A Honor, empresa do grupo Huawei, foi criada para o mercado Chinês. No entanto, dado o seu grande sucesso, começou a expandir-se para o mercado internacional, tendo como seu público alvo pessoas mais jovens, já que as vendas destes smartphones é feita exclusivamente online. Também o design é mais vocacionado para o público jovem, apostando em looks arrojados e paletes de cores fora do comum.
É nesta filosofia que se encaixa o Honor 9. No fundo trata-se de um Huawei P10 mas com um look mais arrojado e um preço bem mais simpático, o que o torna muito atractivo para quem procura um topo de gama a um preço.
Leia a nossa análise e fique a conhecer o novo Honor 9.
Especificações e Acessórios
- Dimensões: 147.3 x 70.9 x 7.5 mm
- Peso: 155 g
- Sistema Operativo: Android 7.0 (Nougat) – EMUI 5.1
- Ecrã: 5.15“, LTPS IPS LCD capacitivo, 16M de cores, 1080 x 1920 pixels (~428 ppi)
- Câmara Traseira: SDupla 20MP + 12 MP, f/2.2, duplo-LED (duplo tom) flash
- Câmara frontal: 8 MP, f/2.0
- Processador: HiSilicon Kirin 960, Octa-core (4×2.4 GHz Cortex-A73 & 4×1.8 GHz Cortex-A53)
- GPU: Mali-G71 MP8
-
Memória RAM: 6 GB;
- Armazenamento interno: 128 GB;
- SIM+MicroSD até 256GB
- Ligações: jack 3,5 mm jack
- Sensores: impressões digitais; sensor de brilho; sensor de luz ambiente;
- Conetividade: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, DLNA, WiFi Direct, hotspot
- GPS: A-GPS, GLONASS, BDS
- Bluetooth 4.2;
- USB Type C
Design e Ecrã
O novo Honor 9 conta com um design arrojado. O corpo é todo construído em metal A versão que testamos é azul escura e espelhada, o que confere um look muito moderno ao smartphone.
No entanto, mesmo apostando num look mais vanguardista, o Honor 9 apresenta-se com uma ergonomia muito bem pensada. Na parte frontal, contamos apenas com a câmara, sensor de luminosidade e sensor de impressões digitais. Do lado direito, contamos com os botões físicos (volume e power). Na parte traseira, contamos com as duas câmaras e o seu flash. Assim, a escolha de materiais e cores é vanguardista mas não sacrificam a ergonomia e a simplicidade.
Em relação aos materiais, o corpo é construído em metal e pintado de azul escuro. No entanto, apesar de ficar com um visual muito apelativo, tendo em conta que as superfícies são espelhadas, é inevitável o aparecimento de dedadas.
Em relação ao ecrã, contamos com um ecrã de 5.15″, Full HD e com tecnologia IPS. A qualidade de imagem transmitida por este ecrã é muito boa, sendo as cores muito vividas e com um contraste excelente. O mesmo comporta-se muito bem em qualquer condição de luminosidade. Mesmo com a luz solar a incidir directamente, conseguimos ver as imagens nítidas.
Desempenho
O novo Honor 9 conta com um processador HiSilicon Kirin 960, Octa-core apoiado por uma GPU Mali-G71 MP8, 6 GB de RAM e 128 GB de memória interna (versão testada). Isto traduz-se num desempenho muito fluído, mesmo em condições de utilização mais agressiva (jogos). Mesmo nestas condições, o aquecimento é pouco notório, o que é excelente. Mesmo com muitas aplicações abertas, o desempenho não é afectado muito graças aos 6 GB de RAM.
Isto traduz-se em 77945 pontos no Antutu. Um número que parece desiludir mas que em nada traduz o excelente desempenho deste smartphone.
O novo Honor 9 conta com um sensor de impressões digitais na parte frontal. Este sensor é excelente. Durante a nossa análise nunca registou um falso positivo nem tão pouco nenhuma falha ao desbloquear. Outra característica interessante deste sensor é o facto de funcionar como botão Home. Útil e intuitivo.
Câmara
Como já vem sendo habitual nos dispositivos da marca Huawei, a câmara é um dos pontos mais fortes. E este Honor 9 não é excepção As duas câmaras traseiras são excelentes e permitem a recolha de imagens com uma excelente qualidade mesmo em condições de baixa luminosidade.
Contamos com uma câmara dupla com dois sensores (um de 20MP e outro de 12 MP,com abertura f/2.2) que nos permite obter imagens com um excelente detalhe.
O que mais gostei nas fotografias que este Honor 9 consegue tirar é o elevado contraste e definição de cores. Quase que parecem que foram editadas.
A câmara frontal (de 8 MP e abertura f/2.0) consegue reproduzir imagens muito boas. No entanto, a diferença de qualidade de imagem é abissal em comparação com a câmara traseira. A câmara não reage bem em condições de pouca luz, apresentando muito grão na imagem mas também não reage muito bem em condições com muita luz, apresentando uma imagem esbranquiçada.
Veredito: Honor 9
O Honor 9 é um excelente telefone. Tem um desempenho muito bom, um ecrã de elevada qualidade e um design apelativo e ergonómico. A câmara traseira, como já vem sendo habitual em telefones do grupo Huawei, é muito boa e sem dúvida o ponto mais forte deste smartphone.
Pontos fortes:
- Câmara traseira
- Desempenho
- Design
- Cores apelativas
- Ecrã
Pontos fracos:
- Câmara frontal
- Acabamento espelhado que fica marcado com dedadas facilmente
Agradecemos à Honor por nos ter facultado este telefone para a nossa análise e já o pode adquiri na loja online, vMall, por 549€, com a oferta da Smartband Band 3 .
Abaixo fica a nossa galeria de imagens: