Análise do iPhone 13 Pro Max: Review

O iPhone 13 Pro Max tem tudo o que poderíamos esperar de um smartphone topo de gama. Com um preço de 1280 €, mas que na Amazon está a um preço bem melhor, este iPhone está equipado com um ecrã com uma taxa de atualização de 120 Hz, o desempenho mais rápido de qualquer aparelho e duração de bateria épica.

Mas são as câmaras do iPhone 13 Pro Max que colocam este smartphone no topo, já que são as melhores que já vimos num smartphone. O utilizador pode gravar vídeos no modo ‘Cinematográfico’, escolher os seus próprios estilos fotográficos e tirar fotos super close-up com um novo modo macro que alavanca a câmara ultra-grande angular.

A saliência da câmara do iPhone 13 Pro Max é definitivamente mais proeminente neste smartphone, muito por causa dos sensores maiores, e o design geral é mais robusto do que o do iPhone 12 Pro Max. A duração da bateria é uma das melhores características deste smartphone. Trata-se da bateria mais duradoura de sempre, em qualquer aparelho deste género. Dura 12 horas numa utilização contínua e desprovida de poupanças, mas para um utilizador médio pode durar uns espantosos 2 ou 3 dias.

blank

Design

O iPhone 13 Pro Max mantém as bordas planas do iPhone 12 Pro Max, mas tem uma aparência um pouco diferente. Por um lado, o conjunto de câmaras é maior do que antes, por isso ocupa um pouco mais de espaço na parte de trás do aparelho.

Ao contrário de muitos smartphones Android com visores suavemente curvados nas bordas, a Apple ainda tem uma pequena moldura ao redor do visor. Os trilhos nas bordas são de aço inoxidável brilhante que detecta impressões digitais, e o vidro na parte traseira é de um fosco liso. A frente usa o acabamento ‘Ceramic Shield’ da Apple para evitar rachaduras, e as lentes da câmara são de safira. É um smartphone bonito, mas ainda existe espaço para melhoramentos no futuro iPhone 14.

Com um peso de 240 gramas, o iPhone 13 Pro Max é notavelmente mais pesado que seu predecessor de 228 gramas. Mas isto é normal, dado que tem uma bateria maior.

blank

No lado positivo, o entalhe do iPhone 13 Pro Max é um pouco menor no visor, já que a Apple o encolheu em 20%, mantendo a mesma tecnologia-chave de Face ID. Não tem uma aparência de visor inteiro, mas é uma melhoria em relação aos iPhones recentes.

Um ponto negativo no design do iPhone 13 é que ele não oferece Touch ID, seja no botão ligar/desligar ou por baixo do ecrã. No momento em que muitas pessoas ainda usam máscaras em locais públicos, seria bom ter uma maneira alternativa de desbloquear facilmente os nossos iPhones.

O iPhone 13 Pro Max vem em quatro cores: grafite, ouro, prata e azul serra.

Ecrã

A maior atualização no visor do iPhone 13 Pro Max – e a maior atualização geral – é o novo ecrã ProMotion. Este painel de 6,7 polegadas pode dimensionar dinamicamente a sua taxa de atualização de 10 Hz a 120 Hz, o que resulta num desempenho geral muito melhor e animações mais suaves.

blank

Esse benefício também é transferido para outras atividades, como passar de uma aplicação para outra sem retornar ao ecrã inicial. Mas o melhor está nas aplicações que tiram proveito do ProMotion, especialmente no que diz respeito ao gaming.

Outra vantagem no ecrã do iPhone 13 Pro Max é o seu brilho aumentado. Tem uma média de 837 nits com o Adaptive ativado e 1.038 nits com o Adaptive ativado. O iPhone 12 Pro Max teve em média 654 nits com Adaptive desligado. O Galaxy S21 Ultra atinge o máximo em 821 nits.

Deslocar o dedo para cima ou para baixo no ecrã do iPhone 13 Pro Max é muito suave. Por exemplo, se o utilizador estiver a ler um texto, o mesmo permanece legível em vez de se tornar um borrão. As coisas que se movem no visor parecem mais suaves. Trata-se de uma interação direta com o utilizador, dado que o iPhone pode literalmente alterar a sua taxa de atualização para corresponder ao movimento do dedo.

Câmaras

blank

O iPhone 13 Pro Max tem uma maior gama de câmaras por um motivo. A câmara wide principal da Apple é a maior da empresa até agora, com pixels de 1,9 μm (acima de 1,7 μm), oferecendo uma abertura f / 1.5, que é classificada para fornecer 49% mais luz do que o iPhone 12 Pro Max. E a câmara ultralarga oferece uma abertura de f / 1.8 para fotos mais brilhantes, ao mesmo tempo que oferece um campo de visão mais amplo.

O zoom no iPhone 13 Pro Max também ganha um impulso, já que a lente telefoto do iPhone 13 Pro Max oferece um zoom ótico 3x, melhor do que os 2,5x no iPhone 12 Pro Max.

E há mais atualizações de câmara para além do hardware. Por exemplo, este smartphone aproveita a câmara ultralarga para capturar imagens a até 2 cm de distância.

Outro recurso novo da câmara do iPhone 13 são os estilos fotográficos, que permitem que o utilizador escolha como deseja que as suas fotos pareçam em termos de tom e calor. As opções incluem padrão, contraste rico, vibrante, quente, frio. E é possível ajustá-los conforme cada um achar necessário.

Modo Cinematográfico

Os anúncios sobre o iPhone 13 Pro Max mais chamativos da Apple são para o Modo Cinematográfico. Trata-se de um modo totalmente novo para o iPhone que usa software para desfocar o fundo de um vídeo, assim como o modo retrato faz para fotos. Ao contrário do Modo Retrato, o Cinematográfico não tira proveito do sensor LIDAR do iPhone 13 Pro para criar um mapa de profundidade – ele apenas usa um software para reconhecer rostos e corpos humanos.

blank

O motivo pelo qual o modo Cinematográfico é um excelente recurso de vídeo é que ele pode mudar automaticamente o foco quando algo acontece na cena. Ele fixa-se no maior rosto que vê, mas se esse rosto se virar o iPhone pode mudar automaticamente o foco para outra pessoa no fundo.

O modo de vídeo cinematográfico no iPhone 13 Pro Max é tão bom que nós até nos sentimos como um realizador de Hollywood. Os vídeos possuem efeito bokeh e mudam automaticamente o foco para vários assuntos, dependendo do que está acontecendo no quadro geral. Infelizmente, a resolução do modo ‘Cinematográfico’ é limitada a 1080p em toda a gama do iPhone, pelo que não é possível ter vídeos no modo retrato e qualidade 4K ao mesmo tempo.

Desempenho

Graças ao seu novo chipset A15 Bionic, o iPhone 13 Pro Max é ridiculamente rápido – conquistou o título de smartphone mais rápido do mundo. Para quem adora gaming, este é o smartphone ideal.

Em termos de benchmarks, o iPhone 13 Pro Max mais uma vez destrói a competição Android. No Geekbench 5, que mede o desempenho geral, este iPhone obteve uma pontuação multi-core de 4.549 e uma pontuação single-core de 1.720. O Galaxy S21 Ultra atingiu 3.440 e 1.123, respetivamente, enquanto que o iPhone 12 Pro Max atingiu 4.111 e 1.603.

blank

Também temos um aumento gráfico no iPhone 13 Pro Max, uma vez que saltou à frente da concorrência no teste ilimitado 3DMark Wild Life. Ele registou uma taxa de quadros de 68,4 quadros por segundo, em comparação com 54 fps para o iPhone 12 Pro Max e 34 fps para o Galaxy S21 Ultra.

A edição de vídeo também é um trabalho rápido neste smartphone, dado que leva apenas 25 segundos para o iPhone 13 Pro Max transcodificar um arquivo 4K para 1080p na aplicação Adobe Premiere Rush.

