Análise do Huawei P40 Pro Plus: Review

É difícil recomendar a alguém que viva no Ocidente que compre um smartphone Huawei agora, uma vez que a gigante chinesa da tecnologia está proibida de enviar aplicações e serviços do Google nos seus produtos. As suas habilidades técnicas, entretanto, não devem ser colocadas em dúvida.

Quem deita as mãos no P40 Pro Plus fica impressionado com o ecrã, câmara, desempenho e duração da bateria – basicamente tudo, menos o software, que está em grande parte fora das mãos da Huawei.

O P40 Pro Plus é essencialmente indistinguível do P40 Pro quando olhamos para ele de frente. Ambos têm dimensões idênticas e partilham o mesmo ecrã OLED de 6,58 polegadas 90 Hz 1200p com bordas curvas nos quatro lados. Outras especificações, como o processador Kirin 990 e a bateria de 4.200mAh, são igualmente idênticas em ambos os modelos. O Plus é um pouco mais pesado, o que provavelmente pode ser atribuído ao uso de cerâmica em vez de vidro no painel traseiro – bem como ao módulo de câmara maior.

Uma câmara poderosa

O Plus tem uma câmara maior. Ela abriga quatro lentes, ou cinco, se contarmos com o sensor de profundidade de tempo de voo – de qualquer forma, há uma câmara a mais do que no P40 Pro. Embora os dois aparelhos estejam equipados com o mesmo sensor primário de 50 megapixels e módulos ultra-largos de 40 megapixels, as configurações de telefoto são muito diferentes.

blank

O P40 Pro tem uma teleobjetiva periscópica 5x, semelhante ao que a Huawei lançou no P30 Pro no ano passado, bem como em outros smartphones de empresas como a Oppo e Samsung. O Pro Plus, no entanto, tem duas lentes telefoto: uma com zoom de 3x e outro módulo de periscópio com 10x sem precedentes, ou equivalência de 240 mm em termos de 35 mm.

Isso significa que o P40 Pro Plus tem mais alcance de zoom do que qualquer outro smartphone. Além do alcance do zoom puro, no entanto, a distância focal mais longa significa que podemos tirar fotos de cenários mais próximos que não seriam possíveis em qualquer outro smartphone.

O smartphone está equipado com uma câmara frontal de 32 MP que tira selfies excelentes. Apesar da alta resolução, as fotos que tira conseguem deixar os detalhes mais nítidos, e se as fotos forem muito porosas, dá para ajustar o modo de beleza para um pouco de suavização de pele de aparência realista. Tudo combinado com uma interface de câmara inteligente que varia de totalmente automatizada a completamente manual e a vídeo 4K que parece suave, com sua taxa de quadros subindo até 60 fps e desempenho em baixa luminosidade que supera os pixels.

blank

Design e características gerais

Quando a Huawei se dedica inteiramente a superar-se, o resultado é sempre fantástico. Vidro, metal e curvas são fundidos com mestria para criar um smartphone que não tem uma única ponta afiada – é um deleite nas mãos.

Apesar de ter as mesmas dimensões do P40 Pro, o Pro Plus tem uma parte traseira de cerâmica, que é significativamente mais resistente do que o vidro do Pro. Combinando isto com a resistência à água e poeira IP68, um visor de vidro temperado e o protetor de ecrã pré-instalado, é seguro dizer que este aparelho é muito resistente.

Mais pesado do que o smartphone médio, o Pro Plus pesa 226 gramas – o mesmo que o iPhone 11 Pro Max. Ele tem todos os botões e portas usuais – USB-C, botões de volume e ligar/desligar. Disponível em cerâmica preta ou branca, o smartphone e o seu acabamento de alto brilho pode não parecer tão especial quanto o do P40 Pro fosco, mas a versão branca é um verdadeiramente linda, afastando as impressões digitais melhor do que qualquer outro aparelho do género.

blank

Com 6,58 polegadas, o ecrã do P40 Pro Plus supera o do iPhone 11 Pro, com QUAD HD + curvilíneo de ponta a ponta e recursos OLED de 90 Hz. Ele também funciona com um sensor de impressão digital no display muito responsivo e uma câmara frontal com um grande orifício (além de um sensor IR).

Software

O P40 Pro Plus executa uma experiência Android rápida, suave e estável. A interface da Huawei também possui muitos recursos que ajudam o utilizador a aproveitá-la ao máximo. Isso inclui a opção de multitarefa em visor dividido mais fácil do que o Android padrão, bem como um prático recurso de janela flutuante que pode fazer o smartphone funcionar ao mesmo tempo em três aplicações sem um sinal de lentidão.

O modo escuro do Pro Plus fica ótimo na tela OLED, desliza lindamente com a taxa de atualização de 90 Hz, e o processador Kirin 990 simplifica a captura de vídeo 4K e jogos 3D.

blank

Armazenamento e velocidade

O P40 Pro Plus é ainda um pouco melhor do que um dispositivo Snapdragon 855, possui 8 GB de RAM e também oferece um incrível armazenamento de 512 GB – mais do que muitos notebooks.

Além disso, essa capacidade de armazenamento pode ser reforçada por um cartão de memória Huawei Nano, que fica no segundo slot SIM quando não está em uso. Dado o facto de a Huawei fazer seus próprios 5G, este smartphone adapta-se bem para velocidades de Internet preparadas para o futuro, bem como WiFi 6+, permitindo velocidades sem fio de até 2400 Mbps.

Bateria

Com uma bateria ampla de 4200 mAh, carregamento com fio e sem fio mais rápido do que a maioria dos smartphones (40W), e carregamento sem fio reverso nippy de 27W, este aparelho da Huawei dura todo o dia e liga num piscar de olhos.

blank

Veredito: Huawei P40 Pro Plus

O P40 Pro Plus da Huawei é o auge de como pode ser um smartphone sem o Google – se a ideia o agradar. O seu design, ecrã, e especialmente a câmara, que é o melhor deste dispositivo, são grandes melhorias dentro do mercado deste tipo de dispositivos móveis – para além de ter um grande espaço de armazenamento e uma excelente duração de bateria.

O único senão é o enorme recorte que a câmara selfie provoca no impacto visual do aparelho. No entanto, o P40 Pro Plus é, sem qualquer dúvida, um dos melhores smartphones atualmente disponíveis no mercado.

Dito isto, por cerca de 1200 €, o quão feliz você ficará mexendo nos elementos principais do software é menos garantido. É preciso estar habituado a viver sem o Google para comprar este smartphone.

Como estará a Huawei daqui a um ano no Ocidente? Isso ninguém sabe, mas uma coisa é certa: o P40 Pro Plus é um dos melhores smartphones – senão mesmo o melhor – que, neste momento, você pode comprar se o dinheiro não for um problema para si.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here