Análise Garmin Forerunner 610: Desporto com tecnologia

Garmin Runner 610(8)

Se leva o desporto um pouco mais a sério, vai querer melhorar o equipamento que tem no momento. Nada melhor que o Garmin Forerunner 610 para elevar o nível da sua corrida.

Com as lojas de desporto a comercializar artigos para as mais variadas modalidades a um preço cada vez mais baixo, hoje em dia já se pode investir em mais do que apenas um par de ténis e uns calções. Hoje trazemos o Garmin Forerunner 610, um relógio que para além de o manter informado do seu progresso, ainda inclui um GPS integrado.

Indice:
Características e acessórios
Design e funcionalidades
Desempenho
Veredito: Garmin Forerunner 610

Características e acessórios

O primeiro contato que temos com a nova embalagem do Garmin fr610, dá-nos logo a sensação que algo mudou na marca. Na verdade para quem conhece as edições anteriores, sabe que este relógio marca a mudança de uma geração de sucesso da marca, para uma mais sofisticada e funcional.

Garmin Runner 610(9)No interior da embalagem vamos encontrar uma unidade do Garmin fr610, uma banda para ajustar o também incluído sensor cardíaco. Para a carga do nosso relógio foi incluída uma base especial com dois conectores em que o mesmo assenta e para as comunicações, uma vez que não existem portas na unidade foi escolhida a transmissão sem fios. Está também incluída uma pen que conecta o relógio ao seu PC.

O ecrã escolhido para o novo Garmin, conta com uma dimensão de 1 polegada, cerca de 2,54cm com uma resolução de 128×128 pixels. As dimensões são as adequadas para o uso do mesmo para o desporto, pois o seu peso de 72g fazem com que a sua presença quase não se note quando em utilização.

Algumas características de topo foram incluídas. Quer seja o módulo GPS, ou os vários sensores de cadência ou de batimento cardíaco, tornam o Garmin fr610 uma das melhores escolhas do mercado.

garmin

Design e funcionalidades

Garmin Runner 610(3)Em termos de design, o fr610 foi projetado para ser o mais ergonómico possível. Com um tamanho considerado certo para a utilização que se pretende do mesmo, quase não demos por ele nos testes que efetuamos.

A borracha que foi escolhida para a construção do Garmin 610, transmite uma sensação de conforto e de segurança que o equipamento irá ficar firme qualquer que seja a modalidade que o utilizador pratique.

Garmin Runner 610(15)O equipamento foi desenhado para ser à prova de água seguindo a norma IPX7, porém não sabemos se foi um defeito de fabrico da nossa unidade, quando a mesma foi submetida a uma corrida à chuva, com o passar do tempo, os botões que são feitos de uma liga de metal que também deveria ser inoxidável, admirem-se, ganharam ferrugem.

A unidade não foi minimamente afetada, mas é no mínimo estranho que a mesma ganhe ferrugem nos botões, causando um efeito inestético no nosso Garmin.

Desempenho

Garmin Runner 610(10)Nos testes que efetuamos, a unidade cumpriu praticamente tudo o que esperávamos dela. Construído com a intenção de ser usado para o ciclismo e para a corrida, irá facilitar a vida de todos aqueles que amam o desporto, fornecendo dados precisos e estatística da nossa evolução.

A única falha que consideramos que é digna de registo é a fraca funcionalidade do touch. A sensibilidade é algo que compromete e muito o desempenho do relógio quando queremos aceder a uma certa função. Por vezes é preciso efetuar bastante força no ecrã para poder ter o resultado desejado.

Quando usamos o relógio para corrida e a função de GPS estava ativa, podemos denotar que há certos locais que, à semelhança de um GPS convencional, o mesmo perde sinal com bastante facilidade, sendo bastante demorada por vezes a reposição de rede. Uma das funções que mais nos surpreendeu foi usar o sinal GPS para correr sem trilho definido no mapa e usar a capacidade de voltar ao mesmo ponto, usando o GPS como guiador. Com a falta de sinal esta função fica comprometida…

Garmin Runner 610(5)Duas das funções disponíveis neste dispositivo foram bastante do nosso agrado. Com o Virtual Racer, podemos descarregar uma certa corrida para um percurso definido ou mesmo usar dados nossos de corridas anteriores e competir, podendo o relógio alertar-nos para possíveis desvantagens de tempo para o tempo definido.

O Virtual Partner é uma função que nos permite definir um ritmo fixo, seja ele o batimento cardíaco ou a velocidade e configurar um alerta sonoro e vibratório para que quando os limites mínimo, ou máximo são alcançados, somos avisados de imediato.

Garmin Runner 610(4)Como já referimos anteriormente, a estanquidade foi um dos problemas que encontramos nesta unidade. Não é totalmente à prova de água, pelo que não é recomendado submergi-lo durante vários minutos o que compromete a sua durabilidade.

Na unidade que testamos, bastou alguns dias a correr à chuva para um dos botões ganhar ferrugem. Não é decerto algo que queremos ver num aparelho com estas definições e preços.

A conetividade do relógio é feita com o PC através de uma pen que comunica sem fios. Com o programa que acompanha o mesmo, podemos monitorizar os treinos, descarregá-los ou até enviar os dados para um amigo ou até um treinador no outro lado do mundo. A app Garmin connect está bastante completa e de fácil compreensão. Um dos pontos fortes deste dispositivo.

Veredito: Garmin Forerunner 610

De um modo geral gostamos da experiência com este novo relógio da Garmin. Algumas falhas a apontar, mas mínimas como a fraca sensibilidade do ecrã touch ou a corrosão de um dos botões da unidade que tivemos para análise não tiram o mérito a um relógio completo e com várias potencialidades para todos aqueles que amam o desporto.

 Pontos a favor:

  • Bastantes funcionalidades
  • Garmin connect completo
  • GPS

Pontos contra:

  • Touch pouco sensível
  • Corrosão prematura de componentes

Agradecemos desde já à Garmin pela cedência da unidade para testes e aproveitamos para lembrar que o mesmo pode ser adquirido no mercado nacional por 249€ ou pelo mesmo preço no site da marca.

Segue a habitual galeria de imagens:

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here