Análise do Fritz! Mesh Set (Fritz!Box 7530 + Fritz!Repeater 1200)

Estamos constantemente conectados à internet, direta ou indiretamente, dependemos do acesso ao mundo digital para compras, redes sociais, acesso a bancos, e-mails e outros serviços de entretenimento. Procuramos, dentro das nossas possibilidades, ter a maior estabilidade e velocidade de internet para podermos usufruir deste privilégio. O desenvolvimento de modems e routers tem permitido em muito para este alcance.

Os produtos que hoje trazemos em análise permitem criar toda uma rede doméstica preparada para toda a obra. O Fritz!Box 7530 é um router muito promissor e que nos tem impressionado pela positiva. Dentro deste pacote (mesh set), temos também um repetidor de sinal, Repeater 1200, da gama Fritz! da responsabilidade AVM GmbH. Estes produtos foram alvo de progressivos testes ao longo dos últimos dias (complementando a infraestrutura já existente em casa).

Aproveitamos para agradecer também a oportunidade e confiança no nosso trabalho, ao disponibilizar este conjunto sem grandes exigências editoriais, o que nos deu liberdade para aprofundar, verdadeiramente, o conceito de rede doméstica. O conjunto vem complementar o modem e router de última geração da Vodafone, que auxiliado por estes acessórios permite uma conexão em toda a casa com a máxima intensidade de sinal.

Unboxing do Fritz! Mesh Set

É, em tudo, curioso a abordagem para esta linha de produtos Fritz! da AVM GmbH que recorre a cores e tipos de letra pouco clássicos, podendo ser confundido se olhado de relance com uma embalagem de um brinquedo, mas não se deixe enganar pela aparência, os produtos que aqui apresentamos nada têm de brinquedos, mas de excelentes máquinas para o segmento que se propõe.

Embalado por módulos, como na maioria dos equipamentos, o primeiro contato dá-se ao abrir com a separação do router e do repetidor em duas estruturas de cartão. De seguida, os manuais e guias de primeiros passos. Por fim, revestido num saco plástico, alguns cabos (dois cabos Ethernet (RJ45), um cabo telefónico (RJ11 de grandes dimensões) e um transformador para o router).

O Fritz!Box 7530 com o seu aspeto minimalista é composto por cinco LEDs que permitem acompanhar o funcionamento e estado das mais diversas funções. Além disso, conta com três botões, entre eles, os botões WPS (conexão direta) e o botão de desligar e ligar o Wi-Fi. Por outro lado, o Fritz!Repeater 1200 conta apenas com um LED e um botão multifunções que permite controlar conexões e ligar e desligar o aparelho.

Fritz!Box 7530

O novo Box 7530 conta com antenas Wi-Fi 5.0 integradas em espectro de 5GHz 802.11ac (866 Mbps) e 2.4GHz 802.11n (400 Mbps) e uma rede de Wi-Fi exclusiva para convidados proporcionada em conjunto com a interface do router. A complementar, na traseira, encontramos as quatro portas RJ45 LAN e uma porta ADSL/VDSL (também RJ45) para que nunca sinta falta da conexão que melhor se adequa ao seu espaço.

Visto que uso fibra ótica em casa e já tenho um router por onde entra o sinal, decidi utilizar este dispositivo como um router secundário, ligando um cabo de rede desde o modem até à porta RJ45 LAN1 para que esta funcione como um splitter de internet (WAN), que fornece acesso à rede através das outras três portas LAN, ou seja, tenho acesso a dois tipos de rede (uma do modem, outra fornecida pelo router).

Inicialmente, até tinha três pontos de rede (o repetidor também cria um acesso diferente), no entanto, através do ecossistema do router e do acesso através do IP, recorri a uma funcionalidade que permite que através da conexão em mesh (em rede), transformasse o repetidor num extensor de rede do router, ao fazer com que ambos ofereçam um alcance dinâmico através da mesma “saída” ou nome, alternando entre router e repetidor mediante a proximidade.

Para além do óbvio, o router inclui ainda na lateral esquerda, uma porta USB 3.0 e do lado direito, uma conexão de telefone digital (à parte da analógica na traseira do dispositivo). Possuí uma impressora em rede (através de Wi-Fi)? Sabemos dos problemas de conexão que frequentemente é alvo, pelo que sugerimos como forma de mitigar essa situação, a utilização desta porta USB, por exemplo, para ligar a sua impressora, diretamente à rede.

