Análise dos Energy Sistem Earphones Style 7 TWS: uma boa aposta que pode ser melhorada

A Energy Sistem é uma marca espanhola já muito conhecida no mercado, especialmente em Portugal, pelos seus dispositivos dedicados à indústria sonora, como fones e colunas, e esta é também uma marca que costuma entregar sempre aos seus consumidores aparelhos e dispositivos de boa qualidade no que toca ao ramo do som, a bons preços.

Para complementar a sua enorme coleção de dispositivos sonoros, a Energy Sistem lança agora os novos auriculares Earphones Style 7 TWS que apresentam imensas características muito utilizadas hoje no mercado atual e que vamos agora analisar.

Nesta análise iremos avaliar vários aspetos destes novos auriculares, sendo estes o design, a qualidade de construção, a qualidade de som, as suas funcionalidades, a sua conectividade, a sua bateria e, no final, será dado um veredito, que tem por base os aspetos já referidos acima.

Design — elegante e moderno

No que toca ao design dos novos Earphones Style 7 TWS, estes apresentam um aspeto elegante e moderno, tal como a grande maioria dos produtos da Energy Sistem e também tal como um grande número de auriculares de outras marcas. O corpo dos fones é comprido, assemelhando-se assim a auriculares de outras marcas, o seu topo é arredondado, contendo o logotipo da Energy Sistem, e os auriculares têm ainda pequenas borrachas na entrada para os ouvidos, para oferecerem um maior conforto e isolamento quando usados, algo que verifiquei durante a utilização.

A caixa dos Earphones Style 7 TWS é, ao contrário da grande maioria da concorrência, mais achata em termos de altura e maior em termos de comprimento, sendo bastante leve tanto com os fones ou sem eles no seu interior. Na sua parte frontal, esta apresenta quatro luzes LED que indicam o estado da bateria dos auriculares quando a caixa é aberta e no topo esta apresenta o nome e o logotipo da marca. A entrada USB-C para carregar a caixa encontra-se na parte de traz da mesma e na sua base existe a indicação do seu carregamento wireless.

Em relação à sua cor, é possível adquirir estes auriculares em duas cores, azul escuro e branco, pelo que recebi os auriculares azuis escuros e verifiquei que a cor mostrada no site oficial da Energy Sistem é mais clara e viva do que a cor que os fones que recebi apresentam mas, apesar desta pequena diferença, a cor azul escura é à mesma bastante bonita e assenta bastante bem nos fones, tal como a branca.

Deste modo, os novos auriculares Earphones Style 7 TWS apresentam de facto um design moderno elegante que acaba por fazer com que os mesmos sejam confortáveis nas orelhas e faz ainda com que estes acabem por isolar também um pouco os próprios ouvidos do exterior, apesar de estes não terem cancelamento ativo de ruído e, e relação às cores, estes podem vir em duas belíssimas cores, exceto que uma vem um pouco mais escura do que a observada na loja online da Energy Sistem.

Qualidade de construção — baixa mas resistente

Como já referi anteriormente, os novos Earphones Style 7 TWS têm um design moderno e elegante. Em termos da sua qualidade de construção, estes são no seu geral construídos em plástico, tanto os fones como a sua caixa, o que lhes confere um aspeto de baixa gama mas, apesar disso, estes auriculares e também a sua caixa acabam por ser bastante resistentes a quedas e, ao mesmo tempo, também suaves ao toque.

Temos de ter em conta que o preço destes auriculares não é muito elevado, o pretendido pela Energy Sistem, e por isso esta não consegue construí-los com matérias mais luxuosos ou usá-los sequer no equipamento, acabando por poupar nos gastos de fabrico e, apesar do estilo moderno, acabar por ter uns auriculares de uma gama mais baixa que os de muitas outras marcas.

Apesar disto, todo o material dos auriculares tem um acabamento cuidado e sem falhas, o que faz com que estes sejam muito resistentes e também muito suaves ao toque, como já mencionado em cima, e, acaba por ainda atribuir não só aos próprios fones mas também à própria marca um carácter subtil.

