Análise dos Energy Sistem BT Travel 5 ANC — uns auscultadores wireless de excelência

O mundo da música move montanhas e, com ele, move também os instrumentos que permitem que ouça as músicas que mais gosta, em qualquer lado. Os auscultadores são alvo de uma constante modernização — que tem contribuído de forma significativa para a melhoria de som em ambiente mais recatado e privado.

A análise de hoje, leva-nos numa viagem a uma marca de equipamentos de som espanhola, a Energy Sistem. Os BT Travel 5 ANC são um dos novos elementos da marca para a gama média deste tipo de equipamentos de som — trazendo consigo uma entrada jack de áudio de 3,5 mm, para quando acabar a bateria — e, sobretudo, conexão por Bluetooth com uma autonomia de muito perto de 16 horas (um pouco menos com a redução ativa de ruído).

Os auscultadores aqui visados não são os mais caros da marca, mas pelo preço são bastante atrativos, competindo com muitos bem mais caros (que não se enquadram tão bem nos objetivos da Energy Sistem. Acompanhe-nos na nossa análise a estes auscultadores voltados para desfrutar de boa música durante uma simples viagem.

Design dos BT Travel 5 ANC

Os BT Travel 5 ANC mantêm uma perspetiva de descrição e conforto nas suas linhas mais compactas, apresentando um modelo mais singular sem grandes afirmações estéticas. Estamos perante um modelo regulável, mas que visa, sobretudo, a fácil arrumação numa mala ou estojo para levar em viagem. O corpo do equipamento permite que dobre as earcups de modo a garantir que forma umameia-lua” ajustando as mesmas à mesma largura das hastes dos auscultadores.

Este dispositivo incluí um microfone interno (aceitável, mas que não oferece uma qualidade por aí além) que também não passa pelo foco destes Travel 5. Como mencionado anteriormente, os auscultadores incluem uma entrada jack de áudio de 3,5 mm, permitindo que, por exemplo se não pretender usar o Bluetooth, ou se estiver sem bateria, possa continuar a ouvir a sua música favorita. Destacamos ainda a existência de três botões físicos — o primeiro composto por dois botões de aumentar e diminuir o volume (para que não tenha de o fazer no telemóvel ou computador) —, um de cancelamento ativo de ruído e por fim, o botão de ligar e desligar os auscultadores.

O foco também na personalização dos auscultadores é evidente, nomeadamente, o uso de autocolantes exclusivos da marca para que possa incluir, por exemplo, nas earcups ou hastes. As earpads (almofadas de encosto) são um pouco rijas para o propósito que são pensadas, mas garante uma maior durabilidade, uma vez que não se trata da pele convencional. O formato do suporte auditivo é oval verticalmente, o que assegura um bom comprimento para as orelhas, mas pouca largura (causando algum desconforto ao fim de algumas horas).

Qualidade de construção dos auscultadores

Os BT Travel 5 ANC apresentam um ajuste das earcups em plástico (junto das hastes), onde se encontra também reforçado por uma barra de alumínio para conferir alguma resistência e maleabilidade no seu uso do dia-a-dia. Em geral, o plástico utilizado não é o mais resistente, mas confere alguma segurança, assim dê um bom tratamento aos auscultadores. Aspeto interessante é a proteção das colunas que são bastante almofadas evitando contatos não desejados com as membranas.

Por fim, em termos da resistência do cabo jack de áudio de 3.5 mm não tivemos qualquer falha a apontar, no entanto, reconhecemos pouca resistência por se tratar de um cabo fino e de borracha, o que nos leva a refletir sobre a possibilidade de este quebrar como tem acontecido com auriculares de fio (em borracha) onde este tipo de situações acontece com alguma frequência.

Especificações a destacar

Os auscultadores podem variar, mas o seu princípio será sempre o mesmo, ouvir som com qualidade, se possível. Contudo, gostaríamos de destacar algumas das coisas que mais impressionam e podem motivar a compra deste equipamento futuramente, por qualquer um dos nossos leitores.

Sabemos que apenas algumas marcas conseguem um cancelamento de ruído verdadeiramente bem sucedido, no entanto, realçamos o facto do Travel 5 ANC (Active Noise-Cancelation) possuírem um cancelamento ativo do ruído bastante interessante, conseguindo que o utilizador se abstraia ou deixe mesmo de ouvir algum do ruído em redor à distância de um simples clique no botãoNC“. Outro aspeto, é o facto de ter Bluetooth 5.0 e conseguir ter uma autonomia de 16 horas (sem cancelamento) e 12 horas (com cancelamento ativo) — o que é simplesmente extraordinário.

Performance dos auscultadores

Em relação ao desempenho, não existe muito a apontar, os BT Travel 5 ANC conseguem uma capacidade de altifalantes na ordem dos 112dB e 32 ohms, o que é mais que bom para este tipo de auscultadores, onde 32 ohms supera grande parte dos auscultadores (que recorrem frequentemente a 28 ohms, no dia-a-dia).

Dado que falamos de auscultadores stereo, o som saí de ambas as earcups como som bidirecional, no entanto, não é indicado para videojogos que envolvam técnicas de som tridimensional (pois para esses, poderá recorrer a auscultadores com som virtualizado). Contudo, notámos que não se sai nada mal para inúmeros jogos. Se o foco não for isso, como seria de esperar, são ideiais para música ou vídeo, das habituais plataformas de streaming (uma vez que vão de encontro aquilo que é transmitido).

O facto de possuírem um cancelamento ativo de ruído capaz de reduzir o ruído em -16dB numa frequência entre os 20 e os 1000 Hz, o que deve chegar para reduzir bastante o ruído do exterior. Durante a nossa avaliação, sobretudo em jogo, permitiu para ouvir com maior clareza vozes de chamada, passos (dentro de jogo, claro) e o próprio jogo durante toda a nossa jornada.

Tendo em conta que o foco destes auscultadores são viagens grandes, proporcionando bons momentos de relaxamento, este é sem dúvida um dispositivo a ser recomendado pelo Mais Tecnologia, claro está, com a plena consciência que existem alternativas bastante interessantes no mercado (mas a um preço mais elevado).

Quando falamos do microfone, este conta com uma sensibilidade -42dB, o que lhe confere uma captação de som mais aceitável, no entanto, acarreta outros problemas como a captação de bastante ruído (especialmente por se tratar de um microfone embutido na estrutura). Normalmente, esta sensibilidade no caso de microfones é considerada entre -60dB e 0dB (o que na maioria dos microfones se situa nos -45dB até aos -35dB). Posto isto, faria alguma falta uma tecnologia também ela de redução de ruído de entrada no microfone para que fosse excelente — mas cremos que isso não seja o foco da marca para estes auscultadores.

Qualidade/preço dos BT Travel 5 ANC

Os Energy Sistem BT Travel 5 ANC podem ser encontrados à venda, por exemplo na FNAC, por um preço de €45,57 ou até na própria Energy Sistem por €49,90. Aproveite que estamos na altura do verão para os adquirir a fim de utilizar ainda nestas férias — no caso de os considerar a oferta indicada para si e para os seus.

Pelo preço, estes BT Travel 5, podem muito bem ser a escolha mais indicada para si que é um consumidor ocasional de músicas e vídeo, nem que seja pelo preço e pela portabilidade.

Veredito

Objetivamente, os auscultadores demonstram que não há limites para a criação de verdadeiras obras-primas aos preços mais acessíveis que o consumidor pode adquirir, não falamos do melhor equipamento do mercado, mas realçamos o facto de ser dos melhores pelo preço, sem dúvida. Tem os seus problemas, nomeadamente ao nível das earpads (onde não contendo pele e ao seu formato mais estreitado), podem provocar algum desconforto por longos períodos de utilização. Contudo, será no desempenho que os Travel 5 ANC dará cartas à concorrência, muito graças ao cancelamento ativo de ruído, mas sobretudo à quase insignificante protuberância no som, muito graças ao elevado nível de ohms. Por fim, em termos de conectividade, o facto de permitir ligação wireless vem reforçar a grande ambição de uso em viagem, por exemplo, especialmente em viagens grandes como de avião ou comboio, onde o Bluetooth 5.0 mostrará a sua grandeza.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here