Análise do monitor XPPEN Artist 12 (2.ª geração): Review

O monitor XPPEN Artist 12 (2.ª geração) com caneta X3 Elite é altamente sensível e inclui todos os acessórios necessários para um trabalho rápido e eficiente. Mas para descrever o quão bom ele realmente é, vamos analisá-lo ao pormenor.

Para começar, teremos que examinar o design geral. Teremos também de olhar para a conectividade e a própria tecnologia de ecrã. O objetivo é determinar se vale a pena gastar uns bons trocos a adquirir este monitor.

Design

O XPPEN Artist 12 (2.ª geração) foi projetado para ser durável e portátil. A carcaça é construída em alumínio, o que a torna resistente o suficiente. Dito isto, lembre-se de que o ecrã em si é altamente vulnerável. Mesmo assim, a carcaça é muito atraente, com acabamento acetinado cinza que facilita a limpeza. Também é fácil de transportar, medindo 346.2 mm de largura, 209 mm de altura e apenas 12 mm de espessura. Isso faz com que tenha o tamanho perfeito para colocar numa bolsa de portátil ou carregar numa mochila.

O ecrã em si tem uma área de trabalho de 11,9 polegadas. A princípio, pode parecer pouco, dado o tamanho do perfil. No entanto, o painel frontal tem mais de uma polegada de largura, o que oferece uma superfície aderente. Com este painel tão largo é importante que seja atraente. Para a maioria dos artistas, isso significa usar uma moldura preta neutra, dado que é a opção padrão. No entanto, também podemos encomendá-la em azul, verde ou rosa, para quem quiser algo que pareça um pouco mais personalizado.

À esquerda do ecrã, na superfície frontal, existem oito botões numa linha vertical. São botões largos, emborrachados e fáceis de operar com uma mão enquanto você desenha com a outra. No lado direito do quadro externo, encontramos o botão ligar/desligar, junto com um par de botões de brilho. Há também um par de portas USB Type-C para conectar ao computador e carregamento.

Juntamente com o ecrã em si, temos na caixa vários acessórios para ajudar. Para começar, há uma caneta, com uma haste de alumínio resistente e botão de controle embutido. A ponta real é substituível e há 10 peças sobressalentes incluídas no kit. Mesmo para quem usa a caneta constantemente, levará muito tempo para usar tantas pontas. Há uma luva de desenho de dois dedos, que evita que você acione acidentalmente o ecrã com a mão enquanto trabalha. Também recebemos um pano de limpeza, para manter o ecrã livre de poeira e manchas. Temos também um cabo de conexão USB-C.

Tudo isto está coberto pela garantia da XPPEN, que faz com que o utilizador não precise de se preocupar com defeitos de materiais ou de fabricação.

Conectividade

Para conectar o Artist 12 ao computador existem dois métodos diferentes. Por padrão, temos o cabo 3 em 1 incluído no kit. Ele liga-se à primeira porta USB tipo C no monitor e, em seguida, ao computador. As três pontas são um único plugue HDMI, com dois plugues USB tipo A. O plugue HDMI e o plugue USB tipo A preto precisam de ser conectados diretamente ao computador. No entanto, o plugue USB tipo A vermelho é usado apenas para fornecimento de energia. Portanto, se você não tiver uma porta USB extra no seu computador, poderá usar um carrregador simples. O cabo de extensão oferece cerca de um metro extra de alcance.

No entanto, é possível substituir isto tudo por um “simples” cabo USB-C, que sem dúvida que é mais aconselhável, no entanto é vendido separadamente.

O XPPEN Artist 12 funciona com praticamente qualquer computador. É compatível com Windows, Mac, Chrome OS, Linux e até Android OS. Se o seu dispositivo tiver as portas necessárias, você não deverá ter problemas. O mesmo vale para o software. O monitor é compatível com todos os softwares da Adobe, GIMP, MediBang, Krita e outros.