A posição ideal deste router é na horizontal (em cima de uma estante ou mesa), no entanto, se pretender colocá-lo numa parede, saiba que é possível graças aos orifícios na sua estrutura.

Confesso que não achei a configuração muito fácil, no entanto, percebi que foi por ter começado a configuração pelo local errado. Em alguns aparelhos, a configuração pelo telemóvel é mais fácil, mas para configurar este router, apelamos a que recorra ao seu computador portátil ou fixo para aceder ao endereço indicado nas instruções, para o ajudar na configuração que até é intuitiva, mas se perder o fio à miada, pode ver-se em caminhos um pouco apertados. Faça as coisas com calma, quando mais pressa tiver, pior lhe corre.

Feita a configuração inicial, terá acesso a toda uma interface parcialmente configurada, mas que deve aprofundar um pouco mais para personalizar a gosto (dependendo dos seus interesses). Sugerimos que crie uma conta MyFritz! para ter um acesso mais sólido ao seu router. Aliás, para além da qualidade, este dispositivo oferece funcionalidades muito interessantes de análise da rede, como a gestão da rede de convidados, a banda utilizada pelos dispositivos, perfis de acesso, prioridades e até acesso a VPN.

A fim de complementar a sua rede doméstica, especialmente, se estiver a trabalhar a partir de casa, como agora, saiba que este router tem a possibilidade de controlar as chamadas, gerindo um sistema de fax ou secretária virtual, se assim o pretender (ao ligar um telefone ao router). Admito que não testei esta funcionalidade, pois não foi algo que consideramos relevante para a análise, mas convidamo-lo a procurar saber mais se tiver interesse.

Há ainda que referir que a Fritz disponibiliza de uma aplicação para Android e iOS (Fritz! Wlan) que permite verificar a que equipamentos estão ligados os dispositivos, bem como testar a velocidade da ligação Wi-fi em tempo real.

Fritz!Repeater 1200

O Repeater 1200 conta com Wi-Fi 5.0 integradas em espectro de 5GHz 802.11ac (866 Mbps) e 2.4GHz 802.11n (400 Mbps). Além disso, este repetidor de alto desempenho em conjunto com o sistema FRITZ! OS 6.90 assegura o funcionamento da Mesh (da rede) em toda a casa e, para que não sinta falta de mais uma entrada de rede, tem a possibilidade de ligar um cabo ethernet à porta RJ45 LAN, a um PC, consola ou outros dispositivos que precise. Caso não queira inseri-la no sistema inteligente de operação em rede Wi-Fi, poderá optar por fazer uma LAN bridge ao conectá-la diretamente por cabo de rede ao router (do mesmo modo que fizemos com o modem Vodafone e o Fritz!Box.

O repetidor tem uma configuração até bastante simples e segura através do toque de no botão, pode desligar, reiniciar e ligar-se através WPS ao router e consecutivamente a um dispositivos sem ter de inserir dados de acesso. Como seria de esperar, o Fritz!Repeater 1200 suporta o protocolo de internet IPv6. Em paralelo, também poderá aceder diretamente ao repetidor através do link http://fritz.repeater

Desempenho

O Fritz!Box 7530 demonstra ser um router bastante consistente nas suas leituras, quer de velocidade, quer a nível de estabilidade. Durante os nossos testes (muito superficiais) tanto através de cabo ethernet como através de Wi-Fi, foram bastante promissores. E, uma vez que estávamos com o sistema Mesh (router e repetidor em rede), foi difícil precisar o aparelho que estávamos a utilizar durante o teste, no entanto, resolvemos desconectarmo-nos da rede a cada novo teste.

Em primeiro lugar, optámos por estar a menos de um metro deste router, onde após vários testes conseguimos velocidades por Wi-Fi de 181.19 Mbps de Download e 74.07 Mbps de Upload (com uma estabilidade entre 84% a 90%). A latência aqui, é pouco interessante, pois estamos perante um router secundário de 88.2 ms. Depois, optámos por fazer o mesmo teste a mais de dois metros do router, tendo obtido uma velocidade ainda favorável de 159.82 Mbps de Download e 92.13 Mbps de Upload (com uma estabilidade entre 78% e 85%).

