Análise: HP Envy X2

HP Envy X2Sendo a HP uma das principais fabricantes de computadores, a empresa não poderia ficar de fora destes novos “transformers” com Windows 8. Será que este HP Envy X2 está à altura?

O Windows 8 foi criado pela Microsoft com um objetivo principal: melhorar o uso do sistema operativo adicionando a possibilidade de utilizarmos ecrã sensíveis ao toque para melhorar a interação entre o utilizador e o gadget. Como não poderia deixar de ser aproveitado pelas fabricantes, além de computadores com ecrãs sensíveis ao toque, também começaram a aparecer “Transformers”, dois em um, híbridos, tablets com teclado, ou outros nomes que queiram dar a este tipo de dispositivos.

Eu considero o Windows 8 uma mistura entre o Windows 7 e o Windows RT, o que promete revolucionar o mercado de computadores portáteis, pois além de adicionar a capacidade de touchscreen aos ecrãs, também podemos começar a optar por termos um tablet e um teclado em vez de um tablet e um computador portátil.

Como maior vendedora de computadores portáteis, (ou talvez não), a HP não poderia deixar de aproveitar esta nova possibilidade e adicionou este novo formato à linha Envy, o HP Envy X2, sendo que o X2 significa mesmo o dois em um de um tablet/computador portátil. Sou fã deste formato (até já tive um Asus Transformer e gostei imenso), mas este é o primeiro que experimento com Windows 8. Será que cumpre com as expetativas?

Características e Design

o Peso: 1,4kg com teclado
o Sistema Operativo: Windows 8 32bits
o Memória: 64GB eMMC SD (MicroSD e SD até 32GB)
o Dimensão do ecrã: 11,6 polegadas
o Resolução: 1366 x 768
o Câmara Traseira e Frontal: 8MP e 2MP
o Processador Intel Atom Z2760 dual-core a 1.8 GHz
o GPU: PowerVR SGX 545
o RAM: 2GB

HP Envy X2 (14)Ao olharmos e tocarmos no HP Envy X2 o que salta à vista são os acabamentos de luxo em alumínio, com o logótipo da HP em destaque num alumínio espelhado. Todo o design do HP é excelente, desde o tablet ao teclado. Para adicionar a este luxo, temos um baixo peso e amigo da portabilidade, 1,40kg com teclado. No entanto, se está a pensar neste HP para computador primário, tenha em atenção as especificações. É que com este processador, acaba por limitar o que pode fazer com ele, já que tem um dual-core da Intel que apesar de ser bom, tem como principal objetivo a redução do consumo de energia e não se aproxima dos Core i5 ou i7. Este híbrido é mais um tablet/netbook e só substituirá o seu computador portátil se não o utilizar para fins que necessitem de hardware potente.

O HP Envy X2 não vem com qualquer acessório, nem traz os simples auriculares, o que o aproxima mais do que encontramos nos computadores portáteis do que dos tablets, mas tendo em conta que a HP disponibiliza a tecnologia Beats Audio, não faria mal nenhum virem acompanhados de uns auriculares à altura, mas o mesmo tem acontecido em outros gadgets com Beats Audio.

HP Envy X2 (16)Um pormenor que diferencia este tablet dos restantes é que o botão de ligar/desligar e os botões de volume se encontram na parte de trás, enquanto que a maioria dos tablets têm estes botões de lado, o que torna a adaptação a este dispositivo mais demorada, mas, depois de nos habituarmos, percebemos que até é melhor desta forma. Nunca vos aconteceu, quando se retira o tablet de uma capa mais justa, o botão ficar preso na capa?

Além dos botões na parte traseira, não encontramos nenhuma porta nas laterais ou na parte de cima, só na parte de baixo, onde temos o compartimento para MicroSD , um jack para auriculares e o compartimento de ligação para carregar ou ligar ao teclado, que não é MicroUSB, mas sim um próprio da HP, como tem acontecido com os portáteis e com os tablets de uma gama superior.

Teclado e Trackpad

Ao olharmos para o HP Envy X2 encontramos algumas parecenças com o MacBook Air, mas se olharmos para o teclado dá mesmo a ideia do dispositivo da Apple. É no teclado que temos mais opções para utilizarmos com outro hardware, tem duas portas USB 2.0, uma porta HDMI e um compartimento para cartão SD. O teclado tem uma bateria própria que aumenta, bastante, a duração do tablet, o que dá uma excelente autonomia ao HP Envy X2.

HP Envy X2 (8)O teclado não tem as teclas retroiluminadas, o que dificulta o seu uso quando temos muito pouca visibilidade. No entanto, gosto bastante do espaçamento entre as teclas e dá muito conforto na sua utilização, bem como não aumenta muito o peso do conjunto, de 1,4kg, o que é muito bom para o transporte deste dispositivo numa mochila ou numa bolsa própria.

Normalmente, o TrackPad dos computadores irritamente, já que a “seta” parece nunca responder conforme acontece com um rato a sério. Aqui vejo bastantes melhorias e nunca usei um rato com o HP. Tem uma sensibilidade ao toque excelente, tão excelente, que por vezes até irrita, já que quando estamos a escrever algum documento, um simples toque é interpretado como um clique. Mas, fora este “cuidado a ter”, foi um uso bastante satisfatório.

Windows 8

HP Envy X2 ecrã (4)O Windows 8 é a mais recente versão do famoso sistema operativo da Microsoft. A grande diferença do Windows 8 é que já vem preparado para ecrãs táteis com uma interface própria. Ao olharmos para o Windows 8, vemos que é um fusão do Windows RT, presente no Surface, com o Windows 7, mantendo o base do ambiente de trabalho a que estamos habituados.

Se já leu a nossa análise ao Windows Phone 8, verificará que os LiveTiles são iguais ao Windows 8, a diferença é o tamanho de ecrã que permite que possamos ter mais LiveTiles visíveis e diferentes aplicações, já que o mercado de aplicações do Windows 8 é diferente do Windows Phone 8. Além disso, as configurações são idênticas ao Windows Phone 8, com vários conjuntos de cores possíveis.

Pessoalmente vejo este estilo de sistema operativo como o futuro, mesmo sistema operativo para computadores e tablets, havendo a possibilidade de termos híbridos que funcionem como tablets e portáteis. Mas um senão, este sistema operativo foi, claramente, criado para ecrãs táteis, o que o torna um bocado “esquisito” em computadores normais. Eu adquirir a licença para o meu portátil sem ecrã tátil e, apesar de já me vir a habituar, vejo que falta a possibilidade de usar o toque. Percebo, principalmente, essa “falha” ao ter testado este HP Envy X2.

HP Envy X2 ecrã (2)O Windows 8 foi criado para usar o toque, o próprio ambiente de trabalho está configurado para isso mesmo e, ao usarmos o rato, verificamos que deixa a desejar quando pretendemos ser produtivos.

O grande problema do Windows 8 é o mesmo que no Windows Phone 8, a falta de aplicações. É verdade que a produtividade no ambiente de trabalho é boa, mas para que queremos a interface Metro se não a podemos utilizar com as aplicações que mais gostamos? Por isso, e apesar de gostar bastante do novo Windows 8, ainda está limitado às poucas aplicações e só começaremos a tirar um total proveito desta nova versão dentro de alguns anos. Talvez só aconteça na próxima versão do Windows, pois só o tempo fará com que os programadores criem aplicações e possamos ter mais variedade na interface do Windows 8.

Desempenho

Aqui é que verificamos alguns “problemas”. É que ao termos o Windows 8 na sua versão completa esquecemos-nos que estamos perante um computador topo de gama, mas sim com um computador portátil com características de netbook. Basta olharmos para o processador, que é um Intel Atom Z2760 dual-core a 1.8 GHz. Não é nenhum processador de topo, tem como objetivo fornecer um bom desempenho sem gastar muita bateria, e é isso que acabamos por ter.

O HP Envy X2 não é nenhum topo de gama e ao “abusarmos” dele começa a ficar lento e a responder mais devagar às nossas ordens. Apesar disso, faz tudo o que pretendemos e, certamente, é bem superior à maioria dos netbooks do mercado com Windows 7. Fizemos uns testes de desempenho, escolhemos o PCMark7 e o SiSoftware Sandra. A comparação com outros híbridos Windows 8 é diferente e os resultados dos testes pouco diferem no PCMark7.

HP Envy X2 (17)O HP Envy X2 registou 1423 pontos no PCMark7, resultado muito similar a outros dispositivos que utilizam o mesmo processador, como o Dell Latitude 10 (1,437), o ASUS VivoTab Smart (1,400), Lenovo ThinkPad Tablet 2 (1,423) ou o Acer Iconia W510 (1,297), resultados obtidos pelo Engadget. No entanto, entre estes 4 referidos, o Envy X2 ficou em segundo lugar.

