Análise GTA V PS4 – O melhor jogo de sempre?

Red Magic 6S

gta-v_ps4Muitas foram as noticias que afastaram o GTA V das consolas de nova geração. Contra todas as expectativas a Rockstar anuncia que afinal ia mesmo lançar uma versão PS4. Temos connosco uma cópia no dia do lançamento e vamos dar a conhecer as diferenças e melhorias da versão PS4.

Índice
Introdução
Análise
Veredito: GTA V PS4

Introdução

Não é apenas uma conversão quase direta como foi o caso do FIFA14. Trata-se da construção de raiz (preservando mapas e veículos da versão PS3) de um dos melhores e mais rentáveis jogos de sempre.

Nos vários teasers que foram aparecendo a Rockstar deixou bem claro que nesta edição iria tirar todo o potencial das consolas de nova geração. Em particular na versão que analisamos hoje, a PS4 demonstra aqui todo o seu potencial.

Analisemos este trailer:

O nível de detalhe em que é comparado o mesmo cenário entre duas gerações de consolas é assombroso. Desde a ondulação passando pelo tráfego intenso e mais detalhado, tudo corre melhor na PS4. Neste teaser, não apenas o detalhe é mais elevado bem como a distância de desenho é maior, dando uma noção de profundidade que não se tinha na PS3.

Uma das razões para um tamanho aumento de qualidade desta versão para PS4 é a resolução em que foi desenhada. Desta vez podemos andar por Los Santos em Full HD. É verdade, 1920×1080 quase sem queda de frames. Um trabalho quase perfeito que poderá tornar este jogo no mais bem conseguido de sempre para a consola da Sony.

Análise

Grand Theft Auto V_20141118143024Assim que tivemos acesso à cópia do GTA V PS4 e enquanto esta se instalava no sistema, resolvemos jogar ainda um pouco na PS3, não só para memorizar todos os carros, armas e troféus conquistados, mas para também podermos ter um termo de comparação em termos de grafismo.

Uma vez instalado, somos convidados a completar o prólogo, obrigatório antes do início do Jogo. Parece que estamos a ter um Déjá-vu mas é mais do que isso. A história é a mesma mas contada numa versão em alta resolução. Uma das novidades deste GTA é a possibilidade de jogar na primeira pessoa. Carregado no painel de toque do nosso comando, temos uma visão muito ao estilo de Call of Duty, excelente em termos de jogabilidade e sobretudo em caso de conflito armado. Nunca houve uma noção de precisão tão elevada nos disparos do nosso fuzil como agora.

Grand Theft Auto V_20141118195505Com a introdução completa e o modo online disponível, aquele que cativou milhões de jogadores em todo mundo, só esperávamos uma coisa, ver o sistema multiplataforma a funcionar. À semelhança do COD Ghosts, todo o progresso do jogo é gravado na nuvem e disponibilizado em modo de plataforma múltipla, significando a possibilidade de trocar de sistema e não ter de começar tudo de novo.

Grand Theft Auto V_20141118142620Uma das primeiras opções que nos é dada quando iniciamos o modo online é a migração de conteúdo para este novo sistema. Está lá tudo. O nível conquistado, as armas devidamente configuradas, os dois apartamentos, os carros, o dinheiro… TUDO! Agora é só começar a jogar.

As novidades aqui são muitas. Como agora o poder de processamento aumentou consideravelmente, as salas têm a capacidade quase absurda de 30 jogadores, proporcionando a possibilidade dos clãs de maior dimensão estarem na mesma sala, o que não era possível na versão PS3.

Grand Theft Auto V_20141118143258Mas as novidades não se ficam por aqui. A atualização de mais de 1GB que é obrigatória antes de jogar online, brinda-nos com mais veículos, entre eles carros de corrida já “kitados”, um novo dirigível, armas novas e mais poderosas, passando pelo novo dirigível submarino para captar fotos sub-aquáticas, entre muitas outras surpresas.

Grand Theft Auto V_20141118194930Com a versão para a nova geração, a Rockstar tirou todo o partido do comando da PS4. As chamadas telefónicas, as comunicações da radio da policia e outros efeitos de som, são reproduzidos diretamente na coluna do comando. Um efeito curioso e bastante bem conseguido foi o de adequar a luz deste às condições de jogo. Quando se inicia uma perseguição policial à nossa pessoa, as luzes piscam alternadamente entre o azul e vermelho. Noutras situações a luz mostra-nos também sinais de perigo, indo de verde, passando pelo laranja e terminando no vermelho.

Segue um pequeno video do modo história e Online (Gameplay):

Veredito: GTA V PS4

Estamos a adorar cada segundo que jogamos o novo GTA. Não é apenas o mesmo GTA numa consola nova, é o renascer do titulo de mais sucesso dos últimos tempos com novos modos de jogo, novas armas, carros e missões. Jogar na primeira pessoa é fantástico nos combates a corpo, ou no modo sobrevivência por exemplo. Tudo foi pensado ao pormenor, a alta resolução do jogo, combinada com uma jogabilidade excelente, complementada pelo efeitos sonoros e visuais do comando, tornam este jogo no melhor de sempre. Se já tem PS4 vale a pena comprar, se ainda não tem, aproveite o Bundle que inclui a consola, jogo e em algumas lojas (Worten por exemplo) ainda inclui 3 meses do serviço Plus para jogar o fantástico modo online.

Pontos a favor:

  • Grafismo superior em Full HD
  • Novos modos de jogo, veículos e armas
  • Combinação excelente com o comando da PS4
  • Migração do perfil da PS3 impecável.

Pontos contra:

  • Como em todos os jogos da PS4, irá precisar de ter o serviço Plus para jogar Online.

Segue a habitual galeria de imagens:

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here