Quando passamos para a conexão por cabo RJ45, os resultados oscilaram entre os 170 Mbps e os 220 Mbps de Download e os 110 Mbps e 120 Mbps de Upload (com uma estabilidade maior de 85%). A latência dependeu dos medidores de velocidade utilizados, oscilando entre os 3 ms e os 54 ms.

Durante os testes ao Fritz!Repeater 1200, alcançamos uma latência em torno dos 85.8 ms tanto a menos de um metro como a três metros, com uma oscilação de Download entre os 89.68 Mbps e os 107.13 Mbps com uma estabilidade entre os 75% e os 88%, já no Upload, conseguimos um uma variação muito próxima dos 40 Mbps (o que é algo inferior) e nos leva a considerar que possa ter a ver com a conexão Mesh.

Por fim, resolvemos ligar um cabo de rede ao Repeater 1200 para ver que resultados iriamos obter. Durante os nossos testes, conseguimos obter uma latência entre os 7 ms e os 251.4 ms (por incrível que isto possa parecer). A velocidade de Download oscilou entre os 102.74 Mbps e os 120 Mbps com uma estabilidade de 72%. Por sua vez, em termos de Upload, os valores diferiram entre 40.79 Mbps e os 100 Mbps com uma estabilidade de ligação de 85%.

Características

Fritz!Box 7530

  • Para conexões VDSL ou ADSL;
  • 4 x Ethernet de Gigabit (10/100/1000BASE-T);
  • Ponto de acesso sem fio compatível com IEEE 802.11ac, n, g, b, a;
  • 1 Porta USB 3.0 p/impressoras e mídia de armazenamento;
  • Base DECT para até 6 telefones;
  • 1 porta a/b (TAE/RJ11) para conectar telefones analógicos, secretárias eletrónicas e fax;
  • Firewall de inspeção de pacotes com estado com partilha de porta;
  • Acesso remoto seguro pela Internet com VPN (IPSec) até 12 utilizadores;
  • Wi-Fi 5.0, 5GHz 802.11ac (866 Mbps) e 2.4GHz 802.11n (400 Mbps);
  • Rede de convidados;
  • AVM Stick & Surf;
  • 131,12€

Fritz!Repeater 1200

  • Criptografia com WPA2 (802.11i), modo de transição WPA3 adicional (no modo de ponte da LAN);
  • Wi-Fi 5.0, 5GHz 802.11ac (866 Mbps) e 2.4GHz 802.11n (400 Mbps);
  • Rede de convidados;
  • Suporta o protocolo de internet IPv6;
  • Conexão a uma tomada através de 230V, 50 Hz;
  • 1 x portas Gigabit (10/100/1000 Mbit/s);
  • 69,00€

Veredito: os Prós e os Contras

O Fritz!Mesh Set é a escolha ideal para o segmento a que se propõe, um pouco caro, mas nada tremendo, afinal de contas estamos perante um router e um repetidor. Fritz!Box 7530 foi aquele que mais me surpreendeu, mesmo que o seu preço seja um pouco elevado demais, isto fica-se a dever ao sistema diferenciador desta gama, no entanto, pode encontrar outras ofertas com Wi-Fi 6.0, coisa que este equipamento não dispõe. Sinceramente, se possuir uma largura de banda de 200 Mbps de Download e 100 Mbps de Upload, certamente não irá sentir falta de uma tecnologia Wi-Fi superior, mas quando saltamos para os 400 Mbps pode já sentir diferença quando estiver mais longe do seu router ou repetidor.

Gostaríamos ainda de mencionar que se tiver configurado com sucesso todas as funcionalidades do router, poderá ainda receber um resumo de informações mensais de utilização do router e do repetidor de sinal no final de cada mês, em forma de newsletter na comodidade do seu e-mail.

Eis algumas das vantagens e desvantagens que encontrámos neste conjunto e que gostaríamos de partilhar consigo:

Vantagens

  • Funcionamento;
  • Design minimalista;
  • 4 x Portas RJ45 + 1 x RJ45 do Repetidor;
  • Velocidade;
  • Baixa latência;
  • Software acessível e muito completo;

Desvantagens

  • Preço;
  • Configuração (um pouco complicada);

Por fim, gostaríamos de reforçar o nosso agradecimento para com a AVM GmbH ao permitir que tivéssemos a oportunidade de testar este conjunto que tão bem nos tem surpreendido durante as últimas semanas.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here