, aliado à qualidade HD do ecrã, dá-nos boas horas de jogo.

Windows Phone 8 (5)

Um dos grandes problemas é não podermos adicionar armazenamento através de MicroSD. É verdade que com a cloud é cada vez mais fácil guardar fotografias e vídeos, no entanto eu prefiro ter disponível o espaço do que estar a contar com o que irei enviar para a cloud quando chegar a casa, pois se me esquecer, lá se vai s fotografias que pretendia tirar. Como o Dropbox ainda não chegou ao Windows Phone, ainda não temos os adicionais 25GB de armazenamento à nossa conta, presumo que isso deve acontecer como acontece com dispositivos com Android.

Veredito

Apesar de a bateria estar aquém das expetativas, adorei utilizar o smartphone. como já disse na análise ao Windows Phone 8, este sistema operativo é muito bom e aproveita o bom do Android e do iOS, por isso prevejo um grande futuro pela frente ao Windows Phone.

Tenho de destacar o design dos smarpthones Windows Phone, esta “capa” traseira em policarbonato é uma excelente ideia para os smartphones, já que dá confiança ao utilizador sobre a durabilidade do smartphone numa queda, aliada a este design excelente, este HTC Windows Phone 8X tem boas indicações para ser uma excelente escolha na altura de comprar. Os principais pontos que não gostei, foi em relação à bateria e não termos a possibilidade de expandir o armazenamento através de MicroSD.

Pontos a Favor:

+ Design e a parte traseira em policarbonato

+ Bom desempenho

+ Software da câmara

Pontos Contra:

– Duração de bateria abaixo do esperado

– Sem MicroSD e remoção de bateria

Sem dúvida que a aposta da HTC é acertada, o problema é que o Windows Phone 8 ainda está “no início” e que vai demorar um pouco até haver mais aplicações na lojas de aplicações e a haver mais utilizadores com o sistema operativo da Microsoft. Mas acredito que o sistema operativo da Microsoft vai encontrar o seu lugar o mercado e ganhar mais força, pois este tipo de dispositivos merecem. Este design merece estar na preferência dos compradores.

Poderá encontrar este smartphone à vendas nas principais lojas de retalho, por 619,90€ e a Vodafone disponibiliza a versão bloqueada por 499,90€. Aproveito para agradecer à Vodafone pelo envio do dispositivos para análise.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here