Análise Fujifilm Instax Mini Link 2: Review

As impressoras portáteis Instax da Fujifilm têm vindo a transformar as fotografias físicas dos seus smartphones há anos, e são uma óptima alternativa ao transporte de uma câmara fotográfica instantânea volumosa. No entanto, até agora a impressora é, tal como o nome indica, apenas uma impressora e tudo é feito no smartphone.

O Mini Link 2 visa mudar isso, tendo captado alguns truques próprios para trazer um pouco de diversão ao processo. A pintura de luz digital e alguns gestos lúdicos de controlo querem ser a razão pela qual coloca a impressora na sua mala quando sai de casa, em vez de a deixar para trás e imprimir as suas fotos quando chega a casa.

Há algumas melhorias de qualidade de imagem e uma aplicação melhorada devem também dar-lhe a vantagem sobre o modelo mais básico de primeira geração. Mas será o suficiente para convencer os fãs de fotografias instantaneas?

Design e características: perfeitamente portátil

No exterior, não mudou muito em relação à primeira versão da Instax Mini Link: há a mesma construção simples mas robusta de plástico, com cristas para lhe dar algo para se agarrar. Não chama a atenção como as câmaras Instax da Fuji, quer opte pela cor Branca, Rosa ou Azul .

O logotipo Instax na frente tem uma função extra como botão de energia, com uma pressão longa activa também o emparelhamento Bluetooth e as fotos ainda se ejectam do topo. Carrega-se pacotes de filmes na parte de trás. É suficientemente pequeno para ser colocado num bolso, mas não pode ser no mesmo em que se guarda o telemóvel.

A Fuji calcula que pode conseguir até 100 impressões entre as cargas da bateria incorporada, mas nós conseguimos perto disso, o que acab apor ser normal, já que andámos a testar várias coisas, por isso depende também de quanto se utilizam as características mais avançadas. O que é uma pena é que o Mini Link 2 se ligue ao micro-USB. A sério? USB-C seria muito mais conveniente agora que a maioria dos outros gadgets já fizeram o salto para o padrão mais recente.

Uma das novidades é o LED no lado e botão de controlo no topo, que são dedicados ao modo Instax Air. É um pormenor na pintura por luz que utiliza o seu telefone para rastrear a posição da impressora, polindo digitalmente as suas fotos com néon, tinta spray, bolhas, flores de sakura ou estrelas. Isto torna a aplicação Mini Link da Fuji ainda mais uma aplicação de descarga obrigatória.

Aplicação

A aplicação ainda permite utilizar fotos da galeria de imagens do seu telefone prontas para impressão, e tem os habituais cursores de brilho, contraste e saturação para afinar antes de submeter as suas fotos ao filme. Também lhe permite colocar rapidamente filtros, autocolantes e molduras coloridas, ou ‘incorporar’ videoclipes na sua fotografia com um código QR, que faz a ligação a uma versão das filmagens hospedada na nuvem, por exemplo. O divertido jogo de encontros ao estilo “Blind Date Match” também faz um retorno, marcando a sua compatibilidade com um parceiro com base numa série de perguntas rápidas, que é já algo comum da Instax.

O modo Collage foi melhorado, pelo que, para além de se apertar várias imagens numa única impressão Instax, é possível dividir uma única imagem em várias impressões.

O Instax Air é, no entanto, onde está a acção e a grande diferença dos outros modelos. Active-o e o LED da impressora acende-se pronto para o desenho. Apontá-lo para a câmara do seu telefone com o botão premido ‘sketch’ no ecrã, com a impressora a vibrar e o telefone a acompanhar com efeitos sonoros para combinar com a ferramenta que está a utilizar.

É uma adição limpa que é verdadeiramente divertida, desde que não esteja à espera de rabiscos com qualidade de Photoshop, mas é aí que está o encanto. Como o telefone e a impressora têm de ser emparelhados via Bluetooth para localizar o LED (para que não se confunda por luzes de cores semelhantes), não se pode trazer um segundo Mini Link 2 para a moldura e duplicar no desenho, o que poderia ser muito interessante (fica a dica Fuji).

Menos útil é o modo Instax Camera. É suposto deixar inclinar a impressora para aumentar e diminuir o zoom, e premir o botão para tirar uma fotografia, mas é tão habilidoso como soa. É diferente, mas não deverá ser muito usado.

Impressão

Cada impressão leva cerca de 15 segundos para ser transferida do smartphone para a impressora, e depois mais alguns minutos para ser desenvolvida.

As impressões Instax Mini da Fuji do tamanho de cartão de crédito são película instantânea apropriada, não o papel termo-reactivo que encontrará em rivais como a impressora da HP. Utilizam produtos químicos para reagir à luz, o que significa que as cores têm a assinatura da Fuji misturada de tonalidades vibrantes e perfurantes e tons mais suaves e pastosos.

Em comparação com o que se obteria directamente de uma câmara instantânea, que normalmente tem elementos básicos de lente e foco manual, as impressões de instantâneos tiradas com um telefone são muito mais nítidas e detalhadas. Também não há falhas ligeiras como a que se encontra nas câmaras instantâneas mais baratas.

Os resultados finais não vão desafiar uma boa impressora fotográfica, mas já alguma vez tentou levar uma dessas para a praia ou para o parque? O encanto de poder entregar um instantâneo directamente aos seus amigos é a razão pela qual se compra e utiliza um produto destes e, sem d´vuida, serão momentos divertidos para recprdar.

Veredicto: Fujifilm Instax Mini Link 2

Se outros modelos podem ser mais pesados ou menos interessantes, a Fujifilm oferece enste equipamento uma forma portátil e divertida de imprimir as fotos instantaneas. Os modos criativos do Mini Link 2, que se tornaram mais avançados, são um aspeto positivo. Adicionar rabiscos virtuais às suas fotografias é uma adição divertida, que deve ir bem com as audiências mais jovens.

Ainda acho que o Instax Link Wide é a melhor escolha se quiser apenas fotografias físicas, dadas as imagens de maior formato que imprime, mas a portatibilidade deste equipamento é uma grande vantagem. A Fuji deveria ter feito alguns melhoramentos, já que um cabo microUSB obriga-nos e transportar mais um cabo conosco.

A FujiFilme Instaz mini Link 2 tem um preço normal de 129,99€, enquanto as cargas têm um preço a rondar os 17€ por 20 unidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui