Análise do Samsung Galaxy Note 20 Ultra: review

Se há algo que sabemos sobre o Galaxy Note 20 Ultra 5G, é que ele é a melhor aposta da Samsung no cada vez mais competitivo mercado dos smartphones. Este mercado está saturado de novos aparelhos, pelo que só aqueles que mais se destacam são os escolhidos pelos consumidores mais exigentes.

O Galaxy Note 20 Ultra é definitivamente o melhor que a empresa sul-coreana fabricou recentemente, mas alguns problemas permanecem. Os smartphones Note ainda apresentam a caneta S Pen e vem acompanhado de um “irmão”.

Mas, embora antes fosse uma simples questão de tamanho de ecrã, os dois aparelhos Note agora são bem diferentes. O Galaxy Note 20 Ultra tem especificações superiores ao Note 20 menor, com uma ecrã maior e de maior resolução, uma parte traseira de vidro em vez de plástico, uma câmara melhor, um slot para cartão SD, mais RAM e uma opção de armazenamento maior.

blank

Características físicas

Graças aos engastes quase inexistentes, o Note 20 Ultra tem um chassi de 16,4 x 7,7 x 0,8 cm, que pesa apenas 208g. O Gorilla Glass 7 (primeiro no mundo) nas costas e na frente ajuda a dar uma sensação de peso e premium, e garante que é bastante robusto quando se trata de sofrer arranhões.

A parte traseira é fosca para um acabamento fosco inteligente, que é muito menos sujeito a manchas de dedos sujos do que o Note 10. O Note 20 Ultra está disponível em Mystic Bronze, Mystic Black e Mystic White. Gostamos desses novos tons e do acabamento fosco, com Mystic Bronze a parecer realmente o mais bonito.

Também há um grande impacto no sistema da câmera. A lente tripla destaca-se e, embora pareça mais inteligente do que a do Note 10 e S20, acaba por afetar o design. Isso é mais perceptível quando colocamos o smartphone numa superfície plana, pois ele balança na lente. Ele também produz um som de vibração agressivo conforme balança na parte da lente da câmara.

Como muitos smartphones grandes no mercado, agora em voga, o Note 20 Ultra é quase impossível de usar com apenas uma mão. Mais surpreendentemente, as bordas curvas da tela causam alguns problemas. Se pegarmos nele pela parte superior ou simplesmente o segurarmos com uma mão e navegar com a outra, é muito fácil tocar no ecrã sem querer. Empurrar o smartphone para cima na metade do ecrã enquanto se digita leva a todos os tipos de saltos e reinicializações. Somos desajeitados ou o aparelho é um pouco sensível demais? Talvez as atualizações de software resolvam isso.

blank

Processador

A linha Note recebe um upgrade de processador, mas é o mesmo chip Exynos 990 do S20 no Reino Unido e na Ásia. Isso deixará alguns desapontados, incluindo aqueles que consideram a oferta do Exynos da Samsung inferior aos chips Snapdragon da Qualcomm. A reviravolta nesta história é que os modelos Note 20 Ultra nos EUA receberão o chip Snapdragon 865+, devido à preferência da Samsung por diversificar quando se trata de peças.

Claro, de acordo com a Samsung, não há diferença no desempenho entre o Exynos e o Snapdragon. Os benchmarks podem revelar alguns, mas para a grande maioria das pessoas, leigos na matéria, simplesmente não será percetível.

Caneta S Pen

blank

A caneta S Pen teve um upgrade. Está mais rápida e vem com alguns novos recursos do Air Gesture que permitem que o utilizador faça a sua melhor impressão Yoda e controle o dispositivo sem qualquer contato físico com o ecrã. A funcionalidade inteligente da caneta continua a ser um recurso fundamental para a gama Note e para aqueles que dominam as suas muitas funções, desde escrever e desenhar, clicar e apontar.

Bateria

A bateria foi aumentada para 4500mAh, o que parece suficiente, embora o ecrã de maiores dimensões consuma muita energia. O Galaxy Note 20 Ultra dura cerca de um dia de uso médio, o que, embora seja bastante normal para smartphones emblemáticos, não é extraordinário.

Câmara

A tecnologia de câmaras tornou-se o principal campo de batalha para os smartphones nos últimos anos, com o número de lentes e megapixels crescendo rapidamente. O Note 20 Ultra continua a tendência, com uma lente grande angular de 108MP (vista pela primeira vez na S20 Ultra), bem como uma telefoto de 12MP, com zoom ótico 5x, e uma ultra-grande angular de 12MP. Há também uma câmera frontal de 10MP com foco automático de pixel duplo.

blank

O recurso principal é o zoom óptico de 5x e o zoom digital de até 50x. E é algo de novo. Este zoom permite que você interprete um agente secreto e se concentre em objetos e, de fato, em pessoas muito além de sua visão natural. É fácil de usar e a qualidade mantém-se bem, com qualquer zoom de até 30x permanecendo nítido, e mesmo no máximo permanece funcional.

A Samsung também introduziu uma série de movimentos de deslizar e gestos para facilitar o acesso à câmera – um simples deslizar para alternar entre as câmaras frontal e traseira faz muito sentido. Atualizações pequenas, mas bem planeadas, como essa são bem-vindas.

Quanto aos resultados, as fotos parecem coloridas, detalhadas, limpas e nítidas. O zoom é sem dúvida o melhor do sistema de câmaras do Note 20 Ultra , embora talvez as cenas com pouca luz e a câmara de selfie possam ser prejudicadas.

Vídeo

Embora o Note 20 Ultra permita gravar em 8K, recomendamos usar 4K ou mesmo Full HD para obter os melhores resultados, dado que as resoluções mais baixas proporcionam vídeos mais estáveis ​​e com menos consumo de armazenamento. Mais uma vez, uma entrega realista de cores significa tons de pele naturais em frente a paisagens fiéis. Ocasionalmente, sentimos um toque exagerado de cor na relva verde ou no céu azul profundo do que o necessário, mas no geral a qualidade do vídeo é excelente.

Veredito: Samsung Galaxy Note 20 Ultra

blank

O Galaxy Note 20 Ultra cumpre a promessa da própria denominação de “Ultra”. É grande e bastante caro (cerca de 1000 €), mas em troca, você pode desfrutar de um ótimo ecrã, uma câmara cheia de recursos e um bom som.

Num mercado ultracompetitivo, com uma enorme variedade de smartphones, é sempre difícil para um aparelho destacar-se da concorrência. Mas, graças à S Pen e às especificações de “utilizador avançado”, ao visor enorme e colorido e ao zoom louco da câmara, é claro que a Samsung conseguiu destacar-se da concorrência com o Note 20 Ultra.

A verdade é que se procura um smartphone Premium, com clara vertente profissional que o Galaxy Note 20 Ultra apresenta, nomeadamente graças à S Pen, não encontra nenhum outro concorrente no mercado. Há os smartphones Huawei Mate, no entanto a falta das aplicações do Google certamente que serão uma limitação para muitos utilizadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here