Análise dos auriculares Huawei FreeBuds 3i: Review

Os auriculares sem fio Freebuds 3i da Huawei oferecem uma nova abordagem em design, ao mesmo tempo que herdam algumas das características dos FreeBuds 3, como o Cancelamento de Ruído Ativo e Controles de Toque.

No entanto, em relação aos fones FreeBuds 3, perde alguns dos recursos como o carregamento sem fio, mas compensa com um preço atraente.

Design

Os auriculares FreeBuds 3i usam um design em forma de cone mais tradicional para a sua caixa de carregamento, juntamente com um botão de função para fins de emparelhamento e luzes indicadoras. Não há carregamento sem fio nestes auriculares, mas, entretanto, têm uma porta USB-C.

Por causa dos seus cones longos, os auriculares, apesar de não terem fios, destacam-se muito, o que é algo pouco confortável para algumas pessoas.

Estrutura

Estes auriculares têm a sua estrutura principal em forma de cone, ergonomicamente desenvolvida para um estilo e forma adaptáveis a todos os formatos de orelhas. A experiência acústica é imersiva e realmente espetacular.

Na embalagem, vem também pontas de silicone flexíveis em quatro tamanhos distintos, para um ajuste personalizado, que se torna confortável e seguro para cada ouvido.

Emparelhamento

Emparelhar o FreeBuds 3i com um smartphone é algo extremamente simples de se fazer. Basta pressionar o sensor de toque por alguns segundos que automaticamente se iniciará o Modo de emparelhamento. Com um toque, está feito e pronto.

Controles

Os fones sem fio FreeBuds 3i estão equipados com controles de toque, que podem ser personalizados através de uma aplicação complementar. Além das ações típicas, como saltar músicas, colocar em pausa/reproduzir e iniciar um assistente de voz, eles permitem ativar ou desativar o Cancelamento Definitivo de Ruído Ativo.

No dispositivo, não existe a opção para ajustar o volume dos botões, o que pode ser um incómodo, especialmente para quem está em viagem. As ações estão limitadas a Duplo Toque, bem como Toque Persistente. Provisões, por parte da Huawei, para toque único e toque triplo nestes auriculares teriam sido algo bom.

Conectividade

Embora os auriculares FreeBuds 3i tenham Bluetooth 5, eles utilizam a configuração padrão senhor/servo, em que os dados são enviados para o fone de ouvido principal, que os retransmite para o outro. Os FreeBuds 3, por outro lado, possuem um recurso chamado Modo Duplo, no qual os dados são transmitidos de forma independente para os dois fones de ouvido. É uma pena que os FreeBuds 3i não tenham esse recurso.

Cancelamento de ruído

Os auriculares Huawei FreeBuds 3i são capazes de criar uma atmosfera de audição ideal, diminuindo o nível de ruído externo ativo em até 32dB1. No final, não conseguem cancelar, na sua totalidade, os sons externos extremamente altos e que estejam perto do utilizador, mas como os mesmos são raros de qualquer forma, o cancelamento de ruído é satisfatório.

Três microfones para ótimos telefonemas

O dispositivo vem equipado com dois microfones voltados para fora, de forma a captar com precisão a sua voz e evitar outros ruídos do meio ambiente. Também possui um terceiro microfone voltado para dentro, que recebe a voz conduzida para dentro dos seus ouvidos para melhorar ainda mais a qualidade das chamadas telefónicas.

O resultado final é bom, dado que tudo o que dizemos chega à outra pessoa de forma clara, independentemente dos ruídos externos.

Som

Em termos de som, os FreeBuds 3i oferecem uma quantidade decente de graves. São fortes, mas não descontrolados. É provavelmente a característica mais decisiva destes fones de ouvido. Os vocais são ligeiramente relaxados, mas ainda assim oferecem uma boa clareza.

Os agudos nestes auriculares podem ser bastante penetrantes, especialmente em algumas músicas que são ouvidas em volta dos 70% do volume. Dependendo da fonte, é preferível ouvir apenas em cerca de 60%, que é o ponto ideal de equilíbrio entre conseguir volume suficiente sem castigar os seus ouvidos.

Embora o design intra-auricular já bloqueie muito do ruído externo, a ativação do ANC amplia ainda mais esse efeito. Mesmo com altifalantes a apenas um metro de si, tocando no volume máximo, os fones de ouvido FreeBuds 3i são capazes de bloquear uma quantidade razoável de ruído, embora não totalmente. Diríamos que cancela o suficiente para que você possa desfrutar da música.

Quanto ao microfone, bem, também é uma das peculiaridades destes auriculares. Os agudos podem ser muito penetrantes, mesmo em volume moderado.

Vida da bateria

A Huawei prometeu e cumpriu quase na totalidade. Um único carregamento, supostamente, oferece até 3,5 horas de música, enquanto que a caixa de carregamento disponibiliza até 14,5 horas de duração de bateria, tudo para encher o seu dia de alegria musical.

Na realidade, os auriculares FreeBuds 3i conseguem reproduzir 3 horas e 12 minutos com ANC LIGADO e 3 horas e 56 minutos com ANC DESLIGADO. É muito próximo do que a Huawei afirma e cerca de uma hora a mais de tempo de atividade.

Veredito: Huawei FreeBuds 3i

Por um preço que ronda os 100 euros, os fones de ouvido Huawei FreeBuds 3i certamente que oferecem muitas coisas boas e uma série de coisas não tão boas.

O seu design intra-auricular, embora não seja o mais confortável, proporciona um isolamento decente. O Cancelamento Definitivo de Ruído Ativo, embora não corresponda, digamos, a um WF-1000XM3, é bastante satisfatório apenas por uma fração do custo. Os botões, embora respondam bem, parecem um pouco limitados e deixam espaço livre para mais flexibilidade que poderia ter sido aproveitada.

Quanto ao som, os graves são realmente muito bons nestes fones de ouvido, o que os torna adequados para quem escuta muito Upbeat, Pop ou EDM. As extensões vocais também brilham neles, já que os médios, embora ligeiramente relaxados, aparecem com boa clareza e detalhes. O desempenho do microfone também poderia ser melhorado.

Os agudos podem ser penetrantes em algumas músicas escutadas acima de 60% do volume, mas se você tomar cuidado para não se perder nesse território, obterá como recompensa agudos bem pronunciados e suaves.

Para as chamadas telefónicas, o desempenho do dispositivo é bastante interessante e competente. As mesmas tornam-se mais claras e audíveis. A duração da bateria poderia ser melhor, mas é suficiente para um ouvinte médio.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here