Análise Google Pixel 8a: Review ao melhor smartphone de gama média

Como um defensor fervoroso de telemóveis que oferecem um valor excecional pelo seu preço, tenho tendência a escolher modelos que se situam abaixo dos 600€. A série Pixel A da Google tem consistentemente se destacado como uma das melhores opções de telemóveis económicos a cada ano — e o Pixel 8a mantém essa tradição. Sim, o design recebeu um pequeno facelift, mas onde o Pixel 8a realmente me impressiona é com o seu robusto pacote de software.

Este ano, modelos como o Nothing Phone 2a ou OnePlus 12R representam sérias ameaças ao Pixel 8a, colocando a Google sob pressão para provar que o Pixel 8a é, de facto, o melhor telemóvel económico do mercado. Este pode ser o telemóvel que estabelece o padrão para todos os outros dispositivos de gama média lançados este ano.

Na minha análise do Google Pixel 8a, vou testar as novas funcionalidades de IA da Google, como algumas das que ele herda do Pixel 8 e Pixel 8 Pro que tenho utilizado e apreciado. Além disso, estou ansioso para ver as melhorias que o Pixel 8a traz no seu ecrã, autonomia da bateria e desempenho da câmara, tornando-o uma atualização satisfatória em relação ao Pixel 7a do ano passado.

Prepare-se para descobrir como o Pixel 8a pode ser o seu próximo telemóvel, combinando um preço acessível com um desempenho impressionante.

Design

Com o design do Pixel 8a, estou realmente impressionado com a forma como ele se assemelha aos telemóveis flagship mais caros da Google. Para um dispositivo de gama média, certamente possui um charme que poucos telemóveis conseguem igualar. Definitivamente, é mais atraente do que o comparável Galaxy A35 da Samsung e faz o envelhecido iPhone SE (2022) parecer ainda mais datado.

Existem algumas alterações de design que fazem o Pixel 8a parecer melhor do que o Pixel 7a. Em primeiro lugar, os cantos foram arredondados para alinhar mais com a linguagem de design do Pixel 8 e 8 Pro.

Em segundo lugar, também é mais confortável de segurar graças à traseira mate e à estrutura em alumínio polido que possui desta vez. Não é escorregadio como o acabamento brilhante do Pixel 7a, enquanto o acabamento mate o torna muito mais resistente a manchas. Adoro como o Pixel 8a sempre parece limpo, cada vez que o tiro do bolso ou após usá-lo por um período de tempo.

Além dessas duas mudanças, praticamente tudo o resto sobre o Pixel 8a é idêntico, incluindo a barra horizontal na parte de trás do telemóvel que contém as câmaras, porta USB-C, e os botões de energia e volume. Eu esperava que a Google reduzisse um pouco mais as molduras ao redor do ecrã; ainda há uma moldura mais larga na borda inferior do ecrã.

O compromisso da Google com a sustentabilidade continua com a construção do Pixel 8a, pois utiliza mais alumínio, vidro e plástico reciclados, enquanto ainda oferece uma classificação IP67 para resistência à água e poeira. Tudo isto é fantástico, especialmente quando o Pixel 8a parece incrivelmente bem construído. Se a minha análise a longo prazo do Pixel 8 Pro servir de indicação, suspeito que o Pixel 8a se manterá igualmente bem.

Ecrã

A Google não é a primeira nem será a última fabricante de telemóveis a alegar um brilho extremo nos seus ecrãs, e embora algumas dessas afirmações possam parecer exageradas, fico feliz em relatar que o Pixel 8a, pelo menos, entrega um ecrã mais brilhante comparado ao Pixel 7a. Com o seu ecrã OLED de 6,1 polegadas e uma resolução de 2.400 x 1.800 pixels, adota a mesma tecnologia de display encontrada no Pixel 8 — um ecrã Actua que a Google afirma poder atingir um brilho máximo de 2.000 nits.

Os testes laboratoriais da Tom’s Guide revelam um brilho máximo de 1.378 nits e 1.350 nits com conteúdo HDR. Este último valor aproxima-se muito da afirmação da Google de 1.400 nits. Embora o brilho máximo do ecrã do Pixel 8a ainda esteja longe dos 2.000 nits mencionados pela Google, é significativamente mais brilhante do que os modestos 931 nits do Pixel 7a. Assisti a vários vídeos em 4K HDR ao ar livre num dia ensolarado e consegui vê-los claramente.

Outra melhoria significativa no ecrã do Pixel 8a é a taxa de atualização dinâmica de 120Hz, uma melhoria em relação aos 90Hz do Pixel 7a. Existe uma diferença notável sempre que ativo o modo de Ecrã Suave, que torna as animações de rolagem pela interface muito mais suaves. Quando o Ecrã Suave está desligado, consigo perceber um ligeiro tremor ao rolar uma página web ou o painel de aplicações.

No que diz respeito às funções para as quais uso o meu telemóvel, o ecrã Actua de 6.1 polegadas cumpre perfeitamente o seu propósito. O painel OLED oferece ângulos de visualização amplos que não distorcem a imagem de forma alguma, enquanto a sua paleta de cores rica e vibrante torna o visionamento de trailers uma verdadeira festa visual para os olhos.

Câmaras

Existem muitos smartphones de calibre topo de gama na nossa lista dos melhores telemóveis para fotografia, mas apenas um deles custa menos de 500€ — o Pixel 7a. Este telemóvel ganha o título de melhor valor em termos de câmara, então não é surpreendente que o Pixel 8a continue essa tendência, também confirmado pelo DxOMArk.

Em termos técnicos, o Pixel 8a está equipado com um conjunto de câmaras duplas, consistindo numa câmara principal de 64MP emparelhada com uma câmara ultra grande angular de 13MP, além de uma câmara frontal de 13MP. Estas câmaras traseiras não diferem das do modelo anterior, mas a câmara frontal tem agora um campo de visão mais amplo de 96.5 graus (comparado com os 95 graus do Pixel 7a) para melhor encaixar mais pessoas nas fotos de grupo.

Agora vem a questão importante: qual é a melhoria na performance da câmara?

Deixe-me dizer que, pelo seu preço, o Pixel 8a tira fotos de excelente qualidade, muito melhores do que qualquer outro que testei até agora este ano. No entanto, ao comparar fotos da sua câmara principal com as do Pixel 7a, não parece haver melhorias significativas.

O Pixel 8a tira boas fotos, com qualidade, mas não vejo grande diferença entre os dois modelos que justifiquem a mudança para o modelo mais recente, algo que costuma acontecer com o lançamento de um novo modelo.

Honestamente, esperava melhores resultados para ampliar a diferença para o Pixel 7a. Embora o Pixel 8a tenha ocasionalmente resultados melhores, possivelmente fruto a uma melhor IA, o Pixel 7a ainda se mantém bem. As suas performances de alcance dinâmico são fantásticas, mas o Pixel 8a proporciona um visual de alto contraste mais proeminente — tornando-o o melhor telemóvel para fotos noturnas.

A gravação de vídeo chega a 4K a 60 fps no Pixel 8a, o que é a norma nos dias de hoje. O Pixel 8a cumpre a tarefa, produzindo bons detalhes que devem satisfazer a maioria das pessoas. Tem a tendência de aumentar as sombras, o que infelizmente estoura os destaques no processo.

No geral, as fotos são melhores do que a média em comparação com outros telemóveis de preço semelhante que testei, mas não há uma grande diferença em relação ao Pixel 7a.

Desempenho

Não é surpresa que o Pixel 8a venha equipado com o mesmo chip Tensor G3 que alimenta o Pixel 8 e o Pixel 8 Pro, tornando este smartphone de gama média ainda mais apelativo, dado que o seu preço é muito próximo ao do Pixel 8. Como já mencionei, o telemóvel é incrivelmente rápido ao navegar pela interface e executar várias aplicações, o que também pode ser atribuído à sua taxa de atualização de 120Hz.

Como eu suspeitava, o Pixel 8a apresenta pontuações promissoras nos benchmarks que o colocam à frente do seu antecessor. No Geekbench 6, obteve pontuações de single core e multi-core de 1,581 e 4,093, respetivamente, superando facilmente os 1,018 de single core e 3,065 de multi-core do Pixel 7a.

Estas pontuações são o que eu esperaria de um telemóvel mais recente, mas é mais difícil notar diferenças em tarefas diárias — como responder a um e-mail ocasional ou utilizar as minhas apps favoritas de redes sociais. O Pixel 8a lida com estas tarefas com finesse, tal como o Pixel 7a antes dele e que continua a fazê-lo.

Jogar no Pixel 8a é também uma alegria, ainda mais quando as suas taxas de atualização adaptativas tornam tudo tão fluido. O Pixel 8a mantém uma taxa de frames suave mesmo quando há muita ação a acontecer no ecrã. Em alguns outros telemóveis, costumo ver uma queda na taxa de frames durante cenas de batalha, mas este manteve-se estável com a ação — tão bom quanto o meu Pixel 8 Pro.

Contra o Pixel 7a, o novo chip Tensor G3 impulsiona o Pixel 8a a uma taxa de frames mais rápida de 53.7 fps no teste Wild Life Unlimited da 3DMark. Em contraste, o Pixel 7a atinge 41.1 fps no mesmo teste.

De fato, as pontuações dos benchmarks mostram que o mais novo Pixel do mercado não é de todo lento para um telemóvel de gama média. E sabe o que mais? Essa é uma das razões pelas quais eu adoro este telemóvel. Não só consegue manter uma taxa de frames estável com todos os jogos que eu jogo, mas realmente diz algo sobre a experiência de ter uma taxa de atualização de 120Hz num telemóvel de gama média. Tudo simplesmente parece fluido.

Software

Cada novo telemóvel tenta sempre superar o anterior em termos de hardware, mas a Google está a colocar muito mais atenção no software com o Pixel 8a, na esperança de que isso seja suficiente para torná-lo uma atualização valiosa. E estou feliz em relatar que o Pixel 8a, tal como o Pixel 8 e o Pixel 8 Pro antes dele, mergulha no mundo da inteligência artificial para potenciar as suas novas experiências.

Deves saber que algumas funcionalidades de IA, introduzidas pela primeira vez no Pixel 8, foram integradas no Pixel 8a, mas não todas. Isso é importante porque os Pixels mais premium, o 8 e o 8 Pro, ainda têm o seu próprio conjunto de funcionalidades exclusivas de IA que justificam os seus custos mais elevados. Por exemplo, o Video Boost continua a ser exclusivo do Pixel 8 Pro para melhorar vídeos capturados em baixa luminosidade.

Todas as novas experiências de IA no Pixel 8a têm uma coisa em comum: poupam-me tempo. Isto inclui funcionalidades como Best Take, Magic Editor, Audio Magic Eraser, Gemini, Circle to Search, Live Translate e Call Assist. A parte mais satisfatória destas funcionalidades de IA é que não são apenas truques. Veja-se, por exemplo, a forma como todos pesquisamos coisas no Google. Em vez de abrir o Chrome, o Circle to Search permite-me circular sobre qualquer aplicação e realizar uma pesquisa no Google diretamente ali.

Fico especialmente satisfeito com as ferramentas de edição e fotografia assistidas por IA do Pixel 8a. O Magic Editor facilita não só a melhoria das minhas fotos, mas também a tarefa árdua de redimensionar sujeitos (ou removê-los completamente) com apenas alguns toques.

Com o Gemini, o Pixel 8a também se beneficia de um chatbot de IA melhorado que pode ser acedido a qualquer momento para fornecer respostas e ações relevantes — como obter os preços mais recentes dos bilhetes para uma viagem ao estrangeiro.

Igualmente importante é que o Pixel 8a recebe a aposta para sete anos de atualizações de software e segurança, o mesmo suporte que a Google introduziu com o Pixel 8 e 8 Pro. Isto é incrível porque o Pixel 7a apenas recebe três anos de grandes atualizações de software, por isso podes saber com confiança que o novo 8a receberá as mais recentes atualizações do Android durante muitos anos.

O que mais posso dizer sobre o software do Pixel 8a? O Android 14, que vem de fábrica, não é diferente do meu Pixel 8 Pro, mas, ao contrário de outros telemóveis de gama média na sua faixa de preço, o grande diferencial aqui é como ele se beneficia largamente das suas funcionalidades de IA.

Veredito: Google Pixel 8a

Por mais que eu goste de usar telemóveis topo de gama, os seus custos cada vez mais elevados tornam-nos inatingíveis para muitos que têm um orçamento mais apertado. É por isso que sou fã de telemóveis de gama média há anos, pois oferecem um valor incrível sem o custo excessivo — e o Pixel 8a é o equipamento a recomendar!

Apesar de estar um pouco desapontado por não haver uma melhoria significativa no desempenho da câmara, como vi em anos anteriores, o Pixel 8a compensa isso de outras formas. A grande novidade aqui é como o Pixel 8a oferece muito mais utilidade com as suas funcionalidades de IA e recebe sete anos de suporte de software. Além disso, conta com um ecrã mais brilhante, maior duração de bateria e um design encantador, tudo isso reforça a sua credibilidade como o melhor telemóvel económico do mercado.

Essas melhorias vêm sem aumentar o custo do telemóvel, o que nos dias de hoje é algo notável. Isso significa que obténs ainda mais valor com o Pixel 8a, especialmente se pretendes mantê-lo pelos próximos sete anos. Eu não sou daqueles que gasta mais de 1.000 euros num telemóvel, e é por isso que este é o telemóvel que eu compraria com o meu próprio dinheiro.

O Google Pixel 8a é a prova de que não precisas gastar uma fortuna para ter um telemóvel capaz, repleto de funcionalidades inovadoras e preparado para o futuro. Para quem procura um dispositivo de gama média que combina desempenho sólido, uma excelente experiência de software e um design atraente, o Pixel 8a é, sem dúvida, a escolha ideal.

REVER GERAL
Veredito: Google Pixel 8a
analise-google-pixel-8a-review-ao-melhor-smartphone-de-gama-mediaO Google Pixel 8a é a prova de que não precisas gastar uma fortuna para ter um telemóvel capaz, repleto de funcionalidades inovadoras e preparado para o futuro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui