Análise do Repetidor TP-Link WI-FI 6 Range Extender AX1500 — um dos melhores atualmente no mercado

Hoje em dia, grande parte da sociedade passa imenso tempo conectada a todo um mundo virtual, através da Internet, onde faz um enorme e variado número de coisas como navegar pela internet, utilizar uma rede social, jogar videojogos online, trabalhar ou imensas outras coisas e, por isto, produtos como routers ou repetidores de internet são essenciais, principalmente agora que estamos em confinaremos devido à COVID-19.

Uma das marcas mais antigas e conhecidas no que toca a este tipo de produtos é a gigante chinesa TP-Link que está presente no mercado internacional desde 2005 tendo entregado a mais de 100 milhões de consumidores produtos de excelência, sendo pro isso uma das melhores marcas do mercado atualmente.

Hoje, iremos analisar um dos mais recentes repetidores de internet desta grande marca, o TP-Link WI-FI Range Extender AX1500, que, tal como grande número de outros produtos da TP-Link, excedeu as minhas expectativas e mostrou-se ser um dos melhores do mercado atualmente.

Unboxing — simples e ecológico

Antes de falarmos do produto em si vamos primeiro fazer uma pequena abordagem em relação ao conteúdo da caixa onde se encontra o repetidor da TP-Link, assim como mais algumas coisas.

A caixa do produto não apresenta grandes dimensões, muito devido à engenhosa e fácil forma como o TP-Link WI-FI 6 Range Extender AX1500 pode ser guardado, podendo até mesmo ser arrumado em espaços pequenos, o que facilita ate mesmo no transporte do produto.

Para além do repetidor, é possível encontrar no interior da embalagem um pequeno manual que explica como programar o repetidor para o utilizar e ainda mais alguns livros e papeis acerca da marca e de outros produtos da mesma, assim como do próprio repetidor.

O unboxing deste repetidor é muito simples não havendo muito conteúdo na caixa do mesmo o que permite que esta seja pequena e, desse modo, fácil de arrumar e para além disto, a caixa ser pequena e esta trazer poucas coisas no seu interior significa que este produto da TP-Link é ecológico pois não usa muito cartão e outros materiais poluentes, o que revela que a marca tem mais interesses para além do próprio produto em si, o que é bastante bom nos dias de hoje.

Design — elegante e moderno

Acerca do design do TP-Link WI-FI 6 Range Extender AX1500, podemos inicialmente observar que o design deste equipamento é muito semelhante ao de muitos outros produtos deste ramo presentes no mercado atualmente, o que era de esperar pelo simples facto de este tipo de produtos serem pequenos de modo a caberem em quase todos os espaços e terem zero a quatro antenas de sinal para oferecerem a melhor cobertura de rede possível.

Analisando agora de uma forma geral o design do novo TP-Link WI-FI 6 Range Extender AX1500, este apresenta um corpo todo em plástico, o mais comum neste tipo de equipamentos, pequeno, moderno e elegante com duas antenas rodáveis de cada um dos lados laterais do repetidor.

De uma forma mais pormenorizada, o seu painel frontal tem um acabamento liso, o logotipo da marca e apresenta ainda quatro LEDS, sendo que o primeiro, a contar de cima, indica se o aparelho está ligado ou não, o segundo mostra se o sinal WI-FI está operacional, o terceiro mostra se o sinal 2.4 GHz está operacional e o quarto indica se o sinal 5 GHz está também operacional.

Para além disto, o resto do corpo do repetidor da TP-link apresenta saídas de ar para ventilar o equipamento. No seu lado esquerdo, este tem uma porta “Gigabit Ethernet Port” que apresenta uma alta velocidade e permite ligar ao repetidor um dispositivo por um cabo de Ethernet e no seu lado direito o repetidor tem ainda um botão WPS e um botão de reset.

O repetidor apresenta ainda, como já referi anteriormente, duas antenas exteriores rodáveis de 360º que melhoram o alcance que o repetidor tem para expandir o sinal de WI-FI e, tal como o resto do repetidor, estas antenas apresentam também um design elegante e moderno que combina muito bem com o design do corpo do repetidor.

De uma forma geral, o design do novo TP-Link WI-FI 6 Range Extender AX1500 é bastante elegante e moderno tal como muitos outros produtos do tipo mas, apesar disto, há também imensos equipamentos do género que não têm um design deste tipo mas sim um design mais antiquado ou estranho, o que fazem do design do novo repetidor da TP-Link um dos melhores do mercado. Para além disto, o design deste equipamento também lhe permite ter uma maior performance no que toca ao alcance do sinal repetido do WI-FI o que só torna este produto ainda melhor.

