Análise GPS TomTom Go 500: Sempre com rumo certo

TomTom go500 (19)

Há muito que confiamos no GPS para nos guiar. A Tomtom sabe disso e concebeu o Go500. Fácil de utilizar e de construção sólida. Descubra tudo na nossa análise.

Com a evolução dos smartphones, são cada vez mais os utilizadores que optam por este aparelho em detrimento do GPS. As marcas que desenvolvem este último têm que utilizar todos os trunfos para poderem cativar esse mercado que se vai perdendo.

Desde a oferta dos mapas vitalícios ou até a opção de aviso de tráfico durante um periodo de tempo limitado, vale tudo para criar uma necessidade no consumidor final. A Tomtom que tem sido líder neste mercado, criou o Tomtom Go500, um GPS com uma construção sólida e robusta em que podemos confiar.

Índice:
Características e acessórios
Design e ecrã
Desempenho
Veredito: TomTom Go500

 

Características e acessórios

tomtom_técnica

Este novo GPS da Tomtom, revoluciona a maneira como vemos estes equipamentos já comuns na nossa vida. Como caracteristicas principais, destaca-se o ecrã de dimensões generosas (5″) com uma resolução de 480×272 pixels. A bateria consegue aguentar cerca de duas horas de navegação continua, podendo durar mais caso seja de forma alternada.

TomTom go500 (20)Em termos de software contamos com os mapas da Europa pré carregados, com o nosso idioma a ter presente as já comuns duas vozes: a masculina e a feminina.

Em termos de acessórios está incluído o carregador de isqueiro e a já famosa ventosa de fixação ao pára-brisas. Famoso porque torna cada vez mais fácil a tarefa de tirar e colocar o nosso GPS.

Design e ecrã

TomTom go500 (9)Sem dúvida uma das melhores construções do mercado. Desde o primeiro momento que tocamos neste Tomtom que nos apercebemos da qualidade dos materiais utilizados na sua produção. Com as ligações básicas (porta micro-usb e porta de comunicações) e apenas um botão que liga e desliga o aparelho, apesar de simplista, é um design que cativa pela simplicidade que transmite ao utilizador.

O destaque em termos de Design vai com certeza para a perfeita ligação entre GPS – Suporte de ventosa. Nunca foi tão fácil colocar o GPS no seu suporte sem encaixes nem cliques que por vezes exigem uma força que poderá danificar o suporte. Uma série de conectores faz a ligação entre o GPS e o suporte e um íman colocado no mesmo, fixa o aparelho de forma segura e rápida, não sendo preciso sequer olhar ou exercer força para o colocar.

TomTom go500 (23)Uma vez colocado no suporte, temos a sensação que nada o tira dali, nem mesmo a falta de bateria, uma vez que o suporte possui na parte traseira uma ligação micro-usb que poderá estar ligada em permanência ao isqueiro do carro e fornece assim energia continua ao GPS sem ligações complicadas.

Em termos de ecrã, podemos dizer que a cada edição que passa a Tomtom esmera-se ainda mais na perfeição dos seus ecrãs. Com um contraste bastante elevado e uma luminosidade alta, é bastante fácil ler as indicações mesmo em condições de um dia de sol em que a luz solar incida no GPS.

A sensibilidade ao toque mostrou-se bastante aceitável, não sendo preciso toques com força excessiva para termos os resultados pretendidos.

Desempenho

TomTom go500 (21)É nos serviços que a Tomtom ganha aos seus concorrentes mais diretos, quer seja em GPS, ou em smartphones. A variedade da oferta consegue cativar os indecisos que ainda acham que mais vale não mudar o seu GPS antigo, ou comprar um no caso de usarem navegação gratuita no telemóvel.

Tomtom Traffic e Mapas vitalícios. Duas das características que procuramos num GPS, estão disponibilizados neste de forma gratuita. Com uma ligação por Bluetooth a um smartphone compatível, temos as informações de tráfego disponível de imediato, podendo o utilizador escolher um percurso alternativo, ou nessa impossibilidade, saber quanto tempo irá demorar. Esta função requer um pacote de dados no telefone, porém é gratuita a sua utilização (os dados são cobrados pela operadora, não o serviço).

Os mapas vitalícios gratuitos garantidos são uma das mais valias que todos sempre sonhamos em ter. A Tomtom garante que, durante a vida útil do dispositivo que irá disponibilizar pelo menos 4 atualizações todos os anos de forma gratuita. Leia-se “durante a vida útil do dispositivo”, o que significa que será até este ser descontinuado.

TomTom go500 (12)Os mapas incluídos nesta versão incluem 45 países Europeus e está disponibilizada a função IQ route em todos eles. Significa que para a mesma origem e destino são disponibilizadas várias opções em que podem incluir auto-estradas ou um caminho mais calmo à beira-mar. O utilizador pode escolher.

Um dos aspetos que mais valorizei neste aparelho foi mesmo o sistema QuickGPSFix, uma tecnologia exclusiva da Tomtom que torna cada vez mais rápida a obtenção de sinal de satélite por parte do aparelho, muitas das vezes ainda mais rápido que um smartphone topo de gama.

TomTom go500 (3)Na navegação propriamente dita, o tecnologia teve a oportunidade de fazer uma longa viagem através de Espanha com destino final Andorra. Para o teste usamos este GPS, um da concorrência e um Galaxy S4 com o software da Garmin.

Dois aspetos nos deixaram um pouco desiludidos com o Go500, a indicação em navegação dos limites de velocidade em estrada estavam bastante desfazados da realidade. Enquanto que o S4 ou a concorrência já tinham a indicação de limite 50km/h, o Tomtom apresentava o ultimo resultado que era 90km/h.

TomTom go500 (2)Duas vezes passamos a fronteira. Nos dois outros dispositivos temos essa indicação com os limites de cada país salientados a negro e cada vez que saímos/entramos num novo País, foi-nos dada a indicação dos novos limites de velocidade bem como algumas anotações especiais. No Go500 era como se fosse tudo apenas um País.

Fora estes dois aspetos negativos, foi o que mais rápido conseguiu obter sinal GPS, mesmo em túneis mais longos bem como a indicação de faixa de rodagem é mais precisa e as indicações de saída de via mais fiável.

Veredito: TomTom Go500

De uma forma geral adoramos esta experiência e em momento algum sentimos que estávamos perdidos. Quer seja pelo seu design, qualidade de construção, ou os vários serviços que a Tomtom nos oferece, é uma opção em que a relação qualidade / preço é uma das melhores que já testamos. Se valoriza o mercado de acessórios paralelo a Tomtom é a que oferece uma panóplia de artigos para melhorar o seu GPS.

Pontos a favor:

  • Qualidade de construção
  • Ecrã e Suporte de fixação
  • Oferta de Serviços
  • Bastantes acessórios disponíveis no mercado

Pontos contra:

  • Indicação de limite de velocidade desfasada
  • Sem indicação de fronteiras (Espanha e Andorra)

Agradecemos desde já à Tomtom a cedência do Go500 para análise e relembramos que este pode ser adquirido no mercado nacional desde 199,95€ ou diretamente no site da marca pelo mesmo preço.

Segue a habitual galeria de fotos:

5 COMENTÁRIOS

  1. Como colocar os mapas gratuitos neste GPS?
    Eu tenho um tomtom GO 500, mas não o consigo actualizar com os novos mapas?
    Agradecia a quem mme der uma dica para o efeito.

    Obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here