Com os aspiradores robô a ganharem força no dia a dia das famílias, devido ao pouco tempo que temos para a nossa vida pessoal, acabamos por deixar os “aspiradores normais” de lado, mas, na boa verdade, o aspirador robô apesar de ser importante e fazer um bom trabalho, não vai fazer um excelente trabalho.
Mas é nesta área onde a Dyson tem muito a dizer com um produtos de excelente qualidade, destacando-se este tipo de produtos compactos e manobráveis. Já testámos anteriormente o Dyzon V15 e percebemos quão importante é um produto deste tipo, mas é ao mesmo tempo caro.
Desta vez, levamos para testes o Dyson Omni-glide, uma versão mais compacta e mais barata. Até no design é diferente, já que parece uma vassoura com estilo contínuo, contrastando com o punho de pistola do outro modelo. Mas há mais diferenças, destacando-se 4 pequenas rodas que rodam a 360 graus e permite deslizar pelo chão facilmente.
Como uma esfregona que aspira
A coisa mais marcante sobre o Omni-glide é a forma do cabo. Esta é uma barra contínua, que se inspira nos primeiros aspiradores de pó dos anos 20. Não há nenhum contorno, nenhuma curva ligeira – apenas a barra.
Isto requer alguma habituação no início, especialmente se estiver habituado à série V da Dyson e às suas pegas de pistola. Devido à forma da pega, não se guia o Omni-glide em frente ao corpo como os aspiradores normais, mas sim lateralmente, ou diagonalmente.
É quase como esfregar o chão com uma esfregona. Isto é igualado pelo bocal do chão, que segundo a Dyson faz do Omni-glide o seu “aspirador de pó mais manobrável”. As 4 rodas de 360 graus permitem que o aspirador de pó deslize sem esforço em todas as direções.
Juntamente com o baixo peso de apenas 1,9 quilos para aparelhos Dyson, é realmente divertido deixar o Omni-glide deslizar sobre o chão, que até uma criança de 2 anos ajuda na limpeza.
Apenas para pavimentos duros
Os rolos duplos da escova de chão asseguram que a sujidade é recolhida de forma óptima tanto ao andar para a frente como para trás. A Dyson assinala repetidamente que o Omni-glide se destina apenas a pisos duros. Em pavimentos macios, os rolos da escova para o chão param. Depois é necessário desligar brevemente o aspirador, mover um pouco os rolos com a mão e continuar. Isto não acontece em azulejos e chão flutuante.
Contudo, não tem de desistir de aspirar móveis estofados, ripas de poltrona ou tapetes. A Dyson fornece acessórios adicionais com o Omni-glide. Para móveis estofados e os assentos no carro, por exemplo, a mini escova eléctrica é muito adequada. Para pontos apertados, existe a Ferramenta combinada para fendas.
Também serve como aspirador de mão
Tal como com os aspiradores da série V, o tubo pode ser removido e os pequenos bocais podem ser fixados diretamente debaixo do recipiente do pó. Isto transforma o Omni-glide num aspirador de mão.
Ainda que os bicos pareçam semelhantes, não são compatíveis com os da série V. Portanto, se já tiver um aspirador de pó sem fios Dyson em casa, infelizmente não pode utilizar os seus acessórios.
O Omni-glide também tem a sua própria ficha de carregamento. A bateria do Omni-glide também não é compatível com a série V e está alojada diretamente na pega.
Para manter o Omni-glide sempre ao alcance, está incluído um suporte de parede. O cabo de carga é inserido no suporte. Desta forma, o Omni-glide é carregado ao mesmo tempo que é arrumado.
O modelo que testámos foi o normal, mas por um pouco mais existe uma versão “Plus” com mais dois acessórios: Ferramenta para fenda de tubo leve com luz LED e Acessórios para bancas e balcões.
A bateira também é removível, o que é possível de comprar baterias extras para utilizações mais prolongadas, opção que apesar de já surgir n site da Dyson, ainda não está disponível, mas é uma ideia muito interessante.
Não é para tudo, mas é para todos
Todas estas características fazem com que o Omni-glide não seja um aspirador de pó para todos os casos. É um especialista em piso duro e destina-se a aspirar rapidamente pequenas áreas. Um possível local de utilização é, por exemplo, a sala de estar ou diretamente na cozinha, quando se pretende limpar rapidamente a sujidade após os cozinhados.
Aspirar todo o apartamento pode ser mais complicado. Não é que ele não seja capaz, bem pelo contrário, poderá é ser difícil a duração da bateria, que já falamos a seguir.
Também é necessário tomar mais medidas porque o Omni-glide, devido à sua forma de pega, tem menos alcance do que um aspirador de pó convencional da Dyson.
Mas a forma da pega tem uma vantagem: uma vez que não há punho de pistola na extremidade, pode ser colocada muito plana no chão. Isto torna mais fácil aspirar sob mobiliário.
Pequena bateria e recipiente para poeira
Sem modo turbo, uma carga de bateria dura até 20 minutos, de acordo com a Dyson. Realisticamente, e com a qualidade que este produto tem, 15 minutos é suficiente para aspirar um apartamento.
Mas depois é preciso esvaziar o recipiente do pó. Devido ao tamanho compacto do Omni-glide, ele não é muito grande. Depois de uma aspiração completa da sua casa, já está cheia. Se utilizar o Omni-glide para aquilo a que se destinava, nomeadamente para limpar pequenas áreas, poderá fazer 3 a 5 ações de aspiração antes de ter de esvaziar o contentor. Como é típico da Dyson, isto é feito rapidamente e de forma fácil.
Também é necessário tomar mais medidas porque o Omni-glide, devido à sua forma de pega, tem menos alcance do que um aspirador de pó convencional da Dyson.
Mas a forma da pega tem uma vantagem: uma vez que não há punho de pistola na extremidade, pode ser colocada muito plana no chão. Isto torna mais fácil aspirar sob mobiliário.
Muito bom poder de sucção
Embora o Omni-glide seja especial, ele faz o seu trabalho principal de uma forma excelente. Onde aspira, aspira minuciosamente. Aspirar mobiliário estofado em modo manual também funciona muito bem com a mini escova eléctrica.
O modo turbo, que é activado premindo o botão na pega, é dificilmente necessário para aspirar normalmente. Faz sentido quando se utiliza o bocal de plástico para aspirar o pó de fendas ou superfícies estreitas, mas durante a nossa utilização é mais do que suficiente.
O aspirador de pó é ligado e desligado através do botão. O modo Turbo é ativado com o botão “Max”.
Veredito: Dyson Omni-glide
O Omni-glide é um produto especialista na gama Dyson, mas para grande parte da população é o produto ideal. É verdade que é mais recomendado para pisos duros, mas não é por isso que não será capaz de limpar de forma competente um tapete. Por esse motivo, é um produto que irá cumprir o seu objetivo a grande parte das necessidades.
Sendo o único aspirador de pó da casa, faz sentido se tiver um apartamento não muito grande, já que a bateria poderá não aguentar toda a limpeza se tiver uma casa muito grande.
Como tudo, depende muito da utilização que cada um dá, mas uma coisa é certa: tal como todos os equipamentos da Dyson, se optar por este produto terá um aspirador de grande qualidade, com um excelente poder de sucção e, principalmente, bastante portátil e o produto mais manobrável da empresa.