De uma forma geral, a qualidade de construção dos novos auriculares Earphones Style 7 TWS é baixa, devido aos materiais de baixo custo usados, e  ao mesmo tempo resistente, devido à forma como foram feitos os acabamentos do mesmo, acabando assim por terem um aspeto moderno e elegante.

Qualidade de som — excelente para o preço

Como já referi anteriormente, a Energy Sistem é uma marca muito focada em aparelhos e dispositivos sonoros como auriculares e colunas, por exemplo, e esta costuma entregar aos seus clientes e consumidores produtos com uma excelente qualidade de som, consoante o preço de cada produto, que até agora ainda não desiludiu ninguém.

Deste modo, a qualidade de som dos novos auriculares Earphones Style 7 TWS é bastante boa, atrevendo-me a dizer que é excelente para o preço dos fones. Estes auriculares conseguem esta ótima performance em termos de qualidade de som tanto para ouvir música como fazer chamadas telefónicas graças ao chipset Qualcomm e à sua tecnologia aptX incorporada. Mais em relação às chamadas, os dois microfones MEMS oferecem uma captação perfeita da voz para que estas sejam as melhores possíveis.

Para além disto, durante a minha utilização não notei qualquer ruído a ser emitido pelos fones, mas sim um som claro e nítido, sem falhas, concluindo assim que mais uma vez, no que toca à qualidade de som, a Energy Sistem voltou a impressionar graças à tecnologia utilizada nos auriculares.

Funcionalidades — ótimas mas com pequenos problemas

Tal como um grande número de outros auriculares disponíveis no mercado atual, também os novos Earphones Style 7 TWS têm funcionalidades para facilitar o acesso e uso do smartphone quando este está no bolço ou noutro lugar inacessível, de maneira a que os utilizadores dos fones não necessitem de retirar o telefone do bolço para atender chamadas, parar uma música e recuar ou avançar para a próxima.

Estas funcionalidades podem ser ativadas a partir dos dois painéis táteis que existem em ambos os latos dos dos dois fones, tal como acontece em muitos outros auriculares do mercado. A incorporação destas funcionalidades por parte da Energy Sistem foi uma ótima decisão por parte desta pois torna os auriculares inovadores mas, apesar disto, estas apresentam algumas falhas.

Durante a minha utilização dos auriculares deparei-me com alguns problemas em relação a estas inovadoras funcionalidades. Por exemplo, caso um dos fones estivesse a sair da minha orelha, se eu o tentasse colocar na posição correta sem tocar no painel tátil do mesmo, este ativava-se e parava a música que estava a ouvir e, também me deparei com o problema dos painéis táteis de ambos os fones se ativarem com vento muito forte, sem eu lhes tocar, e pararem também a música que estava a ouvir no momento.

Deste modo, acho que a Energy Sistem deveria ter optado por botões táteis localizados na parte comprida dos auriculares e não no topo dos mesmos como a Apple fez nos seus Airpods e AirPods Pro, por exemplo, de maneira a evitar estes problemas mas, apesar disto, a incorporação destas funcionalidades nos auriculares foi uma ótima ideia pois faz com que estes sejam inovadores e estejam ao mesmo nível da grande maioria dos auriculares do mercado de hoje.

Conectividade — boa mas podia ser melhor

O penúltimo aspeto de que vamos falar aqui será a conectividade dos auriculares Earphones Style 7 TWS que, é um pouco diferente a comparar com a grande maioria de auriculares do mercado mas, apesar de ser diferente da restante concorrência não é nada má e pode ser melhorada pois o conceito desta conectividade é boa, com uma execução com alguns problemas.

A maioria dos auriculares wireless conectam-se a smartphones ou outros dispositivos através da caixa, pois na verdade é esta que se conecta aos dispositivos, mas ,no caso dos Earphones Style 7 TWS, são os próprios dois fones que se conectam aos dispositivos, através do Bluetooth 5.0, e não a sua caixa e, isto tanto traz vantagens como desvantagens.

A maior vantagem que esta ligação proporciona é o facto de os utilizadores dos fones poderem continuar a usufruir destes após a caixa ficar sem bateria, o que dá mais tempo de utilização a todos por mais algum tempo. As grandes desvantagens deste tipo de ligação são esta causar muitos problemas como o facto de às vezes os fones demorarem muito a conectarem ou nem mesmo se conectarem aos dispositivos, o que faz com que seja preciso insistir com a ligação dos mesmos. O outro problema é o facto de às vezes apenas um dos fones se conectar aos equipamentos e não os dois, o que acaba por ser um pouco chato e irritante.

Mesmo assim, a utilização deste tipo de ligação foi uma jogada inteligente por parte da Energy Sistem pois permite um maior tempo de utilização dos auriculares, apesar de alguns problemas de ligação, por isso a conectividade dos novos Earphones Style 7 TWS é boa mas podia ser ainda melhor.

Bateria

O último aspeto que falta analisar aqui é a bateria dos novos auriculares Earphones Style 7 TWS que, como já deu para perceber pelo título desta parte da análise não é das melhores devido a certos problemas que vamos já a seguir mas, apesar disto, acredito que a Energy Sistem pode melhorar a bateria deste equipamento ou não voltar a cometer o erro em relação à bateria que fez nestes fones.

A Energy Sistem diz que a bateria dos auriculares dura mais ou menos 6 horas e, durante a minha utilização, a bateria dos fones não durou exatamente 6 horas mas, o tempo que durou não foi muito diferente deste valor e por isso não acho que seja um problema e, para além disto, os auriculares demoraram 1,5 horas a carregar na caixa, algo que comprovei durante a minha utilização dos mesmos.

Em termos da caixa, esta tem uma bateria de 15 horas para fornecer aos fones, o que significa que se pode carregar os fones duas vezes na mesma, demorando 2 horas a carregar totalmente e esta pode ser carregada sem fios, sendo por isso wireless charging. Para além do Wireless charging, a caixa tem também uma entrada USB-C na sua traseira, como já referi, para um carregamento com fio.

No entanto, ocorreu-me algo estranho na utilização dos auriculares. Após os ter utilizado durante algum tempo, deixei de os utilizar durante duas semanas e, por incrível que parece, já não os consegui ligar, o que me causou estranheza. No entanto, outra unidade que também recebemos não teve este problema, o que pode ter sido um problema da unidade especifica que testei.

Apesar disso, a duração de bateira é bastante aceitável, sendo que não nos podemos esquecer que não estamos a falar de auriculares de topo, como os Huawei FreeBuds Pro como já analisamos, ou uns Apple airPods, até porque o preço também não é o mesmo e não podemos esperar a mesma qualidade.

Veredito — uma boa aposta da ES, mas que ainda pode ser melhorada

A aposta da Energy Sistem com estes auriculares é boa e melhor até do que algumas propostas mais caras ou de preço igual de outras marcas que vemos atualmente no mercado mas, apesar destes não serem uns maus auriculares, a Enegy Sistem pode melhorar significativamente esta sua aposta de maneira a torna-la ainda melhor.

Devido ao seu design, que oferece um bom conforto e suavidade ao toque, em conjunto com a qualidade de construção que, apesar de ser de baixa gama é resistente, as suas funcionalidades que são ótimas mas têm de ser um pouco melhoradas assim como a bateria e a conectividade, os auriculares Earphones Style 7 TWS são uma boa aposta da ES mas, apesar disto e como já referi antes, podem ser ainda melhores aperfeiçoando alguns aspetos menos positivos encontrados.

Para além disto, falta ainda acrescentar aqui que estes auriculares custam um total de 69,90€, pelo que não são de gama alta, e pelo que oferecem são uns excelentes fones.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here