Análise de Hogwarts Legacy (PS5) — uma verdadeira aventura mágica

Foi à dois anos que a PlayStation, em parceria com a Warner Bros. Interactive Entertainment, anunciou e revelou oficialmente o Hogwarts Legacy, o mais recente RPG do estúdio que se passa no universo da popular franquia de livros e filmes Harry Potter, neste caso 100 anos antes dos acontecimentos relatados na narrativa do jovem feiticeiro Potter.

Atualmente, este aguardado título já vendeu mais de 12 milhões de cópias, em apenas 2 semanas, e é atualmente o RPG mais popular da atualidade, sendo uma grande concorrência para futuros e até mesmo atuais RPGs presentes no mercado gaming.

Nesta análise irá ser avaliada a versão PlayStation 5 do título, que foi jogada numa PlayStation 5 Standard, onde iremos classificar entre 0 e 10 valores vários aspetos importantes a considerar do título, sendo estes a narrativa, a jogabilidade, a ambientação e a qualidade gráfica e desempenho, dando no final o veredito, que tem por base os aspetos já referidos. De maneira a não dar spoiler da narrativa não iremos ter um ponto da análise focado nas personagens, sendo estas referidas na narrativa muito superficialmente.

Narrativa —  que mistérios assombram Hogwarts!

A narrativa do novo Hogwarts Legacy é, sem dúvida, a que vai mais além, comparativamente com os anteriores títulos Harry Potter, sendo a melhor de toda a franquia mágica e, sendo também uma prequel aos filmes e livros, passando-se 100 anos antes do primeiro filme Harry Potter and the Sorcerer’s Stone.

Antes da narrativa, é de elogiar que o sistema de criação de personagem está muito bem concebido, tendo inúmeras opções para todo o tipo de gostos e feitios dos jogadores deste promissor título.

A nossa aventura inicia-se com a nossa personagem a ser transferida para Hogwarts como um aluno de quinto ano, ou “5th year student”, por razões desconhecidas. Ao mesmo tempo, a nossa personagem apresenta habilidades desconhecidas neste vasto reino mágico e que nos ajudaram a progredir pela história, sendo que são essas habilidades que vão estar no centro da narrativa.

A narrativa desenrola-se bastante bem, de forma passada e não muito apressada, o que permite desfrutar da aventura mágica que estas tem para oferecer. Esta não é tão focada numa luta entre os bons e os maus, apesar disso estar em cima da mesa, o que distancia a narrativa de Hogwarts Legacy de outras narrativas muito mais convencionais, digamos assim.

Ao longo da história vamos conhecer uma grande variedade de personagens, sendo a maioria destas alunos e professores, com os quais vamos passar a maioria do tempo a fazer importantes quests, ou a treinar feitiços e até mesmo a explorar o mundo de Hogwarts Legacy.

Muitos destes alunos e professores são bastante amigáveis e fazem com que, automaticamente, queiramos estar com eles durante grande parte do título a fazer tudo o que este tem para oferecer, o que torna a narrativa muito mais rica e viva, como se estivéssemos a vivê-la em carne e osso.

Sem estas personagens, Hogwarts e a sua mecânica de aulas estariam muito mais mortas e, não consigo imaginar a própria sem estas, pelo quão bem desenhadas, interpretadas e concebidas estão, o que me faz querer estar mais com elas do que a fazer outra coisa, como já referi.

O que vejo que acaba por denegrir a narrativa são que muitas das missões secundárias acabam por ser bastante repetitivas, o que torna tudo um pouco chato e aborrecido mas, mesmo assim, a narrativa de Hogwarts Legacy é simplesmente de cortar a respiração, pelo que a nossa apreciação não poderia ser diferente (à parte de algumas side quests).

Jogabilidade —  a melhor da franquia mágica!

As jogabilidades e combate do novo Hogwarts Legacy são provavelmente o maior pilar deste título e aquele que os jogadores mais levarão em conta, sendo que esta nova jogabilidade é uma grande evolução de todas as jogabilidades introduzidas desde os primeiros jogos Harry Potter até agora.

Neste título, os jogadores têm à sua disposição um poderoso arsenal de magia, digno de um verdadeiro feiticeiro, que os ajudarão a derrotar qualquer ameaça que lhes apareça à frente, especialmente se os jogadores tiverem à disposição a famosa Killing Curse.