Em relação ao SiSoftware Sandra, os resultados não foram tão bons. conseguiu uma pontuação de 0,67kPT, sendo ultrapassado pelo Acer Iconia W510 (0,83kPT) e pelo Lenovo ThinkPad Tablet 2 (0,71kPT).

Sem dúvida um dos pontos fortes é a bateria. A duração da bateria é excelente. Graças à segunda bateria presente no teclado, utilizei o HP Envy X2 durante 1 semana sem precisar ir à carga, com um uso diário de, pelo menos, 2 horas. Em termos de tablet, certamente que durará menos, provavelmente entre as 4 e 5 horas em uso intensivo, mas é o normal comparando com outros tablets.

Câmara e Ecrã

O ecrã é de 11,6 polegadas com resolução  1366 x 768p, a resolução mínima exigida pela Microsoft aos fabricantes para a utilização do Windows 8. O ângulo de visão para o ecrã é bastante bom e as cores são excelentes. A imagem padrão de desbloqueio do Windows 8 fica excelente neste ecrã e a visualização de um vídeo foi de acordo com o esperado.

Apesar de não ter qualquer problema a correr vídeos de 1080p, quando há imagens demasiado escuras, conseguimos ver melhor a nossa imagem refletida no ecrã do que o próprio vídeo. O mesmo acontece se houver Sol, que dificulta a visualização do ecrã.

Quanto ao toque, também não há nada a apontar. Pensei que tentar carregar em links tão pequenos no Internet Explorer deveria causar diversos erros e falhas no click, mas não, sempre executou as minhas ordens de forma excelente tal como pretendia, o que superou as minhas expetativas.

A qualidade de som não foi má, mas também não é de topo como se espera. Quando há referência à tecnologia Beats Audio, as expetativas aumentam bastante, mas está longe da qualidade que estaríamos à espera. No entanto, não vai ter dificuldade em ver filmes no tablet. O que deve ajudar a isto é a localização das colunas, na parte de baixo do tablet. Mas se é verdade que o som é bom quando estamos a ver um vídeo “em modo tablet”, também é verdade que ao colocá-lo no teclado as coisas mudam, já que a coluna fica escondida no teclado, uma má escolha.

Acredito que a maioria das pessoas que comprem o Envy X2 não utilizarão a câmara nem para testar, mas quanto à qualidade das câmaras, não fica mal servida. A câmara traseira é de 8MP e tirar fotos com qualidade decentes, quanto à câmara frontal é Full HD e permite que efetue videochamadas com uma qualidade decente, mas não tente fazer com pouca luz, pois aí já terá mais dificuldades.

HP Envy X2 câmara (1)

HP Envy X2 câmara (2)

Veridito: HP Envy x2

Por isso, se pensa que o HP Envy X2 irá substituir o seu computador, está enganado. Este HP Envy X2 está ao nível dos netbooks que conhecemos anteriormente, não pode substituir o computador, mas oferecem uma duração inigualável aos computadores portáteis. Esqueça os jogos com grafismo HD ou uma edição de um poster A1 no Photoshop, este híbrido não foi criado para isso.

Eu utilizei-o como computador principal durante duas semanas, tanto como tablet como enquanto computador, e correspondeu às expetativas, tanto no desempenho como na duração de bateria. A usabilidade deste dispositivo é tão boa, que por várias vezes esqueci-me que tem características limitadas e puxava por ele, mas ele foi-me lembrando que não é nenhum topo de gama.

HP Envy X2 (2)Um dos grandes contras é o preço. É verdade que o design e o conceito pagam-se (o híbrido está bastante bem conseguido, com um design e acabamentos de luxo), no entanto o preço de 999 euros irá afastar muita gente. Por esse valor, consegue-se um ultrabook com processadores de topo, não são híbridos, mas haverá pessoas a preferirem ultrabooks. Se não se importar de gastar mais 100 ou 200 euros, então já encontra híbridos com especificações muito superiores.

Mas a verdade é esta: se gosta do conceito e não pretende processadores de topo, certamente que o HP Envy X2 é uma excelente escolha, que oferece um design muito superior à concorrência.

Pontos a Favor:

+ Bateria

+ Excelente Design

+ Conceito híbrido

Pontos Contra:

– O som poderia ser melhor

– Design luxuoso merece melhor hardware

– Preço

O HP Envy X2 está disponível no mercado português nas lojas de retalho pro 999 euros, com teclado incluído. Segue-se a nossa galeria de fotos.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here