Análise Elephone Explorer Pro: Action Cam de qualidade a bom preço

Elephone Explorer Pro Action Cam

As cópias da Go Pro estão por todo lado, desde fabricantes totalmente desconhecidas, a fabricantes chinesas que estão a dar bons passos, como a Elephone. Esta Elephone Explorer Pro 4K tem o seu lugar.

Características e acessórios
Unboxing Elephone Explorer Pro
Design
Desempenho
Veredito: Elephone Explorer Pro

A Elephone é uma fabricante chinesa que tem ficado conhecida no mercado global por colocar no mercado dispositivos móveis de qualidade a bom preço. Tal como tem acontecido, não é só nos smartphones que as fabricantes chinesas estão a apostar.

Graças à GearBest, temos a oportunidade de testar a Elephone Explorer Pro, que pode ser adquirida por 82,26€ na sua loja online.

Com câmaras de ação a terem uma grande procura, a Elephone também se lançou neste segmento de mercado e o Explorer Pro é já a segunda geração de Action Cam.

Características e acessórios

  • Elephone Explorer Pro Action CamDimensões: 59 x 41 x 32 mm
  • Peso: 64 g
  • Ecrã: 2″ TFT
  • Câmara: 12MP Sony IMX117
  • Captação de vídeo: 4K a 24fps, 2K a 30fps, 1080P a 60fps e 720P a 120fps
  • Formato de vídeo: MP4
  • Ângulo da câmara: 70º, 110º, 140º, 170º
  • MicroSD até 128GB
  • Wifi
  • Bateria: 1050 mAh
  • Profundidade até 30m
  • Estabilizador de imagem por software
  • HDMI Out

Como seria de esperar, há dezenas de acessórios que servirão para um sem número de situações. De destacar que vem com acessórios para colocar num capacete, tanto seja para a neve ou para bicicleta, mas também incluí os acessórios para o colocarmos na própria bicicleta. Veja o vídeo do Unboxing para ver todos os acessórios.

Unboxing Elephone Explorer Pro 4K

Design

Em termos de design nas Action Cam não encontramos nenhuma novidade. A GoPro “inventou” este segmento e a maioria das outras Action Cam seguem uma tendência que é vencedora, apesar de a GoPro nos últimos resultados financeiros ter demonstrado que já esteve melhor. Mas tendo em conta o desempenho destes produtos chineses quando comparamos preços, é normal que assim seja. Mas já lá vamos.

Elephone Explorer Pro Action CamCom um design compacto, a Elephone Explorer Pro segue uma mesma tendência neste segmento, apenas diferenciado pelas action cams da Sony. No entanto, e ao contrário da primeira geração da Elephone, a fabricante chinesa fez algumas alterações que, apesar de lhe darem um ar mais único e exclusivo, tem um grande problema: adquirir acessórios.

É verdade que este equipamento vem com vários acessórios, mas quem usa esta tipo de câmara para desportos de ação, sabe que são necessárias vários acessórios repetidos, até para proteção da mesma, bem como diversas baterias para que não perca pitada do que vai fazer no seu desporto. Aqui, estas pequenas alterações tornam-na diferente da GoPro, mais grossa, os botões em lugares diferentes, o que faz com que os acessórios da concorrente norte-americana não funcionem neste equipamento.

Temos de ver a realidade, vamos à procura de acessórios para a GoPro e existem milhares, tanto no eBay como de outras marcas que fabricam para a GoPro, mas neste caso a simples procura de uma capa de proteção para submergir com a Explorer Pro não consegui encontrar. É que nunca se sabe quando tenho um acidente de bicicleta, parte-se a atual capa e depois não tenho como substituir.

E

Felizmente, que as baterias já começaram a surgir e mesmo na GearBest é possível já comprar algumas suplentes, no entanto a única possibilidade é carregá-las dentro da própria câmara. Dava-me jeito um carregador externo para poder carregar mais que uma ao mesmo tempo.

Espero que como é um dispositivo recente, a Elephone ainda venha a lançar novos acessórios, ou então outros fabricantes chineses lancem para este equipamento mais opções de acessórios. Até um controlo remoto faz falta neste equipamento.

Desempenho

Eu tenho acesso à GoPro 3 Black Edition e a verdade é que a diferença para estes dispositivos chinesas é cada vez menor. Aliás, em alguns aspetos até é melhor: como por exemplo um estabilizador de imagem através de software, funcionalidade que a GoPro não tem e que dá imenso jeito para uma edição mais rápida antes de partilha o que capturámos durante a nossa aventura.

NOVATEK CAMERAEm termos de vídeos, as cores apresentadas são boas e realísticas, sendo que se nota o funcionamento do estabilizador de imagem, uma excelente opção para este tipo de câmaras, até porque se há câmara que recebe muitos “tremelicos”, é este tipo de câmara em qualquer situação que a colocamos. Assim, notei bastante bem como esta funcionalidade dá jeito. Também experimentamos filmar de noite e os resultados foram bastante satisfatórios. Pode ver no vídeo em cima alguns excertos de vídeos capturados pela Explorer Pro.

Em fotografias nem sempre conseguimos o melhor, já que não conseguimos escolher o foco, quando tentamos fotografias de mais perto. O resultado das fotografias são boas, mas se quiser fotografias “como deve ser” não se esqueça de tirar o “olho de boi”, se não fica uma fotografia algo estranho (mesmo à Action Cam).

NOVATEK CAMERAOutra coisa que esta Elephone anuncia é a qualidade de captação de som e até não fica nada mal. Não há milagres, mas até capta bastante bem quando comparamos o seu preço com a GoPro. Na captação de 4K a 24 fps também tem um bom desempenho. Claro que o 4K ainda tem muito que se lhe diga e continuo a achar que é um desperdício de espaço gravar em 4K, quando a maioria dos equipamento apenas permite visualizar até Full HD e, apenas, alguns smartphones a 2K.

A aplicação é que fiquei um pouco desiludido. Primeiro, fiz o download da Google Play e para me sincronizar com a câmara demorou um pouco. Quando sincronizei e comecei a utilizá-la, verifiquei que as definições tinham carateres chinesas. A verdade é que, após pesquisar um pouco na internet, encontrei outras pessoas com a aplicação em inglês, mas no meu caso o “Sim e Não” estavam em chinês. Um pouco estranho.

No entanto, a Elephone Explorer Pro tem o idioma em português. Acho que o idioma que a câmara tem é português do Brasil, mas é sempre melhor ter em português do que não ter.

Elephone Explorer Pro Action Cam

Há ainda que referir o ecrã de 2 polegadas que tem um bom tamanho, tendo em conta o tamanho deste gadget, e que permite visualizar o que captou com algum conforto. No entanto, não se esqueça dos custos que isso tem para a bateria, tal como acontece nos smartphones, o ecrã é um grande consumidor de bateria, portanto aconselho a utilizar o ecrã o mesmo possível, para que possa ter uma bateria o mais duradoura possível.

Veredito: Elephone Explorer Pro 4K

Elephone Explorer Pro Action CamAs Action Cam estão na moda e a Elephone tem aqui uma aposta de qualidade. Apesar de a primeira geração ser razoável, este Explorer Pro tem boas melhorias em termos de desempenho de vídeo e áudio. Com um ecrã maior, também oferece a possibilidade de visualizarmos o que captámos, no entanto tem um custo para a duração da bateria. Se utilizar pouco o ecrã, conte com 1h de vídeo em Full HD.

O desempenho é razoável e, sem dúvida, que o ponto forte é o preço, bem acompanhado de acessórios, o que acaba por ser melhor do que a Action Cam da Xiaomi Y2, que apenas conta com a câmara. Pelo outro lado, a aplicação é demasiado básica e tem carateres em chinês, o que me desiludiu um pouco. Pelo menos em inglês, Elephone…

Pontos a Favor:

  • Preço
  • Desempenho
  • Diversos acessórios na caixa

Pontos Contra:

  • É uma pena não ter o tamanho igual à GoPro por causa dos acessórios
  • A aplicação é um pouco básica e com carateres chineses

Desde já queremos agradecer à Gear Best por nos ter disponibilizado a Elephone Explorer Pro para análise e pode adquirir a Action Cam por 81,56€. Não deixe de visitar a GearBest para ver as promoções. Segue-se a nossa galeria de imagens:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here