Análise do Ford Focus SW Active

O Ford Focus SW Active 1.5 EcoBlue 120 cv não difere muito do Focus regular. Podemos dizer que o automóvel Active é uma espécie de melhoramento da versão comum: oferece uma segurança mais elevada e alguns extras que lhe dão mais classe, sofisticação e robustez.

Este veículo não é um SUV, mas está tão bem fortalecido que chega lá perto. Para quem tem dúvidas sobre se deve comprar um SUV ou não, caso não esteja bem ainda ciente das suas reais necessidades, talvez o Ford Focus SW Active seja uma boa opção. É um automóvel ideal para quem tem uma numerosa família e necessita de um bom espaço disponível na mala.

Melhoramentos

A localização dos recursos no painel de navegação foi melhor posicionada: podemos referir a porta USB, que passa a estar convenientemente indicada e a um melhor alcance do condutor. Os bancos dianteiros também estão melhor posicionados e, dado que toda a plataforma do veículo foi elevada (cerca de 3 centímetros), devido a uma melhor suspensão, passam a estar também mais elevados. Quanto aos bancos traseiros, o espaço para as pernas dos passageiros foi alargado.

Um automóvel robusto

A Ford colocou reforços de plástico, em cor preta, à volta de toda a estrutura do carro, e um comando eletrónico que faz com que o Active se adapte ao pavimento em que circula, de forma a permitir ao condutor a possibilidade de experimentar vários terrenos sem preocupação alguma. Para aqueles que gostam de andar de bicicleta, foram instaladas barras no tejadilho. Para-choques e jantes mais robustas pertencem, de igual modo, à lista dos melhoramentos.

Segurança reforçada e um consumo agradável

A Ford reforçou a segurança na versão Active do Focus. Foram acrescentadas várias tecnologias inteligentes para proteger o condutor, os passageiros e, igualmente, os peões. A Travagem ativa e a Assistência pré-colisão, que detecta peões e ciclistas, avisa o condutor de possíveis colisões e, caso o mesmo não se aperceba imediatamente do alerta, os travões entram em ação imediatamente e resolutamente.

O 1.5 EcoBlue 120 CV é um automóvel que faz com que o condutor se sinta sempre confortável e seguro. Para além disso, os bolsos do mesmo também agradecem: esta variante do Ford Focus consome apenas 3,7 litros/100 km, e este consumo pode mesmo baixar para os 5 litros/100 km caso habitualmente haja apenas duas pessoas no veículo e a mala – que tem capacidade para 608 litros – não esteja sempre sobrecarregada de itens pesados.

Motor económico

Relembramos que o Ford Focus normal possui um motor económico 1.5 TDCi com 120 cv, auxiliado por uma caixa manual de seis velocidades. A versão Active tem transmissão automática de oito velocidades e motor 2.0 EcoBlue de 150 cv. O condutor pode esperar um aumento nas vibrações durante a condução, bem como um maior ruído, mas este último não difere assim tanto do provocado pela versão comum do Focus.

Conectividade

A conectividade e o infoentretenimento receberam um upgrade. O condutor recebe no Active um ecrã tátil de 8”, muito bem instalado no centro do painel, e que é compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

Condução

O Ford Focus SW Active não é um SUV, mas quase que parece. Os reforços na solidez do chassis faz com que o Active pareça visualmente como imperativo, forte e altivo. No entanto, apesar do aspecto poderoso, é extremamente sofisticado e inteligente.

O novo desenho da suspensão traseira reforçou a segurança como um todo, oferecendo ao condutor a sensação de que nada de mal pode acontecer durante as viagens. Todos os melhoramentos também animam o espírito aventureiro do “comandante” do automóvel, dado que o Active permite incursões confiantes para fora do pavimento comum das estradas.

A condução em terrenos irregulares é possível porque um comando eletrónico permite ajustar a estabilidade e a tração, no modo “Escorregadio”, equilibrando-a para diminuir o deslizamento dos pneus em pavimentos escorregadios, como na lama, neve ou gelo, enquanto que, por outro lado, na opção “Trilhos”, esse ajustamento permite uma maior rotação dos pneus, de forma a libertar a areia, neve ou lama porventura acumulada nos sulcos dos mesmos, ajudando assim a uma ação mais gradual do ABS.

Quanto à velocidade da condução, existem três modos: “Eco”, ideal para uma condução calma, como por exemplo em autoestradas; “Normal”, que tal como o próprio nome indica está indicado para os ambientes urbanos; e “Sport” que aumenta a resposta do pedal de aceleração, especialmente concebido para ambientes irregulares, como estradas de terra batida e outros pavimentos sem alcatrão.

Veredito: Ford Focus SW Active

O posicionamento dos bancos, especialmente dos dianteiros, de cerca de 3 cm, permite ao condutor uma maior visibilidade exterior. Os reforços na suspensão e no chassis, bem como na direção, oferece uma condução fácil e inteligente. Lama, neve, areia ou gelo não são um problema para o Focus Active, dado que o comando eletrónico consegue facilmente ajustar o rolamento dos pneus aos mais diversos terrenos, sejam estes urbanos ou rurais.

A segurança de todos os passageiros recebeu um upgrade, devido aos para-choques e jantes fortalecidas. O Ford Focus SW Active é um carro seguro tanto na condução como em eventuais acidentes. A Travagem ativa e a Assistência pré-colisão são acrescentos bem-vindos, reforçando assim a segurança também dos peões.

O modo “Trilhos” faz jus ao nome Active (Ativo) da própria viatura. O condutor pode aventurar-se em outros terrenos, especialmente caso se dirija para algum lugar mais montanhoso ou descampado, em terra batida, onde queira andar de bicicleta, dado que as barras no tejadilho, presentes nesta versão do Ford, permitem que o condutor leve esse meio de transporte em cima do carro.

O consumo que, no gasto mais elevado, chega aos 5 litros em cada 100 quilómetros, é muito importante na hora de contabilizar os gastos mensais de uma família. Os 608 litros de capacidade de espaço na mala é mais do que suficiente para uma família nuclear normal de 4 ou 5 pessoas. Quanto a este ponto, os bancos traseiros, com um espaço entre os bancos da frente e de trás mais alargados, são ótimos para os passageiros que seguem costumeiramente atrás.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here