Focando-nos primeiro na jogabilidade básica, todos os movimentos como andar, correr, saltar, interagir com objetos, usar a varinha mágica e outros estão muito bem concebidas, mostrando a grande evolução de 2000 para 2023, e estão também muito dinâmicas e reais, devido ao poder de processamento que a PlayStation 5 apresenta.

Passando agora para o combate, este é simplesmente fantástico e muito desafiador, tornando-se complexo em muitos momentos, o que faz dele um combate muito vivo e torna o novo Hogwarts Legacy muito mais cativante para todos os amantes de magia e desta franquia.

Esta jogabilidade não é apenas disparar feitiços da varinha mas muito mais que isso, fazendo lembrar a jogabilidade de um “Souls-Like” como Elden Ring. O combate de Hogwarts consiste muito mais em desviar e defender dos ataques e, nesses momentos, aproveitar para atacar com todo o tipo de feitiços, o que torna o combate mais complexo pois, os feitiços têm diferentes respostas e funcionam de forma diferente contra diferentes inimigos.

Para surpresa de todos, inclusive minha, este é um título que apresenta stealth, através de um feitiço. Esta está muito bem executada, não sendo 100 por cento funcional contra todos, o que a torna mais realista.

Existem ainda “Talent Perks” que vão sendo desbloqueados ao longo do tempo e que melhoram os feitiços, tornando-os mais poderosos contra todo o tipo de inimigos, seja por aumentarem a área de efeito ou a sua potência contra os adversários.

Muitos dos encontros com inimigos são bastante desafiantes e, por isso, muitas vezes os jogadores vão morrer, seja porque eram muitos inimigos ou, no meu caso, porque fica difícil usar muitos feitiços diferentes ao mesmo tempo, o que torna o título mais exigente e complicado do que precisa de ser.

Talvez o maior problema que envolve o combate, que também afeta a ambientação, é a falta de variedade de inimigos, o que vai fazxer com que estejamos sempre a enfrentar os mesmos ataques e defesas, o que torna o combate aborrecido ao fim de algumas horas de gameplay.

Desta forma, a nova jogabilidade de Hogwarts Legacy é impressionante e muito complexa da franquia, elevando-a a um novo nível que vai ser difícil de bater por títulos do género, recebendo esta atribuição quantitativa, como as restantes categorias deste fantástico título mágico.

Ambientação —  de cortar a respiração!

A ambientação é, nos dias de hoje, um dos aspetos mais importantes para qualquer título, especialmente para os AAA e, como tal, temos de ver se o mundo de Hogwarts Legacy cumpre as expectativas e se está de acordo com o tipo de título que estamos a jogar e a narrativa e mecânicas que este apresenta.

Como é óbvio, este título passa-se na escola mágica de Hogwarts e, como tal, este vai ser um lugar que, para além das memórias dos filmes que vai trazer, também vai ter de ser fiel aos próprios, assim como aos livros, assim como as áreas em redor da própria escola e as criaturas que por aí vagueiam.

Focando-nos primeiro em Hogwarts, a famosa escola de magia está simplesmente incrível, sendo de cortar a respiração. Todas as suas salas, salões, corredores, quartos dos alunos, pátios e muito mais estão muito bem representadas no título, sendo bastante fies os filmes da nossa infância.

Tal como descrito nos livros, a escola é um lugar bastante vivo e acolhedor, tendo presente inúmeros alunos e professores, que lhe dão um ambiente escolar, e todas as aberrações mágicas que assombram Hogwarts, como os quadros que se mexem, os múltiplos fantasmas e espíritos, as estátuas falantes, e muito mais, o que torna Hogwarts fantástica de explorar.

O mundo que rodeiam Hogwarts é imenso, sendo também muito vivo como a escola de magia. Temos presentes sítios como a floresta proibida, tão perigosa como nos filmes, ou Hogsmeade, onde podemos fazer compras, que estão muito vivas e realistas, tal como o resto do título.

Apesar disto, alguma da imensidão do redor de Hogwarts acaba por não ser explorada, por não conter nada que atraia os jogadores e, muitos dos inimigos que encontramos em quase todo o mapa são praticamente os mesmos, pelo que o novo Hogwarts Legacy não apresenta uma grande variedade de inimigos ou criaturas, o que denegra a ambientação.

Mesmo assim, o vasto mundo aberto presente em Hogwarts Legacy é bastante impressionante, sendo muito fiel aos livros e filmes, pelo que os fãs vão adorar certamente explorar o jogo, tal e qual como eu , atribuindo-lhe por essa razão uma pontuação maior a este ambiente de cortar a respiração.

Qualidade gráfica e desempenho —  sensacionais!

Hogwarts Legacy tem sido, até agora, um dos melhores títulos já lançados até hoje e, sem dúvida, o melhor da franquia Harry Potter, mas falta ainda ver as qualidade gráfica e desempenho deste glorioso título, vendo como este se comporta na nova e potente PlayStation 5.

Como vimos acima, o mundo de Hogwarts Legacy é extremamente rico e impressionante, sendo um dos melhores mundos que um jogo nos ofereceu até aos dias de hoje. Este é bastante vasto e, com o tal, a performance do título a carregar a este pode não ser a melhor mas, neste caso, a história é outra.

Na PlayStation 5 temos dois modos de resolução, o que favorece a resolução, que permite jogar a 4K@30fps, e o que favorece a Performance, que permite jogar a 4K@60fps. Ambos os modos mantêm uma perfomance bastante estável do título, sendo a diferença a qualidade de resolução que é maior no modo de 4K@30fps.

Em ambos os modos existem alguns problemas de otimização, como áreas que precisam de tempo para carregar, vendo isso em portas que agem como telas de carregamento, ou partes menos renderizadas que outras mas, nada que afete muito a gameplay do título ou o próprio.

Também existem alguns problemas com a luz no título, sendo que esta muitas vezes falha, e ainda alguns bugs como inimigos a voar até ao espaço após morrerem para um dos nossos feitiços mas, tirando isso, nada de especial que afete muito o título.

Assim, resta-me dizer que, tal como nos parâmetros acima, o novo Hogwarts Legacy alcança praticamente a pontuação máxima, não desiludindo, sendo por isso um dos melhores títulos de sempre, tendo apenas algumas falhas de otimização para a PlayStation 5, o que é normal devido a tudo o que o título contém.

Veredito — uma verdadeira aventura mágica

Desde miúdo que eu, assim como muitos outros fãs, aguardamos por um verdadeiro jogo que reviva a franquia de títulos ligados a Harry Potter e, até hoje, nunca nenhum esteve tão perto disso como Hogwarts Legacy. O seu rico e imersivo mundo aberto, quando juntado com a sua espetacular jogabilidade e a sua incrível narrativa, fazem deste o melhor título de sempre da franquia e, um dos melhores RPGs do mercado atualmente.

Eu fiquei simplesmente sem palavras para o que este jogo se revelou ser, estando a adorar todo o tempo dentro do mesmo, a explorar a infinidade que Hogwarts e o seu redor são e a aprender a ser um feiticeiro, tal como Potter nos filmes.

Desta forma, gostava de agradecer, em especial, à representação portuguesa da Warner Bros. Interactive Entertainment por ter permitido a possibilidade de poder jogar e analisar este fantástico título, do mesmo modo que congratular às próprias Warner Bros. Interactive Entertainment e Avalanche Software por este título muito bem conseguido e que foi, para mim, um dos melhores que já produziram até aos dias de hoje.

Independentemente de algumas falhas, Hogwarts Legacy é sem dúvida a melhor aventura mágica que já pude experienciar e, é desta forma que com grande gosto atribuo um total de 9 (em uma escala de 10), recomendando este jogo a todos os nossos leitores que ainda não o compraram ou tiveram oportunidade de jogar pois nem têm a noção do que estão a perder!

REVER GERAL
Narrativa —  que mistérios assombram Hogwarts!
9
Jogabilidade —  a melhor da franquia mágica!
9
Ambientação —  de cortar a respiração!
9
Gráficos e desempenho —  sensacionais!
9
analise-de-hogwarts-legacy-ps5-uma-verdadeira-aventura-magicaO Hogwarts Legacy presenteia-nos com o seu rico e imersivo mundo aberto, quando juntado com a sua espetacular jogabilidade e a sua incrível narrativa, fazem deste o melhor título de sempre da franquia e, um dos melhores RPGs do mercado atualmente. Independentemente de algumas falhas, Hogwarts Legacy é sem dúvida a melhor aventura mágica que já pude experienciar e, é desta forma que com grande gosto atribuo um total de 9 (em uma escala de 10), recomendando este jogo a todos os nossos leitores que ainda não o compraram ou tiveram oportunidade de jogar pois nem têm a noção do que estão a perder!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui