Análise Devolo Gigagate: um “bridge” de qualidade

O GigaGate é um equipamento que garante uma maior cobertura da internet em sua casa, trazendo assim, muito mais velocidade da internet em outros aparelhos que necessitam dela e, é claro, muito mais cobertura. Isso independente se a casa tem um andar superior ou um porão. Vejamos mais detalhes desse aparelho tão útil!

Descrição e instalação

A Devolo já tem produtos para levar a internet a mais espaços da sua casa, mas o Gigagate tem uma abordagem diferente, alegando apenas fornecer uma conexão de alta velocidade “ponto a ponto” entre a Estação base e a sala onde o satélite está localizado. É isso mesmo que você está pensando, são 2 equipamentos. Vamos explicar como funciona.

A ideia é que você usaria o satélite em um quarto, escritório, no porão ou onde você tem vários aparelhos que necessitam de internet como: Smart TV, PC, Notebook, Vídeo Game e outros, isso tudo conectado à Internet juntos em uma sala. A estação base fornece poucos recursos, apenas se concentra na velocidade. Ele tem apenas uma porta Gigabit Ethernet que é usada para conectá-lo ao seu roteador de banda larga existente, mas então usa a tecnologia 4×4 MIMO para criar um link Wi-Fi de alta velocidade para o satélite, usando 802.11ac Wi-Fi na frequência de banda 5GHz.

Essa conexão de 5 GHz é reservada para a estação base e satélite, portanto nenhum outro dispositivo pode desacelerar o sistema Gigagate, agarrando qualquer largura de banda. A estação de base e o satélite se conectam automaticamente, portanto não há necessidade de configurar e você irá ter uma conexão rápida e confiável com a Internet em apenas 60 segundos. A estação de satélites da Gigagate é projetada principalmente para conexões com fio e inclui uma Ethernet Gigabit e quatro portas Ethernet 10/100 para essas conexões, mas também tem ligação wifi.

O GigaGate demostra o cuidado na qualidade de construção. O resultado final é excelente, não só pela sensação de robustez do equipamento, mas também por conseguir ainda um aspecto de um produto top de linha. Na caixa temos logo um manual resumido com as instruções. A base é ligada diretamente ao router do operador de internet, e o satélite vai para onde queremos “estender” o sinal.

Desempenho

Como já explicamos, a instalação deste produto é muito fácil. Para o testarmos, experimentámos numa vivenda de dois andares, sendo que o router estava numa ponta da casa, enquanto a área que necessitava de internet estava na outra ponta. Nesta altura, uso o Devolo Powerline dLAN 550 Wifi para poder usufruir de internet por cabo e wifi de qualidade, por isso achei que seria um bom teste para este produto.

A instalação do produto foi bastante rápida e a ligação “bridge” entre o satélite e a base também foram rápidas. não cronometrei, mas acho que foi mais rápido do que os 60 segundos que a Devolo afirma que demora. Depois disso, a Devolo indicou-me que deveria esperar um pouco para poder usufruir da plenitude do produto, então decidi experimentar logo e fazer uns testes, para umas horas depois, voltar a fazer testes e comparar a diferença.

A verdade é que, logo no primeiro teste, o resultado foi excelente e mesmo passado umas horas não verifiquei qualquer melhoramento, demonstrando que logo no início o produto funcionou muito bem. Se calhar, em zonas de prédios, com muitos sinais wifi ao redor, será necessário que o produto se adapte e procure os melhores canais para transmitir o sinal, mas numa zona de vivendas, já é difícil apanhar a rede wifi do vizinho, quanto mais diversas redes.

A Devolo anuncia que o produto pode chegar aos 2Gbps, o que é muito acima do necessário em Portugal, já que a própria internet está muito longe destes valores, mas consegui valores que rondavam os 8000 Mbps e os 950 Mbps, o que é um resultado excelente e surpreendente.

Como seria de esperar com estes resultados, a utilização de uma SmartTV a fazer streaming e de um smartphone a ligar a este produto, foi de grande qualidade e não se notou qualquer engasgo ou lentidão.

Veredito

Se vamos falar d elongas distâncias ou mais do que um ou dois andares, a Devolo recomenda que se use a gama Powerline, que ainda é o melhor serviço para essa situação, mas para distâncias curtas, o Gigagate cumpre com tudo o que promete.

O preço pode parecer caro, mas tendo em conta a tecnologia utilizada e para o que se propõe, parece ser um valor justo.

Pontos positivos

  • Design
  • Performance
  • Várias saídas ethernet no satélite

Pontos negativos

  • Mais um aparelho para se ligar ao pé do router

Desde já agradecemos à Devolo a cedência de um Gigagate para a análise. Pode encontrar nas lojas de retalho o Starter Kit, que consiste em uma Base e um Satélite, por 229,90 €. Um Satélite adicional tem o preço de 139,90 €.

Veja também...

Deixe o seu comentário