Análise ao Razer Viper: review a um rato gaming com excelente qualidade-preço

Os ratos para PC estão cada vez mais sofisticados, num mercado onde a concorrência aumenta e quem ganha é o consumidor. O produto mais recente da Razer, o Viper, é o rato mais focado em jogos eletrónicos da empresa até hoje.

Embora a Razer já tenha um desses dispositivos com imensa popularidade, o Razer Lancehead, o Viper tem mais recursos que o tornam ainda mais direccionado para o gaming.

Os botões do Viper

Alguns desses recursos, como um botão só para o perfil DPI na parte inferior do rato, serão familiares. Outros, como os interruptores híbridos ópticos/mecânicos do Viper, oferecem mais rapidez para jogadores que procuram economizar milissegundos em cada ação. Embora não estejamos ainda preparados para dizer que ele aumentará automaticamente o seu jogo, é justo dizer que o Viper é um acessório para jogos muito habilidoso e excepcionalmente bem feito.

O Razer Viper é um rato ambidestro para jogos. Tecnicamente, tem oito botões, mas essa conta inclui os dois botões laterais, um à esquerda e outro à direita, e o de perfil DPI mencionado acima, mas basicamente apresenta o formato padrão de cinco botões.

Os botões têm um clique fácil e estão bem posicionados, mas nada sobre eles é novo ou empolgante – até que passemos a analisar o que se passa por baixo deles. Os dois cliques principais apresentam um novo tipo de interruptor híbrido óptico/mecânico. Na verdade, clicar com o Viper abre um caminho para um laser acionar o sinal de entrada.

De acordo com a Razer, ele chama-se Interruptor Óptico Razer, e faz duas coisas: primeiro, ele reduz algumas frações de milissegundos do tempo que leva para o seu PC registar um clique, removendo o “atraso de deslocamento”, um recurso que evita cliques em ratos mecânicos. Em segundo lugar, reduz o número de peças mecânicas, tornando o acessório mais duradouro – a empresa avalia que cada switch tem uma duração de até 70 milhões de cliques, o que é muito alto, embora não seja inédito.

Rápido e confortável

Com uma tão pequena melhoria no tempo de resposta, é improvável que alguém perceba a diferença de momento a momento. O Viper é rápido e preciso, portanto a mudança não causou também nenhum dano no seu funcionamento. É possível que, no nível mais alto, faça uma pequena diferença, mas não vai dar a ninguém uma vantagem competitiva de outro mundo.

Em geral, o novo rato da Razer tem ótimos componentes e parece muito bem construído. Possui o sensor óptico 5G da empresa, que pode rastrear com precisão até 16.000 DPI. A sua base de plástico fosco e alças texturizadas em ambos os lados são confortáveis ​​e ajudam a manter sua posição, não permitindo que se mova demasiado.

Os recursos mais impressionantes do Viper são, no entanto, os mais simples. É um dos poucos ratos ambidestros verdadeiramente confortáveis ​​que existem no mercado. Embora não tenha uma corcunda ergonomicamente orientada como um mouse unicamente destro, a sua mão naturalmente encaixa-se perfeitamente nele. Não precisará de mover ou reposicionar a mão muitas vezes, mesmo por longos períodos, dado que o acessório para o gaming adapta-se brilhantemente à palma da sua mão.

Outras especificações

Isso é uma prova da boa forma e do equilíbrio do Viper. Com 126,7 por 66,2 por 37,8 milímetros, é um pouco mais alto do que o rato comum a que estamos habituados. E com apenas 69 gramas, é extremamente leve, embora não seja o dispositivo desse tipo mais leve atualmente disponível – a Finalmouse afirma que o seu novo Ultralight 2 pesa apenas 47 gramas. O facto de o Viper ser tão confortável e rápido serve apenas para mostrar que as características de um rato, principalmente o peso e as dimensões, são apenas números: ser leve e rápido não deve prejudicar o ajuste e o toque.

Um outro recurso surpreendentemente do Viper é sua cauda – que a Razer chama de cabo Speedflex. É um cabo muito flexível e que não se dobra, enrola ou se arrasta contra superfícies ásperas, como muitos outros cabos fazem. Mesmo em condições aquém das ideais (como uma mesa cheia de itens), é muito fácil de manobrar o Razer Viper, sem ser necessário quebrar a cabeça na confusão.

Da mesma forma, embora não seja um recurso particularmente radical, ter um botão de configuração de perfil de DPI na parte inferior do acessório é sempre bem-vindo. É muito melhor do que ter um botão destacado para alterar o DPI, porque assim é mais claro e deliberado. Existe um indicador LED acima desse botão que mostra a configuração que você está a usar; portanto, depois de configurá-lo, raramente será necessário regressar ao software de configuração novamente.

Software Razer Synapse

Como todos os acessórios da Razer, o Viper usa o software de configuração Synapse. Esse software oferece um conjunto robusto de ferramentas para personalizar as configurações dos botões, definir as suas predefinições de DPI e definir novos perfis do rato para jogos e aplicações específicas. Na sua esmagadora maioria, esses recursos são muito claros e fáceis de usar.

O Viper pode armazenar até três perfis na sua memória interna. Isso é armazenamento realisticamente suficiente, especialmente para jogadores profissionais que concentram-se quase sempre em um só jogo, embora esteja um pouco abaixo da média em relação a outros ratos. Como a maioria dos periféricos, poderá configurar quantos perfis quiser num dispositivo específico, portanto, é fácil de configurar para cada jogo que você joga regularmente em casa.

Ligação com o Chroma deveria ser melhor

O único problema que existe com o Viper relaciona-se com o Chroma, o acessório de personalização de iluminação da Razer. Chroma é uma aplicação de tamanho único que oferece muitos recursos, o que é ótimo para dispositivos com muitas opções de iluminação.

Ao personalizar o Viper, que tem apenas um elemento de iluminação – um logotipo na sua base – deparamo-nos com recursos e combinações que eram destinados a outros dispositivos onde encontramos mais espaço para trabalhar. Esse é um problema menor e de fácil adaptação com o tempo, mas você deverá estar preparado para algumas tentativas e erros.

Veredito

O Viper prometia muito, e realmente conseguiu cumprir todas as promessas feitas pela Razer. Este é um rato rápido, responsivo, confortável e extremamente leve, que fará todo o trabalho que necessita muito bem. Mesmo que algumas peculiaridades impeçam-no de ser a “última coca-cola no deserto”, é fantástico para tudo o que precisamos.

O Razer Viper está disponível no nosso mercado por preços a rondar os 80€, o que é um excelente preço por um equipamento gaming da Razer.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here