O armazenamento básico ainda começa com 128 GB, mas na extremidade superior há uma nova opção de 1 TB. Trata-se de uma quantidade ridícula de armazenamento para um smartphone, mas para quem pretende gravar inúmeros vídeos é algo a considerar.

Bateria

O 13 Pro tem uma bateria 11% maior do que a do 12 Pro, e a bateria do 13 Pro Max é espantosamente 18,5% maior. As melhorias em relação aos modelos 12 Pro são uma hora e meia a mais de uso no 13 Pro e duas horas e meia no 13 Pro Max – e o 12 Pro Max já era um monstro de duração da bateria.

blank

Chegamos agora a uma das melhores partes da nossa análise do iPhone 13 Pro Max: a durabilidade da bateria. Graças a uma bateria maior e outros aprimoramentos, o iPhone 13 Pro Max dura umas fantásticas 12 horas numa utilização contínua e sem grandes poupanças, durando mais uma hora do que o seu antecessor 12 Pro Max.

As boas notícias acabam quando chegamos ao carregamento, já que o iPhone 13 Pro Max atinge apenas 50% da capacidade após 30 minutos usando um carregador UBC-C de 20W, enquanto outros smartphones como o OnePlus 9 Pro e Xiaomi 11T Pro podem chegar a 100% em 30 minutos ou menos. O carregamento MagSafe, embora conveniente, é ainda mais lento com 15W.

Mas ainda sobram algumas boas notícias. O iPhone 13 Pro Max pode chegar a 100% em 90 minutos bastante rápidos se usarmos um carregador de 30W de maior potência. Esse carregador custa pouco mais de 40 €.

iOS 15

O iOS 15 não é um grande salto em comparação com o iOS 14 em termos de adição de widgets, mas oferece algumas atualizações inteligentes e divertidas. O FaceTime obtém algumas melhorias de áudio e vídeo necessárias e uma atualização futura do iOS 15 permitirá que o utilizador ouça música ou assista a filmes ou programas de TV com os amigos ou a família. E a aplicação Mensagens tem uma nova área ‘Partilhado Contigo’ para facilitar o acesso a fotos, artigos e muito mais.

O novo recurso Focus no iOS 15 é especialmente bom: permite filtrar notificações com base no que o utilizador está a fazer. As notificações também são mais simplificadas, graças a uma nova visualização de resumo para que não fiquemos sobrecarregados.

Outras novidades do iOS 15 incluem um Safari, uma aplicação ‘Tempo’ com mais recursos e uma aplicação ‘Mapas’ aprimorada com mais detalhes e melhores vistas das estradas. Por último, mas não menos importante, o ‘Live Text’ oferece poderes semelhantes aos do ‘Google Lens’, reconhecendo texto em tempo real por meio da câmara para pesquisar coisas.

Veredito

blank

O iPhone 13 Pro Max é aquele smartphone raro que recebe uma classificação de 5 estrelas. O comprador recebe câmaras e recursos de gravação de vídeo superiores – incluindo o modo ‘Cinematográfico’ e o modo macro muito atraentes –, um desempenho incrível e um visor de 120 Hz muito responsivo. Ainda mais, a duração da bateria é uma das melhores entre todos os smartphones à venda.

Pontos positivos também para o zoom ótico 3x e o zoom digital 15x, o ecrã mais brilhante e o entalhe um pouco menor em comparação com o 12 Pro Max. Falta apenas um carregamento mais rápido e um design mais elegante com o iPhone 14, com menos impacto da câmara e talvez uma aparência de visor inteiro.

Alguns podem simplesmente preferir o iPhone 13 Pro porque ele é menor e mais leve, dado que não existem outras diferenças funcionais entre os dois aparelhos. Mas se você preferir um ecrã maior, o iPhone 13 Pro Max é a coisa mais próxima da perfeição que poderá obter num smartphone.

Por menos de 1200€, o iPhone 13 Pro Max vale cada cêntimo. Trata-se de um dos melhores smartphones de sempre, repleto de recursos de última geração e extremamente confiáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here