Conectividade — excelente e sem falhas ou problemas

Vamos agora falar acerca da conectividade do novo TP-Link WI-FI 6 Range Extender AX1500 que promete desde já rápidas velocidades e conexões de internet a inúmeros dispositivos em simultâneo, algo que tive a oportunidade dade de testar durante a minha análise pessoal e, sem entrar em muitos detalhes para já, posso apenas dizer que o TP-Link WI-FI 6 Range Extender AX1500 esteve à altura do desafio.

Em termos de WI-FI, o novo TP-Link WI-FI 6 Range Extender AX1500 tem incluído o mais recente WI-FI 6, como o próprio nome indica, o que lhe permite fornecer maiores velocidades de internet e que este consiga fornecer mais internet a um maior número de dispositivos em simultâneo sem quaisquer problemas de conexão ou baixa velocidade de internet.

Acerca das frequências, as mais comuns em Portugal são as 2.4GHZ e 5.0GHZ e são exatamente estas duas que estão presentes no novo TP-Link WI-FI 6 Range Extender AX1500. Cada uma destas frequências apresentarão diferentes velocidades, sendo que a 5GHz será a mais rápida, mas, de um modo geral, tanto uma como outra proporcionarão aos utilizadores deste repetidor uma ótima qualidade de internet sem quaisquer falhas e problemas, tal como durante a minha utilização pessoal do mesmo.

Deste modo, posso assim concluir que a conectividade do novo TP-Link WI-FI 6 Range Extender AX1500 é excelente e sem falhas, tendo conseguido em ambas as suas duas frequências repetir o sinal do meu router e fornece-lo a grande parte da minha casa a inúmeros dispositivos eletrónicos ao mesmo tempo sem quaisquer problemas, o que mostra que a TP-Link sabe como fazer bem os seus produtos.

Velocidades — das mais rápidas de sempre graças ao WI-FI 6

Para complementar a conexão do novo TP-Link WI-FI 6 Range Extender AX1500 falta falar acerca das velocidades que este repetidor pode alcançar e oferecer aos seus utilizadores e, antes de mais, deixem-me dizer-vos que este repetidor de lento não tem nada no que toca à velocidade de internet.

Os utilizadores deste excelente repetidor obterão diferentes velocidades consoante a frequência da internet que estão a usar nos seus dispositivos e até mesmo consoante a própria velocidade da internet da operadora que têm em casa.

Segundo a TP-Link, os utilizadores da frequência 2.4GHz obterão uma velocidade máxima de 300 Mbps e os usuários da frequência 5.0GHz obterão uma velocidade máxima de 1200 Mbps mas, é óbvio que estas velocidades vão depender do pacote de internet de cada um. Um pequeno aviso, o repetidor apenas repetirá as frequências de cada router, ou seja, quem não tiver em casa um router  de 5GHz não terá essa frequência de internet no repetidor.

Durante a minha utilização pessoal eu consegui alcançar e até ultrapassar os 300 Mbps na frequência 2.4GHz mas, na frequência 5.0GHz não consegui ultrapassar os 1000Mbps de velocidade, o que não é nada mau porque esta é uma grande velocidade, mas muito provável devido à velocidade do meu pacote de internet e não devido ao TP-Link WI-FI 6 Range Extender AX1500 em si.

Deste modo tenho apenas a dizer que, de facto, as velocidades do novo TP-Link WI-FI 6 Range Extender AX1500 são bastante impressionantes, sendo que este não só mantem uma velocidade de internet estável e rápida assim como também consegue fornecer velocidades de internet superiores às dos routers de cada um, graças ao uso do WI-FI 6, o que é um aspeto muito positivo deste incrível repetidor da TP-Link.

Veredito — um dos melhores repetidores atualmente no mercado

A aposta da TP-Link com este repetidor é sem dúvida uma das melhores de sempre e, deste modo, posso acrescentar que o TP-Link WI-FI 6 Range Extender AX1500 é um dos melhores repetidores atualmente disponíveis no mercado, graças ao seu moderno e elegante design e às suas altas e rápidas velocidades de internet, assim como ao seu enorme alcance.

Antes de terminar esta análise gostaria de dar os meus parabéns à TP-Link pelo excelente trabalho que têm desenvolvido ao longo dos anos e, principalmente devido a este incrível e maravilhoso repetidor de internet que fizeram porque o TP-Link WI-FI 6 Range Extender AX1500 é de facto um dos melhores atualmente no mercado, se não o melhor.

Para concluir esta análise gostaria apenas de acrescentar que o TP-Link WI-FI 6 Range Extender AX1500 pode ser adquirido em inúmeras lojas portuguesas por um preço máximo de 79,90 € e para qualquer dúvida ou informação que queiram saber podem consultar o site oficial da TP-Link em https://www.tp-link.com/pt/home-networking/range-extender/re505x/.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here