Tendo demonstrado ao mundo o quão bem-sucedido poderia ser com SUVs médios e grandes, a Audi decidiu ir para o segmento dos modelos mais pequenos quando lançou o Q2 há alguns anos.
Com as suas dimensões compactas e um nível de qualidade de construção digno da famosa insígnia de quatro anéis, o Q2 chegou ao mercado e imediatamente provou que os SUVs pequenos poderiam ser mais do que apenas uma afirmação de moda.
E meia década depois, o Q2 continua a superar as expectativas. Pode ser o membro mais pequeno de uma gama de SUVs da marca alemã que inclui também o Q3, Q5, Q7 e Q8, mas é também o mais vendido – na verdade, é o terceiro modelo mais vendido da Audi, ficando apenas atrás dos hatchbacks A1 e A3.
Condução e desempenho
A versão de entrada a gasolina de 1.0 litro (denominada 30 TFSI) oferece uma aceleração perfeitamente adequada, embora possa ter dificuldades em áreas montanhosas – especialmente quando o Q2 estiver totalmente carregado com pessoas e bagagens.
Suspensão e conforto de condução
O Q2 tem uma suspensão mais firme do que muitos pequenos SUVs, incluindo o rival Volkswagen T-Roc e Peugeot 2008. O resultado? Tremerá um pouco mais, especialmente em estradas urbanas com muitas irregularidades.
No entanto, as coisas nunca ficam excessivamente desagradáveis, e o Q2 é na verdade bastante suave e composto em velocidades de autoestrada – embora recomendemos que evite as jantes de liga leve de 19 polegadas (acabamentos S line, Black Edition e Vorsprung) se o conforto for importante para si.
Ainda não experimentámos a configuração adaptativa que permite endurecer e suavizar a suspensão de acordo com as suas preferências, mas vale a pena notar que está disponível apenas no acabamento Vorsprung, o topo de gama.
Todas as versões vêm com a direção progressiva da Audi. Isso significa que a direção fica mais rápida quanto mais o condutor gira o volante, o que faz com que menos voltas sejam necessárias ao estacionar e manobrar. Esse tipo de direção às vezes torna difícil julgar o quanto você precisa girar o volante, mas felizmente não é o caso no Q2.
Barulho e vibração
O motor a gasolina de três cilindros 30 TFSI soa um pouco estridente quando trabalha com intensidade, mas não é muito barulhento e fica mais suave durante a condução em velocidade constante. Pode sentir um pouco de vibração através do volante, mas não em excesso.
A velocidades de autoestrada, todas as versões do Q2 são relativamente silenciosas. Isso torna-o um carro relaxante para viagens longas, embora haja algum ruído da estrada – especialmente em modelos com jantes de liga leve maiores.
A caixa de velocidades manual de seis velocidades é leve e suave, e a embraiagem tem uma resposta positiva. Combinado com o pedal do travão bem calibrado, o Q2 é um carro fácil de conduzir. No entanto, a caixa de velocidades automática S tronic pode ser um pouco abrupta em velocidades muito baixas.
Interior
A Audi tem um excelente histórico de criação de interiores muito bem construídos, e o Q2 é mais um esforço notável. Ele supera a maioria dos outros pequenos SUVs, incluindo o Volkswagen T-Roc e o Peugeot 2008 em termos de qualidade, e está aproximadamente no mesmo nível do Mini Countryman.
As superfícies superiores do painel de instrumentos têm um toque suave, enquanto todos os interruptores e botões funcionam com um clique preciso; os botões rotativos do controlo de clima, por exemplo, fazem um som satisfatório quando girados. Também é possível personalizar o Q2 com várias combinações de acabamentos interiores.
Se você escolher o acabamento topo de gama Vorsprung (ou pagar um extra), a atmosfera interior será ainda mais aprimorada com apliques iluminados, que brilham numa escolha de 10 cores diferentes.
Visibilidade, sensores de estacionamento e câmaras
Mesmo sendo um carro relativamente pequeno, o Q2 oferece uma posição de condução elevada, que a maioria dos compradores de SUV procura. Isso significa que você tem uma ótima visão da estrada à frente, auxiliada por pilares de para-brisa relativamente finos.
A visão para trás não é tão boa, porque os pilares traseiros grossos obscurecem a visibilidade sobre o ombro. Os sensores de estacionamento traseiros são de série e ajudam a mitigar esse problema, mas é necessário pagar um extra ou escolher o acabamento Vorsprung de topo de gama se quiser sensores de estacionamento dianteiros e uma câmara de visão traseira.
Todas as versões vêm com faróis de LED potentes, com versões adaptativas Matrix (que podem ser deixadas em luz alta sem ofuscar outros condutores) como padrão no acabamento Vorsprung e disponíveis como opção nos modelos S line e Black Edition.
Segurança
O Q2 30 TFSI Advance vem com seis airbags, um ponto de montagem Isofix para o assento do pendura e mais dois pontos no banco traseiro, além de travagem automática de emergência para reduzir o risco de colisão traseira em condução urbana ou atropelamento de peões.
É necessário pagar um extra para obter monitorização de ângulo morto e alerta de tráfego cruzado traseiro, em todas as versões exceto Vorsprung. Escolher a Vorsprung é a única maneira de obter assistência de manutenção de faixa no seu Q2.
O Q2 recebeu cinco estrelas (de cinco) para segurança pelo Euro NCAP, sem grandes falhas identificadas. No entanto, isso foi em 2016, quando os padrões de teste eram menos rigorosos do que são hoje.
Espaço
Mesmo se você for um pouco grande, o espaço dianteiro não deve ser um problema; há bastante espaço para a cabeça e as pernas, e o interior não é tão pequeno o suficiente para fazer você sentir que está ombro a ombro com o pendura.
Além disso, há um porta-luvas de tamanho decente e bolsas nas portas que são grandes o suficiente para colocar uma garrafa de bebida de um litro.
A bagageira tem 405 litros de capacidade – mais do que suficiente para dois pares de malas grandes. Mais importante ainda, significa que você pode facilmente colocar uma cadeira de rodas dobrada lá dentro, e também desdobrada se os bancos traseiros estiverem dobrados.
Veredito
O Audi Q2 é um SUV pequeno desejável e agradável de conduzir, com um interior impressionante. Ele também possui um dos melhores sistemas de infotainment da classe. Sim, existem alternativas mais baratas, mas o menor SUV da Audi justifica seu custo com sua excelente capacidade geral. Dito isto, evitaríamos as versões Black Edition e Vorsprung para manter o preço sensato.