Tecnologia de ecrã

O monitor XPPEN Artist 12 (2.ª geração) possui um ecrã vibrante, capaz de reproduzir 94% do espaço de cores Adobe RGB. Isso equivale a 90% do NTSC ou 127% do sRGB. Para a maioria dos outros ecrãs, isto seria um exagero. Normalmente não há necessidade de tanta qualidade. Mas considerando que este é um ecrã para artistas, faz sentido. É possível o utilizador escolher entre o máximo de cores possível, sem ser limitado pelo ecrã.

Dito isto, a resolução do ecrã é de apenas 1080p. Por um lado, é tecnicamente tudo o que precisamos num monitor deste tamanho. A menos que seus olhos estejam desconfortavelmente próximos, os pixels serão muito pequenos para serem vistos individualmente. Assim, principalmente quando está a criar arte, pode querer a confiança de uma tela de alta resolução. Se é disso que precisa, dê uma olhadela no XPPEN Artist Pro 16TP. Possui um ecrã de 16 polegadas, além de resolução 4K UHD. Por outro lado, o monitor no geral é significativamente maior e mais volumoso que o Artist 12.

A taxa de contraste de 1.000:1 é boa, mas não excelente. Alguns monitores apresentam proporções mais altas: até 3.000:1 ou mais.

A capacidade de resposta física do ecrã é excelente; a superfície da mesma é totalmente laminada. A caneta precisa de uma força de ativação inicial de apenas 3 gramas, o que ajuda bastante na ótima experiência geral de utilização.

Por outras palavras, quando o utilizador toca no ecrã, o toque é registado com muita precisão. Para além disso, o ecrã é sensível até 60 graus de inclinação. Podemos inclinar a caneta para traçados mais amplos ou segurá-la de forma reta para desenhar uma linha fina. Se tudo isto não bastasse, o ecrã é tão sensível ao toque que consegue detectar 8.192 níveis de pressão diferentes.

Styles

Com o XPPEN Artist 12 (2.ª geração), obtém-se o novo stylus X3 Elite. Diz-se que isto melhora drasticamente a sua experiência sensorial e como o stylus não tem bateria e não necessita de carga, permite horas de desenho ininterrupto.

O bico estável assegura um desempenho estável e, alimentado pelo X3, a caneta tem um desempenho excelente e, em diversas alturas, não senti qualquer diferença entre a Apple Pencil do iPad. Com os seus níveis de sensibilidade à pressão de 8192 e uma função de inclinação de 60 graus, terá um controlo fácil e intuitivo enquanto cria obras de arte. No entanto, não sou a pessoa ideal para levar para este nível.

Como alguém que passa muito tempo a escrever em papel, gosto de encontrar produtos com tamanha precisão. E com este stylus fiquei realmente bastante feliz. Não é muito volumoso e vem com os 2 botões padrão, que podem ser facilmente programados.

No entanto, o stylus aqui pode não ser tão escorregadio como o Apple Pencil, no entanto, no que diz respeito aos styluses, achei muito confortável de usar. E, pela diferença de preço de um produto da Apple, vale bem a pena.

Veredito: XPPEN Artist 12 (2.ª geração)

No geral, o XPPEN Artist 12 (2.ª geração) é um excelente monitor para artistas. É sensível, responsivo e produz imagens brilhantes e vibrantes. É construído de forma durável, com uma carcaça robusta e um design compacto e portátil.

Também é compatível com praticamente qualquer combinação de hardware e software. Para os artistas que desejam um monitor conveniente e fácil de usar, este é uma excelente escolha.

A Pen não é tão boa como a da Apple, mas o preço nem sequer se compara e, para muitos, deverá ser mais do que o suficiente. É só pena que o produto não permite funcionar de forma independente, sendo exatamente o que indicamos no título, um monitor para artistas.

O Artist 12 de segunda geração da XPPEN está disponível no site por 259€.

REVER GERAL
Veredito: XPPEN Artist 12 (2.ª geração)
analise-do-monitor-xppen-artist-12-2-a-geracao-reviewO XPPEN Artist 12 (2.ª geração) é um excelente monitor para artistas. É sensível, responsivo e produz imagens brilhantes e vibrantes. A Pen não é tão boa como a da Apple nem funciona de forma independente, mas o preço nem se compara e, para muitos, é mais do que o suficiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui