Análise Ford Kuga PHEV ST-Line: Ensaio

O Ford Kuga tem ganho boa reputação ao longo dos últimos anos no mercado europeu, e mostra ter o que é preciso para tal. Tem um visual apelativo, boa condução e está disponível a bons preços.

Esta é a terceira geração do Kuga, e apesar do novo facelift que o aproxima visualmente do seu irmão mais pequeno, o Ford Puma, tem mais para oferecer do que apenas isto.

Motorização e Bateria

O Kuga PHEV, como o nome indica, vem com uma motorização híbrida. Quanto ao motor de combustão, contamos com um motor de ciclo Atkinson de 2.5 litros com 4 cilindro. Já na parte elétrica, o Kuga oferece um motor elétrico em conjunto com um gerador e uma bateria de lítio de 14.4 kWh. Este conjunto produz no total 255 cavalos e permite que se realize uma aceleração dos 0 aos 100 Km/h em 9.2 segundos; uma performance um pouco fraca para a potência que possui. No modo totalmente elétrico o Kuga consegue fazer até 56 Km com uma bateria totalmente carregada, o que acaba por ser um valor relativamente fraco relativamente a outras opções no mercado. A acompanhar esta motorização, está uma transmissão automática CVT.

Quanto a carregamento, a bateria pode ser carregada através de uma entrada na parte esquerda da carroçaria. Estes carregamentos duram cerca de 6 horas para carregar totalmente a bateria caso esta esteja vazia. Em alternativa, o Kuga também dispõe de tecnologia de carregamento regenerativo, em que converte energia cinética capturada durante as travagens.

O Kuga também dispõe de quatro modos de uso de bateria: EV Auto, EV Now, EV Later e EV Charge. Caso a bateria chegue ao nível de carga mínima o sistema ativa automaticamente o modo EV Auto, no qual o sistema utiliza energia elétrica para assistir o motor a combustão ao mesmo tempo que captura energia através das travagens.

Condução

A condução do novo Kuga PHEV é mais do que satisfatória e é tal qual aquilo a que a Ford já nos habituou na maioria dos seus veículos.

A altura da suspensão combinada com a o peso da direção permitem que o carro curve bem e possua boa tração ao fazê-lo. Isto acaba por tornar o Kuga PHEV um excelente carro para estradas técnicas, apesar de ser um SUV. O motor já referido também permite que o SUV acompanhe bem o trânsito em vias rápidas, sem qualquer esforço adicional.

No geral, a condução torna este carro num excelente concorrente no mercado atual de SUVs.

Exterior

O exterior do novo Kuga é muito apelativo e demonstra os avanços que esta terceira geração tem relativamente a estética mais familiar que era presente na geração anterior. Além disso, esta versão ST-Line ainda conta com alguns extras que melhoram ainda mais a sua aparência.

Esta versão conta com um body-kit que inclui designs exclusivos dos para-choques traseiro e frontal. Também inclui um difusor traseiro pintado com ponteiras de escape cromadas embutidas. Uma placa protetora de motor e ainda uma grelha de radiador negra, ambos pintadas de negro. Quanto às rodas pode contar com um conjunto de jantes de liga leve de 18 polegadas, pintadas em Rock Metallic, e complementadas por um conjunto de pinças de travões vermelhas.

O ST-Line também conta com barras de tejadilho pretas, um spoiler de pequeno perfil com um farol de travagem embutido e ainda uma antena estilo sharkfin.

Interior

O interior, apesar de convidativo, é a área em que o design começa a mostrar um pouco a sua idade. No centro do tablier encontramos um ecrã touchscreen de 8 polegadas cujo o os gráficos não só poderiam ser mais recentes como a interface de utilizador poderia ser mais apelativa. Este ecrã também é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, além disso também traz instalado o Google Maps, apesar de possuir o sistema de navegação da própria Ford.

Para além do ecrã central, o Kuga tem ainda um painel de instrumentos de 12.3 polegadas totalmente digital que contrasta com o ecrã de entretenimento, devido a ser mais atualizado tecnologicamente como também mais apelativo.

Esta nova geração do Kuga é mais espaçosa do que qualquer outra. Possui cinco lugares e todos os bancos, volante e painéis interiores vêm com o bordado vermelho típico da ST-Line da Ford, o que confere ao interior um aspeto mais desportivo.

As várias formas e linhas aplicadas ao tablier e aos painéis nas portas parecem torná-los um pouco cheios demais. Além disso a escolha de plásticos usados na construção destes mesmos painéis poderia ter sido melhor, já que parecem transmitir uma construção de baixa qualidade.

Quanto à bagageira poderá contar com uma capacidade de 475 litros, sendo que a pode aumentar para os 1534 se dobrar os bancos traseiros.

Equipamento

Para além do ecrã de entretenimento e painel de instrumentos já mencionados, o Kuga possuí várias tecnologias que melhoram a qualidade de vida dos seus utilizadores.

Os limpa para-brisas ativam-se coma deteção de chuva, a bagageira pode ser aberta através de um sensor na parte inferior do para-choques traseiro e os faróis LED também são de natureza automática. O condutor também não tem preocupação de retirar as chaves do bolso, visto que o Kuga tem não só um sistema de keyless entry como o próprio carro também pode ser ligado sem o uso da chave. O sistema de som é cortesia da B&O.

Quanto a assistências à condução, o condutor terá ao seu dispor cruise control adaptativo, um sistema ativo de assistência ao estacionamento que controla acelerador, mudanças e travões, e ainda inclui uma câmara traseira e uma frontal.

Veredito: Ford Kuga PHEV

O novo Ford Kuga PHEV oferece uma ótima experiência de condução e ainda uma boa experiência com motorização híbrida. Vem bem equipado, é confortável e espaçoso e ainda possuí um ótimo visual. É uma boa escolha para quem procura adquirir o seu primeiro veículo híbrido ou para quem ainda não está pronto a comprometer-se a veículos totalmente elétricos.

Apesar de alguns contras, as qualidades do Kuga PHEV oferecem-lhe não só o potencial para se tornar um carro de escolha para várias famílias, mas também o tornam um excelente concorrente no mercado europeu de SUVs.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui