Análise do Tronsmart Studio Bluetooth Speaker: Review

O altifalante portátil e sem fios Tronsmart Studio vem numa caixa elegante como o resto dos seus acessórios. A qualidade da construção é boa – toda em metal e sólida. Possui uma conexão bluetooth muito forte e o som é surpreendentemente alto para o tamanho pequeno do aparelho. Um ponto negativo é que os botões são pequenos e é necessária muita força para os ativar.

Design e acessórios

O altifalante tem uma estrutura exterior toda em metal (alumínio), e as grelhas frontal e traseira também são de metal, com grandes botões de borracha na parte superior e uma base de borracha grossa para evitar que deslize.

Na parte traseira há uma porta USB C para carregar, um conector de entrada de 3,5 mm (ambos os cabos também estão incluídos na caixa) e, por último, um cartão micro SD caso o utilizador prefira utilizar o altifalante de forma portátil.

blank

Os botões são suficientemente táteis, mas é preciso um pouco de esforço para os pressionar. Os botões têm todos cor preta, sem marcas ou luzes distintas, o que torna difícil de vê-los, especialmente em ambientes fechados. O utilizador necessita de memorizar as posições dos 6 botões do dispositivo antes de poder usá-los confortavelmente. Uma marcação clara nos botões (talvez em produtos futuros) seria muito melhor.

Este altifalante da Tronsmart Studio mede 21 cm de comprimento, 7 cm de largura e 6,5 cm de altura. Pesa 800 gramas. Ele está disponível apenas em preto.

Botões

Na parte superior estão os botões que são os controlos para o volume, reproduzir, pausar, ligar, Bluetooth (5.0) e modo de transmissão. Também na parte superior temos luzes que indicam o nível da bateria, a conexão bluetooth e o modo de transmissão habilitado.

Bateria

O Tronsmart Studio pode durar mais de 15 horas num nível de audição normal. Para um altifalante com bluetooth, é uma bateria muito boa e que tem uma durabilidade suficiente para o utilizador médio.

blank

Suporta carregamento USB-C rápido que vai de 0 a 100% em aproximadamente 3,5 horas para recarregar as baterias de 2 * 2.000 mah incorporadas dentro do altifalante.

Há um modo de desligamento automático que desliga o altifalante automaticamente após 15 minutos se não estiver emparelhado com nenhum dispositivo por Bluetooth ou não estiver a tocar, de forma a poupar a bateria.

Aplicação

Este altifalante é compatível com a aplicação, fornecendo os meios para ter atualizações futuras, alterar a predefinição de EQ, alternar entre a fonte de entrada (Bluetooth, Line in ou arquivo Micro SD) e ativar o modo Broadcast, que é essencialmente em cadeia – conectando vários altifalantes Tronsmart Studio para funcionarem em simultâneo.

Depois de fazer o download da aplicação, selecione os altifalantes e, em seguida, o Tronsmart Studio. Depois poderá ver o nível da bateria na página principal e se pressionar os três pontos (…) no canto superior direito, aí encontrará as opções para atualizar o firmware, desconectar ou ler o manual do utilizador.

Um problema da aplicação é que ela não salva a última predefinição tal como o utilizador a configurou, sempre reverte para a configuração ‘Padrão’. Certamente, esse problema será resolvido numa atualização de software futura.

Som

blank

O Tronsmart Studio apresenta uma qualidade acústica típica de um altifalante pequeno: quantidade decente de graves, médios e médios focados e agudos relaxados. Como o tamanho sugere, carece uma extensão de sub-graves profundos.

Quanto à estrutura interna do altifalante, temos 4 radiadores passivos na parte de trás e 3 drivers na frente para fornecer som de 2.1 canais (2 tweeters e 1 woofer) todos enrolados ao redor do chassi de alumínio para melhorar o  áudio.

O modo SoundPulse dá ao áudio um grande impulso e adiciona mais graves, o que por sua vez adiciona mais profundidade ao som. A Tronsmart usa a sua tecnologia SoundPulse DSP para manter o som nítido e impedir que fique distorcido em volumes mais altos.

É bom ter a aplicação ativa para cada utilizador definir o equalizador da sua preferência. Os dois radiadores passivos fornecem som com graves. Os baixos funcionam melhor em volumes mais baixos.

O Studio também oferece suporte a uma entrada auxiliar, que poderá aproveitar ao usar o cabo jack de áudio de 3,5 mm fornecido na embalagem, mas o Bluetooth oferece uma conexão melhor em comparação com a entrada auxiliar.

blank

O volume, dada a construção em metal do aparelho, é demasiado alto para as necessidades médias. É possível colocar o volume no nível 16, mas no 5 ou 6 o som já é perfeitamente audível. No nível 16, o máximo, é extremamente alto, demasiado até.

Recursos

Um recurso bastante útil é o modo TrunConn, que permite sincronizar o som em mais de 100 altifalantes. Este recurso não é muito comum em dispositivos deste tipo. Cem altifalantes sincronizados podem ser utilizados para funções mais profissionais, como conferências, ou para fins recreativos, como festas em que participem um grande número de pessoas. A sincronização sonora é clara e excelente.

O assistente de voz está disponível pressionando o botão SoundPulse por 2 segundos, mas apenas ao usar a conexão bluetooth do seu smartphone e caso ele esteja desbloqueado.

É possível falar ao telefone através do Tronsmart Studio, mas o som das chamadas não é muito bom. Não recomendamos que utilize este altifalante para essa função.

Veredito: Tronsmart Studio Bluetooth Speaker

O Tronsmart Studio custa cerca de 50 euros, um preço bastante acessível ao utilizador médio e justo dada a qualidade do aparelho de som. Colocá-lo a tocar enquanto se trabalha no computador é relaxante, e dado que é portátil também é possível usar o Tronsmart Studio no carro ou ao ar livre.

blank

O desempenho deste dispositivo de som é surpreendentemente bom, com recursos interessantes e com uma construção sólida.

O Bluetooth tem um bom alcance. Um ponto negativo a rever num futuro altifalante da marca são os botões negros, que se assemelham à cor do aparelho em si. Em ambientes poucos iluminados, caso o utilizador não tenha memorizado a localização de cada um deles e a sua função específica, terá dificuldade em manipular o aparelho.

No geral, recomendamos o Tronsmart Studio devido à sua excelente relação custo/qualidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here