Análise do monitor HP EliteDisplay S14: um monitor portátil de qualidade

O monitor portátil EliteDisplay S14 da HP possui um ecrã de 14 polegadas, 1080p de resolução, proporção 16: 9 e é alimentado por USB Type-C. Se o seu PC tiver uma porta USB Type-C com saída de ecrã (a maioria delas tem), este monitor será excelente para si.

Mesmo para as salas de aula, às vezes, amontoar-se à volta do caderno do professor pode ser um pouco difícil para um pequeno grupo de alunos, enquanto que, por outro lado, utilizar um projetor na sala de aula pode ser demais. Usar um monitor externo voltado para os estudantes enquanto o professor pode ver no seu ecrã e os alunos ao mesmo tempo costuma ser a estratégia certa.

Cores vibrantes e imagens detalhadas

Quando se trata de monitores portáteis, a qualidade da imagem é tão importante quanto seus atributos físicos, ou talvez até um pouco mais. Nos ecrãs de PC’s típicos, a imagem é extremamente primitiva. A verdade é que um monitor tornou-se, nos últimos anos, um acessório de trabalho para muitas pessoas, tão permanente e psicologicamente invisível quanto um papel de parede.

Visores com cores meio pretas-acinzentadas e baixas taxas de atualização, simplesmente não são aquilo que queremos ou precisamos.

Com um monitor portátil, porém, como o EliteDisplay S14, podemos experimentar novas sensações visuais. Nesse caso, o tamanho, peso e requisitos de energia do dispositivo tornam-se menos relevantes. Apesar disso, se o mesmo não for fácil de transportar, não conseguiremos usá-lo durante aquela grande apresentação em que gastamos tanto tempo a preparar.

Estrutura do monitor

Pesando cerca de 0,91 quilos, o tamanho de um notebook e com apenas 0,4 polegadas de espessura, o monitor portátil EliteDisplay S14, que custa cerca de 250 €, da empresa HP, oferece uma maneira rápida e fácil de adicionar um ecrã externo de 14 polegadas. Trata-se de um acessório indispensável, o S14 tem um ecrã HD com um amplo ângulo de visão de 178 graus; cerca de cinco ou seis pessoas podem sentar-se em torno dele.

A base, incluída na embalagem, que também funciona como uma espécie de “película protetora”, protege a superfície de vidro do ecrã contra danos quando o dispositivo não está a ser utilizado. Ela também funciona como um suporte dobrável que mantém o monitor numa inclinação de 35 graus. Embora seja robusta, não pode ser ajustada para um ângulo diferente ou ser disposta na vertical. O display não possui hardware VESA para um suporte genérico ou montagem na parede.

Boa ligação a todos os aparelhos

O EliteDisplay S14 da HP é um dos monitores atualmente existentes no mercado mais fáceis de usar; esqueça os cabos HDMI e VGA, ou os adaptadores de energia, pois basta um simples procedimento para que funcione. Basta abrir a tampa, conectar o cabo USB-C incluído em um notebook, PC, smartphone ou tablet e ligar o ecrã. Infelizmente, o design impede o uso de um cabo HDMI ou VGA tradicional para transmitir imagens para o S14.

O S14 adapta-se perfeitamente a várias saídas. Por exemplo: um notebook HP EliteBook Dragonfly, um Apple Macbook Air, um Samsung Galaxy Tab S4 e um Acer Chromebook Tab 10. Todos os quatro sistemas funcionam perfeitamente com o monitor portátil, sem nenhum atraso perceptível.

Software HP Display Assistant

Na parte de baixo do monitor estão quatro teclas para utilizar o software HP Display Assistant, de forma a ajustar a saída de ecrã. Demora um pouco para o utilizador habituar-se, mas depois torna-se fácil mudar o brilho, o contraste e escolher entre nove modos de cores, além de uma configuração personalizada com seu próprio equilíbrio de cores. A configuração HP Enhance + é uma das melhores, com excelente brilho e equilíbrio de cores que correspondem perfeitamente a qualquer dispositivo a que o monitor esteja ligado.

Bateria

Como o ecrã deste dispositivo da HP é tão grande e brilhante, a sua bateria descarrega mais rapidamente do que o normal, pelo que é aconselhável ligar o aparelho que está a utilizar juntamente com o monitor à tomada sempre que possível.

Recomendamos um cabo de alimentação para usar com o HP EliteDisplay S14, de forma a remover as demandas de energia, por exemplo, de um PC conectado em algumas circunstâncias. A verdade é que este monitor pode puxar até 15 watts. Conectar o monitor a uma tomada e usar esse caminho para alimentar um laptop conectado por USB-C também é uma boa ideia.

Localização dos botões não é agradável

A posição do botão ligar/desligar é ideal, mas a localização dos quatro botões OSD é desconcertante. Como já referimos, eles estão na borda inferior do HP EliteDisplay S14, que é difícil de acessar quando temos o monitor apoiado na base. Tecnicamente, por causa da altura proporcionada pela saliência do íman, é possível deslizar um dedo lá para baixo e acessar os botões.

Mas o espaço para isso mede apenas 10 mm de altura e 8 mm de profundidade, pelo que é necessária uma boa “ginástica dedal”. Pior ainda: não conseguimos ver os botões, pelo que temos que chegar a eles inteiramente pelo toque. A alternativa é levantar o monitor sempre que for necessário aceder aos botões, mas isso não dá muito jeito e é bastante incómodo.

Veredito: HP EliteDisplay S14

Apesar de o monitor portátil HP EliteDisplay S14 não ser a “última coca-cola no deserto”, possuindo alguns pormenores que deixam a desejar, ele ainda assim merece ser comprado. Se o seu notebook tiver uma porta USB Tipo C com saída DisplayPort, você poderá beneficiar bastante com este dispositivo.

O ecrã de 14 polegadas, resolução 1080p e proporção 16: 9 é bastante satisfatória, especialmente se tivermos em consideração que o acessório custa apenas cerca de 250 euros. Um ângulo de visão de 178 graus e 0,4 polegadas de espessura são bons.

Sendo portátil, o peso do monitor é essencial. Dado que o S14 pesa menos de um quilo, podemos também dar uma sentença favorável neste aspecto. Ninguém fica satisfeito com um monitor portátil caso transportá-lo acarrete um grande esforço.

Obviamente, a bateria deixa um pouco a desejar, mas trata-se de uma consequência da alta qualidade do ecrã do monitor. O que não ficou nada bem foram os quatro botões naquela localização inferior e meio escondida do dispositivo, pois é necessário muito hábito para finalmente os manipular de forma correta. Esta última é, provavelmente, a pior característica do monitor portátil EliteDisplay S14 da HP.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here