Análise Energy Sistem Pro QI: o pequeno grande Herói

Energy Sistem Pro Qi (1)

Acabou de chegar à nossa redação um smartphone da marca Energy Sistem, não sendo ainda uma marca muito conhecida do público em geral, este fabricante espanhol tem vindo a dar cartas num segmento cada vez mais competitivo, e o Energy Sistem Pro Qi, um smartphone de oito núcleos a 1.7 GHz considerado de gama média-alta, é a prova disso mesmo.

Índice:
Características e Acessórios
Design e ecrã
Câmara e Desempenho
Wireless Charger Qi
Veredito: Energy Sistem Pro Qi

A Energy Sistem é um fabricante espanhol que está a lançar-se agora no mercado nacional. O seu foco não é o mercado topo de gama, mas os smartphones de gama média-alta, a um preço muito interessante, com tecnologia de topo. Neste caso, o Pro QI tem as especificações que esperamos de um smartphone nesta gama, tal como a bq ou Wiko, mas com uma tecnologia rara para estes preços, o carregamento por wireless.

Energy Sistem Pro Qi (6)Além disso, a Energy também tem um carregador por Wireless com uma coluna altifalante integrada, por apenas 29,90€. Um dois em um muito interessante, que também falaremos nesta análise, por um preço super competitivo.

Mas não é só a análise que importa, é que o produto testado por nós será oferecido a um dos nossos fãs num passatempo que começará em breve. Esteja atento ao nosso site e, por agora, continue a ler a análise.

Características e Acessórios

  • Dimensões: 143.5 × 69 × 9.7 mm
  • Peso: 155 g
  • Sistema Operativo: Android 4.4.2 KitKat
  • Ecrã: 5″IPS OGS
  • Resolução: FullHD (1.920 × 1.080) 440 ppi
  • Câmara traseira: 13 MP, duplo Flash LED com autofocus
  • Câmara frontal: 5 MP, Flash LED
  • Processador: OctaCore Mediatek MT6592 1,7GHz
  • GPU: Mali 450 @ 700 MHz
  • Memória RAM: 2 GB
  • Armazenamento: 32 GB
  • Conectividade: HSPA, A-GPS, WiFi N, Bluetooth 4.0, NFC e MHL
  • Ligações: MicroUSB, jack 3.5mm
  • Bateria: 2.300 mAh, compatível com o Carregador Wireless Qi
  • Extras: Dual SIM

As especificações deste equipamento são muito interessantes e superiores aos concorrentes mais diretos. O processador octa-core é o mesmo, bem como os 2GB de RAM, no entanto oferece mais armazenamento que os outros, com 32GB disponíveis, além de ainda ter a tecnologia de carregamento por wireless QI, o que é uma mais-valia, apesar de ter de adquirir o acessório para carregar à parte. Felizmente, a opção da própria Energy Sistem está a um preço muito acessível.

Em termos de acessórios temos direito ao que estamos habituados, um carregador de parede, um cabo USB-microUSB e uns auriculares. Neste aspeto, é superior à concorrência, já que os mesmos não oferecem uns auriculares.

Design e ecrã

Energy Sistem Pro Qi (12)Com um design elegante, moderno e bem concebido, este smartphone Dual Sim de 5 polegadas possui no seu interior um poderoso processador de oito núcleos da Mediatek a funcionar a 1.7 GHz, com 2 GB de memória Ram e um armazenamento interno com 32 GB de capacidade. São argumentos mais do que suficientes para fazer sobressair a curiosidade de um utilizador mais atento e que prima por possuir um smartphone com um bom poder de processamento associado a uma boa relação qualidade/preço.

Serão estes argumentos suficientes para que a Energy Sistem dê o salto para a ribalta no mercado dos smartphones?

Obviamente que não, mas este smartphone tem algo de diferente, e a Energy Sistem sabe muito bem, que, para conquistar o mercado, não basta colocar no seu interior um processador de última geração.

Energy Sistem Pro Qi (3)Curiosamente, e começando pela própria caixa, nota-se uma apresentação cuidada, um bom design com todos os detalhes feitos ao pormenor, como por exemplo os pequenos compartimentos onde se encontram os auriculares, o carregador e o cabo USB, ao invés de a marca utilizar sacos de plástico como a maior parte das marcas, incluí ainda a oferta de uma película protetora de ecrã, um cartão cliente com um sistema de pontos para o utilizador poder comprar mais acessórios com descontos, o que são sinais claros que esta marca espanhola pretende singrar no mercado, apostando essencialmente numa grande imagem para assim conseguir cativar mais utilizadores.

O ecrã capacitivo de 5” IPS OGS com uma resolução FullHD de 1.920 × 1.080 e 440 ppp, incluí ainda proteção Dragontrail glass, é sem sombra de dúvida um dos muitos pontos fortes deste smartphone, apresentando uma qualidade de imagem formidável, traduzindo-se em imagens perfeitamente brilhantes e nítidas, mesmo em ambientes de muita luminosidade, como por exemplo em dias de sol. Basta aumentar o brilho para se conseguir ver o ecrã perfeitamente, ao contrário de muitos smartphones que pecam neste campo. Em ambientes de fraca luminosidade, basta colocarmos o brilho no mínimo, para que possamos observar perfeitamente o ecrã, permitindo com isso uma maior poupança de energia.

Energy Sistem Pro Qi (15)O Energy Sistem Pro Qi é um smartphone compacto, leve, assentando muito bem na mão permitindo ser utilizado apenas com uma das mãos, possui as três teclas frontais tipo touch na parte inferior do próprio ecrã, o botão On/Off e as teclas de volume estão localizadas na lateral direita, as ranhuras para a colocação dos dois cartões Micro Sim na lateral esquerda e um led de notificações no topo, junto à câmara frontal.

O design frontal foi muito bem conseguido por parte da marca espanhola, colocando um pequeno friso metálico de cor cinza nas extremidades, tendo uma largura superior no topo e na base do smartphone, muito semelhante ao HTC M8, aparentando uma ótima robustez e uma longa durabilidade.

Energy Sistem Pro Qi (10)A parte traseira é um dos aspetos que poderiam ter sido melhorados, uma vez que, normalmente este tipo de smartphones, que não permitem o acesso à bateria, ou seja não possuem tampa traseira removível, são de fabrico metálico, e por conseguinte mais resistente, não sendo este o caso em que a marca espanhola preferiu um composto em plástico, aparentando alguma fragilidade. No entanto, não nos podemos esquecer que a concorrência nõa o faz, e os preços dos smartphones com esse cuidado estão bem a cima deste.

Câmara e Desempenho

Energy Sistem Pro Qi (13)A câmara frontal de 5 Megapixéis é ótima, permitindo por exemplo efetuar as tão famosas “selfies” ou fazer chamadas de vídeo de boa qualidade, e a câmara traseira de 13 Megapixéis é excelente, permitindo um vário leque de opções de fotografia, ou se destacam a opção de cena, balanceamento de brancos, a respetiva escolha do ISO, deteção de rostos, HDR, entre outros, permitindo fazer maravilhas com uma grande qualidade, mesmo em ambientes de fraca luminosidade.

Ficam alguns exemplos de fotografias com o smartphone, sendo que poderá visualizar as imagens originais na nossa página do Flickr.

Energy Sistem Pro Qi Fotos (8)

Energy Sistem Pro Qi Fotos (1)Energy Sistem Pro Qi Fotos (8)

Relativamente à gravação de vídeo, este pequeno grande smartphone permite gravar em Full HD, ou seja a 1080p, com uma qualidade incrível, permitindo fazer pequenos vídeos com uma qualidade soberba, tirando partido da sua generosa capacidade interna.

O sistema operativo é o Android 4.4.2 Kitkat, não tendo sofrido grandes alterações de personalização por parte da Energy Sistem relativamente à versão base do sistema operativo da Google, mas ainda assim, nota-se um esforço por parte da marca espanhola na personalização de alguns ícones e aplicações, nomeadamente no ecrã principal e no leitor multimédia da própria marca, entre outros.

Energy Sistem Pro Qi (14)Quanto ao desempenho, este smartphone é bastante fluído, mesmo na transição entre menus, aplicações ou até mesmo nos jogos, não se vislumbra qualquer quebra ou tempos de espera demasiado grandes, muito por culpa do seu poderoso processador Octa-Core da Mediatek a funcionar a 1.7 GHz, baseado no ARM Cortex A7, associado ao GPU Mali 450 e os imprescindíveis 2 GB de Ram, que começam a ser cada vez mais preciosos nos smartphones atuais.

Este smartphone não deixa créditos por mãos alheias, e o resultado obtido na aplicação Antutu, são uns incríveis 31618, e no 3D Mark Ice Storm Extreme obteve 4746. Não se trata de um topo de gama, mas ainda assim, consegue obter bons resultados, comparativamente à concorrência, sendo por isso um smartphone a ter em conta, acima de tudo devido à excelente relação qualidade/preço.

Energy Sistem Pro Qi (1)No interior encontra-se uma bateria de 2.300 mAh, compatível com o Carregador Wireless Qi, permitindo manter uma excelente capacidade de autonomia, e dependendo claro do tipo de utilização, é mais que provável que tenha uma autonomia de dois a três dias.

A conectividade está bem assegurada, quer através da conexão WI-FI (802.11 b/g/n), GPS, conexões sem fio NFC (Near Field Communication) e Bluetooth 4.0 e ainda a conexão MHL para reprodução de conteúdos numa televisão ou monitor sem cabos HDMI.

Relativamente aos testes de desempenho através de algumas aplicações de benchmark, foram estes os resultados obtidos:

AnTuTu Benchmark: 31618

Vellamo: 1440 (Multicore) e 1986 (Chrome Browser)

3DMark: 4752

Wireless Charger Qi

Energy Sistem Pro Qi (18)O Energy Sistem Pro Qi está ainda equipado com uma bobina recetora wireless, que permite o carregamento sem fios, ou seja, electromagneticamente através do Wireless Charger Qi, um dispositivo que pode ser adquirido na loja da Energy Sistem por 29.90€, e que contém uma bobina emissora, sendo o seu principio de funcionamento através de ondas eletromagnéticas enviadas pelo emissor para o recetor, tal como já acontece em algumas grandes marcas que também já disponibilizam esta nova tecnologia, que veio revolucionar a forma de carregamento dos smartphones.

O Wireless Charger Qi dispõe ainda de um microfone e um altifalante, o qual pode ser conectado via Bluetooh com o smartphone e que permite efetuar e receber chamadas, assim como a possibilidade de funcionar como uma coluna de som externa.

Veredito: Energy Sistem Pro Qi

Energy Sistem Pro Qi (2)Um dos aspetos mais importantes e que pode com toda a certeza ser um ponto crucial para os futuros compradores deste smartphone, a Energy Sistem oferece uma extensão de garantia de 3 anos, ou seja 36 meses, bastando que o utilizador registe o seu equipamento no site da marca, oferecendo um excelente suporte caso o equipamento venha a ter alguma avaria no futuro, permitindo a troca integral do dispositivo, caso o utilizador assim o deseje, ganhando pontos relativamente à maior parte das marcas de smartphones que apenas oferecem 2 anos de garantia.

Obviamente que estamos perante um smartphone de gama média, e é sem sombra de duvidas um ótimo dispositivo, beneficiando qualquer utilizador de todas as funcionalidades que um smartphone de ultima geração oferece, nomeadamente em termos de conectividade, performance, carregamento sem fios, robustez, qualidade do ecrã, obedecendo perfeitamente às exigências de um utilizador que gosta de abrir muitas aplicações simultaneamente, ou até mesmo de um Gamer, pois o Energy Sistem Pro Qi irá desempenhar o seu papel com toda a naturalidade.

Pontos a favor:

  • Qualidade do ecrã
  • Design elegante e moderno
  • Relação Qualidade/Preço

Pontos contra: 

  • Qualidade do material da parte traseira
  • Coluna traseira poderia ser melhor

Aproveitamos para agradecer à Energy Sistem a cedência da unidade para testes e informamos que a mesma pode ser encontrada na loja online por 279,00€, livre de operador, e o Wireless Charger Qi por29.90€. Relembramos que vamos realizar um passatempo onde iremos oferecer ambos os produtos. Fique atento.

Agora, segue-se a nossa galeria de imagens:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here